Tem sido assim nas ultimas semanas. Tenho tido a sorte de receber em casa uma grande quantidade de laranjas doces e cheias de sumo.
Além dos sumos, batidos e de as comer também"ao natural", também se tem feito tortas de laranja. Em menos de um mês é a terceira que faço!
Não as comemos todas cá em casa. Duas delas foram alegrar a mesa de outras casas.
Como é que a torta de laranja que faço há tantos anos ainda não estava no blog? Jurava que já a tinha publicado... mas afinal não. Só agora o faço mas venho sempre a tempo. Certo?
A calda rica, com que a encharco, torna esta torta especial.
Faz toda a diferença. Acreditem!
Numa taça coloque o açúcar, adicione os ovos e as gemas e mexa bem até estar bem homogéneo.
Raspe a casca e esprema o sumo das 2 laranjas. Junte o sumo e as raspas com a farinha e o fermento e envolva bem até dissolver. Adicione depois à mistura de ovos e açúcar.
Mexa tudo muito bem. Forre com papel vegetal um tabuleiro rectangular (uso o do forno)e unte-o com manteiga. Polvilhe com um pouco de farinha e coloque dentro a mistura. Leve o tabuleiro a banho maria e deixe cozinhar a torta a 190º durante uns 20 minutos.
Entretanto leve o açúcar com a água ao lume. Com um utensílio próprio faça fios das cascas das laranjas.
Quando a calda de açúcar estiver a engrossar ligeiramente, junte-lhe os fios de laranja e o respectivo sumo. Deixe ferver mais uns minutos e reserve.
Estenda um pano de cozinha e polvilhe-o com açúcar. Desenforme a torta sobre o pano e enrole-a. Mantenha assim uns 5 minutos. Transfira a torta para um prato próprio, corte-lhe as pontas (aproveite para provar...) e regue-a com a calda.
Sirva bem fresquinha e acompanhe com uma bola de gelado de limão.
E Bom Apetite!
Que maravilha!
ResponderEliminarPassei para desejar uma semana feliz!
Beijinhos,
Espero por ti em:
strawberrycandymoreira.blogspot.pt
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
https://www.instagram.com/marysolianimoreira