Empanada Galega de Atum

Quem gosta de empanada?
Quem consegue dizer não a uma fatia, ainda morna?
Uma maravilha, a acompanhar uma sopa quentinha nestes dias mais frios ou quando a fome aperta a meio da tarde.
Uma "tarte" deliciosa enriquecida pelo atum Vasco da Gama. Filetes de atum deliciosos, no ponto de sal e que são garantia de receitas de sucesso.






Conhecem a história desta receita?
Aqui fica um pouco do que se diz sobre a Empanada:

Empanada, na Espanha, e em quase todos os países da América Latina, é o equivalente ao pastel português, uma preparação individual de massa de farinha recheada e assada em forno ou frita. Aparentemente, estas iguarias derivam do hábito de rechear pão para fazer uma merenda para a jornada dos trabalhadores do campo ou para viajantes; “empanar” pode significar “transformar em pão”.[1] A empanada típica tem a forma de uma meia-lua, devido a ser iniciada com uma rodela de massa que é recheada e dobrada sobre si mesma; o recheio pode ser de carne, aves, pescado, vegetais ou frutas.Claro que este tipo de merenda é conhecido em praticamente todo o mundo, mas o nome espanhol manteve-se em quase todos os países que foram colonizados pelos espanhóis. No entanto, não existe uma receita única para as empanadas e, na própria Espanha, existem vários tipos. A empanada galega, com uma tradição de vários séculos, encontra-se esculpida no Pórtico da Glória da Catedral de Santiago de Compostela, construída no século XII.[2] Esse tipo de empanada é formada por dois discos de massa de 20–30 cm de diâmetro, que se justapõem com um recheio que pode ser de vários alimentos e é assada em forno dentro de formas individuais.


"in wikipédia"














Aqui está a receita:

Ingredientes:

Para a massa:

750g de farinha
4 c. sopa de azeite
1 dl de àgua
2 dl de cerveja
1 c. sopa de fermento royal
2 ovos
sal q.b.

Recheio:

3 latas de atum em óleo vegetal Vasco da Gama
1 cebola
2 dentes de alho
1 tomate maduro
mix de pimento verde/vermelho e amarelo em cubos
azeite q.b.
picante a gosto
sal e pimenta de moinho q.b.
1/2 dl de vinho branco
100g de azeitonas em rodelas




Preparação:


Coloque todos os ingredientes, para a massa no robot de cozinha e coloque a trabalhar. Quando a massa tiver formado uma bola está pronta. Reserve cerca de 20 minutos.
Entretanto prepare o recheio. Leve ao lume um tacho com o azeite, a cebola e os alhos picados e deixe refogar. Pique os tomates no robot de cozinha, Quando a cebola estiver ligeiramente dourada, junte o tomate, o vinho branco e os pimentos em cubos pequenos. Deixe refogar 5 minutos. Escorra o atum do óleo e junte ao refogado. Tempere de sal e pimenta. Deixe cozinhar até evaporar os líquidos. Por fim junte as azeitonas.
Divida a massa em dois e unte o tabuleiro do forno com azeite. Estique um dos pedaços de massa até obter o tamanho do tabuleiro e coloque a massa. Por cima espalhe o recheio de atum e cubra com a restante massa. Dobre as beiras da massa do fundo sobre a de cima e enrole. Com os bocados da massa que sobraram faça um quadriculado por cima.
Pincele com a gema batida e leve ao forno quente cerca de 25/30 minutos.










E Bom Apetite!

7 comentários

Muito obrigada pela visita,

Voltem sempre!

Imprimir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...