Bolo Inglês. Se calhar,"o bolo" de que mais gosto. Ao contrário das minhas filhas, que não gostam nada. Adoro bolos de frutas, bem húmidos e saborosos.
Com uns restos de frutas cristalizadas que sobraram do Natal, guardados numa caixa, a vontade de fazer esta receita apareceu.
Uma fatia e uma chávena de chá ou de café, são sempre uma boa ideia.
Esta receita dá para dois bolos iguais a este. O outro foi oferecido à minha sobrinha S. para levar para o serviço e partilhar com os colegas. Será que gostaram?
Aqui está a receita:
Ingredientes:
6 ovos
300g de açúcar
300g de farinha
225g de manteiga
1 c. chá de fermento
1 cálice de vinho do porto
250g de fruta cristalizada em pedacinhos
amêndoas, nozes e corintos q.b.
3 c. de sopa de doce de gila
manteiga para untar
farinha para polvilhar
açúcar em pó
Preparação:
Junte as frutas cristalizadas com os frutos secos e cubra-os com metade da farinha necessária para a receita. Envolva muito bem e reserve.
Coloque o açúcar e a manteiga amolecida na batedeira e deixe bater durante 5 minutos. Vá juntando os ovos 1 de cada vez, batendo bem, entre cada adição.
Adicione o vinho do porto, a gila e a farinha peneirada com o fermento. Por fim junte as frutas com a restante farinha.
Unte uma forma de bolo inglês e forre-a com papel vegetal. Volte a untar e coloque dentro o preparado. Leve a forno aquecido a 180º durante cerca de 40 minutos. Faça o teste do palito, pois depende sempre do forno, o tempo de cozedura.
Olá Maria José!
ResponderEliminarVim pela mão da Silvia Castro, lá, vi este bolo que assim cheio de frutas se torna maravilhoso. É também o género de bolo que mais me satisfaz. Gostei muito.
Beijinho
Adoro este tipo de bolos. Esse ficou lindo e aposto que estava delicioso.
ResponderEliminardoce de gila o que é?Aqui no Brasil tem???
ResponderEliminara forma tem de levar papel manteiga?
ResponderEliminarnão pode ser untada e polvilhada
Ola Gostei imenso desta receita, so tenho uma dúvida. Diz que dá para 2. bolos certo? E qual o tamanho da forma obgdo Ana Angelino
ResponderEliminar