Como deixar as Fotografias de Comida mais Interessantes e Apetitosas

Para além da cozinha, tenho uma nova paixão: a fotografia. E o melhor é que consigo aliar a cozinha a este meu novo amor, fotografando os meus pratos, tanto para divulgar aqui no blogue, como também para ficarem como recordação. Admito que, quando invento novos pratos e eles me saem mesmo bem, sinto-me tão orgulhosa que faço logo uma pequena sessão fotográfica, só mesmo para que o feito fique registado para a posteridade!

Apesar de já andar nisto há algum tempo, o que tenho vindo a notar é que nem sempre é fácil ficar com fotografias magníficas. Ou seja, fotografar os pratos é fácil, mas eles nem sempre ficam visualmente “apetitosos” nas imagens. Por isso, estive a pesquisar e encontrei alguns truques para deixar as fotografias de comida bem mais interessantes e apetecíveis.


Venham também aprender comigo!



Brincar com os alimentos









Quem nunca brincou com os alimentos para incentivar os filhos a comer fruta, legumes ou outros pratos saudáveis que eles rejeitavam com as birras? 
Pois é, sem dúvida que brincar com os alimentos, transformando-os em imagens de animais ou de objectos, dão umas fotografias maravilhosas e muito engraçadas. E ficam tão visualmente apetitosas que até dá pena comer!




Empratar de forma elegante e criativa







 
O mesmo acontece quando preparamos pratos mais criativos e empratamos a confecção de forma original, mesmo que não se pareça com nada em particular. A disposição dos alimentos de forma mais cuidada, sem ser necessariamente engraçada, faz também com que as fotografias fiquem deslumbrantes e muito apelativas. No fundo, também é preciso saber empratar!




Colocar algo em evidência







Outra ideia para que as fotografias de comida nos deixem com “água na boca” é realçar um pormenor, por exemplo, um ingrediente, um pedaço de comida captado num talher, ou mesmo um alimento colocado em destaque, com o desfoque para tudo o resto. É verdade que esta última ideia é feita através de uma edição da imagem, mas não deixa de ser válida!



Fotografar um prato com bonitos detalhes em redor












Por último, fotografar um prato numa mesa coberta por uma linda toalha ou sobre uma superfície diferente do comum é uma das opções mais usadas por quem já costuma fotografar comida para colocar, por exemplo, nas redes sociais. Aliado a isso, também é costume colocar o prato ao lado de uma garrafa ou copo de vinho, de um galheteiro bonito, de uns talheres elegantes ou ao lado de outros objectos que despertem os nossos sentidos.

Eu acredito que usar estes truques é importante para destacar ainda mais a beleza dos alimentos, no entanto, dedicarmo-nos a este tipo de fotografias não faz sentido, se não mostrarmos também que eles foram cozinhados com todo o amor e carinho!


Fonte das imagens: Pinterest




2 comentários

  1. Óptimas sugestões!!
    Eu bem gostava de conseguir tirar umas fotos mais bonitas, mas não sou muito criativa. =/
    Bjs
    Vânia
    http://colherdepausaltoalto.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Que linda reportagem,...no entanto,...acho que no dia-a-dia,....é muito difícil dizer à família para esperar para tirarmos foto,....falo por experiência própria :)
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar

Muito obrigada pela visita,

Voltem sempre!

Imprimir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...