Perna de Peru com Laranja e Porto


Comida de conforto e de inverno, que teve honras de ser fotografada no jardim, como se fosse primavera!
Uma receita muito simples. Uma perna de peru, temperada de véspera e que deixei a assar durante 3h30m. Estava mesmo de comer à colher. Suculenta e muito saborosa. O truque é o tempero reforçado atempadamente e o tempo de forno a baixa temperatura. O toque do sumo da laranja, das ervas aromáticas  e do vinho do porto ajudaram a deixá-la mesmo muito saborosa. 
Muitas vezes me questiono sobre se vale a pena, publicar ou não, certas receitas. Por serem tão simples. Com ingredientes tão do dia a dia. Depois, os vossos comentários dizem tudo. E é por isso que aqui está mais uma assim, porque aquilo que vocês me dizem é exactamente isso. Que são receitas fáceis e simples que todos podem fazer, com ingredientes que todos temos em casa. 
Obrigada de coração. São vocês o motivo para querer continuar por aqui. A tentar fazer sempre mais e melhor!


Aqui está receita:

Ingredientes:

1 perna de peru
6 dentes de alho
sal e pimenta de moinho
3 laranjas
1 dl de vinho branco
2 dl de vinho do porto
salva e tomilho frescos
1 dl de azeite
1 folha de louro

Preparação:

De véspera, limpe e lave a perna de peru. Com uma faca, faça incisões na carne e coloque dentro laminas de 2 dentes de alho. Faça uma pasta com os restantes, junte sal grosso, pimenta moída, as ervas frescas picadas, o sumo e as laranjas em gomos e o azeite. Barre e esfregue bem a carne, regue-a com os vinhos, junte o louro partido e deixe a marinar no frigorífico. Se possível, a meio tempo vire-a na marinada.
Coloque a carne no tabuleiro do forno, coe e regue com a marinada. Por cima coloque mais um pouco de azeite. Tape com papel de alumínio e leve ao forno, a 140º durante duas horas. Vire a carne, e vá regando com o próprio molho. Aumente a temperatura para 170º e deixe continuar a assar. Entretanto prepare os acompanhamentos. Eu fiz batatinhas assadas bem crocantes e espinafres frescos salteados. Na ultima hora, retire o papel e deixe a carne ganhar uma boa cor. Desligue o forno, abra um pouco a porta e deixe dentro a carne a repousar pelo menos 15/20 minutos. Fatie a perna de peru e sirva. 
Depois diga-me o que achou!




E Bom Apetite!

1 comentário

  1. Tive que fazer esta receita hoje, não resisti! Claro que só tive 3horas para marinar, mas mesmo assim ficou uma delícia, a carne desfaz-se e fica tão suculenta e saborosa. Adorei!
    Obrigada e beijinhos

    ResponderEliminar

Muito obrigada pela visita,

Voltem sempre!

Imprimir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...