Um brioche, ainda morninho, servido com manteiga ou compota e um cafézinho a acompanhar...
Não é preciso mais nada!
Eu adoro este tipo de bolo doce. Mesmo que passem uns dias sabe sempre bem, e se for uns minutos à torradeira é mesmo uma delicia.
A massa da receita rende dois brioches. Fiz uma entrançado e com recheio de amêndoa e o outro só com a massa simples em bolinhas.
Hoje mostro neste post, umas peças lindas que recebi da loja Cakus Ceramic.
A loja é uma perição! Para viciados em loiças como eu, é dificil lá ir e não querer trazer tudo!
A variedade de artigos é imensa e há sempre mais uma peça que queremos trazer aqui para casa.
Taça da Cakus Ceramic Aqui está a receita: Ingredientes: Massa: 5 ovos 250g de manteiga amolecida 100g de açúcar 1,5dl de leite 11g de fermento seco 1 pitada de sal Recheio de amêndoa: 2 dl de leite 100g de açúcar 1 c. de sopa de açúcar baunilhado 1 c. sopa de maizena 1 gema de ovo 100g de manteiga 125g de amêndoa moída |
Preparação:
Creme de Amêndoa:
Numa taça misture o açúcar, a gema, a maizena e o açúcar baunilhado. Leve o leite a ferver. Retire-o e deixe arrefecer um pouco. Deite o leite sobre a mistura e mexa bem. Coloque o preparado numa panela e leve ao lume, mexendo sempre até engrossar. Retire do lume e junte a manteiga em cubos.
Mexa até derreter e por fim envolva a amêndoa moída. Reserve até arrefecer.
Massa de Brioche:
Coloque a farinha na tigela da batedeira, junte o sal e o açúcar sobre a farinha e mexa. Depois adicione o fermento, o leite e os ovos e misture em velocidade lenta durante uns 5 minutos, só para misturar.
Aumente a velocidade e junte a manteiga, vá raspando as paredes da batedeira para juntar toda a massa.
Cubra a tigela com pelicula e leve ao frigorificode um dia para o outro ou pelo menos uma 8 horas, para que a massa ganhe consistencia para depois trabalhar.
Retire a massa do frigorifico e divida-a em dois. Fiz um com recheio e outro simples.
Para o brioche recheado, estenda a massa até obter um retangulo do tamanho da forma. Espalhe o creme por toda a superficie e nrole como se fosse uma torta. Depois divida a torta ao meio e entrance-a.
Coloque dentro da forma, untada com manteiga e leve a forno quente a 180º durante uns 25 minutos. O meu queimou um bocadinho.
Se necessário cubra com papel de alumínio até terminar de cozer.
Chávena e caneca da Cakus Ceramic. |
Chávena e caneca da Cakus Ceramic |
Ficou com um aspeto divinal.
ResponderEliminarBeijinhos,
Clarinha
https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.com/2024/02/trilogia-para-o-lanche-batido-de-banana.html