Pescada Gratinada com Puré

Comida tradicional. Comida boa. Comida de verdade!
Foi assim que eu aprendi a comer. Foi assim que aprendi a cozinhar.
Nos dias que correm, esta travessa deve ser "amaldiçoada". Para muitos é quase uma heresia juntar no mesmo prato, um refogado de cebola e pimentos com maionese e puré!
Mas um dia não são dias! E se há dias de comida mais "forte" e condimentada também há dias de peixe cozido com legumes. E há sopa todos os dias!
Há dias de bolo ou tarte à sobremesa e há dias de fruta crua ou cozida!
Detesto fundamentalismos e actos radicais. Podemos comer de tudo, desde que haja conta, peso e medida. E isso só depende de nós mesmos.
No tempo dos nossos avós era tudo muito mais simples. Bem sei que a qualidade dos ingredientes de outrora não é igual nos dias que correm, mas podemos sempre procurar as melhores opções.
Continuamos a ter os mercados onde podemos procurar fruta e legumes dos pequenos produtores locais, que nos garantem mais qualidade.
Os bons hábitos só dependem de nós!

Aqui fica a receita:

Ingredientes:

6 postas de pescada chilena
2 cebolas
2 dentes de alho
pimento verde, vermelho e amarelo em tiras 
2 folhas de louro
azeite e sal q.b.
oregãos secos
1 copo de vinho branco
água q.b.
azeitonas pretas q.b.
leite q.b.


Maionese:

1 ovo
2,5 dl de azeite
1 c. chá de mostarda
2 c. sopa de vinagre
sal e pimenta q.b.

Puré:

1,500g de batatas
sal q.b.
2 c. sopa de manteiga
3  gemas + 1 para pincelar
noz moscada q.b.
leite q.b.









Preparação:

Maionese:

Coloque todos os ingredientes no copo da varinha mágica. Introduza a varinha e coloque-a a trabalhar. Quando a mistura formar uma bola, vá levantando a varinha sempre a trabalhar até que fique bem batida e cremosa. Rectifique os temperos se necessário. Reserve

Puré:


Entretanto prepare o puré. Coza as batatas em água e sal e quando estiverem cozidas, reduza-as a puré.
Leve o tacho ao lume, com a manteiga e um pouco de leite conforme seja necessário (depende do tipo de batata). Envolva as gemas e tempere com a noz moscada, sal e pimenta conforme necessário
Passe o puré para o saco de pasteleiro e reserve.

Peixe:

Leve ao lume um tacho com água, o vinho branco, os oregãos, as folhas de louro, sal e pimenta e deixe ferver uns cinco minutos. Junte as postas de peixe e deixe cozer por cerca de 5/7 minutos
Retire a pescada para o recipiente de forno e reserve.
Descasque e corte as cebolas e os alhos em gomos e leve a refogar com azeite. Junte os pimentos em tiras. Deixe cozinhar por  cerca de 10 minutos e tempere de sal e pimenta. Cubra as postas de pescada com o refogado de cebola e pimentos. Por cima coloque uma camada fina de maionese e à volta faça rosetas de puré, Pincele o puré com uma gema batida e leve ao forno pré aquecido até dourar.
Decore com azeitonas.
E Bom Apetite!

Sem comentários

Enviar um comentário

Muito obrigada pela visita,

Voltem sempre!

Imprimir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...