Risotto de Espargos e Cogumelos Marron

Cogumelos e espargos, e um risotto só para mim!
Não adianta... mais ninguém me acompanha. Acho que espargos, é dos únicos legumes que nem pai, nem filhas comem. Com um tabuleiro de espargos verdes, fresquinhos e maravilhosos no frigorífico a ideia do risotto foi das primeiras que me ocorreu fazer.  Estes, comprei-os a um preço muito simpático, praticamente metade do habitual. Entretanto a solução foi fazer sem espargos para a restante familia.
Um risotto vegetariano. Feito com ingredientes simples, frescos e bem ao meu gosto.
Alguém me acompanha?

Aqui fica a receita:



Ingredientes:

150g de arroz arbóreo
1 cebola
2 dentes de alho
6 espargos verdes frescos
8 cogumelos frescos
salsa q.b.
1 talo de aípo
folhas verdes de alho francês
azeite, sal e pimenta q.b.
vinho branco q.b.
1 c. sopa de manteiga
queijo parmesão ralado na hora


Preparação:

Comece por fazer o caldo. Leve uma panela ao lume com água, o talo de aípo, a salsa e alho francês. Tempere de sal, a pimenta, e deixe ferver. Entretanto lave os espargos, pressione e dobre a ponta, que esta partirá pelo sitio certo. Rejeite esse pedaço e com um descascador de batatas, retire a parte mais fibrosa do caule, mas sem chegar à ponta. Coloque-os a cozer no caldo durante 5/7 minutos. Retire e coloque-os em água fria para ficarem verdinhos e parar a cozedura
Entretanto pique a cebola e os alhos, e leve-os a refogar no azeite, até começarem a ficar moles. Adicione os cogumelos laminados e deixe saltear 5 minutos. Junte o arroz e deixe fritar um pouco, até o arroz ficar translucido. Refresque com o vinho branco e deixe evaporar. Aos poucos vá juntando conchas de caldo,  e mexendo sempre o arroz. Quando se tiver evaporado o caldo, junte mais e assim sucessivamente. Corte o caule dos espargos em pedaços, e junte ao arroz. Reserve as pontas para envolver no final.  Quando o arroz estiver cozido junte a manteiga, envolva as pontas de espargos e deixe repousar 2/3 minutos. Adicione o parmesão ralado a gosto e está pronto a servir.

E Bom Apetite!

3 comentários

  1. Também tenho espargos que comprei a um preço muito bom e ainda não os fiz. Aqui fica uma boa sugestão que irá agradar a dois, a mais nova vai torcer o nariz...
    Um beijo e boa semana

    ResponderEliminar
  2. Já fiz risotto de espargos e risotto de cogumelos mas nunca me lembrei de juntar os dois! :) A combinação deve ficar ótima!

    ResponderEliminar

Muito obrigada pela visita,

Voltem sempre!

Imprimir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...