Clarinhas de Fão











Com as gilas que vieram parar cá a casa, já se fizeram algumas experiências.  
Uma delas foi esta, as Clarinhas de Fão. Uma especialidade muito apreciada aqui no Norte, e que faz filas à porta da loja, em Fão- Esposende. Segundo consta, é de lá a receita original. Já fui de propósito comprá-las e são realmente deliciosas.
Lembrei-me de experimentar e apesar de não terem ficado como as originais ( mas vou tentando e um dia chego lá...), foram provadas e aprovadas por quem as comeu. Desapareceram todas!

Aqui está a receita:

Ingredientes:

Massa:

500g de farinha + para polvilhar
2,5 dl de água
70g de manteiga
1 c. café de sal fino
sumo de 1/2 limão
óleo q.b. para fritar

 
Creme do recheio:

1 chávena de doce de gila receita aqui
5 gemas
raspa de 1 limão
1 c. café de canela
açúcar e canela em pó q.b. para polvilhar

Preparação:

Para o recheio, leve ao lume um tachinho com o doce de gila, as raspas do limão, a canela e as gemas. Mexa sempre até engrossar. Retire do lume e deixe arrefecer.
Amasse a farinha com a água, a manteiga amolecida, o sal e o sumo do limão. Amasse bem até formar uma bola, envolva em película e deixe repousar no frigorífico 15 minutos. 
Estique pequenos pedaços de massa, de modo a que fique bem fininha. Corte rodelas de cerca de 10cm de diâmetro, com a ajuda de um corta massas. Coloque uma porção de creme no centro, dobre fechando em meias luas e com a carretilha dê-lhes um formato mais oval. Frite-as em óleo bem quente, retire-as, coloque-as a escorrer e envolva-as muito bem numa mistura de açúcar em pó e canela.

E Bom Apetite!

1 comentário

  1. Ola,
    Gostei imenso da tua sugestão.
    Tive uma gila em casa uns bons anos mas depois ja nao consegui aproveita-la, tanto adiei que ja nao fui a tempo. Mas tenho de ir aos campos a ver se encontro outra :D
    Pode ser que ainda faça o Doce de gila.
    Bjinho


    Katia
    http://entretachosebimby.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Muito obrigada pela visita,

Voltem sempre!

Imprimir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...