Coxas de Coelho à Francesa


A convite da ASPOC – Associação Portuguesa de Cunicultura, preparei uma receita com carne de Coelho.
Escolhi preparar as coxas, sendo esta uma receita com base na culinária Francesa e que já tinha provado há alguns anos pelas mãos de uma das minhas Tias que vive em França.
Para a preparar convenientemente foi pegar no telefone e ouvir de viva voz os melhores truques e dicas para preparar esta refeição deliciosa. Ainda recebi aqui em casa um 1 molhinho de cheiros feito pela tia, que entretanto está cá, para dar o sabor pretendido ao prato.
Espero sinceramente, que a minha tia aprove o resultado final! 
É costume acompanhar este coelho com batata cozida ou arroz branco. Optei pelo arroz por ser mais do agrado dos meus.
Para preparar este coelho é conveniente um bom tacho de ferro ou de fundo grosso.


Saiba um pouco mais sobre a Carne de Coelho:

"A ASPOC – Associação Portuguesa de Cunicultura lançou recentemente a segunda fase da campanha europeia de promoção ao consumo de carne de coelho. 
“O Segredo da Dieta Mediterrânea” é o mote desta campanha que, nos próximos três anos, vai ajudar a redescobrir um dos produtos mais emblemáticos da dieta tradicional mediterrânea, ao mesmo tempo que adverte para os seus benefícios nutricionais.  
Comparativamente com outras carnes brancas, a carne de coelho tem menos gordura e colesterol, contribuindo por isso para o bom funcionamento do sistema cardiovascular e a manutenção do peso corporal. A presença de minerais como potássio, fósforo, magnésio, zinco e ferro e de vitaminas do complexo B, aliadas à pouca quantidade de fibras de colagénio e de gordura, conferem a este alimento um estatuto ímpar em termos de facilidade de digestão, tornando-o por isso adequado para ser consumido por todas as faixas etárias.

Dez razões para consumir carne de coelho:

1. É uma carne magra com um reduzido teor de gordura;
2. Não contém ácido úrico, podendo ser uma alternativa saudável para quem tem necessidade de controlar esse elemento na sua alimentação; 
3. Contém uma importante quantidade de minerais como potássio, fósforo, magnésio, zinco e ferro; 
4. Contém várias vitaminas do complexo B – B1, B2, B3, B6 e B12; 
5. É fonte de proteínas de alto valor biológico, necessárias em diferentes fases da vida;
6. É de fácil digestão, devido à pouca quantidade de fibras de colagénio e de gordura; 
7.Tem um baixo teor de sódio; 
8. Apresenta um aporte energético muito equilibrado, de aproximadamente 117 kcal por cada 100 gramas; 
9. É versátil, podendo ser utilizada em inúmeras receitas, desde as mais tradicionais às mais inovadoras; 10. Contribui para um consumo sustentável, dado que os resíduos do seu processo produtivo são recicláveis. Comparativamente com outras carnes brancas, a carne de coelho tem menos gordura e colesterol, contribuindo por isso para o bom funcionamento do sistema cardiovascular e a manutenção do peso corporal. A presença de minerais como potássio, fósforo, magnésio, zinco e ferro e de vitaminas do complexo B, aliadas à pouca quantidade de fibras de colagénio e de gordura, conferem a este alimento um estatuto ímpar em termos de facilidade de digestão, tornando-o por isso adequado para ser consumido por todas as faixas etárias."

Mais informações e dicas em Carne de Coelho O Segredo





Aqui está a receita:

Ingredientes:

8 coxas de Carne de Coelho
10 chalotas
1 tomate grande bem maduro
1 molhinho de cheiros: louro, tomilho e salsa
azeite q.b.
2 c. sopa de manteiga
sal e pimenta de moinho
maizena q.b.
1 copo de vinho branco bom





Preparação:

Limpe bem as coxas de coelho, de modo a retirar algum pêlo indesejável. 
No fundo de um tacho de ferro coloque a manteiga e um fio generoso de azeite. Deixe aquecer bem e vá dourando as coxas de coelho, umas de cada vez. Vá virando bem para que fiquem douradas de modo uniforme, em lume médio alto mas sem as deixar queimar. Quando estiverem todas bem douradas, coloque-as  de novo no tacho e junte as chalotas. Vá virando a carne, junte o molho de cheiros e polvilhe com a maizena. Vá virando uns minutos e depois regue com o vinho branco. Junte o tomate e tempere de sal e pimenta.
Reduza o lume e cozinhe em fogo baixo, até o coelho estar tenro. Deverá ficar com uma boa quantidade de molho bem espesso para regar a carne ao servir. Se achar necessário engrossar use um pouco de maizena dissolvida num pouquinho de água.
Sirva bem quente e delicie-se.

E Bom Apetite!

1 comentário

  1. Que bom aspecto,….
    Passei para desejar um excelente fim-de-semana!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira

    ResponderEliminar

Muito obrigada pela visita,

Voltem sempre!

Imprimir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...