terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Dourada no Forno com Limão e Tomilho

Há quem se queixe que os filhos pequenos não gostam de peixe, as minhas filhas adoram! E embora já não sejam assim tão "pequenas" são elas que por vezes pedem peixe, principalmente este.
A Dourada é um peixe económico, de lascas branquinhas, tem pouca espinha, muito saboroso e fica uma delicia em assados no forno.
Este fiz assim:


Ingredientes:

4 douradas médias
2 cebolas
3 dentes de alho
azeite e sal q.b.
1 limão
5 astes de tomilho
1dl de vinho branco

Preparação:

Ligue o forno a 200º. Limpe e seque o peixe com papel de cozinha e dê-lhe um corte na diagonal ao de leve  (depois de devidamente limpo e arranjado). Leve ao lume um tacho com a cebola às rodelas e os alhos em laminas. Deixe cozer até a cebola ficar mole. Dentro das aberturas do peixe coloque uma aste de tomilho e um gomo do limão. Tansfira a cebola para o pirex e sobreponha o peixe. Tempere de sal e regue com mais um pouco de azeite. Desfaça o restante tomilho e polvilhe. Leve ao forno cerca de 30 minutos. A meio da assadura borrife com um pouquinho de vinho branco e deixe terminar de assar.
Acompanhe com batatinhas salteadas e broculos cozidos.
E Bom Apetite!

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Queques de Noz



O  fim de semana passou a correr. Hoje já começa a correria diária.  Durante o fim de semana fiz estes queques de noz, já a pensar nos lanches para a escola. Estes queques são muito fofinhos e bem acondicionados numa caixinha duram muitos dias ( se não forem comidos antes!).
É esta a receita:


Ingredientes:

150g de farinha
100g de açucar
100g de manteiga
2 ovos
raspa de 1 limão
50ml de leite
1 c. sobremesa de fermento
100g miolo de noz + alguns bocados para decorar


Preparação:

Ligue o forno a 180º. Bata a manteiga com o açucar até ficar com uma consistência cremosa. Junte a raspa do limão. Adicione os ovos, um de cada vez, batendo entre cada adição. Junte o leite e mexa bem.
Triture as nozes e envolva. Misture o fermento na farinha, e junte à massa.
Unte forminhas de queques (eu usei forma de silicone) com manteiga e polvilhe de farinha. encha até 3/4 com a massa. Coloque por cima bocadinhos de nozes. Leve a forno cerca de 20 minutos. Desenforme só depois de mornos e polvilhe de açucar em pó.
E Bom Apetite!

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Frango com Fruta

Mais uma receita de frango! Mais uma maneira de fazer uma refeição rápida, saúdavel e económica. É o chamado 3 em 1!
Este frango foi a receita  que eu e a filha mais nova fizemos, no ano de 2009, para um projecto educativo do colégio.
O objectivo principal era incentivar e ensinar as crianças a comer fruta.
Para a minha filha foi uma maravilha, pois desde pequenina que adora toda a variedade de frutas.
Todas as crianças, em conjunto com os Pais colaboraram, e foi elaborado um livro de receitas onde está tudo documentado.
É esta a receita:
Ingredientes:

2 peitos de frango
azeite q.b.
1 cebola
100 g cogumelos
1 pêra
1 maçã
1 laranja
1 dl de vinho branco
4 c. sopa de natas
sal q.b.
salsa picada q.b.


Preparação:

Corte o peito de frango em pedaços, tempere com sal e envolva. Cozinhe-os no azeite, em lume brando.
Retire o frango e leve a cebola picada a alourar e depois junte os cogumelos.
Deixe passar una minutos e acrescente a pêra e a maçã previamente cortadas em fatias.
Corrija os temperos e regue com o vinho branco. Junte as natas e o sumo da laranja. Acrescente o frango e envolva. Polvilhe com salsa picada e sirva com arroz branco.
E Bom Apetite!

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Carne de Porco à Alentejana

O Jantar de ontem foi esta receita (que finalmente foi fotografada em condiçoes!), e acho que estava uma delicia!
Todos gostaram e repetiram. (Como tinha visitas as quantidades são para 6).
Acompanhei com arroz branco e uma saladinha de tomate. 
É esta a receita:

Ingredientes:

800g de carne de porco eu cubos
4 dentes de alho
1 c. chá de colorau
2 folhas de louro
sal e pimenta q.b.
vinho branco q.b.
500g amêijoas
4 batatas grandes em cubos

Preparação:

De véspera, tempere a carne com os alhos, o louro, o colorau, o sal e a pimenta. Regue com o vinho branco e guarde no frigorifico.
No dia seguinte leve um tacho ao lume com o azeite e aloure a carne.  Regue com a marinada e deixe cozinhar até a carne ficar tenra. Rectifique os temperos se necessário.
Entretanto frite as batatas e reserve. Lave bem as amêijoas para retirar toda a areia e junte à carne. Tape o tacho para as amêijoas abrirem. Junte as batatas e envolva bem. Sirva decorado com gomos de limão e salsa picada.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Tarte de Côco

Esta tarte é optima para os apreciadores de côco. Fica muito parecida com aquelas pequenas miniaturas que se fazem em caixinhas de papel frizado. O limão corta o açucar e dá-lhe um sabor muito bom, além disso é super rápida de fazer.
Eis a receita:

Ingredientes:

200g de côco
5 ovos
50g margarina
150g de açucar
raspa e sumo de 1 limão
1 c. café de fermento
1 massa quebrada

 
Preparação:

Unte uma tarteira e forre-a com o papel da massa. Volte a untar e sobreponha a massa. Pressione bem para aderir. Reserve. Numa tigela misture o côco, o açucar, a raspa e o sumo do limão, a  margarina amolecida e o fermento. Mexa bem e de seguida junte os ovos um a um batendo sempre. Deite sobre a massa e leve ao forno quente cerca de 15/20 minutos. Não deixe cozer demasiado para não secar. Desenforme depois de fria.
E Bom Apetite!

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Bolonhesa Rápida

Mais uma massa que saíu desta cozinha!
Desta vez foi uma bolonhesa que se fez em menos de 1 hora,  desde o fazer o molho até estar no prato. Não gosto de molhos prontos a usar. Para fazer esta massa a 100% não há nada com um bom molho de tomate caseiro. O sabor é bem diferente e vale bem o trabalho.
É esta a receita:


Ingredientes:

400g esparguete
400g de carne picada
3 tomates maduros         
2 cebolas
3 dentes de alho
azeite e sal q.b.
1 c. chá de açucar
1 folha de louro
vinho branco q.b.
oregãos secos a gosto
salsa picada
queijo mozarella ralado

Preparação:

Pique as cebolas e os alhos e leve a refogar no azeite. Triture os tomates na picadora e quando a cebola estiver a começar a dourar junte ao refogado. Refresque com o vinho branco a gosto, junte o sal, o louro os oregãos e deixe ferver cinco minutos. Por fim adicione o açucar (o açucar vai retirar a acidez propria do tomate ao molho). Junte a carne picada e deixe cozer lentamente. Entretanto coza o esparguete em àgua temperada de sal e um fio de azeite até ficar "al dente" e escorra. Rectifique os temperos do molho. Sirva o esparguete com a bolonhesa por cima (ou envolva na massa), polvilhe com queijo mozarella ralado e a salsa picada.
E Bom Apetite!

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Tarte de Chocolate Negro e Cacau


Esta Tarte é perfeita para os verdadeiros apreciadores de chocolate negro (do género do sobrinho mais velho!). Eu confesso que também sou fã de chocolate, e quando tem cacau à mistura... é uma perdição.
Saborosa e nada doce, o seu aroma a sair do forno é irresistivel! Vale mesmo a pena fazê-la.
É esta a receita:


Ingredientes:

200g chocolate negro a 70% de cacau
1 pacote de natas magras
6 colheres de sopa de leite
2 ovos batidos
1 massa quebrada fresca de compra
cacau em pó
frutos vermelhos a gosto


Preparação:

Aqueça o forno a 180º. Unte uma tarteira com manteiga e forre com o papel de enrolar a massa quebrada. Volte a untar, coloque a massa pressionando para aderir e reserve. Parta o chocolate em pedaços pequenos e junte-lhe o leite e as natas. Leve a derreter em banho maria e misture bem até amaciar a mistura.
Retire do lume e adicione os ovos bem batidos mexendo sempre.
Deite o recheio por cima da massa e leve ao forno cerca de 20/25 minutos. Retire do forno, deixe arrefecer e polvilhe com o cacau. Decore a gosto com frutos vermelhos. Pode acompanhar com uma bola de gelado de baunilha.
 E Bom Apetite!

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Macarrão com Salsichas Frescas

 As massas são dos pratos que mais faço cá em casa e são muitas vezes o nosso jantar. São rápidas de fazer, ficam bem com carne. peixe, marisco ou simplesmente com um bom molho. Esta foi feita, como eu costumo dizer, "às três pancadas"  para um almoço em dia de semana.  Saíu às mil maravilhas, uma delicia e foi muito apreciada por todos, especialmente pelas minhas filhas!
É esta a receita:

Ingredientes:

400g macarrão
4 salsichas frescas de perú
100g bacon em cubinhos
150g cogumelos frescos
6 tomatinhos chucha
10 azeitonas pretas descaroçadas
1/2 pacote de natas
azeite, pimenta e sal q.b.
oregãos secos a gosto
queijo mozarela ralado a gosto


Preparação:

Coza a massa em àgua e sal até ficar "al dente". Entretanto corte as salsichas em pedaços e leve a saltear. Junte o bacon e os cogumelos e deixe dourar. Corte os tomatinhos ao meio e junte. Tempere de sal, pimenta de moinho e oregãos, envolva bem e deixe cozinhar 5 minutos. Por fim junte as natas e as azeitonas em rodelas. Adicione a massa, mexa,  polvilhe com o queijo e sirva de imediato.
E Bom Apetite!

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Tarte de Maçã

Receitas de tarte de maçã, já fiz muitas. Esta é deliciosa, pouco doce e muito suave, não é uma daquelas tartes  "massudas". Foi feita para um lanche cá em casa com familiares.  E foi muito apreciada!
É esta a receita:


Ingredientes:

1 massa folhada de compra
3 maçãs
100g de açucar
5 ovos
1 pacote de natas magras
1 iogurte natural
canela em pó a gosto


Preparação:

Unte uma forma de tartes com manteiga e forre-a com o papel da massa folhada. Volte a untar e coloque a massa, pressionando para aderir bem à forma.
Descasque as maçãs e coloque-as em gomos em cima da massa. Bata os ovos com o açucar, junte o iogurte e as natas bem batidas. Envolva bem e coloque por cima das maçãs. Polvilhe com a canela em pó.
Leve ao forno a 200º cerca de 30 minutos.
E Bom Apetite!

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Cupcakes de Baunilha com cobertura de Chocolate

Uma das minhas primeiras experiencias com cupcakes foram estes de Baunilha e cobertura de Chocolate. Estão fotografados à meses, à espera do nascimento do Blog! 
São uma maravilha, fofinhos, parece que se derretem na boca... uma doçura. As filhas adoraram!  Esta receita é de uma "Continente Magazine" do ano passado. Alterei a cobertura (era com chantili) e acho que ficaram bem melhores!
É esta a receita:

Ingredientes:

125g de açucar
125g de manteiga amolecida
2 ovos
1/2 colher de chá de essência de baunilha
125 de farinha
6 c. sopa de leite
1 c. chá de fermento em pó


Cobertura:

150g de queijo creme
50g de açúcar em pó
50g da manteiga à temperatura ambiente
150g de chocolate de barra

Preparação:

Numa taça junte a manteiga com o açucar e bata até obter uma mistura cremosa. Acrescente os ovos um a um. Junte a farinha peneirada com o fermento e bata bem. Por ultimo adicione o leite e a baunilha.
Aqueça o forno a 180º. Forre as formas de aluminio com as forminhas de papel e encha até 2/3. Leve ao forno cerca de 15/20 minutos.
Retire do forno e deixe arrefecer.
Para a cobertura derreta o chocolate em banho maria. Junte-lhe o açucar e a manteiga. Deixe arrefecer um pouco e  adicione o queijo creme. Bata bem e leve ao frigirifico.
Depois de frios cubra os cupcakes com a cobertura de chocolate. Decore a gosto e delicie-se.
 E Bom Apetite!

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Peito de Frango com Amêndoas

A primeira receita a publicar esta semana foi feita com um dos ingredientes que tenho quase sempre no meu frigorifico - frango! Cá em casa comemos muito à base de carnes brancas. São mais saudáveis, e podem ser utilizadas de mil e uma maneiras.
Este frango com amendoas é delicioso, é optimo para acompanhar com um arroz branco ou com uma massa.
É uma refeição que se prepara num instante, ideal para refeição rápida para o jantar!
É esta a receita:

Ingredientes:

2 peitos de frango
100g miolo de amêndoa
150g de cogumelos
100g de bacon
azeite, sal e pimenta q.b.
1 malagueta
oregãos secos a gosto
2dl vinho branco
3 c. sopa de natas

Preparação:

Corte os peitos de frango em tiras e tempere de sal e pimenta. Leve ao lume um tacho com o azeite e junte a carne. Deixe-a corar um pouco e junte o bacon em bocadinhos e o miolo da amêndoa. Junte depois os cogumelos em fatias, os oregãos e a malagueta. Deixe fritar um pouco e refresque com o vinho.
Tape e deixe cozinhar por 5 minutos. Retifique os temperos e junte as natas. Servi acompanhado de arroz branco e tomatinhos cherry (ou cereja!)
E Bom Apetite!

sábado, 14 de janeiro de 2012

Desafio do Blog Cinco Quartos de Laranja - RAR Açucar

Ontem, quando cheguei a casa do trabalho tinha uma embalagem à minha espera.
E aqui está a minha caixinha!
Com a minha participação no Desafio do Blog Cinco Quartos de Laranja, fui contemplada com esta caixa de bolachas que é um verdadeiro miminho! Dentro da caixa, a completar o presente, estava 1 embalagem de 500g de açucar em cristais e 1kg de açucar branco.
O açucar em cristais é indicado para adoçar café, chá ou outras bebidas. Já estou a pensar, ou melhor, a "magicar" em que receita vou usá-lo! O açucar branco vai servir para fazer bolachinhas para a nova caixa!

Desde já agradeço à RAR, e um agradecimento muito especial à Laranjinha pelo Desafio.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Compota de Abóbora com Noz

Esta compota é uma delicia. Nesta receita juntei nozes (adoro frutos secos), mas também fica bem com amêndoas. É optima para as filhas no pãozinho do lanche da escola, para comer com requeijão à sobremesa ou para rechear bolos ou tortas. A abóbora foi oferta da L. e pesava seguramente mais de 10kg. Deu para fazer a compota e o resto está congelada para ser utilizada em sopas ou em mais doces. Aqui estão as fotos dos frasquinhos que fiz para oferecer no Natal.
É esta a receita:


Ingredientes:

3kg de abóbora limpa em cubinhos
2,5kg de açucar
4 paus de canela
1 limão
1 laranja
150g de nozes em bocadinhos


Preparação:

Coloca-se a abóbora em cubos num tacho. Junta-se o açucar, os paus de canela, a casca do limão e vai ao lume até a abóbora estar bem cozida e a começar a desfazer-se. Retira-se a canela e a casca  do limão e passa-se com a varinha mágica. Volta-se a colocar a canela, o sumo da laranja e do limão. Deixa-se cozer, (vai-se mexendo sempre para não pegar ao fundo do tacho) até o doce estar no ponto. Junte as nozes e deixe cozer mais 10 minutos. Coloque um bocado de doce num prato, se passar com o dedo no doce e ele não se juntar está no ponto. Ferva os frascos para esterilizar e coloque o doce acabado de fazer nos frascos quentes. Tape os frascos e vire-os de cabeça para baixo, para criar vácuo. Deixe ficar até arrefecer.
E Bom Apetite!

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Folhado de Cogumelos com Queijo e Fiambre

Este folhado pode ser adaptado e feito com outros ingredientes. Neste coloquei cogumelos frescos, queijo e fiambre, mas pode-se fazer com bacon ou chouriço. É super facil de fazer. Serve como entrada, lanche ou até de refeição rápida e leve, e faz-se num instante. É perfeito para quando nos chegam visitas a casa de surpresa.
Este foi feito para entrada do aniversário da minha sobrinha L. e soube muito bem.
É esta a receita:


Ingredientes:

1 massa folhada de compra rectangular (Lidl)
150g de cogumelos frescos em fatias
100g de queijo de barrra
100g de fiambre
oregãos secos a gosto
1 gema


Preparação:

Abre-se a massa e estende-se em cima do papel onde vinha. Por cima colocam-se as fatias de queijo e de fiambre. Lavam-se os cogumelos e secam-se com papel de cozinha. Cortam-se em fatias finas põe-se por cima. polvilha-se com oregãos a gosto.
Enrola-se como se fosse uma torta e pincela-se com a gema bem desfeita num bocadinho de àgua.
Vai a forno quente, 200º cerca de 20 minutos.
Acompanha-se com uma salada ou legumes cozidos.
E Bom Apetite!

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Arroz de Pato

Há muitas maneiras de fazer arroz de Pato. O meu é feito de maneira bem simples e faço-o assim desde sempre. Este não leva corantes nem açafrão para lhe dar cor, e sem querer ser pretensiosa, acho que é dos melhores que já comi!
A Receita é esta:

Ingredientes:

1 Pato
1 kg de arroz vaporizado
2 cebolas + 2 para o refogado
2 dentes de alho
oregãos secos a gosto
5 cravinhos
1 raminho de salsa
2 folhas louro
sal  e pimenta q.b.
2,5dl de vinho branco
azeite q.b.
fatias de bacon e chouriço bom
1 gema

Preparação:

Limpa-se o pato. Retira-se a gordura e a pele (deixa-se ficar nas coxas e asas  para dar gordura para o arroz).
Leva-se um tacho ao lume com o vinho, as cebolas em lâminas, os restantes temperos e introduz-se o pato. Adiciona-se àgua até o cobrir e leva-se a cozer até a carne se soltar dos ossos. Retira-se o pato, deixa-se arrefecer e desfia-se a carne.  Reserva-se. Coa-se o caldo da cozedura.
Entretanto faz-se um refogado com as restantes cebolas e os alhos, muito bem picadinhos. Deixa-se refogar até a cebola começar a ganhar uma cor douradinha, mas com cuidado para não queimar. Acrescenta-se um pouquinho de caldo de cozer o pato, deixa-se ferver e introduz-se o arroz. Deixa-se evaporar para o arroz fritar um pouquinho. Vai-se acrescentando o caldo do pato, o dobro do volume do arroz. Retificam-se os temperos.
A meio da cozedura adiciona-se o pato desfiado e envolve-se. Unta-se um pirex com manteiga.
Terminada a cozedura coloca-se uma camada de arroz e por cima fatias de bacon e chouriço. Cobre-se com o restante arroz e pincela-se com a gema. Polvilha-se com queijo ralado e vai ao forno até dourar um pouquinho.
E Bom Apetite!

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Bolo de Cenoura e Canela

Este Bolo é muito bom. Apesar de levar bastante cenoura fica bem macio e fofo. É ideal para acompanhar uma chávena de chá quentinho, ou então para as filhas levarem para o lanche.
A receita foi-me passada pela minha cunhada, e é assim:

Ingredientes:

500g de cenoura cozida e escorrida
350g de açucar
8 ovos
6 c. sopa de farinha
1 c. chá de fermento
1 c. sopa de canela em pó


Preparação:

Cozem-se as cenouras e passam-se pelo passe vite. De seguida escorre-se o polme da cenoura num pano até sair a àgua toda . Reserva-se.
Batem-se as gemas com o açucar até duplicar de volume. Batem-se também as claras em castelo. Envolvem-se as claras nas gemas e continua-se a bater. Junta-se a cenoura, a canela e por fim a farinha e o fermento.
Envolve-se bem. Vai ao forno em forma de buraco, bem untada de manteiga e polvilhada de farinha. Coze cerca de 50 minutos (faça o teste do palito).
Depois é só deliciar-se!
E Bom Apetite!

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Risotto de alheira e espinafres com "cheirinho" de laranja


O risotto não é um prato que toda a gente aprecie, mas quando se gosta, gosta-se mesmo. Com este conquistei as filhas de vez!
O ponto de partida para este risotto foi uma receita que vi numa "Vaqueiro - Saberes e Sabores". Resolvi fazer algumas alterações que resultaram lindamente. Juntei espinafres e abóbora.
Ficou mesmo muito bom,  ao ponto de até as filhas dizerem: Mãe,  já gostamos de risotto!
É esta a receita:


Ingredientes:

400g arroz para risotto
1 cebola
3 dentes alho
1 alheira de boa qualidade
150g de espinafres em folhas
200g de abóbora em cubinhos
azeite q.b.
sal e pimenta a gosto
2dl vinho branco
legumes a gosto para o caldo (salsa, alho francês, os caules dos espinafres)
1 laranja

Preparação:

Começe por fazer o caldo. Leva-se uma panela ao lume com àgua, os talos dos legumes, o sal e pimenta.
Deixa-se ferver e depois mantem-se quente. Dá-se um golpe na pele da alheira, a toda a volta, e leva-se ao lume até ficar bem douradinha. Reserve-a.
Picam-se a cebola e os alhos bem picadinhos e refogam-se no azeite, até começarem a ficar moles. Adicionam-se a abóbora e o arroz e deixa-se fritar um pouco, até o arroz ficar translucido. Refresca-se com o vinho branco e deixa-se evaporar. Vai-se juntando conchas de caldo, aos poucos e mexendo sempre o arroz. Quando se tiver evaporado o caldo, junta-se mais e assim sucessivamente. Quando o arroz estiver cozido,  mas ainda "al dente", juntam-se os espinafres e a alheira.
Rega-se com sumo da laranja e envolve-se bem no arroz.
Serve-se sem demora!
E Bom Apetite! 

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Tarte de Gila e Amêndoas

Aqui está mais um dos doces das festas de Fim de Ano. Uma invenção feita "às três pancadas" que saiu na perfeição. Utilizei doce de gila feito por mim e não adicionei açúcar. Ficou deliciosa!
Aqui vai a receita:


Ingedientes:

1 massa quebrada de compra
5 ovos
1 iogurte natural
5 colheres de sopa de doce de gila
150g de amêndoa palitada
açucar pilé para polvilhar

Preparação:

Unte uma tarteira com manteiga e forre com o papel da massa quebrada. Volte a untar, coloque a massa por cima e pressione para aderir. Bata os ovos inteiros com o iogurte. Junte a gila e a amêndoa e envolva.
Deite a mistura por cima da massa e leve ao forno pré-aquecido a 200º durante cerca de 30 minutos.
Retire do forno, deixe arrefecer e polvilhe com açucar pilé.
E Bom Apetite!

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Polvo à Lagareiro

Um dos pratos da Ceia de Fim de Ano foi este Polvo.
É sempre do agrado de todos e desta vez não foi excepção. É muito fácil de fazer e fica delicioso.
É esta a receita:

Ingredientes:

1 Polvo grande e de boa qualidade
2kg batatinhas  para assar
2 cebolas grandes
6 dentes de alho
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.
1,5dl de vinho tinto bom
2 folhas de loureiro

Preparação:

Coze-se o polvo da maneira habitual e reserva-se. Leva-se uma panela ao lume com àgua e sal. Quando ferver juntam-se as batatas e deixam-se cozer cerca de 15 minutos.
Entretanto liga-se o forno. Cortam-se as cebolas e os alhos em laminas fininhas e põe-se no fundo do tabuleiro.
Corta-se o polvo em pedaços e coloca-se  por cima da cebola. Partem-se as folhas de louro e juntam-se. Escorrem-se as batatas, deixam-se arrefecer um pouco e depois dá-se-lhes um murro. Colocam-se no tabuleiro à volta do polvo. Tempera-se de sal e pimenta de moinho. Rega-se abundantemente com azeite e leva-se ao forno bem quente. A meio da cozedura rega-se o polvo com o vinho tinto e leva-se a terminar de assar. Acompanha-se com grelos salteados em azeite e alho.
E Bom Apetite!

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Pudim do Abade de Priscos

Um dos doces da minha mesa de Fim de Ano, foi o já famoso Pudim Abade de Priscos.
Candidato a uma das Sete Maravilhas da Gastronomia Portuguesa, este pudim é originario da freguesia de Priscos, aqui na minha Cidade de Braga. Reza a história que o Abade de Priscos, de seu nome, Manuel Joaquim Machado Rebelo, era além de Padre, uma pessoa dotada de grandes qualidades artisticas. Dedicou-se, entre outras,  à fotografia mas onde mais se destacou foi nas artes culinárias.
Diz-se que esta foi uma das poucas receitas que deixou  passar para o público.
A minha receita, de uma velhinha Teleculinária de 1997,  é do nosso Querido Chefe Silva.
É uma verdadeira delicia, e este foi feito pela mão do marido.
Aqui vai então:

Ingredientes:

400g de açucar
1 pau de canela
5dl àgua
1 casca de limão
50g de presunto (deve ser presunto bom)
1 cálice de vinho do porto
15 gemas
200g açucar para o caramelo


Preparação:

Leve ao lume o açucar com a àgua, a casca de limão, a canela e o presunto. Deixe ferver até atingir ponto fraco e reserve. Tire depois a casca de limão, o presunto e a canela. Bata as gemas, adicione-lhes o vinho do porto e depois junte-lhes a calda em fio.
Faça um caramelo com o restante açucar e barre a forma do pudim. Deite dentro o preparado, tape a forma e leve a cozer em banho maria, no forno já bem quente, cerca de 1 hora.
Quando estiver cozido retire-o do forno e deixe arrefecer. Desenforme depois de frio.
Um dos truques para o pudim ficar cremoso é que não se pode deixar ferver a àgua do banho maria. Se acontecer, retire um pouco de àgua do tabuleiro do forno e adicione mais àgua fria.
E Bom Apetite!

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Mousse de Maracujá



Começou um Novo Ano!
Novas metas, novos desafios, que espero conseguir alcançar.
Para começar o Ano bem docinho, nada melhor que uma sobremesa. Das várias que fizeram parte da mesa das Festas de Fim de Ano, escolhi esta Mousse. Assim  os próximos posts serão com os vários pratos das Ementas de dia 31 e 1 de Janeiro.

Ingredientes:

1 lata de polpa de maracujá
1 lata de leite condensado
2 pacotes de natas (coloquei magras)
5 folhas de gelatina incolor


Preparação:
Começa-se por demolhar as folhas de gelatina em àgua fria, durante 5 minutos. Escorrem-se bem. Leva-se  ao lume um tachinho com um pouco de polpa de maracujá e dissolve-se aí a gelatina. Batem-se as natas, junta-se o leite condensado e a polpa de maracujá (reserva-se um bocadinho para a decoração). Por fim junta-se a gelatina dissolvida. Envolve-se bem e leva-se ao frigorifico para solidificar.







E Bom Apetite!


domingo, 1 de janeiro de 2012

FELIZ 2012

A todos quantos por aqui passaram, desejo um Ano de 2012 recheado não de 7,  mas de muitas Gramas de Ternura, de Amor e Alegria. Quero também agradecer as mensagens de apoio e carinho, e espero poder continuar a contar com as vossas visitas.
Que 2012 seja, ao contrário daquilo que nos é anunciado, um ano de prosperidade e de sucessos para todos.
Feliz 2012!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imprimir