Aletria de Chocolate




Natal é tempo de partilha. De doces e guloseimas. De trazer para a nossa mesa de consoada os doces tradicionais.
Na nossa mesa não faltam, nunca, os mexidos, as rabanadas, o leite creme queimado. o bolo rei, o pão de ló e a aletria. a Aletria que se faz aqui em casa, e que sempre se fêz em casa dos meus Pais, é daquelas bem durinha, que se corta em quadradinhos para picar. Este ano, resolvi quebrar um pouco a tradição, e colocar na mesa uma aletria diferente. Aletria de chocolate. Adicionei à versão que se costuma fazer aqui em casa, chocolate preto com 70% de cacau. 
Uma deliciosa receita que devem experimentar!












Aproveitem as festas e comam chocolate!
Preto, de leite ou com frutos secos. Ao contrário, do que se diz por aí, o chocolate tem inúmeros benefícios, e as suas características nutricionais fazem dele um alimento saudável! 

Aqui lhe deixo mais um benefício:

"O chocolate fornece energia numa forma muito acessível ao cérebro e contém também teobromina, uma substância da família da cafeína que estimula a concentração. Por esta razão quando precisamos de recuperar energia para continuar um trabalho intelectual, um ou dois quadrados de chocolate pode dar uma ajuda muito interessante."
Fonte: ACHOC




Aqui está a receita:


Ingredientes:

250g de massa Aletria
100g de açúcar
1 c. chá de manteiga
3 gemas
2 paus de canela
3 cascas de limão
1 pitada de sal fino
1l de leite + um pouco para juntar no final
150g de chocolate preto a 70% de cacau
açúcar em pó para polvilhar






Preparação:

Coloque, num tacho, o leite o açúcar, as cascas de limão, a canela e o sal. Quando ferver junte as meadas da Aletria desfeita. Deixe cozer durante cerca de 10 minutos.
Coloque o chocolate a derreter em banho maria. Retire a aletria do lume, deixe arrefecer um pouco e junte-lhe a manteiga e as gemas bem batidas. envolva e leve de novo ao lume. Junte, aos poucos o chocolate derretido e um pouco mais de leite, para soltar e deixar a aletria mais solta. 
Deite numa travessa e, depois de fria, polvilhe a seu gosto com açúcar em pó.




E Bom Natal!

4 comentários

  1. Fiz aletria de chocolate na ceia de Reis, e gostei muito! As outras pessoas não apreciaram (algumas nem provaram!), mas eu fiquei fã! :)

    ResponderEliminar
  2. Optima sugestao!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Aletria quentinha é uma delicia de chocolate então deve ser de "comer e chorar por mais"

    ResponderEliminar

Muito obrigada pela visita,

Voltem sempre!

Imprimir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...