Arroz de Coelho da Avó Augusta

Receitas que nos levam de volta à nossa infância.
Que nos deixam nostálgicos e de lágrimas nos olhos. As lembranças boas também nos fazem chorar.
Aprendi muito com a minha Mãe e irmãs. Mas sei que a pessoa que mais me marcou e me ensinou mesmo muito foi a minha avó Augusta.
Nasci e cresci sempre ao pé dela. 
Os meus primeiros passos na cozinha foram com a minha avó Augusta. Os meus Pais tinham uma mercearia de aldeia e a minha mãe esteve sempre ao balcão. A Avó era quem nos iniciava nas lides domésticas.
Foi com a minha Avó paterna que aprendi a fazer pão, embora também o tenha feito com a minha Mãe.
Aprendi a preparar o forno para cozer o pão, para assar o cabrito, para cozer, ainda com o braseiro dentro as bicas feitas por ela para os netos que não saiam do pé dela.
Um destes dias vou deixar aqui a receita da broa de pão de milho, cuja massa a minha Avó também usava para fazer os bolos de toucinho e sardinhas. Que delicia! Sabiam tão bem!
A minha Avó não comia sangue de frango ou de coelho. Mas fazia o melhor Pica no Chão e Arroz de Coelho que já alguma vez comi! Fazia para nós e cozinhava outra comida para ela.
Mesmo não gostando fazia com o maior amor para os seus netos, que eram doidos por estes dois pratos.


Aqui está a receita:
Ingredientes:

Vinha de Alhos 

1 coelho caseiro 
2 dentes de alho
2 folhas de louro
sal q.b.
pimenta preta q.b.
2 copos de vinho branco bom

Refogado para o arroz de coelho:

2 cebolas 
1 dl de azeite
1 ramo de salsa
500g de arroz carolino
sangue do coelho c/ vinagre
Sal q.b.
Agua (4x o volume do arroz, ou mais para ficar bem solto)
1 limão



Preparação:

De véspera corte o coelho em pedaços e lave-o muito bem. Pique os alhos e espalhe sobre o coelho. Tempere de sal e pimenta preta, junte duas folhas de louro partidas e regue com o vinho branco. O coelho deve ficar bem coberto com o vinho. 
Pique as cebolas  e leve a refogar com o azeite. Quando a cebola estiver a ficar douradinha vá mexendo. Não a deixe queimar mas que fique bem escura para dar um bom refogado. junte água e deixe ferver. Vá juntando água conforme necessário até obter uma boa quantidade de calda.
Coloque o coelho, escorrido da marinada num tacho. Coe a calda do refogado e a vinha de alhos sobre o coelho e deixe ferver uns 40 minutos (o coelho caseiro é sempre mais rijo que o do talho).
Rectifique os temperos e junte a salsa.
Quando o coelho estiver cozido, retire algumas partes para servir à parte e deixe outras cozinhar com o arroz. Junte água suficiente e quando ferver junte o arroz.  Se necessário junte mais água ou calda.
Este arroz é habitualmente escurinho. Quando o arroz estiver praticamente cozido junte o sangue, passado num passador fino e se necessário retictique os temperos. 
Deixe ferver e junte o sumo de 1 limão. Sirva o arroz com bastante calda e o coelho que separou por cima mais uns raminhos de salsa fresca.


E Bom Apetite!

1 comentário

  1. Até fiquei a salivar.
    Deve ser uma delícia.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.com/2022/10/panquecas-de-maca.html

    ResponderEliminar

Muito obrigada pela visita,

Voltem sempre!

Imprimir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...