Estes legumes gratinados, ficam muito bons! Já tenho feito outras variações, mas com os bróculos resulta muito bem. Serviram de acompanhamento de peixe, mas podem acompanhar qualquer prato de carne.
A minha gente não aprecia muito o peixe, cozido simplesmente, em àgua e sal. Então costumo cozê-lo num caldo devidamente temperado e perfumado com várias ervas e especiarias. Fica muito saboroso e com estes legumes, sabe muito bem.
2 courgetes
400g de bróculos
queijo mozarella ralado
sal q.b.
Bechamel:
50g de manteiga
50g de farinha
sal e pimenta de moinho q.b.
noz moscada ralada q.b.
leite q.b.
Preparação:
Separe os bróculos em raminhos e corte a courgete em rodelas grossas. Leve a cozer em àgua temperada com sal. Escorra e reserve.
Ligue o forno a 200º. Leve um tachinho ao lume com a manteiga até derreter. Junte-lhe a farinha e mexa com uma vara de arames até formar uma bola. Vá juntando o leite até ter a espessura desejada, mexa muito bem para não formar grumos. Tempere de sal e pimenta e um pouco de noz moscada ralada na hora.
Coloque os legumes num pirex e regue com o bechamel. Polvilhe com queijo ralado e leve ao forno bem quente até gratinar.
Acompnhei com postas de pescada e batatas cozidas.
E Bom Apetite!
Gosto muito de legumes gratinados. O prato ficou com muito bom aspecto.
ResponderEliminarbj
http://ladyaofogao.blogspot.com/
Uma deliciosa maneira de se comer vegetais!
ResponderEliminarAmiga para mim tudo que é gratinado agrada-me :) e para acompanhamento também não te saiste nada mal, um dia apareço para jantar :) :)
ResponderEliminarBeijinho
Ah pois! Há que dar a volta ao pessoal manhoso para comer :p
ResponderEliminarHummmm que delícia, boa maneira de comer legumes :))
ResponderEliminarBeijinhos
Gosto imenso de comer vegetais assim gratinados. Boa escolha com os bróculos e com as courgettes, dois favoritos. E gostei da dica para o peixe cozido!
ResponderEliminarUm abraço.
uma excelente sugestão!
ResponderEliminarGosto tanto mas tanto :) Ficou com um aspecto maravilhoso...
ResponderEliminarbeijinhos e desculpa a ausência mas a tendinite não me tá a dar tréguas