O meu primeiro Fraisier

O meu primeiro Fraisier.
Uma sobremesa linda, deliciosa e que fez as delicias de todos cá em casa. 
Foi a sobremesa escolhida para o almoço do dia da Mãe.
Já tinha em mente preparar este bolo que é simplesmente um maravilhoso bolo mousse de morangos. 
Resolvi fazer umas pequenas alterações e juntei ao creme do recheio o delicioso queijo quark Santiago
É uma sobremesa trabalhosa, com muitos passos e vários elementos a preparar, mas o resultado final compensa largamente o trabalho que dá!
Leve, fresco, tem na sua base e cobertura um bolo bem fofo encharcado numa calda deliciosa.
Com os morangos na sua época, bem docinhos e vermelhos, é esta a melhor altura para preparar deliciosos doces para alegrar os olhos e a boca de que os come.
Para a montagem  usei uma forma de Charlotte da Lékué da loja Ideias & Mimos. Muito útil e prática na execução desta receita.
A sobremesa perfeita para um dia especial


Aqui está a receita:


Ingredientes:

Bolo Genoise:

5 ovos
125g de açúcar
100g de farinha


Calda para o bolo:

2dl de àgua
100g de açucar
sumo de 1 limão

Recheio:

1/2 l de leite
125g de açúcar
raspas de 1 vagem de baunilha
4 gemas
75g de maizena


Cobertura de gelatina:

300g de morangos
150g de açúcar
sumo de 1 limão
2dl de água
3 folhas de gelatina
500g de morangos para a base do Fraisier







Preparação:

Genoise:

No copo da batedeira coloque o açúcar e os ovos. Bata durante uns 10 minutos até obter uma massa fofa e com o dobro do volume. Junte a farinha peneirada e envolva levemente sem bater.
Coloque a massa numa forma redonda  de 22 cm bem untada com manteiga e polvilhada de farinha.
Coza a massa durante 10 minutos. Retire do forno e deixe arrefecer um pouco dentro da forma e depois desenforme sobre uma rede.
Depois de frio corte o bolo em dois discos e reserve.


Calda:

Leve os ingredientes da calda a ferver durante uns 5 minutos. Retire e deixe arrefecer.


Recheio:

Leve o leite a ferver com a vagem de baunilha. Bata as gemas com o açúcar  muito bem. Junte a maisena e misture bem. Misture lentamente o leite quente nas mistura de gemas e envolva bem. Leve a mistura ao lume médio e mexa até engrossar bem. Retire a mistura do lume e coloque-a numa taça. Tape com película aderente e leve ao frio.
Quando a mistura estiver fria coloque-a na taça da batedeira, junte as 2 embalagens de queijo quark Santiago e bata bem. Reserve no  frio.


Cobertura:


Corte os morangos em pedacinhos. Junte o açúcar, a água e o sumo do limão. leve ao lume e deixe ferver durante uns 15 minutos. Se necessário junte um pouco mais de água. 
Triture a compota com a varinha mágica e coe a mistura num passador de rede fina. 
Pode usar a polpa de morangos escorrida para rechear bolos. 
Coloque  a calda coada num tacho e reserve. Depois de o bolo estar no frio durante umas horas, hidrate as folhas de gelatina em água fria durante 5 minutos. Junte a gelatina escorrida à calda quente. Mexa para dissolver e reserve no frio até arrefecer.





Montagem:

Para a montagem do Fraisier usei uma forma de Charlotte da Lékué da loja Ideias & Mimos. Tem cerca de 20 cm de diâmetro.
Corte os discos de pão de ló um pouco mais pequenos que a largura da forma.  Os meus ficaram um pouco grandes e não consegui tapá-los completamente. Erro de principiante mas na próxima ficará melhor. 
No fundo da forma coloque o disco de pão de ló. Com um pincel largo, pincele o disco de bolo. Escolha os morangos mais ou menos do mesmo tamanho. Corte-os ao meio e coloque-os na forma, com a parte cortada virada para fora.
Adicione uma camada de creme e por cima espelhe alguns morangos cortados em pedacinhos. Cobra com um pouco mais de creme. Pincele o outro disco de bolo com a calda e coloque por cima pressionando. 
Termine com o creme restante e leve ao frio de preferência de um dia para o outro.
Termine a gelatina e quando estiver fria mas sem que espesse, espalhe-a sobre o fraisier de modo uniforme. Leve ao frio até prender e sirva bem fresco.



E Bom Apetite!

Sem comentários

Publicar um comentário

Muito obrigada pela visita,

Voltem sempre!

Imprimir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...