Caldeirada de Borrego


Aos poucos voltamos às rotinas. 
Voltei a ter um pouco mais de tempo para o blog e para receitas novas!
A receita de hoje é daquelas simples e deliciosas. Com ingredientes frescos e saborosos que sozinhos fazem quase tudo. Eu só dou uma "mãozinha".
Uma caldeirada de borrego, saborosa e reconfortante. Comida quente para nos aquecer o corpo e a alma. Ideal para estes dias invernosos que se tem feito sentir.
Uma inverno que demorou a chegar mas que quando chegou foi com a força toda!
A pedido da minha filha mais nova adicionei a esta caldeirada o pão torrado na base do prato. Um ingrediente típico dos ensopados que enriqueceu ainda mais esta receita.







Aqui está a receita:

Ingredientes:

1kg de borrego (parte do vão das costeletas)
1 cebola grande
3 dentes de alho
1 haste de alecrim
4 folhas de louro
pimenta de moinho q.b.
2 dl de vinho branco
sal e azeite a gosto
pão de mistura fatiado q.b.
pimentos coloridos em tiras q.b.
6 batatas grandes
coentros frescos picados




Preparação:




Num tacho largo, coloque  azeite, os alhos esborrachados, o louro, o alecrim e deixe aquecer bem. Adicione os pedaços de borrego, tempere de sal e pimenta de moinho e deixe dourar  bem. 
Retire a carne e os temperos, coloque dentro a cebola e deixe cozinhar 5 minutos. Junte de novo a carne, regue com o vinho branco e deixe ferver.
Junte a embalagem de Tomate em pedaços da Guloso  e deixe cozinhar cerca de 10 minutos,  Se necessário junte um pouco de água. 
Deixe cozinhar, em fogo lento, até o borrego estar tenro. Acrescente água em quantidade suficiente para cozer as batatas. Logo que ferva, adicione as batatas em rodelas grossas.
Rectifique os temperos e se necessário junte mais àgua. Corte o pão em fatias e leve-as ao forno a torrar um pouco. Coloque o pão num recipiente fundo, cubra com o borrego e as batatas, de modo a molhar bem o pão. Polvilhe com os coentros picados e sirva bem quente.


E Bom Apetite!

5 comentários

  1. Tem um aspeto bem saboroso e reconfortante! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá tudo bem?
    Obrigada pela sua receita que ficou fantástica como tudo o que vem do seu maravilhoso cantinho...desculpe por só hoje ter tido a coragem de lhe fazer um comentário e muitas vezes já fiz receitas suas indicando sempre a sua cozinha como muito e muito boa e como tal todos os dias lhe faço visitas...um beijinho e um bom 2016 para si e toda a sua família.

    ResponderEliminar
  3. Não sou grande apreciadora de borrego. Mas a sua refeição deixou-me com vontade de experimentar. Tem um aspecto fantástico.

    Tânia Tiago
    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
  4. Que bom aspecto.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/01/empadao-de-legumes.html

    ResponderEliminar

Muito obrigada pela visita,

Voltem sempre!

Imprimir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...