Molho de Tomate e um brinde ao Verão!

Terminou a minha estação do ano favorita!
Adoro o sol. A praia e o calor. Os fins de tarde na esplanada e os churrascos no jardim.
É tão bom terminar o dia com uma refeição ligeira ao ar livre.
E fico sempre com a sensação de que não aproveitei o verão como devia...
E o verão dá-nos tanto! Uma infinidade de frutas e legumes, plenos de cor e sabor.
Entre eles está o tomate. Temos em casa um pequeno espaço onde costumamos plantar e colher um pouco de tudo. 
Embora este ano a colheita de tomate tenha ficado muito aquém das nossas expectativas, tenho a sorte de ter "perto" de mim as melhores pessoas. Mesmo a muitos quilómetros de distancia, tenho quem me faça chegar o melhor tomate do mundo (e não só)! Carnudo, 100% biológico, perfumado e cheio de sabor.
Este ano então, nem vos digo! Recebi imenso tomate, mesmo. E tudo se prepara e acondiciona para que em pleno inverno sintamos que ainda é verão. Preparei vários frascos de molho de tomate, que fica pronto a usar numa bolonhesa, numa base de uma lasanha ou como topping numa massa de pizza. E que bom que ficou este molho!
O restante triturei e acondicionei em porções no congelador, para que quando me apetecer um arroz malandrinho, o tomate esteja alí à minha espera!
Junte a um frasco de molho, uma massa e um bom queijo. Faça um embrulho bonito e fica com um presente de comer pronto a oferecer. 
Simples e delicioso!


Aqui está a receita:

Ingredientes:

3kg de tomate coração de boi bem madurinho
2 cebolas grandes
3 dentes de alho
3 folhas de louro
azeite q.b.
2 c. de sopa de oregãos secos
1 copo de vinho branco
sal e pimenta de moinho q.b.
1 c. chá de açúcar
1 molho de manjericão fresco



Preparação:


Na picadora triture as cebolas e leve-as a refogar com um bom fio de azeite, até que comece a dourar. Refresque com o vinho branco e deixe ferver.
Triture o tomate e os alhos. Junte um pouco de tomate ao refogado e deixe apurar. Depois junte o tomate restante, o louro, os oregãos,  o sal e a pimenta. 
Deixe cozinhar durante uns 15 minutos. Adicione o açúcar (vai retirar a acidez característica e deixar o molho mais suave) e rectifique os temperos.
Pique o manjericão, junte-o ao molho e desligue o fogão.
Ferva os frascos e as tampas e coloque o molho acabado de cozinhar. Vire os frascos ao contrário e deixe arrefecer assim. Em alternativa pode colocar o molho nos frascos e levá-los a ferver durante uns 15 minutos para obter um vácuo perfeito. Desligue o fogão e deixe os frascos arrefecer na panela.
Decore os frascos a seu gosto e guarde na despensa.


E Bom Apetite!

Sem comentários

Enviar um comentário

Muito obrigada pela visita,

Voltem sempre!

Imprimir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...