Arroz de Pato

Há muitas maneiras de fazer arroz de Pato. O meu é feito de maneira bem simples e faço-o assim desde sempre. Este não leva corantes nem açafrão para lhe dar cor, e sem querer ser pretensiosa, acho que é dos melhores que já comi!
A Receita é esta:

Ingredientes:

1 Pato
1 kg de arroz vaporizado
2 cebolas + 2 para o refogado
2 dentes de alho
oregãos secos a gosto
5 cravinhos
1 raminho de salsa
2 folhas louro
sal  e pimenta q.b.
2,5dl de vinho branco
azeite q.b.
fatias de bacon e chouriço bom
1 gema

Preparação:

Limpa-se o pato. Retira-se a gordura e a pele (deixa-se ficar nas coxas e asas  para dar gordura para o arroz).
Leva-se um tacho ao lume com o vinho, as cebolas em lâminas, os restantes temperos e introduz-se o pato. Adiciona-se àgua até o cobrir e leva-se a cozer até a carne se soltar dos ossos. Retira-se o pato, deixa-se arrefecer e desfia-se a carne.  Reserva-se. Coa-se o caldo da cozedura.
Entretanto faz-se um refogado com as restantes cebolas e os alhos, muito bem picadinhos. Deixa-se refogar até a cebola começar a ganhar uma cor douradinha, mas com cuidado para não queimar. Acrescenta-se um pouquinho de caldo de cozer o pato, deixa-se ferver e introduz-se o arroz. Deixa-se evaporar para o arroz fritar um pouquinho. Vai-se acrescentando o caldo do pato, o dobro do volume do arroz. Retificam-se os temperos.
A meio da cozedura adiciona-se o pato desfiado e envolve-se. Unta-se um pirex com manteiga.
Terminada a cozedura coloca-se uma camada de arroz e por cima fatias de bacon e chouriço. Cobre-se com o restante arroz e pincela-se com a gema. Polvilha-se com queijo ralado e vai ao forno até dourar um pouquinho.
E Bom Apetite!

2 comentários

  1. Eu adoro arroz de peto, infelizmente a forma dele não a posso alterar. É que o homem cá de casa só gosta dele de uma forma! E dispensa as outras possiveis maravilhas. Mas arroz de pato é sempre arroz de pato, tão saboroso. E com um optimo aspecto ;)

    Tania *

    ResponderEliminar
  2. Parece realmente bom, por isso tens todo o direito a estar vaidosa com ele :) Eu adoro arroz de pato!

    ResponderEliminar

Muito obrigada pela visita,

Voltem sempre!

Imprimir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...