Compota de Abóbora com Noz

Esta compota é uma delicia. Nesta receita juntei nozes (adoro frutos secos), mas também fica bem com amêndoas. É optima para as filhas no pãozinho do lanche da escola, para comer com requeijão à sobremesa ou para rechear bolos ou tortas. A abóbora foi oferta da L. e pesava seguramente mais de 10kg. Deu para fazer a compota e o resto está congelada para ser utilizada em sopas ou em mais doces. Aqui estão as fotos dos frasquinhos que fiz para oferecer no Natal.
É esta a receita:


Ingredientes:

3kg de abóbora limpa em cubinhos
2,5kg de açucar
4 paus de canela
1 limão
1 laranja
150g de nozes em bocadinhos


Preparação:

Coloca-se a abóbora em cubos num tacho. Junta-se o açucar, os paus de canela, a casca do limão e vai ao lume até a abóbora estar bem cozida e a começar a desfazer-se. Retira-se a canela e a casca  do limão e passa-se com a varinha mágica. Volta-se a colocar a canela, o sumo da laranja e do limão. Deixa-se cozer, (vai-se mexendo sempre para não pegar ao fundo do tacho) até o doce estar no ponto. Junte as nozes e deixe cozer mais 10 minutos. Coloque um bocado de doce num prato, se passar com o dedo no doce e ele não se juntar está no ponto. Ferva os frascos para esterilizar e coloque o doce acabado de fazer nos frascos quentes. Tape os frascos e vire-os de cabeça para baixo, para criar vácuo. Deixe ficar até arrefecer.
E Bom Apetite!

3 comentários

  1. Que bonitos os frasquinhos, lindos mesmo e o doce uma maravilha com nozes, também adoro, e gosto muito também com coco...hehehe....bjokitas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, confesso que já me estava a esquecer de publicar esta compota, mas a pedido da minha amiga M. aqui está a receita. Beijinhos e bom fim der semana.

      Eliminar
  2. Ficaram tão mimosos os frasquinhos! Adoro presentinhos caseiros, têm muito mais carinho e dedicação. Deve ser maravilhosa a compota!

    *

    ResponderEliminar

Muito obrigada pela visita,

Voltem sempre!

Imprimir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...