Um pedido Especial: Bolo de Baunilha e Pasta de Açúcar e... a Violetta!

Este é um bolo muito especial!
Além de ser o primeiro bolo ( a sério) que faço com a cobertura de pasta de açúcar, é o bolo do 10º aniversário da minha filha Maria João.
Apesar de não ser grande apreciadora de bolos com este tipo de cobertura, e porque sabia a minha filha iria ficar muito feliz, fiz-lhe a surpresa!
A massa de baunilha e manteiga foi devidamente recheada com creme de ovos e amêndoas. Modéstia à parte, estava mesmo uma delicia. Fofo e muito saboroso!

Aqui está a receita:

Ingredientes:

Bolo:
(tripliquei a receita)

6 ovos
200g de açúcar
200g de farinha
200g de manteiga
1 c. de chá de fermento
1 c. de sopa de essência de baunilha
brilho neutro q.b.
hóstia com a impressão da Violetta




Cobertura e recheio:

1 kg de pasta de açucar branca
maizena q.b.
corante alimentar lilás
doce de ovos e amêndoa receita aqui
cobertura de queijo creme receita aqui
confetis coloridos



Preparação:


Fiz a receita em triplicado e cozi 1 receita de cada vez.
Bata os ovos inteiros com o açúcar durante 5 minutos. Junte a manteiga derretida e continue a bater. Adicione a farinha e o fermento peneirados e por fim a essência de baunilha. Leve a massa a cozer em forma redonda bem untada com manteiga e polvilhada de farinha, durante 20 minutos a 180º. Faça o teste do palito e desenforme sobre uma rede. Proceda de igual modo e faça mais duas receita da massa.
Coloque um dos bolos no tabuleiro ou prato onde o vai servir e cubra com uma dose generosa de doce de ovos. Cubra com outro bolo e nova dose de doce de ovos. Termine com o terceiro bolo.
Barre o bolo com o queijo creme de modo a cobrir bem.

Leve a pasta de açúcar durante 1 minuto ao microondas, de modo a ser mais fácil de trabalhar. Polvilhe a bancada da cozinha com o amido de milho e vá repetindo conforme necessário. Junte o corante, aos poucos de modo a obter o tom desejado. Reserve u pouco para a decoração. Com a ajuda de um rolo estique bem a pasta de modo a obter um quadrado suficientemente grande para cobrir todo o bolo. Coloque a pasta e com uma espátula própria para o efeito, alise e estique a cobertura sobre o bolo. Com uma faca corte o excedente, a toda a volta. Coloque por cima a imagem pretendida e aplique o brilho neutro de modo a colar.
Junte mais corante à pasta reservada, de modo a ficar com um tom mais escuro. Com um utensílio próprio faça borboletas de pasta e dobre-as ligeiramente, de modo a ficarem com as asas levantadas. Coloque-as a seu gosto sobre o bolo e polvilhe com os confetis.


E  Bom Apetite!

5 comentários

  1. Um bolo lindo para alguém especial!
    Simples e delicioso!
    um beijinho

    ResponderEliminar
  2. Que delícia! Está muito bonito. Parabéns.

    Isabel Gomes

    http://osmeusremedioscaseiros.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Está lindo :)
    Pode dizer pf onde mandou fazer a hóstia.
    Obrigada

    ResponderEliminar
  4. O bolo é lindo!Mas eu gostava de saber onde posso encontrar a hóstia,pode dizer-me por favor?É que o bolo parece tão delicioso.

    ResponderEliminar
  5. Descolpe nao ter visto antes o seu comentário... Comprei aquii em Braga, numa loja de artigos para pastelaria, a Doçuras e travessuuras.

    ResponderEliminar

Muito obrigada pela visita,

Voltem sempre!

Imprimir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...