Folar de Chaves


Esta receita é o resultado de alguma pesquisa por entre vários livros e revistas de culinaria tradicional portuguesa.
Diz-se que o verdadeiro Folar de Chaves se faz apenas com carne de porco e enchidos e não leva nunca carne de frango. A verdade é que encontrei algumas receitas com o dito frango mas resolvi seguir a que me parece ser a mais fiel à receita original, daquela zona do norte do País.
Para garantir a qualidade do Folar usei os melhores produtos da Primor Charcutaria. Tudo delicioso e de primeirissíma qualidade!
Mantenha as pequenas gorduras presentes pois vão ajudar a que o folar não fique seco. Outra das dicas é não deixar o folar cozer demais.
Espero que gostem!


Aqui está a receita:

Ingredientes:

1 Kg de farinha s/ fermento
130 gr de manteiga
42 gr de fermento de padeiro fresco
10 ovos caseiros
1,5dl de azeite 
1 colher de sopa de sal  
2dl de água morna
1 Salpicão Primor Charcutaria 
1 gema para pincelar




Preparação:

Coloque a farinha na taça da batedeira e misture-lhe o sal. Bata os ovos e junte à taça.
Dissolva o fermento na água morna e junte à farinha, enquanto vai batendo devagar. Adicione o azeite e a manteiga derretida e aumente para a velocidade média. Deixe a massa bater cerca de 10 minutos, até que se solte das paredes da taça. Se necessário e vir que está um pouco mole, junte um pouco de farinha. Tape o copo da batedeira com um pano e embrulhe numa toalha garnde. Deixe levedar em local sem correntes de ar durante 1h30m. Se estiver frio poderá deixar até 2h. A massa deverá aumantar bem de volume.
Parta as charcutarias em pedaços e reserve.
Polvilhe uma bancada com farinha e deite aí a massa depois de levedada. Esta quantidade dá para cerca de 3 folares do tamanho do da foto. Pode fazer só um mas atenção ao tempo de cozedura, será quase o dobro.
Divida a massa em 3 e estique cada um dos pedaços de massa dando-lhe uma forma redonda. Cubra a massa com as carnes, calcando-as ligeiramente e enrole de modo a ficar com a ponta da massa em cima. Ao cozer irá crescer e dar-lhe a forma tipica
Coloque os folares num tabuleiro com papel e deixe a massa levedar durante uma hora.
Pincele com a gema desfeita num pouco de água e leve ao forno pré-aquecido a 225 ºC durante cerca de 30 minutos. 
Deixe o folar arrefecer sobre uma rede, mas é bem verdade que este ainda o cortei meio quente, pois sabe bem ainda morninho.




E Bom Apetite!

Sem comentários

Enviar um comentário

Muito obrigada pela visita,

Voltem sempre!

Imprimir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...