quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Tarteletes de Lemon Curd Merengadas com Calda de Laranja







Filho de peixe... sabe nadar! Ou, neste caso aprende a cozinhar!

A minha filha Carolina, de vez em quando, lá vai para a cozinha inventar ou testar aquilo que vai vendo no Masterchef Austrália. Também ela, tal como eu, uma seguidora atenta e fiel. Desta vez teve a ajuda do Pai, pois a receita era trabalhosa.
Estas tarteletes, receita da concorrente Tracy Collins, da temporada 6, são uma delicia. Um verdadeiro pecado. A receita original é com curd de lima e limão, mas a minha filha fez só com limão. Em vez do merengue italiano fez o merengue simples. Dão um pouquinho de trabalho, mas fazer a massa da base compensa mesmo. A diferença da massa de compra é brutal.
Usamos as formas de tartelete de A Metalurgica. São de uma qualidade excepcional e óptimas para os mais distraídos, pois como são anti aderentes, nem precisamos de as untar.
Mais uma vez obrigada pelo apoio!







Para quem não viu, ou não a guardou, aqui está a receita:


Ingredientes:

Massa:

125g de manteiga
125 de farinha
25g de açúcar
1 gema
2 c. sopa de água




Lemon Curd:

1dl de sumo de limão
2c. sopa de água
30g farinha milho
1,65dl de água a ferver
2 gemas
80g de açúcar
40g de manteiga


Merengue:

110g de açúcar
2 claras

Calda de Laranja:

zestes de casca de 1 laranja
150g de açúcar
1,5dl de água






Preparação:

Massa:

Junte a farinha, a manteiga amolecida e o açúcar. Bata na batedeira até obter uma mistura homogénea. Adicione 1 gema e duas colheres de sopa de água e amasse até ficar uma massa fofa e suave, Coloque a massa numa superfície enfarinhada e amasse até formar um bola. Embrulhe em película e coloque no frigorífico durante 30 minutos. 
Estique a massa com o rolo até obter a espessura de cerca de 3mm, e forre as formas de tartelete. Leve ao frigorífico por 10 minutos.  Por cima  da massa, coloque bolas de cerâmica ou feijões.
Pré aqueça o forno a 180º e leve massa a cozer durante 10 minutos. Retire as bolas e leve ao forno novamente por 10 minutos até a massa ficar dourada. Retire do forno e deixe arrefecer.


Calda de Laranja:

Numa panela coloque 150g de açúcar com 1,5dl de água e mexa até o açúcar se dissolver. Adicione as zestes de laranja e deixa ferver durante cerca de 20/25 minutos.
Deixe arrefecer.






Lemon curd:

Numa taça, para banho maria, coloque o sumo de limão. Dissolva a farinha de milho em duas colheres de sopa de água e de seguida junte a água a ferver. Misture tudo muito bem e envolva no sumo. Numa tigela bata as gemas com o açúcar, misture até dissolver e junte ao creme do banho maria. Deixe engrossar e adicione a  manteiga.  Cubra com película e coloque no frigorífico


Merengue:

Bata as claras em castelo até obterem picos leves. Vá adicionando o açúcar aos poucos e continue a bater até obter uma boa consistência. O merengue deve ser utilizado de imediato para não baixar.

Montagem: 

Encha as formas de massa com o creme lemon curd. Passe o merengue para um saco de pasteleiro e faça os picos a seu gosto sobre o creme. Com o maçariço de cozinha queime ligeiramente o merengue ou em alternativa leve ao forno até dourar. Decore a seu gosto com as zestes de laranja, a calda e folhinhas de hortelã e sirva.









E Bom Apetite!

3 comentários:

  1. Ficaram uma delicia! :)

    http://miascuisinemf.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Que tarteletes maravilhosas, mesmo ao meu gosto.

    ______________________
    Ana Teles | Telita
    blog: Telita na Cozinha

    ResponderEliminar
  3. Que tentação! E que lindas fotos!

    Acompanhem: http://deaprendizachef.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Muito obrigada pela visita,

Voltem sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imprimir