terça-feira, 31 de julho de 2012

Arroz à Valenciana


Já não fazia este arroz há algum tempo. Uma receita tradicional, que muito apreciamos aqui em casa. Há quem faça este arroz mais seco, eu prefiro assim mais macio, com um pouquinho de calda. É mais à minha maneira...
É esta a receita:

Ingredientes:

300g carne de porco em cubos
350g de arroz carolino
1/2 frango em pedaços
300g camarão
250g lulas
200g chocos
4 salsichas de perú fumado
150g de ervilhas
1/2 pimento vermelho
1/2 pimento verde
1 cebola
1 dentes de alho
1 copo de vinho branco
sal, gengibre em pó q.b.
1 c. chá açafrão em pó
piripiri a gosto


Preparação:

Tempere a carne de porco e o frango com o alho picado, o sal, uma pitada de gengibre e o vinho branco. Leve ao lume um tacho com a cebola picada e o azeite. Deixe refogar e junte a carne. Aloure e regue com o liquido da marinada. Coza os camarões com sal e piripiri, descasque-os reservando alguns inteiros para decorar. Acrescente ao refogado a àgua de cozer os camarões. Junte as ervilhas, as lulas lavadas e os chocos. Deixe ferver,  e adicione o arroz e o pimento em tiras. Desfaça o açafrão num pouquinho de àgua e junte ao arroz, se achar que tem pouca cor junte um pouco mais açafrão. Deixe cozer 10 minutos e junte o camarão descascado e as salsichas cortadas às rodelas, depois de douradas em manteiga.
Sirva decorado com os restantes camarões com casca.
E Bom Apetite!

domingo, 29 de julho de 2012

Mousse de Lima

No livro da Clara de Sousa "A Minha Cozinha", que me foi oferecido no meu aniversário, está esta receita maravilhosa. Não é à toa, que é uma das suas receitas mais faladas e conhecidas. De uma simplicidade única, é uma sobremesa deliciosa que se faz mesmo num instante. Tal como a Clara diz, se as natas e o leite condensado estiverem bem frescos, pode servir-se de imediato. Vale mesmo a pena fazer!
Eis a receita:


Ingredientes:

1/2 litro de natas bem frias
1 lata de leite condensado ligth
4 limas - raspa e sumo
fatias de lima para servir

Preparação:

Numa taça, coloque as natas bem frias. Junte o leite condensado e envolva bem. Misture por fim o sumo das limas, em fio, e vá mexendo. É nesta altura que a mousse começa a engrossar. Vá mexendo. Decore com as raspas e rodelas de lima. Leve ao frigorífico ou sirva de imediato.




E Bom Apetite!

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Calzone de cogumelos com bacon e chouriço

Mais uma pizza que saíu da minha cozinha..., desta vez em formato fechado. Uma calzone.
Ficou muito boa, mesmo. A massa é a de sempre, e o recheio vou variando conforme o que tenho em casa. As minhas filhas gostaram bem desta versão.
Aqui fica a receita:


Ingredientes:

Massa de pizza: receita aqui
200g queijo mozarella ralado
pimento verde e vermelho em tirinhas
100g de bacon em fatias
100g de chouriço
150g cogumelos frescos
Oregãos secos a gosto
1 dente de alho e azeite q.b.


Preparação:

Prepare a massa conforme a receita e estique-a com o rolo, sob uma superfície enfarinhada. Dê-lhe o formato redondo. Cubra metade da superficie da massa com molho de tomate caseiro e por cima coloque os cogumelos laminados, o bacon, o chouriço e os pimentos em tiras. Polvilhe abundantemente com os oregãos secos e cubra com mozarella ralado. Dobre a massa sobre o recheio e  pressione de modo a unir a massa. Leve ao forno pré aquecido cerca de 20/25 minutos. Entretanto coloque num recipiente,  um pouco de azeite com um dente de alho socado e leve ao microondas 30 segundos. Retire a pizza do forno e pincele-a com o azeite aromatizado com o alho.




E Bom Apetite!

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Salada de Verão


Finalmente, chegou mesmo o Verão! Finalmente conseguimos ter mais de dois dias seguidos de bom tempo.
Os dias de sol, de calor, pedem refeições frescas... leves e deliciosas. Esta salada é elaborada com aquilo que temos muitas vezes "à espera" no frigorifico, e é refeição habitual aqui em casa.
Faz-se num instante, e se sobrar, pode perfeitamente guardar-se no frigorifico e comer depois.
Faço assim:

Ingredientes:

300g de massa penne
1 tomate
1 cenoura em fios
1 frasco de salsichas de perú fumadas
3 ovos cozidos
2 latas de atum
10 palitos de delicias do mar
alface q. b.
100g de azeitonas

Molho de iogurte:

1 iogurte natural
1 dente de alho
azeite, sal e vinagre a gosto


Preparação:

Coza a massa em àgua e sal. Escorra, passe por àgua fria e reserve. Entretanto coza os ovos e rale a cenoura. Num recipiente grande, junte o atum escorrido, o tomate em cubos, a alface em pedaços, as salsichas em rodelas e as delicias em fios. Descasque os ovos, reserve um para decorar e corte os outros dois em pedaços. Junte a massa, as azeitonas e os ovos aos restantes ingredientes. Envolva bem. Para o molho, junte o alho em rodelas com o iogurte, o azeite, o vinagre e um pouco de sal. Bata bem até estar completamente liquido e sem grumos de iogurte. Junte o molho, a gosto, à salada de massa e sirva decorado com os gomos de ovo e mais azeitonas.

terça-feira, 24 de julho de 2012

Ensopado de chocos


Um petisco delicioso, feito pelas mãos do M. A minha ajuda foi só a... provar.
Uma receita rápida e muito boa. Um petisco para saborear sem pressas nestas noites quentes de Verão. Uma maravilha!
Aqui fica a receita:


Ingredientes:

1 kg de chocos congelados
2 cebolas
2 dentes de alho
1 tomate maduro
azeite e sal a gosto
1 folha de louro
1 dl de vinho branco
1 malagueta seca
salsa picada q.b.
fatias de pão de centeio torradas



Preparação:

Lave os chocos para lhes retirar o gelo. Descasque as cebolas e os alhos e corte em rodelas, e leve-os ao lume com o azeite. Junte o louro e a malagueta e deixe refogar. Quando a cebola estiver a começar a dourar junte o tomate desfeito. Deixe ferver e junte os chocos e o vinho branco. Tempere de sal e deixe cozer cerca de 40 minutos, ou até os chocos ficarem macios.Torre as fatias de pão e coloque no recipiente de servir. Cubra o pão com os chocos e polvilhe de salsa picada.





E Bom Apetite!

sábado, 21 de julho de 2012

Delicia de pêssego

Aqui fica uma sugestão deliciosa para sobremesa do fim de semana. Gelatina, pessego e uma espécie de bavaroise.
Comi uma sobremesa parecida com esta há muito tempo, na casa de um familiar, ontem com gelatina de pêssego em casa aventurei-me. Tentei improvisar a receita conforme achei que seria confeccionada... acho que não me saí mal pois ficou linda e muito boa, mesmo!


Ingredientes:

2 pacotes gelatina de pêssego
1 lata de pêssego em metades
1 lata leite condensado magro
2 pacote de natas
2 folhas de gelatina

Preparação:

Prepare um pacote de gelatina conforme as instruções da embalagem. Deixe arrefecer um pouco e coloque na forma. Abra a lata de pêssego e coloque as metades, (com a parte do caroço viradas para cima) na forma da gelatina. Leve ao frio até solidificar. Coloque as folhas de gelatina a demolhar.
Entretanto, leve ao lume o liquido da lata do pêssego, e dissolva aí o outro pacote de gelatina. Junte as folhas que estiveram de molho, e mexa até dissolver. Bata as natas, até ficarem bem espessas, junte o leite condensado e bata mais um pouco. Adicione a mistura de gelatina e envolva bem. Quando a gelatina com os pêssegos estiver solidificada, deite na forma o creme de natas e leite condensado. Leve ao frio cerca de 3 horas. Para desenformar, passe a forma por àgua quente.

























E Bom Apetite!

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Bacalhau à Braga


Esta é uma receita tradicional, bem típica aqui da minha cidade. Uma receita deliciosa que bem merece ser lembrada e partilhada aqui. O molho de pimentos e cebola deixam o bacalhau com um sabor maravilhoso, e esta é uma receita bem fácil de fazer. Apesar das variações que cada um pode dar, a base da Bacalhau à Braga, é um bom bacalhau, pois faz toda a diferença no resultado final.
Faço assim:

Ingredientes:

4 postas ou lombos de bacalhau demolhado
3 cebolas
4 dentes de alho
1/2 pimento verde
1/2 pimento vermelho
2 folhas de louro
1 c. sopa de vinagre
1 tomate maduro
sal e azeite q.b.
pimenta moída na hora
batatas q.b.

Preparação:

Leve o bacalhau a cozer, quando a agua ferver, desligue o lume e deixe ficar o bacalhau  na àgua 5 minutos. Retire e seque-o com papel de cozinha. Leve uma sertã ao lume com bastante azeite, as folhas do louro e dois dentes de alho. Quando estiver bem quente coloque aí o bacalhau e deixe fritar. Retire para o recipiente de servir e reserve no forno, para manter quente.
Entretanto prepare a cebolada, corte as cebolas e os alhos em laminas e coloque na sertã onde fritou o bacalhau (retire os alhos e o louro). Junte os pimentos em tiras e o tomate em pedaços. Tempere de sal e pimenta, junte o vinagre e deixe cozinhar até a cebola estar cozida. Frite as batatas em rodelas grossas e coloque-as à volta do bacalhau. Cubra com a cebolada e sirva acompanhado de uma salada mista.
















E Bom Apetite!

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Salmão com molho de iogurte e mostarda

Salmão não é um peixe que eu adore, mas lá vou comendo. Este foi feito no forno, com um tempero simples,  pois como peixe gordo que é, já não precisa de ser muito condimentado.
O molho que fiz para acompanhar o salmão ajudou a "quebrar" a sua gordura. 
Uma experiência a repetir, sem duvida!
É esta a receita:


Ingredientes:

4 postas de salmão
sumo de 1 limão
tomilho fresco
2 dentes de alho
Sal e azeite q.b.
1 iogurte natural
1 c. chá de mostarda de Dijon
cebolinho picado


Preparação:

Ligue o forno a 180º. No recipiente de ir ao forno, coloque o salmão e tempere-o aí,  com os alhos e o tomilho picados, o sumo de limão, sal a gosto e apenas um fio de azeite. Envolva bem o peixe no tempero e leve a assar cerca de 30 minutos, em forno moderado. Vá vigiando para não secar. Entretanto prepare o molho.  Bata o iogurte com a mostarda, até estar bem emulsionado. Junte o cebolinho picado e... está pronto.
Sirva o peixe coberto com um pouco de molho, acompanhado de arroz branco, e salada.








E Bom Apetite!

terça-feira, 17 de julho de 2012

Sumo de ameixa com melão e laranja

Aqui fica mais uma versão de sumo de ameixa, desta vez com melão e laranja. Um sumo de frutas super vitaminado, para um pequeno almoço completo, acompanhado de um copo de leite, pão ou  cereais.
No dia dos meus anos chegou cá a casa um saco de ameixas caseiras que teria no mínimo uns 10kg. Ameixas brancas e vermelhas, docinhas e deliciosas, que me foram oferecidas pela minha amiga L. e que estão quase a acabar. As minhas filhas adoram, e eu também. Tem sido o meu lanche, bem fresquinhas nestes dias de calor.


Ingredientes:

2 ameixas
1 laranja
1 fatia de melão maduro
hortelã em folhas


Preparação:

Descasque as laranjas e  retire os caroços às ameixas. Corte o melão em pedaços e coloque tudo no copo liquidificador. Coloque o copo a trabalhar até estar bem triturado. Transfira para os copos e decore com folhas de hortelã.
E Bom Apetite!

domingo, 15 de julho de 2012

Trouxas de maçã e queijo de cabra

Uma entrada saborosa e rápida de fazer, mas que não foi muito do agrado das minhas filhas. O sabor forte do queijo de cabra não é algo que apreciem.
É uma sugestão deliciosa para quem gosta do contraste forte do queijo  e do doce da maçã.
È esta a receita:



Ingredientes:
(para 4)

8 folhas de massa brick
1 maçã
queijo de cabra
mel q.b.
manteiga q.b


Preparação:

Descasque a maçã e corte-a em fatias não muito finas. Leve-as ao lume com um pouco de manteiga até caramelizarem e ficarem douradas. Sobreponha as folhas de brick duas a duas e coloque no meio as fatias de macã. Cubra com uma rodela de queijo e um fio de mel. Feche e leve ao forno quente a 180º cerca de 15 minutos, ou até que estejam bem douradinhas. Acompanhe com uma salada.
E Bom Apetite!

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Empada de bacalhau e espinafres

Esta empada gigante foi feita para o nosso jantar, de há uns dias atrás.  Sem nada destinado para o jantar, com bacalhau no congelador e espinafres na horta, depressa decidi o que fazer. Bem, o jantar nesse dia demorou um pouco mais..., mas com as miúdas de férias, a pressa é relativa.
Uma empada deliciosa, que pode perfeitamente servir de entrada ou refeição ligeira, acompanhada de uma salada. A massa destas empadas é uma maravilha. Faz-se num instante e fica muito bem com outros recheios, por exemplo frango ou mariscos.
É esta a receita:

Ingredientes:

Massa de empadas:
125g de manteiga
250g de farinha
1 dl de àgua fria
1 pitada de sal

Recheio:
3 postas de bacalhau
2 cenouras
espinafres a gosto
1 cebola
2 dentes de alho
sal e azeite q.b.
noz moscada e pimenta q.b.
2 folhas de louro
1 c. sopa de maizena

Preparação:


Faça a massa. Leve a manteiga a derreter no microondas e deixe arrefecer um pouco. Misture todos os ingredientes no robot de cozinha e coloque-o a trabalhar, até que a massa se solte da taça. Retire e deixe repousar cerca de 30 minutos.
Para o recheio, pique a cebola e os alhos e leve a refogar com o azeite. Coza o bacalhau e faça-o em lascas. Reserve 1/2 chávena de àgua da cozedura. Junte o bacalhau ao refogado, o louro, a noz moscada ralada e deixe refogar um pouco, Junte as cenouras em fios e os espinafres em folhas. Envolva bem e tempere de sal e pimenta. Dissolva a farinha na àgua de cozer o bacalhau e envolva no recheio. Deixe cozer a farinha até o recheio engrossar um pouco. Rectifique os temperos. Estenda e forre uma forma de tartes com metade da massa. Coloque dentro o recheio e cubra com a massa restante. Dobre as bordas de modo a fechar bem. Pincele com uma gema batida, desfeita num pouquinho de àgua. Leve a forno quente cerca de 30 minutos (já sabe  que depende do forno).

 E Bom Apetite!

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Sumo de frutas revigorante




Não há nada melhor que um copo de sumo de frutas naturais bem fresquinho e delicioso. Este foi feito para o nosso lanche do fim de semana, mas é optimo para o pequeno almoço, para  começar bem o dia. Este sumo é uma autentica bomba de vitaminas!
Com a abundância de frutas nesta altura do ano, é fácil fazer sumos diferentes, misturar os ingredientes mais improváveis e obter resultados assim... deliciosos!
Fiz assim:

Ingredientes: 

2 laranjas
2 cenouras
3 ameixas
sumo de 1 lima
1 c. sopa de mel
1/2 c. café de gengibre em pó
gelo picado
hortelã em folhas

Preparação:

Descasque as laranjas e  as cenouras e corte em pedaços. Retire os caroços às ameixas. Coloque tudo no copo liquidificador, junte o sumo da lima, o gengibre e o mel. Adicione gelo picado e coloque o copo a trabalhar. Transfira para os copos, coloque mais gelo e decore com folhas de hortelã.
Sirva de imediato, pois os sumos naturais perdem nutrientes rapidamente.
 
E Bom Apetite!

terça-feira, 10 de julho de 2012

Frutos flambé com gelado de nata

Para terminar o desfile de receitas do meu aniversário, aqui fica a sobremesa. Fruta fresca flambé com  licor (podem usar aguardente velha) e acompanhada de uma bola de gelado de nata. Uma sobremesa rápida e muito apreciada por todos. É delicioso.
Fiz assim:

Ingredientes:

4 pêssegos 
1/4 de ananás ou abacaxi
3 ameixas vermelhas
2 astes de alecrim
3 c. sopa de açucar
1 cálice de licor/aguardente
1 limão

Preparação:

Corte os pêssegos e as ameixas ao meio e retire-lhes os caroço. Corte-os em gomos e o ananás em cubos. Coloque a fruta numa saladeira com o alecrim partido em bocados. Cubra com o açúcar e o sumo do limão. Deixe ficar assim 5 minutos. Coloque um wok no fogão e quando estiver bem quente coloque dentro a fruta. Deixe caramelizar um pouco e para finalizar regue com o licor e chegue-lhe fogo. Deixe queimar  todo o licor, retire do lume e sirva ainda quente acompanhado com uma bola de gelado.
E Bom Apetite!

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Espetadinhas Deliciosas





Aqui fica a entrada do meu Jantar de Aniversário. Feita pelo M., para mim...
Uma sugestão deliciosa, prática e económica. Ideal para os dias de Verão, pode servir como entrada ou como refeição ligeira.
O meu contributo foi unicamente na preparação da vinagreta de oregãos.
Só vos digo, uma maravilha, estava muito bom!
Não coloco quantidades, é conforme o nº de espetadas que queiram fazer:
O M. fez assim:

Ingredientes:

2 mozarellas frescas
presunto em fatias
tomatinhos cereja
folhas de rúcula
melão

Preparação:

Corte os queijos e o melão em cubos. Vá colocando nos espetos os vários ingredientes intercalando-os a seu gosto.
Coloque as espetadas no prato de servir e salpique com a vinagreta de oregãos

Vinagreta:

Junte a gosto, vinagre, um bom azeite e sal. Bata bem. Pique folhas de oregãos frescos e junte. Misture muito bem e deixe ficar para harmonizar os sabores.
























E Bom Apetite!

domingo, 8 de julho de 2012

Bolo Floresta Negra - O meu Bolo


Bem sei que me "pediram" para não publicar receitas doces..., que fazem mal à "linha", que ver estas "coisas" é uma tentação, que as faz correr para a cozinha... mas este não podia deixar de partilhar. 
Este é o meu bolo. O bolo do meu aniversário. Escolhido por mim e feito por mim. Porque mesmo no meu dia de anos não podia deixar de ir para a cozinha, fazer algo que me dá muito prazer. Cozinhar!
É esta a receita:

Ingredientes:

Bolo:
7 ovos
200g de açucar
150g de farinha
150g de chocolate de barra
2 c. sopa de manteiga
3 c. sopa de cacau em pó
1 pitada de sal fino

Recheio e cobertura:
2 pacotes de natas
4 folhas de gelatina
2 c. sopa de açucar
250g de cerejas
raspas de chocolate

Preparação:

Leve o chocolate a derreter em banho maria com a manteiga. Deixe arrefecer um pouco. Junte os ovos, o açúcar e o sal e bata com a batedeira cerca de 10 minutos. Adicione o cacau e a farinha e envolva devagar. Junte o chocolate derretido. Deite na forma, bem untada de manteiga e polvilhada de farinha e leve ao forno cerca de 25 minutos. Faça o teste do palito. Desenforme e deixe arrefecer. Entretanto prepare a cobertura. Coloque as folhas de gelatina de molho em àgua fria. Escorra a gelatina e leve-a ao microondas até derreter. Deixe arrefecer. Bata as natas com o açúcar até ficarem bem consistentes. Adicione a gelatina em fio e leve ao frigorífico até começar a solidificar. Corte o bolo ao meio e coloque uma das partes no prato de servir. Espalhe o creme de natas e por cima cerejas descaroçadas em pedaços. Coloque a outra camada de bolo e cubra com as natas. Polvilhe abundantemente com raspas de chocolate e decore com cerejas a gosto. Leve ao frigorífico até ao momento de servir.

E Bom apetite!

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Peitos de frango aromáticos



A carne de frango permite isto... invenções deliciosas! Refeições rápidas, saudáveis e económicas. Estes peitos de frango fugiram do tacho e saltaram para o tabuleiro do forno..., quiseram um banho de sabores. Só digo que o resultado é, uma carne macia, suculenta e muito saborosa. Muito bom!
Fiz assim:

Ingredientes:

3 peitos de frango
1 limão
2 dentes de alho
ervas aromáticas a gosto (usei tomilho e alecrim)
1 malagueta
1 c. sopa de mel
sal e azeite  q.b.


Preparação: 

Pique o tomilho e o alecrim. Raspe a casca do limão e retire-lhe o sumo. Envolva nas ervas picadas, juntamente  com o sal, o mel, os alhos picados e a  malagueta em pedaços.  Misture de modo a formar uma pasta e barre os peitos de frango. Coloque-os na assadeira e regue com o azeite. Juntei batatas com casca, em gomos.  Leve ao forno quente cerca de 45 minutos.
E Bom Apetite!

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Brownies de cerejas


Chocolate e cerejas... uma combinação deliciosa! Um verdadeiro pecado...uma tentação a que não é possível resistir. Se a esta combinação juntarmos amêndoas, então é perfeito mesmo.
Este brownie surgiu no final de um dia de trabalho.  A vontade de fazer um doce com chocolate foi mais forte que o cansaço, e aqui está o resultado. A receita foi inspirada numa revista "Continente Magazine", embora tenha sido só o ponto de partida, pois a receita final é bem diferente da publicada.
Fiz assim:


Ingredientes:

225g de chocolate negro
175g de manteiga
4 ovos
250g de açucar
200g de farinha
1 pitada de sal fino
3 c. sopa de licor beirão
80g de amêndoas em lascas
200g de cerejas pretas descaroçadas
açúcar em pó



Preparação:

Leve ao lume, em banho maria, o chocolate e a manteiga até derreter. Num recipiente junte o açúcar, os ovos e misture bem. Junte o chocolate derretido, a farinha, e o sal . Envolva bem todos os ingredientes e misture as cerejas cortadas em pedaços, as amêndoas e o licor. Unte um tabuleiro com manteiga e polvilhe-o com farinha. Deite dentro o preparado e leve a forno pré aquecido a 180º cerca de 40 minutos. Faça o teste do palito, mas o brownie deve ficar húmido por dentro. Desenforme, corte em fatias e deixe arrefecer. Depois de frio polvilhe com açúcar em pó.
 E Bom Apetite!

terça-feira, 3 de julho de 2012

Risotto de Camarão e Delicias do Mar



Voltou o bom tempo.
Voltou o risotto! Mais um de camarão... e desta vez com delicias do mar também. Cada vez mais sou fã deste arroz! Este ficou um verdadeiro espanto. Delicioso, saboroso e com um ligeiro toque picante...
Aqui fica a receita:


Ingredientes:

400g de arroz para risotto
300g de camarão cozido
12 delicias do mar
1 cebola
2 dentes de alho
1 tomate grande bem maduro
1 molhinho de salsa
pimento verde, amarelo e vermelho q.b.
1 malagueta inteira
azeite, sal e pimenta q.b.
1 c. sopa de manteiga
queijo parmesão ralado na hora
salsa picada

Preparação:

Descasque os camarões, deixando só um pouco da cauda. Reserve as cabeças. Para o caldo, leve uma panela ao lume com àgua, as cabeças do camarão, o sal, a malagueta partida, o molho de salsa e a pimenta. Deixa-se ferver e depois mantém-se quente.
Pica-se a cebola, os alhos e levam-se a refogar no azeite até começarem a ganhar um pouco de cor. Adiciona-se  o arroz e deixa-se fritar um pouco, até ficar translucido. Refresca-se com o vinho branco e deixa-se evaporar. Junta-se o tomate, picado e o pimento em tiras. vai-se juntando conchas de caldo, aos poucos e mexendo sempre o arroz. Quando se tiver evaporado o caldo, junta-se mais e assim sucessivamente. A meio da cozedura junta-se o camarão e envolve-se. Rectificam-se os temperos. Quando o arroz estiver  quase cozido, juntam-se as delicias cortadas em pedaços, a manteiga e o queijo ralado e envolve-se.  Deixa-se descansar por 2 minutos e está pronto a servir.
E Bom Apetite!

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Bolo Mármore de Dois Chocolates


Mais um bolinho feito a pensar nos gulosos por chocolate (eu...). É muito fácil de fazer, é fofinho, ...é muito bom. É uma receita do  Livro "Delicias de Chocolate", embora eu tenha feito algumas alterações. Vale bem a pena  fazê-lo. O toque do chocolate em creme no meio da massa tornam-no irresistível!
Eis a receita:

Ingredientes:

5 ovos
250g de chocolate negro
100g de chocolate branco
200g de manteiga derretida
1 c. café de baunilha em pó
175g de açucar
250g de farinha 
1/2 c. chá fermento em pó

Preparação:

Unte uma forma de bolo inglês e polvilhe-a com farinha. Pré aqueça o forno a 180º. Numa panela derreta o chocolate negro, em lume brando com 30g de manteiga (retire às 200g). Mistue bem até obter uma massa lisa e brilhante. Bata os ovos inteiros com o açúcar. Junte a restante manteiga derretida, a baunilha, a farinha e o fermento.  Bata bem e coloque metade da massa na forma. Por cima espalhe colheradas de chocolate derretido e com uma colher envolva na massa de baunilha. Termine com a restante massa e finalize com o chocolate derretido. Envolva para criar efeitos.  Pique o chocolate branco e coloque-o por cima da massa do bolo. Leve ao forno cerca de 35 minutos. Depende do forno, (faça sempre o teste do palito).
E Bom Apetite!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imprimir