Bolo Misto de Baunilha e Cenoura com Caramelo Salgado e Frutos Secos

A receita de hoje é muito especial.
Sem ser uma receita nova, é um mix de várias receitas que já temos no blog. O resultado final foi um bolo lindo, guloso e decadente que agradou mesmo a todos.
Baunilha e cenoura são já dois clássicos no que toca a massas base para bolos de aniversário.
Neste bolo recheamos as bases de massa com um creme doce e provocador. O leite condensado cozido uniu na perfeição as camadas de massa de baunilha e cenoura.
Para a cobertura fez-se o meu creme preferido. Queijo creme e natas com o toque fresco do limão.
Este tinha que ser "o Bolo", afinal  era para comemorar os 22 anos da minha filha mais velha.
Depois de uma noite em claro com um pequeno precalço que me deixou quase de cama, estava difícil ir para a cozinha fazer o bolo.
Não fosse a ajuda preciosa da minha sobrinha Andreia e estaria tudo estragado. Os bolos de baunilha e cenoura foram feitos por ela. Eu só tratei da cobertura e da decoração final.
No fim valeu ver o esforço, amor e dedicação. O bolo estava lindo e incrivelmente bom!
E por um filho fazemos tudo certo? E a minha filha merece sempre mais!
 Aqui está a receita:


Bolo de Baunilha:

6 ovos
250g de açúcar
250g de farinha
1c. chá de essência de baunilha
1 c. chá de fermento


Preparação :

No copo da batedeira coloque os ovos e o açúcar. Bata na velocidade máxima durante 10 minutos. A mistura deverá ficar leve, fofa e deverá ter triplicado o seu volume.
Envolva lentamente a farinha peneirada com o fermento e a essência de baunilha. Coloque a massa numa forma de 20cm, devidamente untada e polvilhada de farinha.
Leve a forno pré aquecido a 180º durante cerca de 25/30 minutos. Faça o teste do palito e retire o bolo do forno. Deixe-o arrefecer um pouco e desenforme-o sobre uma rede.
Depois de frio divida ao meio, para ficar com 2 rodelas. Reserve.


Bolo de cenoura:

400g de cenoura
6 ovos caseiros
2 chávenas de açúcar
2 chávenas de farinha
2/3 de chávena de óleo
1 c. sopa de fermento


Preparação:

Descasque as cenouras e corte-as em pedaços. No copo do liquidificador coloque os ovos, o açúcar, as cenouras e o óleo. Bata até obter uma mistura bem fluída e que a cenoura esteja bem triturada. Coloque numa tigela grande e aos poucos vá envolvendo a farinha peneirada com o fermento.
Envolva bem e coloque a massa numa forma de 20cm, bem untada de manteiga e polvilhada de farinha. 
Leve ao forno aquecido cerca de 35/40 minutos, faça o teste do palito. Retire o bolo do forno,  desenforme e deixe-o arrefecer sobre uma rede.
Depois de frio, corte o bolo ao meio, ficando com 2 partes.
 Recheio: 

2 latas de leite condensado cozido
1dl de leite


Preparação:

Coloque as latas de leite condensado cozido e o leite  numa panela. Leve ao lume moderado mexendo sempre até que fique uma mistura fluída e sem grumos. Reserve.


Caramelo salgado:

200g de açúcar
150g de manteiga
1,5dl de natas
1 pitada de sal grosso ou flor de sal

Preparação: 

Coloque o açúcar num tacho e leve ao lume até começar a ficar dourado Rode o tacho para que ganhe cor por igual. Reduza o calor e junte a manteiga em pedaços. Mexa até derreter, e lentamente adicione as natas e o sal. Mexa bem e deixe arrefecer.




Frutos secos caramelizados:

200g de frutos secos (usei cajús, amêndoas e nozes)
50g de açúcar amarelo
1 c. de sobremesa de manteiga

Preparação:


Leve um tacho ao lume com o açúcar e a manteiga. Deixe a manteiga derreter e adicione os frutos secos. Deixe dourar e caramelizar ligeiramente. Retire do tacho e deixe arrefecer.


Cobertura de natas e queijo creme:

300g de queijo creme 
150g de açucar em pó
2,5 dl de natas
sumo de 1 limão

Preparação:

Para a cobertura bata as natas até obter picos suaves, junte o açúcar e o queijo creme e continue a bater. Por fim termine com o sumo de um limão. Leve ao frio até usar



Montagem Bolo:

Barre as camadas de massa com o creme de leite condensado cozido. Se necessário apare os bolos para ficarem certos. Era suposto as camadas alternarem entre baunilha-caramelo-baunilha-caramelo, mas como não estava a 100% esqueci-me.
Barre todo o bolo com o creme da cobertura e leve-o ao frigorífico. Retire o bolo do frio e espalhe o caramelo salgado nas bordas com cuidado para escorrer em várias alturas. Por cima espalhe os frutos secos caramelizados e termine com as velas e outros acessórios a seu gosto. Eu usei um topper lindo escolhido pela minha filha.
E Bom Apetite!

1 comentário

  1. As melhoras, parabéns por mais uma receita espetacular.

    ResponderEliminar

Muito obrigada pela visita,

Voltem sempre!

Imprimir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...