sexta-feira, 18 de maio de 2012

Peito de Pato com Compota de cebola e framboesa


























Adoro peitos de pato assim. São muito fáceis de fazer, e a carne não fica nada seca. O molho que faço para acompanhar, dá à carne um sabor delicioso. Esta receita está marcada para publicar desde o inicio do blog, mas nunca a publiquei. Ou porque as fotos não estavam como eu queria, ou porque me esqueci (como aconteceu na noite de fim de ano). Finalmente voltei a cozinhar peito de pato e aqui estão as fotos!
E a receita aqui fica:

Ingredientes:

4 peitos de pato (usei congelados)
tomilho fresco
sal grosso, pimenta de moinho q.b.
1 couve lombardo, ou repolho
150g de bacon fumado em cubinhos
2 cenouras
1 dente de alho socado

Molho:
3 cebolas roxas
1/2 frasco de doce de framboesa (se for caseiro melhor)
sal e azeite q.b.
1 dente de alho
2 c. sopa de vinagre

Preparação:

Deixe descongelar os peitos de pato de um dia para o outro. Limpe-os de excessos de gordura mantendo a pele. Com uma faca faça 2 cortes em cruz sobre a pele. Ligue o forno a 200º. Leve ao lume uma sertã e quando estiver bem quente, coloque os peitos de pato com a pele para baixo.Não adicione gordura, a pele do pato é mais que suficiente. Tempere de sal e pimenta de moinho e vá virando até estar dourado.Transfira para um recipiente e leve ao forno 10 minutos. No forno a carne vai largar os sucos, aproveite-os e junte ao molho. O tempo de forno depende de como gostarem da carne. Se acharem que está crua aumente o tempo.
Para o salteado, corte a couve em juliana e a cenoura em fios. Escalde a couve e a cenoura durante 3 minutos em àgua fervente com um pouco de sal. Escorra e reserve. Leve ao lume um recipiente com um fio de azeite e o alho. Coloque o bacon a saltear, de modo a ficar crocante e junte os legumes. Rectifique de sal e um pouco de pimenta de moinho.
Para o molho, corte a cebola em gomos finos e leve ao lume com um fio de azeite e um dente de alho inteiro. Quando a cebola estiver dourada ligeiramente, adicione a compota. Mexa bem, junte o vinagre e um pouco de sal. Deixe ferver lentamente, cerca de 15 minutos, para cozer a cebola e com cuidado para não reduzir demais e secar.
Sirva os peitos de pato fatiados, cobertos com o molho e os legumes salteados. Se for de seu gosto acompanhe com arroz branco.     
E Bom Apetite!

8 comentários:

  1. Essa é outra sugestão que adorei. Fiquei tão inspirada que já estou a pensar em fazer uma versão diferente. Fica descansada que direi on de fui buscar a inspiração :) Posso não deixar muito rasto, mas acredita que gosto muito de cá passar e apreciar as tuas receitas. Parabens pelo excelente blogue :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Gostei da mistura de ingredientes, certamente resulta na perfeição!

    ResponderEliminar
  3. QUE ASPECTO FANTÁSTICO QUE FICOU ESSE PATO.
    PENA QUE AQUI EM CASA NÃO APRECIAM.
    BOM FIM DE SEMANA
    BJS

    ResponderEliminar
  4. Olá, bom dia!

    Sensacional esse prato...pato!
    Belo post.
    Beijos

    ResponderEliminar
  5. Que refeição linda e super chique!
    Muito elegante. Adorei o molho :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  6. Que prato lindo que ficou,bom final de semana beijos

    ResponderEliminar
  7. Que maravilha. Adoro peitos de pato, e estes parecem deliciosos. tenho que experimentar o teu molho
    Um beijo

    ResponderEliminar

Muito obrigada pela visita,

Voltem sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imprimir