Empadinhas de Marisco

Depois de una dias de férias maravilhosos, estou de volta à minha cozinha!
Sol, bom tempo, calor, praias lindas e dias de sossego junto aos nossos. Que mais se pode pedir?  Para mim basta!
Foi tempo de recarregar baterias para voltar ao trabalho e ao blog, com todo o empenho e dedicação. Os últimos meses foram muito difíceis. Tive problemas (vários...) de saúde, que entretanto estão encaminhados. Pensamento positivo e melhores dias virão.
É preciso ânimo e boa disposição pois esta vida é demasiado curta para não a aproveitarmos em pleno!
E mesmo quando o frigorífico nos prega uma partida e avaria, há que ter sangue frio e deitar mãos à obra. 
Antes de irmos de férias tivemos, cá em casa a pior das surpresas. Chegar a casa do trabalho e encontrar o frigorífico avariado e o que estava no congelador já praticamente descongelado. Foi arregaçar as mangas e cozinhar o que fosse preciso para não haver desperdícios. Foi o que aconteceu com uns sacos de camarão, miolo de ameijoa e berbigão. 
Depressa se transformaram num maravilhoso e aveludado creme de marisco para rechear tartes, empadas ou quiches. Desta vez a escolha caiu sobre umas empadinhas. E estavam tão, mas tão boas!
A massa, foi feita no robot de cozinha mas podem fazê-la manualmente, fica super crocante e ao mesmo tempo macia, nada seca. Vale bem fazer a nossa própria massa.
Deixo-vos ou passo a passo da receita em fotografias para que se entusiasmem ainda mais a fazê-las.
Espero que gostem da receita! 




Aqui está a receita:

Ingredientes:

Recheio:

300g de camarão
azeite q.b.
200g de miolo de ameijoa
200g de miolo de berbigão
1 cebola roxa
1 dente de alho
pimentos de cores picados
2 malaguetas
sal e pimenta
1 molhinho de salsa picada
1 c. de sopa de maizena

Massa das empadas:

600g de farinha tipo 65 sem fermento 
200ml de água morna
2 ovos
100g de manteiga 
50ml de azeite extra virgem
25g de fermento fresco de padeiro
1 pitada de sal grosso
1 gema para pincelar




Preparação do Recheio:

Coloque ao lume uma panela com água, sal e as malaguetas. Quando ferver, junte o camarão. Deixe cozinhar por 5 minutos. Retire o camarão e reserve o caldo da cozedura. Descasque-o e reserve as cabeças e as cascas.
Numa frigideira coloque 1 fio de azeite e deixe saltear as cabeças e as cascas. Deixe fritar bem e vá esmagando as cabeças para retirar todo o sabor do camarão. Regue com um pouco de água da cozedura e deixe ferver lentamente.
Lave bem o miolo do berbigão e da ameijoa para retirar alguma areia e deixe a escorrer.
Pique a cebola e leve-a a refogar. Quando estiver a dourar levemente, junte os pimentos, o alho picados, e o miolo de berbigão e ameijoa. Deixe refogar, junte o camarão cortado em pedaços e envolva. Regue com o caldo das cabeças do camarão e deixe cozinhar 5 minutos. Desfaça a maizena num pouco de caldo de cozer o camarão. Pique a salsa.
Envolva a maizena dissolvida no recheio de marisco e deixe cozinhar até engrossar e formar-se um creme. Junte a salsa picada, rectifique de sal e junte um pouco de pimenta de moinho. 
Deixe arrefecer, para depois rechear as empadas



Preparação da massa de empadas:
(rende 24 empadas)

No copo do robot de cozinha ou da picadora, coloque a farinha e o fermento em migalhas.
Junte a água, o sal, o azeite e a manteiga e leve por 1 minuto ao microondas, para derreter a manteiga. Adicione a mistura à farinha e coloque o robot a trabalhar para que incorporar os ingredientes, até começar a formar uma bola. Adicione os ovos e bata mais um pouco. 
Retire a massa e amasse-a ligeiramente para formar uma bola. Coloque numa tigela com farinha e deixe levedar em local sem correntes de ar cerca de 40 minutos (aqueço o forno por 3/4 minutos, desligo e coloco lá dentro a tigela com a massa).
Coloque a massa sobre uma bancada e separe-a em dois pedaços. Estique a massa e corte em rodelas de forma a ficar com uma borda para depois dobrar. Unte a forma de queques com manteiga ou spray e polvilhe com farinha. Coloque dentro as rodelas de massa e encha até 3/4 de recheio. Cubra com uma rodela de massa e dobre as bordas sobre a tampa para fechar. Proceda de igual modo até terminar os ingredientes.
Desfaça uma gema de ovo com um pouquinho de água e pincele as empadinhas.
Leve ao forno quente a 180º durante uns 25 minutos
Retire as empadas do forno e desenforme-as ainda quentes. Deixe-as arrefecer sobre uma rede.





E Bom Apetite!

1 comentário

  1. Unas empanadillas deliciosas, me gusta tanto la receta de la masa como la del relleno. ¡Qué disgusto debost tener con tu nevera, pero eres práctica y encontraste una magnífica solución. Un beso

    ResponderEliminar

Muito obrigada pela visita,

Voltem sempre!

Imprimir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...