Pato Lacado

Aqui em casa adoramos pato. De todas as formas possíveis. 
Assado, recheado, em arroz, em lasanha ou estufado, sabe sempre bem!
E hoje trago uma receita um pouco diferente. Para mim é uma receita fácil, mas alguns de vocês podem achá-la um pouco trabalhosa. Mas só vos digo, o trabalho compensa!
Este pato fica muito saboroso e com a pele super crocante. O molho da cobertura é o segredo, e um pouco diferente do habitual mas extremamente delicioso.
Depois de umas boas horas na marinada é hora de lhe dar um banho doce e o levar a assar, para que fique bem crocante e tostadinho.




Aqui está a receita:

Ingredientes:

Marinada:

1 Pato
2 laranjas
3dl de vinho branco
bagas de 5 pimentas
sal grosso 
2 folhas de louro

Molho para lacar o pato:

2 c. de sopa de mel
sumo de 1 laranja
4 c. de sopa de molho de soja
2 c. de sopa de molho sweet chilli

Batatas salteadas:

5 batatas vermelhas
sal e pimenta de moinho
azeite aromatizado
tomilho fresco
1 dente de alho com pele
1 pitada de açafrão




Preparação:

Misture todos os ingredientes para a marinada e coloque dentro o pato. Esfregue bem o pato com a laranja em pedaços. Coloque algumas rodelas de laranja  no seu interior.
Deixe ficar algumas horas, se possível de um dia para o outro. Ate as pernas do pato com fio de cozinha e dobre-lhe as asas.
Coloque a marinada e o pato num tacho e deixe cozer cerca de 45 minutos. Retire o pato para uma assadeira e leve-o ao forno, já bem quente a 180º, com um pouco do caldo da cozedura.
Misture os ingredientes para lacar o pato e leve-os ao microondas durante um minuto, só para dissolver o mel e misturar bem o molho.
Vá pincelando pato de 10 em 10 minutos e vire-o a meio do tempo para tostar por todo. Se necessário reduza a temperatura.
Lave muito bem as batatas e corte-as em gomos mantendo a pele.
Coza-as em água com sal durante uns 10 minutos. Transfira as batatas para um tacho, junte o azeite aromatizado, o alho e o tomilho fresco. Vá virando as batatas até que comecem a dourar. Tempere de sal e pimenta de moinho, polvilhe com o açafrão e deixe terminar de cozinhar. 
Sirva o pato com laranja em rodelas, as batatas e grelos salteados.

E Bom Apetite!

2 comentários

Muito obrigada pela visita,

Voltem sempre!

Imprimir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...