Arepas Recheadas com Atum

Arepas. Já conhecem?
A primeira vez que comi esta espécie de pão achatado pela mão da minha sobrinha Susana fiquei agradavelmente surpreendida.
É uma receita com origens nos países da América do Sul, em particular na Venezuela, país de onde vieram os seus avós. Entretanto pedi-lhe a receita e fui fazendo experiências. Já as recheei com frango (é como gosto mais) com carnes de vaca, queijo e fiambre ou então com atum. Como vos mostro hoje.
É um petisco óptimo para um lanche com família e amigos, ou para aqueles jantares de petiscos nas noites de Verão.



Fiquem a saber um pouco mais sobre a história destes pães tão diferentes:
"A arepa é um prato de massa de pão feito com milho moído ou com farinha de milho pré-cozido nas culinárias populares e tradicionais da VenezuelaColômbia e Panamá (onde é conhecido como tortilla e changa). É um dos pratos tradicionais e emblemáticos da Venezuela e Colômbia.
A arepa era preparada e consumida pelos ameríndios do atual território da Venezuela, Colômbia e Panamá antes da chegada dos espanhóis; hoje é considerada um ícone gastronômico da Venezuela e Colômbia, e uma herança comum compartilhada por essas nações.
É comido diariamente nesses países e pode ser servido com acompanhamentos como queijo, cuajada (leite fermentado), várias carnes, frango, abacate e diablito. Também pode ser dividido para fazer sanduíches. Tamanhos, tipos de milho e ingredientes adicionados variam sua preparação. Arepas também podem ser encontrados nas Ilhas Canárias . [ É semelhante em forma à gorditamexicana e à pupusa salvadorenha ."
Fonte:Wikipédia

Aqui está a receita:

Ingredientes:
(serve 10 arepas)

Massa das arepas:

2 chávenas de farinha Pan
2+ ½ chávenas de água quente
1 pitada de sal e pimenta
2 c. de sopa de azeite


Recheio:

tiras de pimento de cores
azeite
1 cebola
1 tomate maduro
2 dentes de alho
1/2 malagueta fresca
sal e pimenta de moinho
salsa picada

Preparação:


Numa tigela coloque a farinha, o azeite, o sal e a pimenta. Adicione a água e com as mãos amasse até formar uma bola. Reserve até arrefecer
Refogue a cebola e os alhos com um pouco de azeite. Junte os pimentos e deixe cozinhar um pouco mais. Pique o tomate e junte-o ao refogado.  
Adicione o atum escorrido, a malagueta picadinha e tempere o sal e pimenta de moinho.
Por fim envolva um molhinho de salsa picadinha.
Molde bolinhas de massa, achate-as de modo a ficarem do tamanho da palma da mão e leve-as a fritar em óleo bem quente até dourar.

Retire e deixe escorrer sobre papel absorvente. Abra as arepas, recheie-as com o preparado de atum e sirva.


E Bom Apetite!

Sem comentários

Enviar um comentário

Muito obrigada pela visita,

Voltem sempre!

Imprimir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...