
Fim de semana entre dias de festa que foi sinónimo de mantas e sofá.
A malfadada gripe instalou-se aqui em casa, obrigando a recolhimento, chás quentes e medicação. Começou pela minha filha mais nova, passou para mim e também para a irmã mais velha. Desta acho que só escapa o Sr. aqui de casa. Espero, mesmo, que não pare muito tempo por aqui e nos permita aproveitar os últimos dias do ano, e em especial a ultima noite!
Entretanto, para acompanhar o chá, fez-se um bolinho. Simples mas muito delicioso.
Uma receita inspirada numa do nosso Chef Silva, mas à qual fiz algumas alterações a meu gosto.
Acho que acertei. Estava divinal.
Recomendo, sinceramente!

Aqui está a receita:
Ingredientes:
6 ovos
1 chávena de chá de açúcar mascavado
4 c. sopa de mel
1/2 chávena de chá de azeite
2 chávenas de chá de farinha
1 c. chá de bicarbonato em pó
1/2 chávena de café
1 cálice de aguardente velha
1 c. chá de canela
1 c. de café de noz moscada moida
1 c. de café de cravinho moído
1 pedacinho de gengibre ralado
manteiga para untar
farinha para polvilhar
açúcar em pó

Bata as gemas com o açúcar durante 5 minutos na batedeira. Adicione o azeite, o café, a aguardente e o mel. Bata as claras em castelo bem firme. Aos poucos adicione à massa a farinha peneirada com o bicarbonato e vá alternando com as claras. Por ultimo, junte a canela, o cravinho, a noz moscada e o gengibre ralado. Envolva muito bem e leve ao forno em forma bem untada de manteiga e polvihada de farinha, a 160º, durante cerca de 1 hora.
Faça o teste do palito, retire e deixe arrefecer um pouco antes de desenformar.
Depois de frio polvilhe com açúcar em pó.
Faça o teste do palito, retire e deixe arrefecer um pouco antes de desenformar.
Depois de frio polvilhe com açúcar em pó.
Olá Maria José:-)Sigo o seu blog e gosto sempre do que vejo,receitas bonitas e acima de tudo super deliciosas....que é o caso deste bolo de mel e especiarias deve ter ficado divinal,só pelo aspecto que tem faz crescer água na boca...bjs
ResponderEliminarO bolo ficou muito bonito, e as fotos estão maravilhosas! Esse deve ser um bolo muito aromático... Já estou a imaginar o aroma do mel e das especiarias... Que delícia! Melhoras rápidas para todas vocês!
ResponderEliminarQue bolinho lindo!!
ResponderEliminarBeijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt
Muito bonitas as fotografias. O bolo deve ser mesmo muito bom. As melhoras para as três senhoras da casa.
ResponderEliminarVotos de um ano feliz-
Patrícia
que bem que me sabia agora uma fatia dessas, que bom ar tem! eu cá ando a chás e medicação também, parece que a gripe é geral, raios
ResponderEliminarTem uma cor linda e o sabor deve ser fantástico!
ResponderEliminar