Bolo Fofo com Creme de Queijo e Frutos Secos Caramelizados

Depois de um mês de trabalho intenso e sem tempo para o blog, temos receita nova.
E para compensar trago uma receita doce. O bolo do meu aniversário.
Sem nada previamente decidido sobre o que fazer naquele dia, e sem bolo feito para festejar,  tive o privilégio de receber o meu bolo de anos das mãos da minha sobrinha Andreia. Feito com muito amor e dedicação, como mostram as fotos.
Está lindo não está?
E com direito a um topper personalizado exclusivamente para mim!
A receita da massa do bolo já não é nova. Esta é "a receita da família". Quando se quer um bolo simples, fofo e saboroso faz-se esta receita. E é ótimo até como massa para um belo rolo recheado com marmelada, como se fazia lá em casa.




Aqui está a receita:
Ingredientes:

Bolo:
(dobrei a receita base)

7 ovos
250g de açúcar
150g de farinha
1 c. chá fermento em pó


Preparação:

Separe as gemas das claras. Junte o açúcar às gemas e envolva. Bata com a batedeira até duplicar de volume. Bata as claras em castelo bem firme. Junte, alternadamente, as claras e a farinha, à mistura das gemas e envolva sem bater. Junte o fermento e envolva.
Unte duas formas redondas com manteiga e polvilhe-as com farinha. Coloque dentro a massa e leve a forno pré-aquecido a 200º até estar cozido (cerca de 15 minutos), faça o teste do palito. Desenforme em cima de uma rede e deixe arrefecer.
Separe cada bolo ao meio para ficar com 4 rodelas.




Recheio:


Creme de natas e queijo creme:

300g de queijo creme 
150g de açucar em pó
2,5 dl de natas
sumo de 1 limão

Preparação:

Para a cobertura bata as natas até obter picos suaves, junte o açúcar e o queijo creme e continue a bater. Por fim termine com o sumo de um limão. Leve ao frio até usar.


Frutos secos caramelizados:

200g de frutos secos (cajús, amêndoas e nozes)
50g de açúcar amarelo
1 c. de sobremesa de manteiga

Preparação:


Leve um tacho ao lume com o açúcar e a manteiga. Deixe a manteiga derreter e adicione os frutos secos. Deixe dourar e caramelizar ligeiramente. Retire do tacho e deixe arrefecer.


Montagem Bolo:

Barre as camadas de massa com o Doce de Abóbora com Amêndoa Quinta de Jugais Se necessário apare os bolos para ficarem certos.
Barre todo o bolo com o creme da cobertura e leve-o ao frigorífico. Retire o bolo do frio e por cima espalhe os frutos secos caramelizados, o alecrim e termine com as velas e outros acessórios a seu gosto.
O meu bolo recebeu um lindo topper feito especialmente  pela minha sobrinha.

E Bom Apetite

Sem comentários

Enviar um comentário

Muito obrigada pela visita,

Voltem sempre!

Imprimir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...