Bolo de Baunilha e Ovos Moles

 Mais um bolo, o bolo de aniversário da minha filha mais nova.
12 anos, está a crescer a minha menina! Está a transformar-se numa pequena mulher. Ou adolescente, digo eu, pois ela insiste em dizer que já não é nenhuma criança!
A receita de hoje é um bolo simples de massa de baunilha,  recheado com doce de frutos vermelhos. Para cobertura escolhi ovos moles e fios de ovos e terminei com frutos vermelhos. Uma massa leve e fofa.
Por aqui continuamos de férias e a aproveitar a 100% os últimos dias. Na próxima quinta já estou de volta ao trabalho. Às corridas habituais e ao stress de sempre.
Mas entretanto, e  até lá vamos aproveitar!







Aqui está a receita:

Ingredientes:

Bolo:

6 ovos
250g de açúcar
250g de farinha
1c. chá de essência de baunilha
1 c. chá de fermento


Recheio e Decoração:
Doce de frutos vermelhos q.b
Fios de ovos de compra q.b.
Frutos vermelhos a gosto
1 massa folhada 


Cobertura Ovos Moles:
6 gemas
100g de açúcar
10 colheres de sopa de água











Preparação:

Desenrole a massa folhada e pique-a com um garfo. Leve-a a cozer durante 10 a 15 minutos, deverá ficar douradinha e sem queimar. Retire do forno e deixe arrefecer.
Depois de fria, desfaça a massa folhada até ficar com lascas pequenas, quase migalhas. Se não usar tudo pode guardar numa caixa e usar noutras utilizações.

Ovos Moles:


Leve ao lume um tacho com o açúcar e a água e deixe ferver até obter uma calda leve. Retire e deixe arrefecer um pouco. bata as gemas bem batidas e adicione-as à calda. Leve de novo ao lume até engrossar. Retire e deixe arrefecer.

Bolo:

No copo da batedeira coloque os ovos e o açúcar. Bata na velocidade máxima durante pelo menos 10 minutos. A mistura deverá ficar leve, fofa e deverá ter triplicado o seu volume.
Envolva lentamente a farinha peneirada com o fermento e a essência de baunilha. Coloque a massa em duas formas de 20cm, devidamente untadas e polvilhadas de farinha.
Leve a forno pré aquecido a 180º durante cerca de 25/30 minutos. Faça o teste do palito e retire os bolos do forno. Deixe-os arrefecer um pouco e desenforme-os sobre uma rede.
Depois de frios divida cada um deles ao meio, para ficar com 4 rodelas.
Coloque uma das partes de bolo no prato de servir e barre com o doce de frutos vermelhos.Coloque a segunda rodela e cubra com ovos moles. Sobre a terceira barre o doce de frutos novamente.
Coloque a 4 parte do bolo e barre-o todo com os ovos moles e polvilhe a toda a volta com as migalhas de massa folhada.
Termine em cima com os fios de ovos e com os frutos vermelhos.




E Bom Apetite!

1 comentário

Muito obrigada pela visita,

Voltem sempre!

Imprimir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...