quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Rolinhos de Peru com Alheira e Espinafres









A carne de peru presta-se a várias preparações e nunca nos deixa ficar mal. Assim, fica uma maravilha.
Enrolada, e no seu interior ingredientes a nosso gosto fazem a diferença. É uma maneira fácil de tornar um simples bife num prato mais requintado, ideal para surpreender os amigos e familiares.
Faço muitas vezes esta receita, simplesmente vou alterando os ingredientes do seu interior.
Aqui fica a receita:

Ingredientes:

6 bifes de peru 
1/2 alheira
6 fatias de queijo de barra
espinafres q.b.
sal e azeite q.b.
mistura de alho e salsa da espiga
2 dentes de alho
vinho do porto q.b.



 
Preparação:

Ligue o forno a 200º, entretanto espalme os bifes e tempere-os de sal e mistura de alho e salsa da espiga. Arranje os espinafres em folhas e escalde-os em àgua fervente com sal  por dois minutos. Escorra-os e reserve. Retire a pela da alheira e desfaça-a em pedaços.
Coloque por cima do bife uma fatia de queijo, uma porção de espinafres e pedaços de alheira. Enrole bem e ate com fio de cozinha.
Leve uma frigideira ao lume com um fio de azeite e os alhos esmagados com a casca. Doure os bifes e de seguida coloque-os num pirex. Borrife-os com o vinho do porto e leve-os  ao forno para terminar a cozedura cerca de 15 minutos.
Acompanhei com arroz branco e uma salada de alface e tomatinhos.
 


E Bom Apetite!

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Panna Cotta de Chá Verde e Cereja Japonesa com Coulis de Frutos Vermelhos


Para Celebrar o Amor...



Paninhos gentilmente cedidos pela Algolinho




Já a pensar no dia dos Namorados, ou de S. Valentim e no seguimento do desafio lançado pela It by Jugais, hoje trago esta sugestão deliciosa para apreciar a dois! Uma sobremesa delicada, perfumada pelas folhas de chá verde e cereja japonesa, que nos transporta para outros locais. Este chá, delicioso e intenso é um poderoso antioxidante que ajuda na prevenção de algumas maleitas mais ou menos graves.
Agradeço desde já a parceria à It by Jugais, que me deu a oportunidade de experimentar os seus produtos e desta forma elaborar novas receitas.

Paninhos gentilmente cedidos pela Algolinho


Aqui fica a receita:


Ingredientes:

3 dl de natas
2 dl de leite meio gordo
150g de açúcar
8 folhas de gelatina
1 c.sopa de chá verde e cereja japonesa


Coulis de frutos vermelhos e chá:

200g de frutos vermelhos congelados
100g de açúcar
1 dl de àgua
1 c. chá de chá verde e cereja japonesa

Paninhos gentilmente cedidos pela Algolinho

Preparação:

Leve ao lume o leite com as natas, o açúcar e as folhas de chá. Quando começar a ferver retire logo do lume. Deixe ficar em infusão cerca de 10 minutos. Coloque a gelatina de molho em àgua fria cerca de 10 minutos. De seguida escorra-a e leve-a ao microondas até dissolver. Entretanto com um passador de rede fina coe a mistura de leite e natas e junte-lhe as folhas de gelatina. Unte as forminhas com um pouco de óleo e deite dentro a panna cotta. Leve ao frio até solidificar.


Paninhos gentilmente cedidos pela Algolinho

Coulis:
Para o coulis de frutos vermelhos, leve ao lume as folhas de chá com a àgua e o açúcar. Deixe  ficar em infusão e de seguida coe o chá. Leve ao lume  até obter uma consistência de xarope. De seguida junte os frutos vermelhos até obter uma compota. Se preferir passe com a varinha mágica. Sirva a panna cotta com o coulis, calda de chocolate e morangos com chocolate.


Paninhos gentilmente cedidos pela Algolinho






E Bom Apetite!

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Bolo de Vinho Tinto e Chocolate

Paninhos gentilmente cedidos pela Algolinho

Este bolo é uma verdadeira surpresa. O perfume maravilhoso enquanto estava no forno, invadiu toda a casa..  É fácil de fazer, simples, delicioso e com um ingrediente inesperado... o vinho. Esta receita não é minha, foi-me passada pela D. L. que por sua vez recebeu a receita da sua nora que se encontra no Luxemburgo. Às duas, o meu agradecimento.
A Lenita escolheu este tema para o 1º Aniversário do blog, e teriamos de elaborar uma receita onde o vinho tivesse um papel importante. Desde logo me lembrei deste bolo.
Pois então aqui está a receita:
Paninhos gentilmente cedidos pela Algolinho

Ingredientes:

Bolo:
4 ovos
250g de açúcar
250g de manteiga
250g de farinha 
2 dl de vinho tinto
1 c. chá de canela em pó
3 c. sopa de chocolate em pó
1 c. sobremesa de açucar baunilhado
2 c. chá de fermento em pó
1 pitada de sal

Cobertura:
(alterei)

75g de açúcar em pó
1/2 chávena de vinho
100g de chocolate culinária
 chocolate granulado q.b.
Paninhos gentilmente cedidos pela Algolinho


Preparação:

Na batedeira bata os ovos inteiros com a manteiga, o sal, o fermento, o açúcar, a canela e o chocolate. De seguida adicione o vinho, alternando com a farinha. Aqueça o forno a 180º. Unte e enfarinhe uma forma com  canudo central ( eu usei uma de mola) e coloque a massa dentro. Leve ao forno cerca de 50 minutos. Faça o teste do palito. Deixe arrefecer 10 minutos e desenforme. Para a cobertura, leve ao lume o vinho com o açúcar e deixe ferver. Parta o chocolate em pedaços e junte ao vinho quente. Deixe ficar assim 5 minutos e depois bata bem até o chocolate derreter e formar uma mistura homogénea. Coloque a cobertura quente sobre o bolo e polvilhe com o chocolate granulado.  

Paninhos gentilmente cedidos pela Algolinho


E Bom Apetite!

sábado, 26 de janeiro de 2013

Parceria com a Quinta de Jugais

Há dias felizes, e  hoje foi um desses dias.

Fui contactada pela Quinta de Jugais, que me propôs uma parceria com a  marca de chás gourmet It by Jugais.   
Hoje recebi um cabaz de degustação de produtos para experimentar.


A Quinta de Jugais é atualmente um site de venda de chás de qualidade, chás para a saúde, acessórios de chá, mel e doces, e tem como objetivo a comercialização não só no mercado nacional, como também para o mundo inteiro. O site apresenta-se em três idiomas Português, Inglês e Espanhol, estes dois últimos em processo de tradução.

Como me agradou a ideia e porque acredito na marca, aceitei o desafio que me foi proposto. Assim, nos próximos dias vou partilhar aqui no blog algumas ideias receitas com os produtos que recebi. 

 
Em breve dou mais novidades.

Fiquem bem e Bom Fim de Semana! 

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Tacinhas Surpresa Merengadas

Paninhos gentilmente cedidos pela Algolinho



Mais uma sobremesa super calórica, dizem vocês, ao que eu respondo que... Não!
Este doce com aspecto de "bomba de calorias" é simplesmente maçã cozida e merengue com amêndoas.
Descobri esta sobremesa num almoço com a minha amiga R.A., num restaurante aqui em Braga, e simplesmente fiquei encantada com o seu aspecto e a sua simplicidade. Ideal para comer sem remorsos...
Aqui está a prova de que quase sempre o menos é mais. Ingredientes simples e a facilidade de execução, tornam esta sobremesa uma das eleitas para o chamado "desenrrasca" de ultima hora.
Aqui fica a receita:


Ingredientes:

1kg de maças
3 colheres de açúcar
sumo de 1 limão


 Merengue:

6 claras
4 c. sopa de açucar
amêndoa palitada q.b.

Paninhos gentilmente cedidos pela Algolinho


Preparação:

Descasque as maças, corte-as em gomos e leve-as a cozer com o açúcar e o sumo de limão durante 15 minutos. De seguida passe com a varinha mágica e deixe arrefecer. Para o merengue bata as claras em castelo bem firme e depois vá adicionando o açúcar continuando a bater. Coloque a fruta cozida nas taças onde vais servir e com a ajuda de um saco de pasteleiro, coloque por cima o merengue a seu gosto. 
Com o maçarico de cozinha queime o merengue, ou leve as tacinhas ao forno para gratinar (tenha o cuidado de ver se dão para esse fim).


Paninhos gentilmente cedidos pela Algolinho



E Bom Apetite!

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Ninhos de Ovos com Salmão e Legumes

Paninhos gentilmente cedidos pela Algolinho

A pedido da minha filha mais velha, mais uma massa. - "Mãe podias alimentar-me todos os dias a massas, não enjoava", palavras da C. num destes dias em que o jantar não era massa. Mais uma refeição rápida, económica, simples e que sabe sempre tão bem. A mistura de ingredientes saiu ao acaso mas resultou muito bem.
Aqui fica a receita:


Ingredientes:

2 postas de salmão
400g de ninhos de ovos
250g de bróculos
6 cogumelos frescos laminados
azeite e sal q.b.
mistura de alho e salsa da Espiga
1 p. de natas de soja
queijo ralado com pesto (marca continente) q.b.

Paninhos gentilmente cedidos pela Algolinho

Preparação:

Coza a massa em bastante àgua temperada de sal e com um fio de azeite por 6 minutos. Escorra a massa e reserve 1 dl da água da cozedura. Retire a pele às postas de peixe e corte o salmão em cubinhos, retire o máximo de espinhas que consiga. Arranje os bróculos em raminhos e coza-os durante 7 minutos em àgua com sal. Aqueça uma frigideira com um fio de azeite e coloque aí o peixe. Deixe dourar um pouco e junte os cogumelos. Tempere de sal e mistura de ervas. Envolva a massa no peixe, adicione as natas e a àgua de cozer a massa. Deste modo fica mais cremosa e  menos seca. Por fim junte os bróculos, rectifique os temperos e polvilhe com o queijo ralado. Está pronta a servir!

Paninhos gentilmente cedidos pela Algolinho


























E Bom Apetite!

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Rancho

 
Já não fazia este prato há imenso tempo. A isto se chama comida de conforto. Receitas do tempo das nossas avós,  nem sempre são do agrado dos mais novos, mas que aqui em casa são bem apreciadas. As minhas filhas gostam muito deste tipo de refeições. O meu modo de preparação, é bem simples e foi conforme aprendi com a minha avó paterna, que foi a minha grande mestre na arte de cozinhar. As quantidades que coloco na receita dão uma dose generosa de rancho, que poderá congelar depois de frio e utilizar noutras ocasiões.
Aqui fica um pouco da história desta receita:

"Reza a história que durante a guerra entre liberais e absolutistas, o quartel de Viseu foi escolhido para defender a linha do Buçaco.  O comandante do quartel sabendo da responsabilidade que tinha pela frente, ordenou, que a cozinha fosse fornecida com tudo que houvesse ao dispor, para que os soldados fossem bem alimentados. Assim, foi entregue ao cozinheiro carne de vaca, de porco, de galinha, vários enchidos, grão-de-bico, batatas e macarrão  e, com toda a riqueza calórica desta comida, lá partiram as tropas satisfeitas e com a moral em grande, levando para o caminho o rancho que havia sobrado."

Aqui fica a minha receita:

Ingredientes:


400g de carne de vaca
250g entremeada em vinha de alhos
150g de bacon fumado
1 chouriço caseiro
500g grão de bico cozido
400g de macarronete riscado
2 cebolas
2 batatas em cubinhos
1 cenoura grande em cubinhos
1 cubo de caldo de carne
salsa q.b.
sal, azeite q.b.


Preparação:

Coza as carnes e o chouriço até que estejam tenras. Reserva a àgua da cozedura. Faça um refogado apuradinho, com as cebolas e o azeite. Corte as carnes em pedaços e coloque-as a refogar. Tempere de sal, o caldo de carne, a salsa e deixe ferver. Junte a cenoura e a batata em cubos e deixe cozinhar 10 minutos. Acrescente a àgua de cozer as carne e quando ferver junte a massa e depois o grão. Corte o chouriço em rodelas e o bacon em tiras e junte. Rectifique os temperos e deixe cozinhar até a massa estar cozida, mas sem passar do ponto.



























E Bom Apetite!

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Torta de Café e Chocolate

 Toalha gentilmente cedida pela Algolinho
De vez em quando tenho desejos... de café e chocolate! E, se numa só receita conseguirmos juntar estes dois ingredientes, então é perfeito.
Esta torta é uma maravilha. A massa fofa e com o sabor bem marcante a café, coberta com uma ganache de chocolate deliciosa, fazem deste bolo um pecado. Não se assustem com o recheio... não é chantily mas iogurte grego e queijo creme. Uma delicia. Esta receita foi inspirada  e adaptada de uma Teleculinária.
Aqui fica a receita conforme a fiz:

Ingredientes:

Para a massa:


6 ovos
150g de açucar
1 café expresso bem forte
125g de farinha
1 c. café de fermento
60g de chocolate em pó
papel vegetal
spray Espiga para untar
açúcar para polvilhar

Recheio:

1 iogurte grego
100g de queijo creme

Cobertura:

2 dl de natas
200g de chocolate culinária


Toalha gentilmente cedida pela Algolinho



























 Preparação:

Bata os ovos com o açúcar, com a batedeira, cerca de 15 minutos. De seguida junte o café e envolva. Junte a farinha e o chocolate peneirados e por ultimo o fermento. Forre o tabuleiro do forno com o papel vegetal untado com o spray espigae coloque aí a massa. Leve a forno pré aquecido a 200º cerca de 10 minutos. Entretanto bata o iogurte com o queijo creme e leve ao frigorífico. Retire o tabuleiro do forno, desenforme em cima de um pano de cozinha polvilhado com açucar. Deixe arrefecer e depois cubra com a mistura de iogurte e queijo. Com a ajuda do pano, enrole e deixe ficar assim enquanto prepara a cobertura. Leve as natas ao lume e deixe ferver. Junte o chocolate em pedaços e mexa bem. Com umas varas de arames bata até ficar um creme liso. Apare as pontas e transfira a torta para o prato de servir. Cubra com a ganache de chocolate e delicie-se!

Toalha gentilmente cedida pela Algolinho

























E Bom Apetite!

sábado, 19 de janeiro de 2013

Rolo de Carne Folhado

Mais uma refeição rápida. Esta semana tem sido assim, sempre a correr. Chegar a casa e fazer o almoço ou jantar em menos de nada. Infelizmente nem sempre consigo gerir o meu tempo de modo a ter mais folga para fazer aquilo de que gosto tanto, cozinhar! Adoro ter tempo de sobra para chegar à cozinha e pensar com calma no que fazer, de poder estar tranquila, sem horas marcadas e sem pressas.
Aqui fica a receita:


Ingredientes:

1 rolo de massa folhada
250g de carne cozida
100g de bacon
8 cogumelos frescos
100g de espinafres
5 tomates cherry
4 c. sopa de natas magras
mistura de alho e salsa da Espiga
sal e azeite q.b.
1 gema de ovo
 


Preparação:

Leve ao lume um tacho com um fio de azeite. Pique a carne e o bacon, junte ao azeite e deixe fritar um pouco. Junte os cogumelos laminados, os tomates cortados em pedaços e deixe refogar. De seguida adicione os espinafres em folhas, tempere de sal e com a mistura de ervas, envolva e deixe cozinhar um pouco. Junte as natas e rectifique os temperos. Estenda a massa folhada em cima de um pano húmido, por cima espalhe o recheio de carne e com ajuda do pano enrole como se fosse uma torta. Pincele com a gema desfeita num pouquinho de àgua e leve ao forno pré aquecido a 200º cerca de 15 minutos, ou até dourar. Acompanhe com uma salada e arroz branco.




E Bom Apetite!

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Empadão de Atum


No seguimento do post de ontem, hoje trago mais uma ideia de receita rápida, simples e económica. Um empadão de atum super rápido de fazer e delicioso. Eu cozi o arroz de propósito mas poderá usar arroz seco que tenha de sobra e dar-lhe um excelente aproveitamento.
Aqui fica a receita:

Ingredientes:

350g de arroz carolino
3 latas de atum
1 c. café de açafrão
1 raminho de salsa
molho bechamel q.b.receita aqui
queijo ralado q.b.
azeite e sal q.b.
spray Espiga q.b.




Preparação:

Unte um recipiente de forno com o spray Espiga.  Coza o arroz em àgua abundante com o açafrão, sal a gosto e um fio de azeite, durante 10 minutos. Escorra o arroz e reserve. Escorra o atum. Prepare o bechamel conforme indico aqui e envolva metade no atum. Junte a salsa picada e envolva bem. Coloque no recipiente metade do arroz, por cima coloque o creme de atum e depois o restante arroz. Cubra com o bechamel que sobrou e polvilhe com queijo ralado. Leve ao forno quente a 180º até gratinar. 



E Bom Apetite!

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Risotto de Salmão





Cogumelos e espinafres. Ingredientes simples, frescos e bem ao nosso gosto. Estes, são  muitas vezes a base das minhas receitas. O risotto é uma refeição bem do agrado de todos aqui em casa. Este, feito com duas postas de salmão acabadas de comprar, estava verdadeiramente delicioso. Não precisamos de gastar muito para fazer refeições saborosas. Com duas postas de salmão, alguns legumes a seu gosto, uma massa ou arroz consegue preparar uma refeição para 4.
Aqui fica a receita:



Ingredientes:

400g de arroz para risotto
2  postas de salmão
1 cebola
2 dentes de alho
1 cenoura  pequena ralada
pimento verde q.b.
8 cogumelos frescos
150g de folhas de espinafres
Caldo de legumes q.b.
azeite, sal e pimenta q.b.
1 c. sopa de manteiga
vinho branco q.b.
queijo parmesão ralado na hora

Preparação:

Começe por fazer o caldo para cozer o peixe. Leve uma panela ao lume com àgua, os talos dos legumes (usei talos de bróculos, salsa e alho francês) o sal, a pimenta, e as postas do salmão. Deixe cozer o peixe, retire-o e deixe arrefecer. Mantenha o caldo quente. Tire a pele e as espinhas ao peixe, parta em pedaços.
Entretanto pique a cebola e os alhos, e leve-os a refogar no azeite, até começarem a ficar moles. Adicione os cogumelos laminados, o pimento em tiras, o arroz e deixe fritar um pouco, até o arroz ficar translucido. Refresque com o vinho branco e deixe evaporar. Adicione a cenoura, e á juntando conchas de caldo, aos poucos e mexendo sempre o arroz. Quando se tiver evaporado o caldo, junte mais e assim sucessivamente. Quando o arroz estiver quase cozido, adicione as folhas dos espinafres e o peixe, rectifique os temperos e junte a manteiga. Deixe descansar por 2 minutos. Adicione o queijo ralado a gosto e está pronto a servir.


E Bom Apetite!

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Tosta Surpresa no Forno

Uma receita de improviso que se tornou numa refeição deliciosa para duas!
Com pouco mais de 30 minutos para fazer almoço para mim e para a minha filha mais velha, foi olhar para o frigorífico e por mãos à obra. Quando se tem no frigorifico estes 3 ingredientes, ovos, cogumelos e espinafres... temos almoço num instante!
Aqui fica a receita:


Ingredientes:

2 ovos
1 mão cheia de folhas de espinafres
6 cogumelos frescos
100g de bacon em pedacinhos
4 fatias de pão de forma
1/2 pacote de natas soja
mistura de alho e salsa da Espiga
2 c. sopa queijo ralado
sal e azeite q.b.
rúcula e tomatinhos a gosto

Preparação:

Ligue o forno a 200º. Corte as fatias de pão de modo a cobrir os lados e o fundo de um recipiente que possa ir ao forno. Leve ao lume um tacho com um fio de azeite. Deixe aquecer e junte o bacon e os cogumelos em pedacinhos. Deite dourar um pouco e junte as folhas de espinafres. Tempere de sal e a mistura da Espiga.  Junte as natas, deixe ferver e deite sobre as fatias de pão. Por cima parta dois ovos, tempere-os de sal e cubra com o queijo. Leve ao forno a gratinar cerca de 7 minutos, ou até dourar. Acompanhe com uma salada a seu gosto.
























E Bom Apetite!

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Madalenas de Limão

Estas madalenas são fofas, fofinhas!
Uma massa perfumada pelo travo do sumo e da raspa do limão, deram-lhe um sabor especial. Uns bolinhos deliciosos, ideais para o lanche das crianças, sem corantes nem conservantes, uma maravilha.
Receita aprovada 100% pelas minhas filhas!
Aqui fica a receita:

Ingredientes:

150g de açúcar
3 ovos
150g de manteiga
150g de farinha
1 c. chá de fermento em pó
raspa e sumo de 1 limão
 


Preparação:

Misture a farinha com o fermento. Bata os ovos com o açúcar e de seguida adicione a manteiga derretida, a raspa e o sumo de limão e a mistura de farinha e fermento. Deixe repousar, enquanto o forno aquece a 250º. Coloque a massa em formas de madalenas ou de papel. Eu usei estas que encontrei numa loja aqui em Braga. Leve ao forno durante 5 minutos e depois baixe a temperatura para 200º durante mais 6 minutos, ou até estarem douradinhas.


E Bom Apetite!

domingo, 13 de janeiro de 2013

Ovinhos Recheados



Uma entrada fresca, apesar de estarmos no inverno.
Salmão fumado, milho e camarão são a base do recheio destes ovinhos. Um pedido da minha filha mais nova, que tendo no livro de Língua Portuguesa uma receita parecida, me pediu para fazer. Como não tinha os ingredientes para fazer essa receita,  hoje fiz de modo diferente. Um destes dias faço a do livro e mostro aqui.
Aqui fica a receita:

Ingredientes:

4 ovos
100g de miolo camarão
1 embalagem de 100g de salmão fumado 
sal q.b.
1 malagueta
1 c. sopa de milho doce
2 c. sopa de queijo ralado
2 c. sopa de maionaise
creme de vinagre balsámico
rúcula ou outra alface a gosto



Preparação:

Coza os ovos durante 10 minutos, retire-os e deixe arrefecer. Coza o camarão em àgua e sal com 1 malagueta em pedaços durante 5 minutos. Descasque os ovos, corte-os longitudinalmente e retire-lhes as gemas com cuidado para não partir as metades brancas. Num recipiente misture as gemas, o milho, os camarões cozidos, o queijo ralado e o salmão em pedaços. Reserve alguns filetes de salmão para decorar. Junte a maionese e envolva bem. .Deite o recheio na cavidade das claras de ovo. Por cima coloque os pedaços de salmão fumado e um pingo de creme de vinagre balsámico. O recheio que sobrar, sirva com tostinhas. No prato de servir, coloque uma cama de rúcula (temperei com um fio de azeite ) e por cima os ovinhos recheados.




E Bom Apetite!

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Cookies de Aveia e Frutos Secos

Têm aspecto de  rochas, mas são verdadeiro veludo!
Fofas, macias, perfumadas, deliciosas, são adjectivos que ajudam a "embelezar" estas bolachas. O cheirinho que deixaram pela casa enquanto estavam no forno, nem vos digo...
Estes cookies foram feitos a pedido da minha filha mais nova, que de vez em quando lá vai lembrando "Mãe a lata de bolachas está vazia!"
Aqui fica a receita:
Alterada de uma "Saberes e Sabores":

Ingredientes:

275g de farinha
150g de flocos de aveia
100g de açúcar
3 ovos
200g de frutos secos (usei figos, ameixas pretas, tâmaras e amêndoas)
1 c. chá de fermento
150g de Vaqueiro especial para bolos
1/2 dl de leite




Preparação:

Numa tigela, misture os flocos de aveia, a farinha, o fermento e o açúcar. Na picadora coloque os frutos, depois de descaroçados e triture ligeiramente. Derreta a manteiga. Misture os ovos e a manteiga aos ingredientes secos e vá misturando. Junte os frutos picados e o leite e mexa até estar bem ligado.
Forre os tabuleiros dos forno com tapete de silicone ou papel vegetal e coloque montinhos de massa. Com as costas de uma colher de sopa achate um pouco as bolachas. 
Leve ao forno pré aquecido a 180º, durante 15 minutos ( ao até estarem douradinhas). Faça uma chá quentinho e... delicie-se!




 E Bom Apetite!

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Bolo Mil Folhas

Paninhos gentilmente cedidos pela Algolinho
























Bem sei que não devia mostrar estas "coisas"..., que estamos em época não de saldos mas de dietas, que após as festas de fim de ano só se comem legumes cozidos e peixe ou carne grelhados...
Eu sei disso tudo, mas o Bolo que fiz para o aniversario da minha sobrinha L. tinha que vir aqui parar. Achei que devia partilhar (eu não sou nada invejosa!) com vocês, esta receita maravilhosa. Tenho uma receita de bolo mil folhas, que me foi passada pela minha amiga H. que é um pouco diferente desta. Entretanto, e como queria um bolo maior fiz algumas invenções e aqui está o resultado... maravilhoso! Aqui está uma delicia que devem fazer e provar, logo que passe este tempo de dietas!
Aqui fica a receita:


Ingredientes:
4 placas de massa folhada (usei do continente)


Creme Russo:
7dl de leite
200g de açúcar branco RAR
10 folhas de gelatina
6 ovos
1 c. sopa de maizena
casca de meio limão
canela e açucar em pó q.b.

Preparação:
Ligue o forno a 200º, quando estiver quente coza as placas de massa folhada, sobre o papel onde vinham embrulhadas, até que fiquem douradinhas, cerca de 15  minuros. Retire-as e deixe arrefecer.
Para o creme, coloque as folhas de gelatina de molho em água fria. Retire  1dl de leite e dissolva a maizena, leve o restante ao lume, com as cascas de limão  até ferver. Retire e deixe amornecer um pouco. Bata as gemas com metade do açucar, muito bem com a batedeira, e junte-lhes o leite em fio, mais a farinha dissolvida. Mexa bem e leve ao lume até engrossar. Misture a gelatina escorrida e mexa até dissolver completamente. Deixe arrefecer. Bata as claras em castelo bem firme e no final junte o restante açucar, continue a bater até obter um merengue espesso. Depois do creme estar quase frio, envolva as claras e leve ao frio até espessar. Vá mexendo de vez em quando.
Para montar o bolo, coloque uma placa de massa folhada, no prato onde vai servir, cubra com uma camada de creme e polvilhe com canela. Repita a operação até esgotar as placas de folhado. A ultima placa de folhado cobre-se com açucar em pó e bastante canela.
Vai ao frigorifico até servir. Um verdadeiro pecado...

Paninhos gentilmente cedidos pela Algolinho
 E Bom Apetite!

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Mousse de frutos vermelhos em cestinhas de massa filo


Esta sobremesa é deliciosa. Uma mousse leve e fresca, que pode ser servida simples ou em cestinhas de massa filo, se quiserem dar-lhe um ar mais requintado. É ideal para a mesa de dias de festa! Esta mousse fica igualmente deliciosa se for feita com polpa de manga ou de maracujá.
Aqui fica a receita:


Ingredientes:

1 pacote de natas para bater parmalat
1 lata de leite condensado magro
4 folhas de gelatina
3 iogurtes naturais magros
150g de frutos vermelhos (usei congelados)
50g de açúcar
100g de massa filo
manteiga para pincelar








Preparação:


Comece por fazer as cestas de filo. Corte as folhas de massa em quadrados de 10x10. Pincele as folhas com manteiga derretida e coloque-as desencontradas, em formas de queques. Em cada forma coloque 3 quadrados de massa. Leve ao forno pré-aquecido 5 minutos ou até ficarem douradinhas. Deixe arrefecer as cestinhas. Leve ao lume os frutos vermelhos com o açúcar e uns pingos de àgua. Deixe ferver até ficar consistente e deixe arrefecer.
Coloque a gelatina a demolhar em àgua fria. Bata as natas até estarem bem consistentes. Junte os iogurtes e continue a bater. Por fim adicione o leite condensado e bata mais um pouco. Escorra as folhas de gelatina e leve-as ao microondas a derreter. Deixe arrefecer e junte a gelatina derretida ao creme de natas, envolva bem e misture metade da compota de frutos vermelhos. Coloque dentro das cestinhas e cubra com um pouco de compota a gosto.
Em alternativa sirva a mousse numa taça grande com a compota por cima.






















E Bom Apetite!

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Borrego no Tacho





























Ano novo... vida nova. No inicio de um novo ano, todos fazemos planos, idealizamos projectos, traçamos caminhos. Nem sempre é possível fazer tudo aquilo que pretendemos. Ou porque não há tempo, ou porque simplesmente as coisas não correram conforme tinhamos idealizado. Para o ano que agora começa, não peço muito, simplesmente, amor e saúde, para mim e para os meus, e trabalho. Acho que se estes ingredientes estiverem presentes na minha vida, tudo o mais virá a seguir. 
Espero que este meu projecto, que tantas alegrias me tem dado, continue a crescer, e que de cada vez que eu aqui estiver a escrever, a partilhar as minhas receitas e as minhas ideias me sinta tão feliz e realizada que sinta cada vez mais vontade de continuar.
A receita que hoje trago, pode não agradar a todos,  mas  o borrego assim fica delicioso. Para quando não tem tempo de deixar o borrego em tempero, pode fazer assim que fica muito bom. Tenrinho e super saboroso.
Aqui fica a receita:

Ingredientes:

1,600g de borrego fresco (usei perna e costelas)
3 cebolas
4 dentes de alho
2 dl de vinho branco bom
azeite q.b.
1 malagueta seca
5 cravinhos
2 folhas de louro
sal e pimenta de moinho q.b.
1 dl de àgua

Preparação:

Corte a carne em pedaços e lave bem. Corte as cebolas e os alhos em laminas e coloque no fundo de um tacho com tampa. Por cima coloque a carne, adicione o louro, a malagueta em pedaços, os cravinhos e tempere de sal e pimenta. Regue com azeite e o vinho branco e leve ao lume. Vá mexendo a carne de vez em quando até ganhar um pouco de cor. Regue com a àgua até cobrir a carne, tape e deixe cozinhar durante cerca de 1h,15m. Pré aqueça o forno a 200º. Retire a carne do tacho, transfira-a para um recipiente, cubra-a com o caldo onde cozeu, um fio de azeite e leve-a ao forno mais ou menos 30 minutos, ou até estar bem dourada e tenrinha. Esta carne deverá ficar de modo aos ossos se soltarem da carne sem dificuldade. Acompanhei com batatas gratinadas, grelos e cenourinhas salteadas.
Uma delicia!




E Bom Apetite!




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imprimir