sábado, 29 de dezembro de 2012

Pudim de Limão

Dando seguimento à saga das sobremesas da mesa de Natal, hoje trago mais um doce feito por mim.
Um Pudim de Limão. Sem ter sido de propósito, todas as sobremesas que preparei levavam lima ou limão. Talvez, inconscientemente, quisesse "atenuar" um pouco o açúcar presente. Este pudim, fica bem leve e é optimo para quem quer um doce mais ligeiro.
Aqui fica a receita:


Ingredientes:

7 ovos
1 chávena de leite ( a medida dos ovos)
150g de açucar
raspa e sumo de 1 limão
1 c. sopa de maizena


Preparação:


Leve ao lume o leite com duas cascas de limão. Deixe ferver, e retire do lume para arrefecer. Misture os ovos com o açúcar e a maizena. Bata bem de modo a não ter grumos. Junte a raspa e o sumo do limão e por fim o leite em fio, mexendo sempre. Coloque a mistura numa forma, previamente caramelizada e leve a cozer em banho maria cerca de 35 minutos. Leve ao frigorífico e sirva bem fresquinho.


E Bom Apetite!

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Tarte de Lima... e mais uma sobremesa!


























Uma tarte de comer e pedir mais... mesmo em tempo festas. 
Mesmo em dias de várias sobremesas, e onde já não havia lugar para mais nada, ainda se arranjou um "cantinho" para uma fatia... por mais pequena que fosse. Esta tarte é uma verdadeira delicia. É uma daquelas gulodices que dão um aspecto bem doce e que quando se provam são uma verdadeira surpresa. O sabor cítrico da lima sobrepõe-se a todo o resto.
Sem dúvida, um verdadeiro pecado!
Aqui fica a receita:

Ingredientes:

1 lata de leite condensado magro
2 pacotes de natas magras mimosa
6 limas
5 folhas de gelatina
1 pacote de bolacha chipmix
1/2 pacote de bolacha maria
125g de manteiga
1 c. chá de cacau


Preparação:

Coloque a gelatina de molho em àgua fria. Coloque na picadora as bolachas e triture-as até ficarem bem desfeitas. Derreta a manteiga e junte-a às bolachas, adicione o cacau e envolva bem. Forre a tarteira com esta mistura e reserve. Bata as natas e junte-as a leite condensado. Mexa bem. Escorra as folhas de gelatina, e leve-as a derreter no microondas junto com o sumo de 5 limas. Deixe arrefecer e junte ao creme de leite condensado. Raspe a casca de duas limas e junte também ao creme. Envolva bem e coloque sobre a bolacha. Leve ao frio cerca de 4 horas. Sirva decorada com raspas e rodelas de lima.

E Bom Apetite!

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Delicia de romã e frutos secos













O Natal já passou. Parece que esperamos o ano inteiro por esta época, pelo menos comigo é assim, e depois... passa rápido demais. 
Este ano as sobremesas para o Natal pareciam cogumelos... apareciam por todo o lado! Como passei o Natal em casa da minha irmã mais velha, ficou combinado eu fazer algumas sobremesa para levar. Uma delas foi esta verdadeira delicia. Vi esta receita numa revista "Caras" e imaginei as alterações que iriam fazer dela a "sobremesa" de dia de Natal. Acho que  acertei nas alterações, ficou menos calórica e mais leve.
Aqui vai a receita, conforme a fiz:



Ingredientes:

3 pacotes de natas magras mimosa
3 iogurtes naturais
10 folhas de gelatina
1/2 dl de leite
2 romãs
100g de amêndoa palitada
100g de avelãs
200g de açúcar
2 c. sopa de àgua
2 limas

Preparação:

Coloque as folhas de gelatina a demolhar em àgua fria. Bata as natas e adicione-lhes 100g de açúcar e os iogurtes. Escorra a gelatina, junte-a ao leite e leve-a ao microondas a dissolver. Junte a gelatina às natas e envolva bem. Misture os bagos de uma romã com os frutos secos, reserve um pouco para a decoração e adicione os restantes ao creme. Passe uma forma de bolo inglês por àgua fria e coloque aí o preparado. Leve ao frigorifico pelo menos 3 horas. Leve ao lume o restante açucar com a àgua e os bagos da outra romã. Deixe ferver até obter uma espécie de caramelo vermelho. Retire do lume a adicione-lhe o sumo de duas limas. Para desenformar passe a forma por àgua morna, cubra com os frutos secos reservados e com a calda de romã.









E Bom Apetite!

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

FELIZ NATAL!

Desejo a todos aqueles que por aqui passam, um Natal muito Feliz!
Que as vossas Festas sejam repletas de Amor, carinho e muita ternura, junto daqueles que vos fazem bem.

FELIZ NATAL!



Hoje, e conforme tinha prometido fazê-lo logo que tivesse fotos para mostrar, trago as fotos do meu pão de ló de ovos moles. Quando publiquei esta receita aqui, não consegui, ou melhor não tive tempo de fotografar as fatias, que foram saindo e que devoradas rapidamente. 
Quando vi ... já era tarde.
 Uma verdadeira bomba, mas uma delicia...

Aqui estão, aproveitem e tenham um Natal Ternurento!

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Coxinhas de Pato com Mel e laranja

Umas coxinhas de pato. Uma refeição simples, mas que dá para fazer um brilharete em ocasiões especiais. Uma proposta para os dias de festa que estão aí à porta! Se preferirem podem fazer esta receita com o pato inteiro, fica igualmente delicioso. Assim, é mais fácil e agradamos a todos, coxinhas para toda a gente!
Aqui fica a receita:


Ingredientes:

6 coxinhas de pato
1 cebola
2 dentes de alho
1 folha de louro
azeite, sal e pimenta de moinho q.b.
1 raminho de tomilho fresco
1 c. sopa de mel
sumo de 3 laranjas + 1 para a decoração
 Molho de laranja  receita aqui

Preparação:

Num tacho coloque as coxas de pato, a cebola e os alhos em laminas, a folha de louro, e o tomilho. Tempere de sal e pimenta. Regue com azeite e leve ao lume, tapado, lentamente cerca de 1h.
Aqueça o forno a 180º. Transfira a carne para uma assadeira. Regue com o azeite onde cozinhou, o sumo de 1 laranja, e leve ao forno. Quando estiverem douradinhas, vire-as  e regue  com o mel. Deixe terminar de assar, muito lentamente, tendo o cuidado de ir regando com o próprio molho. O pato fica assado e bem cozido, os ossos soltam-se facilmente da carne. Sirva acompanhado com batatas gratinadas, grelos salteados e rodelas de laranja. Regue a carne com o molho de laranja, fica uma delicia!
E Bom Apetite!

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Passatempo do 1º Aniversário do Blog - Os Resultados!

Olá outra vez!
Aqui estou para dar a conhecer os resultados do Passatempo "1 Ano e uma Receita com 7 Ingredientes".
Aqui ficam então as felizes contempladas: 7 - 17 - 5 - 14 - 20













Agradeço que entrem em contacto comigo, através do email "7gramasdeternura@gmail.com", para que possa enviar os vossos prémios antes do Natal!
Parabéns!

Lista de Participações no Passatempo de Aniversário do Blog

Bom dia!
Tal com prometido, aqui fica a lista de participantes do passatempo 1 Ano e uma Receita com 7 Ingredientes.
A lista está elaborada conforme a data de entrada das vossas receitas, e a numeração tem esse seguimento. Os prémios  estão ordenados de 1 a 5, e serão atribuidos, pelo seguimento do nº sorteado através do Random.
Obrigada a todos os que participaram e também àqueles que por falta de tempo não conseguiram participar! Desejo Boa Sorte a todos!


1


Autor(a): Marlene Teixeira

2



Autor(a): Isabel

3


Autor(a): Cristina Azevedo

4


Autor(a): Sónia Melo

5


Autor(a): Joana

6


Receita: Sopa Festiva
Autor(a): Pedra de Sal

7


Autor(a): Sónia Rodrigues

8


Receita: Bolo de Limão
Autor(a): Helena Gonçalves

9

Autor(a): Mena Lopes
10


Receita: Aletria
Autor(a): Mafalda Moreira

11


Autor(a): Luísa Pinto
12



Autor(a): Margarida Pinto
13


Autor(a): Lúcia Fernandes

14


Autor(a): Virgínia Carneiro

15


Autor(a): Ana Teresa Vale

16


Autor(a): São Ribeiro

17


Autor(a): Cláudia Pinto

18


Receita: Bolachinhas
Autor(a): Cristina Carvalho

19


Autor(a): Isabel Salvador

20

Autor(a): Luísa Caetano


 Mais logo, ao final do dia vou proceder ao Sorteio!

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Ananás com Gelado e Calda de Chocolate

Hoje termina o prazo para o Passatempo de Aniversário do Blog. Amanhã colocarei aqui a lista com as participações, e mais tarde os resultados do sorteio. Desejo Boa Sorte a todos!
Aquilo que hoje vos trago, é mais uma ideia do que uma receita. Também a pensar no Natal, esta sugestão é ideal para dias de festa. É uma maneira um pouco mais elaborada de servir um ananás, ou abacaxi se preferirem. Podemos aproveitar a casca do fruto e colocar dentro frutas laminadas, uma salada de fruta ou simplesmente o ananás.
Eu fiz assim:

Ingredientes:

1 ananás ou abacaxi maduro
gelado ao vosso gosto
chocolate q.b.
leite q.b.


Preparação:

Corte o ananás ao meio no sentido do comprimento, Com cuidado, e com a ajuda de uma faca, retire-lhe a polpa de modo a deixar a "caixa" intacta. Corte o fruto em rodelas ou cubinhos e coloque dentro. Derreta o chocolate com mum bocadinho de leite no microondas. Com uma colher própria faça bola de gelado e coloque-as sobre as rodelas. Cubra com o chocolate derretido e sirva sem demora!
E Bom Apetite!

sábado, 15 de dezembro de 2012

A pensar no Natal...Bolo de Frutas e Especiarias

Aqui fica uma sugestão para a vossa mesa de Natal, ou uma alternativa de presente... para oferecer a algum familiar ou amigo. Um presente feito pelas nossas mãos, com ternura e amor tem sempre outro significado não tem?
Adoro bolos de frutas. Adoro o cheiro que deixam em casa quando estão no forno. Este, além das frutas leva uma dose generosa de especiarias, O seu perfume, invadiu toda a casa. A mistura da canela, noz moscada e gengibre, tornam-no especial. Fica um bolo delicioso! A receita, dá para dois bolos iguais a este.
Aqui fica a receita:


Ingredientes:

6 ovos
300g de farinha
250g de açúcar amarelo
225g de manteiga
200g de fruta cristalizada
150g de corintos
150g de amêndoas em laminas
1 c, sobremesa de fermento em pó
1c. chá de noz-moscada
1 c. chá de canela em pó
1 pedaço de cerca de 2cm de gengibre fresco ralado
raspa de um limão


Preparação:

Pique as frutas em pedacinhos. Misture-as com as amêndoas e os corintos. Junte o açúcar, os ovos, um a um, mexendo bem, a manteiga derretida e a farinha misturada com o fermento. Junte a raspa do limão, a canela, a noz-moscada e o gengibre ralado. Misture muito bem até estar bem ligado. Unte a forma com manteiga, polvilhe-a com farinha e deite aí a massa. Leve ao forno pré aquecido a 180º durante mais ou menos 45 minutos, Desenforme, e depois de frio polvilhe com açúcar em pó.




E Bom Apetite!

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Bacalhau com todos... na broa!

Vou tentar, nos próximos dias deixar aqui no blog, algumas receitas alusivas à quadra natalícia. 
Esta, não sendo uma receita excepcional, não deixa de ser uma maravilha. Bacalhau, batatas, grelos, ovos, cebola e muito azeite, fazem deste pão um verdadeiro pitéu. Uma maneira diferente de comer o tradicional bacalhau com batatas cozidas. O M. numa das suas andanças, a trabalho, pela zona de Montalegre, encontrou este pão caseiro à venda. Como sabia que eu iria apreciá-lo, lá veio esta broa maravilhosa parar cá a casa. Só digo, uma delicia. Parece que os ingredientes ganharam outro sabor.
Aqui fica a receita:

Ingredientes:

1 broa de pão caseiro
3 postas de bacalhau
6 batatas médias
3 cebolas
2 dentes de alho
1 folha de louro
1/2 molho de grelos
3 ovos
azeite q.b.
sal e pimenta de moinho.


Preparação:

Comece por levar ao lume brando um tacho com azeite. Coloque aí as postas de baclhau, os alhos socados e o louro. Tape e deixe ficar  lentamente, cerca de 20 minutos, ou até o bacalhau estar macio e bom para lascar. Descasque as batatas e corte-as em rodelas grossas. Leve-as a cozer em àgua fervente com sal. Coloque os ovos a cozer. Arranje os grelos e junte-os às batatas. Deixe cozinhar, mas sem deixar cozer demais. Lasque o bacalhau, retire o alho e o louro e no azeite coloque a cebola. Quando a cebola estiver meio cozida junte o bacalhau. Tempere de pimenta de moinho. Retire a tampa ao pão e escave o interior de forma a retirar o miolo. Junte as batatas e os grelos ao bacalhau e envolva ligeiramente. Descasque os ovos, Coloque a mistura na caixa de pão, por cima as rodelas de ovos e regue com o azeite do tacho, Tape e leve ao forno pré aquecido, cerca de 10 minutos. O azeite sobre a broa dá-lhe um sabor maravilhoso!






E Bom Apetite!

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Arroz de Marisco

Este arroz, se for confeccionado com ingredientes frescos e de boa qualidade, o que faz toda a diferença, é uma maravilha.
Já há algum tempo que o M. me pedia para o fazer, e apesar de as minhas filhas não serem grandes apreciadoras, lá vão comendo. Estão a aprender a gostar e a apreciar, aos poucos. A única coisa que não há maneira de comerem (as duas!), é o mexilhão. É que não adianta mesmo...
Aqui fica a receita:


Ingredientes:

250g de camarão
1 sapateira + 300g de pernas da mesma
300g de ameijoa fresca
200g de miolo de mexilhão
2 delicias de lagosta
1/2 pimento verde
1/2 pimento vermelho
2 tomates maduros
1 cebola
2 dentes de alho
3 malaguetas secas (useis caseiras)
azeite e sal q.b.

Preparação:

Pique a cebola e os alhos e leve a refogar. Pique o tomate na picadora. Quando a cebola dourar um pouco junte-lhe o tomate e deixe ferver lentamente. Leve ao lume uma panela com água, sal e as malaguetas desfeitas. Deixe ferver e junte o camarão. Deixe ferver cinco minutos e retire-o para uma bacia com àgua fria e gelo. Deixe arrefecer, descasque-os e reserve uns 6 com casca para a decoração.
Coza a sapateira e as restantes pernas da mesma, na água de cozer o camarão. Lave muito bem a ameijoa e coloque-a em àgua e sal, de modo a ela abrir e libertar as areias que tenha. Lave bem e coloque no fundo de um tacho com àgua e sal. Leve ao lume até abrir. Reserve a àgua e separe as conchas do miolo. Reserve algumas com casca. Coe a àgua das ameijoas e junte ao refogado. Deixe ferver e junte a àgua de cozer os mariscos, mais a àgua necessária na proporção de 3x o volume do arroz. Corte o pimento em tiras e junte-o à calda. Deixe ferver e introduza o arroz. Quando o arroz estiver a meio da cozedura adicione o mexilhão, o camarão descascado, a sapateira em pedaços e as ameijoas. Rectifique os temperos e junte as delicias de lagosta em fatias e os camarões com casca. Sirva de imediato polvilhado com salsa picada.
E Bom Apetite! 

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Cogumelos Portobello recheados com chouriço e pimento

Adoro cogumelos frescos. São optimos de mil e uma maneiras. Assim, recheados são uma entrada deliciosa. Se quiser pode servi-los como refeição, acompanhados de arroz branco e  grelos salteados ou então com uma boa salada. 
Estes foram servidos como entrada, e estavam muito bons.
Aqui fica a receita:

Ingredientes:

4 cogumelos portobello
pimento verde e vermelho q.b.
1/2 chouriço caseiro
1 aste de alecrim
150g de mozarella ralado
queijo ralado com pesto (do Continente)
2 c. sopa vinho do porto
azeite e pimenta de moinho q.b.

Preparação:

Retire os pés aos cogumelos. Na picadora coloque, pimento verde e vermelho a gosto, os pés dos cogumelos, o alecrim desfeito, o chouriço e pique tudo. Tempere com pimenta de moinho, o vinho do porto e junte metade do queijo ralado. Misture muito bem. Escove os cogumelos e coloque-os num pirex untado com azeite. Recheie os cogumelos com o preparado, cubra com o restante queijo e polvilhe com o pesto. Leve ao forno pré-aquecido a 200º durante 15 minutos.
E Bom Apetite!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imprimir