quarta-feira, 17 de maio de 2017

Folhado de Batata e Gruyere com Tomilho Limão

Panos da Loja Algolinho
Hoje, dia 17 de Maio celebra-se o dia Mundial da Hipertensão.
Mais que nunca é necessário mudar hábitos. Trocar o sal por ervas aromáticas, ganhando em saúde e em sabor. 
Todos sabemos que o consumo de sal em excesso está directamente relacionado com a hipertensão.
Assim, aceitei o desafio da Aromáticas vivas, que em conjunto com a Sociedade Portuguesa da Hipertensão e do Chef Chakal lançaram uma campanha de sensibilização para a redução do sal, e hoje aqui estou com uma receita cheia de sabor e com teor reduzido de sal. 
Aqui em casa somos grandes consumidores de ervas aromáticas. temos dois canteiros de paletes com as Aromáticas vivas  plantadas. assim na hora de cozinhar é só escolher o que preciso para temperar as minhas receitas.
As ervas da Aromáticas vivas, são biológicas, logo com mais benefícios para a saúde e o ambiente.
A receita de hoje, um gratinado de batata um pouco diferente daquele que faço habitualmente.
Usei as batatas raladas, como se fosse para fazer batata rosti, adicionei queijo gruyere, muito tomilho fresco picado e ovo ao molho. Para terminar, uma tampa de massa folhada.
Uma acompanhamento um pouco diferente, que tanto vai bem com um peixe grelhado, uma carne assada ou um simples bife grelhado.







Pano da Loja Algolinho

Aqui está a receita:

Ingredientes:


1 kg de batata branca
3dl de leite
2,5 dl de natas
2 ovos
200g de queijo gruyere
tomilho fresco q.b .Aromáticas vivas
1 dente de alho
flor de sal e pimenta de moinho
noz moscada q.b.
1/2 massa folhada rectangular
1 gema para pincelar



Pano da Loja Algolinho

Preparação:

Lave, descasque as batatas e seque-as com papel de cozinha, No robot de cozinha, ou com a mandolina rale-as em juliana. Rale metade do queijo e envolva nas batatas,
Junte o leite com as natas e leve ao lume até ferver. Retire e deixe arrefecer. Bata os ovos, tempere com um pouco de sal, ou fique-se pela noz moscada e pimenta. Adicione os ovos à mistura de leite e natas e bata bem. Junte às batatas, envolva e misture o tomilho limão picado.
Parta o dente de alho ao meio e friccione-o nas paredes e fundo do pirex. Unte-o com manteiga e espalhe dentro a mistura. Por cima espalhe o restante queijo ralado e leve ao forno quente, a 170º durante 30 minutos. Arredonde a metade da massa folhada e ao meio faça um pequeno furo. Coloque-a sobre o gratinado de batata, pincele com a gema e leve de novo ao forno, até cozer a massa e dourar. ( a minha cozeu um pouco demais...).


E Bom Apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada pela visita,

Voltem sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imprimir