Sou do Minho. Sou Minhota!
Tenho orgulho das minhas raízes e dos costumes da minha terra. Do apego à família, aos lugares e às tradições.
Já todos devem ter notado que o tipo de receitas que prefiro são as de inspiração na cozinha tradicional Portuguesa. Particularmente a cozinha do Minho.
Adoro preparar os nossos pratos mais típicos. O tão famoso "Pica no Chão" ou Arroz de cabidela, as Papas de Sarrabulho à moda de Braga e os Rojões à Minhota, o delicioso cabrito assado (se for em forno de lenha melhor ainda), o nosso Bacalhau à Braga ou um simples e delicioso caldo verde.
No Minho as sobremesas são verdadeiros manjares dos Deuses. O nosso tão doce e especial pudim Abade de Priscos, o Arroz Doce ou a Aletria, o Pão de Ló de Margaride, a Cavaca Minhota e os Fidalguinhos, os Foguetes de Amarante ou a Torta de Viana.
E é precisamente a Torta de Viana a rainha do post de hoje. Vestida e adornada a preceito com dois dos símbolos desta cidade tão linda. O lenço de Viana e os Brincos à Rainha.
Obrigada Ângela por ajudar a tornar este post ainda mais rico!
Servidos de uma fatia?
Aqui está a receita:
Ingedientes:
Torta:
10 gemas
4 ovos inteiros
200g de açúcar
170g de farinha sem fermento
Raspa de limão
Doce de Ovos:
6 gemas
6 c. de sopa de açúcar
6 c. sopa de água
Preparação:
Doce de Ovos:
Leve ao lume o açúcar e a água. Deixe ferver até estar em ponto de pérola, será cerca de 5 minutos. Retire do lume e deixe arrefecer um pouco. Bata as 6 gemas com um garfo e depois adicione-lhes a calda em fio, mexendo sempre. Bata bem e leve ao lume até engrossar. Reserve.
Torta:
Separe as claras dos ovos. Bata as 14 gemas com o açúcar durante 5 minutos. Bata as claras em castelo bem firme, Adicione alternadamente as claras e a farinha peneirada à massa das gemas. Por fim adicione a raspa do limão e envolva bem. Coloque a massa no tabuleiro do forno, forrado com papel vegetal e untado com manteiga. Leve ao forno, a 180º durante 10 minutos. Se a torta cozer demais é mais difícil de enrolar e pode rachar.
Desenforme a torta sobre um pano de cozinha grande polvilhado com bastante açúcar. Retire o papel vegetal e cubra a torta com uma camada generosa de doce de ovos. Lentamente e com a ajuda do pano, enrole a torta. Deixe ficar enrolada dentro do pano durante uns 5 minutos. Transfira a torta para a travessa de servir e polvilhe-a com um pouco mais de açúcar. Corte as pontas da torta (aproveite para provar!) e sirva-a na companhia de um café!
E Bom Apetite!
Deve ser meio boa.
ResponderEliminarUma duvida: 14 gemas e 4 claras?
Obrigada!
Ando há imenso tempo para provar uma tarte de viana. Parece-me ser uma delícia, gostei bastante :)
ResponderEliminarBeijinhos ...
Guloso qb
Adorava comer uma fatia dessa torta amanhã ao meu pequeno-almoço.
ResponderEliminarBeijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/04/na-cozinha-com-anabela-fernandes.html
Está de dar água na boca... Deve ser realmente deliciosa!
ResponderEliminarE as fotos estão lindas, parabéns.
Beijinhos.
Tem um ótimo aspeto! Costumo fazer esta torta mas recheio com marmelada caseira, todos adoram!
ResponderEliminarParabéns!
A torta deve estar deliciosa, só pelo aspeto. Eu tenho um problema com as tortas, nunca consigo que fiquem direitinhas. Partem-se sempre. beijinhos
ResponderEliminarNinguém merece... muito menos eu! fogoooooooo! <3
ResponderEliminarUm beijinho dourado