Bolo de Limão e Pasta de Açúcar para um Aniversário... Especial!



Um bolo que não saiu perfeito, como deveria ter sido. Ainda assim, um bolo especial. Feito com muito amor e carinho e com um pouco mais que 7gramas de Ternura!
Para celebrar os 18 anos da minha filha mais velha, e porque este ano também ela quis um bolo de pasta de açúcar, foi este o resultado. A repetição de uma receita de sucesso, com uma cobertura linda em tons de rosa.
Confesso que não foi fácil. Como a familia é grande (muito!) o bolo era enorme, e no meio do estica daqui e dali a pasta ia abrindo, provocando-me um ataque de nervos. Valeu-me a calma da Carolina na parte final, sendo ela a responsável pela decoração do seu bolo com as flores, borboletas e letras.
Em dia de festa e no meio da azáfama, esqueci-me de tirar a fotografia da praxe, a da fatia. 
Por hoje, ficam só com as do bolo ainda inteiro!

Aqui está a receita:

(tripliquei a receita)

6 ovos
300g de açúcar
350g de farinha
2 dl de leite
225g de manteiga
raspa e sumo de 2 limões
1 c. café bicarbonato
1 c. chá de fermento


Cobertura e recheio:

1 kg de pasta de açucar branca
maizena q.b.
corante alimentar rosa
doce de ovos e amêndoa receita aqui
compota de amoras receita aqui




Preparação:

Coloque a manteiga, à temperatura ambiente, e o açúcar na batedeira e bata até obter uma mistura homogénea. Vá adicionando um ovo de cada vez, batendo sempre. Junte a raspa e o sumo do limão e continue a bater. Vá adicionando a farinha, o bicarbonato e o fermento peneirados, alternando com o leite.
Fiz a receita em triplicado e dividi por 3 formas, sendo 1 de um tamanho mais pequeno.Leve a massa a cozer em formas redondas bem untadas com manteiga e polvilhadas de farinha, durante 40 minutos a 180º. Faça o teste do palito e desenforme sobre uma rede.
Depois de frios sobreponha os bolos grandes barrando no meio com compota.
Por cima barre com doce de ovos.
Leve a pasta de açúcar durante 1 minuto ao microondas, de modo a ser mais fácil de trabalhar. Polvilhe a bancada da cozinha com o amido de milho e vá repetindo conforme necessário. Separe uma quantidade e junte o corante, aos poucos de modo a obter o tom desejado. Reserve um pouco, divida em dois e adicione mais corante, de modo a obter dois tons para a decoração. Com a ajuda de um rolo estique bem a pasta de modo a obter um quadrado suficientemente grande para cobrir todo o bolo. No centro recorte uma rodela do tamanho do bolo mais pequeno. Coloque a pasta sobre o rolo e estique a cobertura sobre o bolo. Com uma espátula própria para o efeito, alise e com uma faca corte o excedente, a toda a volta. Cole o bolo mais pequeno com um pouco de compota e proceda de igual modo para o cobrir
Estique as pastas reservadas e com utensílios próprios faça borboletas e flores de pasta e coloque-as a seu gosto sobre o bolo.


1 comentário

Muito obrigada pela visita,

Voltem sempre!

Imprimir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...