Banoffee Cake ou um Bolo de Banana e Toffe para o M.





Conforme prometi aqui está, o bolo de aniversário do M.
Do meu companheiro de vida. Da pessoa que está sempre ao meu lado, seja em que circunstancia for. Que me anima quando preciso e me dá confiança para perder o medo e para andar em frente. Que me incentiva mais que ninguém e me diz, sempre, aquilo que necessito de ouvir. Que me faz acreditar que tudo é possível e que melhores dias virão. E hoje mais que nunca é preciso acreditar!
Para ele, um bolo intenso e delicioso. Uma receita que há muito queria experimentar e cuja inspiração veio do fantástico blog do Donal Skehan. Já conhecem? Recomendo vivamente a passarem por lá. Banana e molho toffe fazem uma combinação muito feliz. Ainda assim fiz algumas alterações na receita original, com a ajuda da minha filha Carolina. A mais flagrante foi a cobertura. Substitui o creme de manteiga por queijo creme batido com natas e acho que melhorou, pelo menos para mim, que não sou grande fã de cremes de manteiga.



Aqui está a receita:
(tal como eu a fiz)

Ingredientes:

Bolo:

4 ovos
3 bananas maduras
4 c. sopa de natas
2. c chá de extracto de baunilha
175g de manteiga
300g de açúcar amarelo
300g de farinha
1 c. chá de fermento



Molho toffee:

150g de açúcar
1/2dl de água
75g de manteiga em pedaços
1,5dl de natas


Cobertura:

2 dl de natas
150g de queijo creme
sumo de1 limão
100g de açúcar
crocante de amendoim

Preparação:

Bolo:

Bata o açucar com a manteiga até obter uma mistura leve e fofa. Adicione os ovos, um de cada vez, e vá batendo bem entre cada adição. Esmague bem duas bananas e junte-as às natas e ao extracto de baunilha, envolva tudo muito bem. Vá adicionando à massa de manteiga as bananas amassadas e a farinha peneirada com o fermento.
Coloque a massa numa forma redonda em buraco, untada com manteiga e polvilhada de farinha e leve  a forno quente a 180º durante cerca de 35 minutos. Faça o teste do palito. A receita original manda usar duas formas. Eu usei só uma e depois cortei o bolo e recheei.



Molho toffee;

Leve ao lume o açúcar com a  água e deixe ferver até começar a ganhar uma cor acastanhada. Vá rodando o tacho para ajudar a caramelizar. Retire do fogão e adicione as natas mexendo sempre. Por fim adicione a manteiga, envolva e reserve.



Cobertura;

Coloque as natas na batedeira e bata-as até obter picos leves. Junte o açúcar, o queijo creme e continue a bater até obter uma boa consistência. Por fim, adicione o sumo do limão e envolva.


Coloque o preparado  no frigorífico até usar.


Montagem:

Depois do bolo completamente frio, corte-o ao meio e recheie-o com o creme de queijo e polvilhe com o crocante, Cubra com a outra parte do bolo coloque a creme de queijo por cima, polvilhe com o crocante e decore com as rodelas da outra banana. Termine com o molho toffee a seu gosto.












E Bom Apetite!

7 comentários

  1. uma pessoa vê essas fotos começa logo a salivar, muito bom aspeto, adorei o teu blog, otimas receitas

    ResponderEliminar
  2. Cada vez que vejo uma versão de banoffee fico cheia de inveja! Culpa minha que nunca fiz e quando fizer há-de ser para mim!! Sou eu que me perco por esses ingredientes.
    O teu bolo está com um aspecto... como dizer?! pecaminoso. :)

    ResponderEliminar
  3. Olá, gosto imenso da sua pagina e estou neste momento a fazer o banoffe cake, só tenho uma duvida......quando é que entram os ovos no bolo? Porque se não me engano na preparação não menciona.Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Peço desculpa pela resposta tardia, mas os ultimos dias foram de muito trabalho e não consegui vir moderar os comentários.Peço desculpa pela gralha, mas os ovos adicionam-se um a um à mistura de açúcar e manteiga e o resto da receita é igual.
      Obrigada!


      Eliminar
  4. Bom dia,
    A receita parece óptima e deve ficar um bolo fantástico.

    Podes dizer como se faz o crocante de amendoim?

    Obrigado

    ResponderEliminar

Muito obrigada pela visita,

Voltem sempre!

Imprimir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...