Pargo Assado com Pimentos e Tomate





Nada mais simples e delicioso que um maravilhoso pargo assado no forno. 
Ingredientes simples mas super frescos, fazem de uma receita simples e até básica um verdadeiro manjar.  
Quando sabemos que a simplicidade é tudo  e onde o lema "menos é mais" prevalece sempre.
Sendo o Domingo o dia de descanso semanal, é também o dia em que aproveito para testar algumas receitas novas e preparar um delicioso almoço para a família. Durante a semana tem sido uma correria e pouco mais se faz ao jantar que uma refeição muito rápida ou uma sopa e pouco mais. Assim, o Domingo é dia de aproveitar da melhor forma e mimar a família.
Nas minhas compras de fim de semana e ao passar na zona da peixaria do Continente, tinha este belo Pargo a olhar para mim! 
Havia como hesitar? De maneira nenhuma! Estava decidido o almoço de Domingo!





Para saberem mais sobre a melhor modo de cozinhar o Pargo, os seus benefícios, dicas de conservação e ideias de receitas, cliquem nas imagens abaixo e saibam tudo!
  


Ingredientes:


1 pargo com cerca de 1,500g
pimento verde e vermelho q.b.
1 cebola
500g de tomate cherie
azeite aromatizado q.b.
oregãos frescos
1 limão
sal e pimenta q.b.






Preparação:

Peixe:

Ao comprar o peixe, mande-o preparar para assar.
Numa assadeira coloque a cebola em rodelas e os pimentos em tiras. Dê dois golpes em cada lado do peixe, tempere de sal e pimenta e coloque na assadeira. Corte o limão em gomos e introduza dentro do peixe com os oregãos. à volta coloque os tomatinhos, um pouco mais de oregãos e regue com o azeite aromatizado.
Leve ao forno quente durante 20/25 minutos. O peixe deve ficar assado, mas tenha cuidado para não secar. Desligue o forno e deixe estar mais 5 minutos.
Acompanhei com batatas a murro, brócolos cozidos ou em alternativa uma salada verde.



Receitas Deliciosas para um Almoço de Sábado em Família!




Fim de semana rima com almoços deliciosos na companhia da familia e amigos!
Para vos ajudar com o menu do almoço, lembro duas receitas deliciosas e que de certeza serão do agrado de todos.
Começamos com um Polvo Confitado. Lindo para a vista e delicioso ao paladar.
Bem sei que ainda há muitas pessoas que não são grandes apreciadoras, mas aqui em casa é um prato de eleição. Que o digam as minhas filhas, que adoram polvo.

A sugestão para prato principal é esta! Agora é aproveitar e passar no Continente e trazer para casa um fantástico polvo para preparar a receita.  Aproveitem e fiquem a conhecer os restantes Frescos Continente em destaque durante o mês de Abril.

E para sobremesa, o que vos apetece? Que tal um delicioso Bolo de Cenoura e frutos secos?
Um bolo intenso, cheio de aromas com um ingrediente presente, na lista de frescos do Continente. As deliciosas cenouras!
Uma maravilha! Aposto que não vai sobrar uma fatia sequer!




Quer saber como tirar o melhor partido de cada um dos frescos Continente? Dicas de conservação, preparação e consumo? Clique nas imagens em baixo e fique a saber tudo! 
Tenham um doce fim de semana!



Hamburguer de Alheira dos Arcos com Maçã

Sou Minhota! Sim, minhota de gema e muito orgulhosa disso!
Orgulhosa das raízes, usos e costumes. Dos monumentos, arquitectura e grandioso património  arqueológico e cultural. 
O Minho é digno de ser visitado, seja pela sua gastronomia e vinhos, festas e romarias, pela população tão afável e acolhedora ou tão só pela beleza das suas paisagens 
Assim, quando a Sabores do Vez- Fumeiro Tradicional, uma marca de referência, na produção de enchidos e fumados, me convidou a provar os seus produtos e a preparar algumas receitas, foi para mim um orgulho. 



Saiba um pouco mais sobre a empresa:

"A Sabores do Vez – Fumeiro Tradicional, Lda., tem as suas instalações no lugar de Mogueiras, freguesia de Tabaçô, concelho de Arcos de Valdevez, apresentando como grande objectivo a produção de enchidos e fumados de qualidade como forma de potenciar a valorização dos recursos endógenos do território rural do Alto Minho e em particular de Arcos de Valdevez, nomeadamente ao nível da valorização dos produtos locais, contribuindo para o crescimento económico e criação de emprego na região. A produção de fumados e enchidos de qualidade assente em receituário e saber fazer tradicional das Terras do Vale do Vez e do Parque Nacional da Peneda-Gerês são a verdadeira essência da empresa. Pretende-se ainda contribuir para que a imagem de qualidade dos produtos do Vale do Lima e, em especial, de Arcos de Valdevez, seja reconhecida, proporcionando uma valorização cada vez maior do território e dos seus produtos."


A receita de hoje, foi preparada com as famosas Alheiras dos Arcos, feitas com carne de vaca da raça cachena, autóctone da região. De sabor muito agradável e levemente fumadas, deixaram estes hambuergueres  um verdadeiro pitéu.



Aqui está a receita:
(serve 4)



Ingredientes:

1 maça vermelha grande
tomilho fresco picado
azeite aromatizado q.b.
pão ralado q.b.
4 ovos de codorniz
pão de hamburguer
alface q.b.



Preparação:

Lave, descasque a maçã e corte-a em cubos pequeninos.
Numa sertã coloque um fio de azeite aromatizado e a maçã. Vá mexendo e adicione as alheiras sem a pele em pedaços. Envolva bem e deixe tostar um pouco. Adicione o tomilho picado e mexa mais um pouco. retire do tacho e deixe arrefecer. Molde os hamburgueres e polvilhe-os com um pouco de pão ralado. Aqueça muito bem um grelhador e deixe os hamburgueres tostar. Frite os ovos e reserve. Abra os pães e coloque na base um pouco de alface, por cima o hamburguer e termine com o ovo.
Sirva sem demora!




E Bom Apetite!

Croissants de Gila e Doce de Ovos









Quando vos apetecer um docinho para o pequeno almoço ou a meio da tarde,  façam estes croissants! São fofinhos, deliciosos e fazem-se num instante. Se quiserem fazê-los ainda mais rapidamente substituam o doce de ovos por uma compota a vosso gosto, ou um pouco de queijo e fiambre. 
Nestes coloquei, além do doce de ovos, uma dose generosa de meu doce de gila, que fiz há uma semanas atrás.
Estavam uma delicia a acompanhar um chá quentinho!











Aqui está a receita:

Ingredientes:

1 massa folhada especial para croissants (continente)
Doce e gila q.b.
6 gemas
100g de açúcar
1,5 dl de água
1 gema para pincelar







Preparação:


Comece por preparar o doce de ovos para o recheio dos croissants.. Leve ao lume a água com o açúcar. Deixe ferver até obter ponto de pérola. Retire do lume e deixe arrefecer um pouco. Bata as gemas e com a ajuda de um passador de rede fina junte-as à calda de açúcar. Leve a lume brando, mexendo sempre até engrossar. Retire e junte a gila na quantidade que gostar, envolvendo bem. Deixe arrefecer.
Abra a massa folhada e coloque uma colher de recheio de ovos e gila em cada triângulo (esta massa já vem cortada e pronta a usar), enrole da parte mais larga para a mais fina e coloque no tabuleiro do forno, forrado com papel vegetal. PIncele com a gema de ovo desfeita num pouquinho de água. 
Leve ao forno quente a 190º durante 10/12 minutos.
Cada rolo de massa folhada dá 6 croassaints.





E Bom Apetite!

Delicia de Morangos para chamar a Primavera!


Saudades do calor? Do sol e do bom tempo?
Aposto que sim! Eu confesso que tenho muitas. Para compensar um bocadinho faz-se uma sobremesa linda, fresca e saborosa.
Um doce leve e delicioso, que dá vontade de comer colherada atrás de colherada.
E com a época dos morangos já aí, é hora de aproveitar!
O Continente tem entre outros produtos fantásticos à nossa disposição, os morangos em destaque como um dos Frescos do mês, com dicas de consumo, curiosidades e ideias de receitas.
Sabiam que os morangos são a única fruta com as sementes do lado de fora?
Consulte aqui a receita completa desta sobremesa maravilhosa.



Frescos Continente em destaque em Abril

Lombelo de Porco com Tomilho e Mostarda com Mel

O almoço feito em menos de nada...
O fim de semana passou a correr. O  domingo, é dia de aproveitar o tempo livre com a família. Fazer um almoço delicioso e aproveitar também para descansar.
A receita de hoje, é uma das que preparei e apresentei no Showcooking "Cozinhar com Ervas Aromáticas" em parceria com a Aromáticas Vivasrealizado na Agro - 49ª Feira Internacional de Agricultura, Pecuária e Alimentação,  no Parque de Exposições de Braga
Um lombelo delicioso, super tenro e saboroso. Mesmo no ponto!
Uma receita muito apreciada por todos os presentes no showcooking, que tiveram o prazer de o provar. A opinião foi unânime, estava mesmo muito bom. Delicioso!
Ingredientes simples. 
Quando o menos é mais, quando do pouco se faz muito.






Aqui está a receita:

Ingredientes:

2 lombelos de porco
azeite aromatizado q.b.
pimenta de moinho
tomilho fresco aromáticas vivas
flor de sal
batatas q.b.
2 dentes de alho
mostarda com mel
2 laranjas
mistura de alfaces









Preparação:


Coloque os lombelos num tabuleiro. Tempere com a pimenta de moinho, flor de sal, os alhos esmagados, o tomilho fresco picado e um bom fio de azeite aromatizado. Esfregue bem e deixe ficar a carne assim, durante 2 horas.
Lave e esfregue muito bem as batatas e mantenha a casca. Corte-as ao meio e leve-as a cozer em água e sal durante 7/8 minutos. Retire e deixe-as arrefecer.
Coloque ao lume uma sertã e deixe-a aquecer bem. Sele os lombinhos, deixando-os dourar a toda a volta.
Passe as batatas no molho onde a carne marinou e salteie-as até ficarem douradinhas.
Barre a carne com uma camada generosa de mostarda com mel, junte um pouco mais de tomilho picado, coloque-a num tabuleiro e leve ao forno quente, 180º, durante 10 minutos.
Não deixe passar demais para não secar. Deixe descansar a carne 5 minutos dentro do forno.
Lamine a carne e sirva com as batatas salteadas, rodelas de laranja e salada. Cubra a carne com um pouco mais de mostarda.






E Bom Apetite!

Mousse de Manga




Hoje trago uma sobremesa fresca, colorida e tão boa! 
E muito rápida de fazer! Verdade!
Se os vossos ingredientes estiverem no frio, depois da mousse batida podemos servi-la de imediato.
Uma mousse de manga para nos ajudar a chamar o sol e o calor. A primavera já chegou, mas entretanto voltou a esconder-se. 
Os dias continuam frios e a convidar a aconchegar-mo-nos à lareira com um livro e uma manta.
Ainda sabem bem os chás e as sopas quentes, é verdade, mas a vontade de comer gelados e sobremesas frescas já é mais que muita! Venha o sol e o calor!
Espero que gostem!






Aqui está a receita:

Ingredientes:


Mousse:

1 lata de polpa  de manga
2 dl de natas
1 iogurte grego ligeiro
1 lata de leite condensado magro
4 folhas de gelatina
1 limão
Folhas de hortelã
manga em cubinhos para decorar





Preparação:

Demolhe as folhas de gelatina em água fria, durante 5 minutos. 
No copo da batedeira coloque as natas e bata-as até estarem bem firmes. Junte o iogurte e o leite condensado e continue a bater. Por fim junte o conteúdo da lata de polpa de manga e bata mais um pouco.
Escorra as folhas de gelatina e leve-as a dissolver, no microondas, com o sumo do limão. Deixe arrefecer e junte à mousse, mexendo bem. Leve ao frigorifico cerca de duas horas, para que esteja bem fresca. Se quiser pode servir de imediato, pois fica bem consistente.
Distribua a mousse pelos copinhos, decore com a manga em cubos e folhinhas de hortelã.


E Bom Apetite!

Imprimir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...