terça-feira, 21 de março de 2017

Tarte Coberta de Maçã, Mirtilos e Amêndoa

Saudades de post novo?
Sim, e eu também tinha, mas infelizmente há situações que não podemos controlar. E as máquinas? A essas então é mesmo impossível.
Depois de na semana passada vos ter prometido post novo, estavam para chegar más noticias.
O meu computador resolveu fazer birra e "esconder todas as minhas fotos. O programa de edição deixou de "existir" e foi  quase voltar à estaca zero.
Foi demorado, mas depois de muito stress e frustração consegui reaver tudo,
Agora sim, vamos lá à receita nova!
Para dar as boas vindas à Primavera, e para vos alegrar  a visão, trago esta maravilhosa tarte.
Maçãs, mirtilos e uma base deliciosa de doce de ovos e amêndoa. Uma perdição para acompanhar o café!
Servidos?






Aqui está a receita:

Ingredientes:

1 massa folhada fresca rectangular 40x50
2 maçãs
mirtilos q.b
75g amêndoa laminada
2 c. de sopa de farinha de amêndoa
4 gemas (de ovos caseiros)
3 c. de sopa de açúcar
1 dl de água
1 limão
1 gema para pincelar
açúcar em pó para polvilhar







Preparação:

Sobre a bancada coloque uma folha de papel vegetal. Corte a massa folhada de modo a obter duas tiras compridas.
Leve ao lume a água com o açúcar e duas cascas de limão, deixe ferver até obter uma calda leve. bata as gemas e junte-lhes a calda mexendo sempre. Leve ao lume atá começar a engrossar, junte a farinha de amêndoa e envolva no creme de ovo. Deixe arrefecer um pouco.
Descasque e corte as maças em gomos bem finos e regue-os com o sumo do limão.
Espalhe o creme de ovo sobre uma das tiras de massa e por cima coloque a maça, os mirtilos e as amêndoas laminadas. Cubra com a tira de massa reservada, com um garfo pressione as tiras de massa de modo a colar e fazer uma "grade" a toda a volta. Com uma faca faça uns cortes à superfície da tarte. Pincele-a com a gema desfeita num pouco de água e leve ao forno quente a 190º durante 20 minutos. A massa deverá ficar bem folhada e com um aspecto douradinho.
Retire do forno, deixe arrefecer e polvilhe com açúcar em pó.





E Bom Apetite!

domingo, 5 de março de 2017

Tarte Tiramisú

Tiramisú. Acho que todos conhecem esta deliciosa sobremesa originária da região Italiana da Lombardia. De sabor doce e textura cremosa, o queijo mascarpone é o ingrediente principal do tiramisú.
A receita original, feita com o creme de mascarpone e ovos, base de biscoitos de champanhe bem molhados em café forte é conhecida em todo o mundo sendo a mais popular sobremesa italiana.
Esta minha versão, com uma base de bolo de chocolate negro bem molhado em café, é bastante diferente da receita original, mas sinceramente vos digo que passou a ser a minha preferida. 
A cobertura de mascarpone e chocolate branco, aromatizada com o licor, fazem um contraste delicioso com base de bolo bem molhado com o café.
Provada e aprovada no almoço de familia do ultimo fim de semana.
Uma delicia a repetir mais vezes!






Aqui está a receita:

Ingredientes:

Base:

4 ovos
100g de chocolate preto a 70%
75g de manteiga
100g de açúcar
100g de farinha
1 pitada de sal
2 cafés


Cobertura:

200g de chocolate branco
1 dl de licor cointreau
3 folhas de gelatina
cacau em pó q.b.









Preparação:


Base:

Separe as claras das gemas. Bata as gemas com o açúcar até obter um creme fofo.
Leve o chocolate e a manteiga a derreter em banho maria. Mexa bem até estar bem dissolvido. e junte ao creme de gemas. Adicione a farinha e envolva lentamente. Bata as claras em castelo bem firme e envolva sem bater na mistura de chocolate. 
Forre uma forma de mola com papel vegetal, unte com manteiga e polvilhe com farinha. Coloque dentro a massa e leve a cozer a 180º durante 15 minutos. Retire do forno e deixe arrefecer dentro da forma. Prepare os cafés, pique o bolo com um palito e pincele toda a superficie com o café quente. 
Mantenha o bolo na forma e reserve.





Cobertura:

Leve o chocolate branco a derreter em banho maria com o licor. Depois de derretido deixe arrefecer. Coloque a gelatina a hidratar em água fria, durante 5 minutos. Escorra e leve a dissolver 30 segundos no microondas. Adicione a gelatina ao chocolate e envolva. Bata o mascarpone e adicione-lhe o chocolate derretido com a gelatina. Envolva bem e deite o creme de mascarpone sobre a base de bolo de chocolate. Leve ao frigorífico durante 3/4 horas para que fique consistente. Desenforme a tarte no prato de servir e cubra a superfície com o cacau em pó peneirado. Sirva de seguida









E Bom Apetite!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imprimir