segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Devil´s Cake de Frutos Vermelhos

Devil´s Cake.
Sabem qual o motivo para o nome deste bolo?
A receita deste bolo já é muito antiga. Reza a história que este ganhou fama e o nome de Devil's Cake devido à sua cor negra e sabor a chocolate. Um bolo que só era era feito pelos povos mais endinheirados.
Por outro lado, o Angel´s Cake, ficou conhecido pela sua cor branca. Por ser um bolo mais económico era preparado pelo povo, e combinado com vários sabores rapidamente se tornou popular. 
Este bolo foi preparado para ser a sobremesa de um almoço em família. Foi aprovado por todos os convidados!





Aqui está a receita:

Ingredientes:

Bolo:

275g de açúcar 
5 ovos
75g de cacau 
275g de farinha 
275g de manteiga
2,5dl de leite
sumo de meio limão
1 c. chá de fermento em pó



Para o recheio e cobertura:

200g de chocolate negro 
2 dl de natas
doce de framboesas q.b.
amoras, groselhas e mirtilos frescos
folhas de hortelã




Preparação:


Bata o açúcar com a manteiga amolecida até obter uma mistura fluída e já não sentir o granulado do açúcar.
Adicione os ovos 1 a 1, batendo entre cada adição. Peneire a farinha com o cacau e o fermento e envolva na mistura anterior.
Unte com manteiga e polvilhe com farinha, uma forma redonda sem buraco. Coloque dentro a massa e leve a forno quente a 190º durante cerca de 30 minutos. Deixe arrefecer um pouco, antes de desenformar.










Cobertura e Recheio:

Depois de frio, corte o bolo ao meio na horizontal. Coloque uma das partes no prato de servir e barre-a com a compota de framboesas. Por cima da compota espalhe alguns pedaços de frutos vermelhos e cubra com a outra parte do bolo.
Leve o chocolate e as natas a derreter em banho maria. Mexa sempre até ficar um creme homogéneo. Espalhe o chocolate sobre o bolo e deixe-o escorrer pelas laterais. Decore a seu gosto com os frutos vermelhos e as folhas de hortelã.

E Bom Apetite!

sábado, 26 de setembro de 2015

Quiche Lorraine

Pano da Loja Algolinho


Eis um clássico da cozinha francesa na sua variação mais conhecida. A quiche lorraine é muito simples e económica, e permite-nos inúmeras variações de recheio. Nesta versão base, usei o queijo gruyere que é o que a receita original aconselha a usar.
Conforme é habitual em França, a receita vai mudando de região em região, segundo as estações e os desejos de cada um. Esta versão, com bacon fumado ou presunto e o queijo gruyere é a mais conhecida. Com os longos dias de trabalho torna-se facilmente um bom jantar, na companhia de uma boa salada e uma sopa.



Pano da Loja Algolinho



Aqui está a receita:

Ingredientes:

1 rolo de massa quebrada
250g de bacon fumado em tiras
200g de queijo gruyere
3dl de natas frescas
3 ovos + 2 gemas
2dl de leite
sal e pimenta de moinho
noz moscada q.b.






Preparação:


Coloque a massa quebrada numa forma canelada, se possível com fundo amovível e reserve. Eu usei uma de  A Metalurgica.
Leve uma sertã ao lume e doure as tiras de bacon, Retire e coloque sobre papel absorvente. Corte o queijo em cubinhos pequenos reservando um bocadinho para ralar por cima.
Bata os ovos com as gemas, o leite e as natas até obter uma mistura bem homogénea. tempere de sal, pimenta e noz moscada.
Coloque o bacon e o queijo no fundo da forma e cubra com a mistura de ovos. por cima rale o resto do queijo.
Leve a forno aquecido a 190º durante cerca de 25/30 minutos. Se estiver a dourar demais reduza a temperatura.






E Bom Apetite!

domingo, 20 de setembro de 2015

Empadas de Atum

Empadinhas quem gosta?
Acho que são do agrado de todos. Dos mais velhos aos mais novos.
Estas foram recheadas com um mistura deliciosa de atum e pimentos. O petisco ideal para acompanhar uma sopa ou uma salada. 
São muito simples de fazer. Fiz com massa folhada mas podem optar pela massa de empadas ou massa quebrada que ficam igualmente deliciosas.



Aqui está a receita:
(para 12 empadas)

Ingredientes:

2 latas de atum em óleo Vasco da Gama
1 cebola pequena
2 dentes de alho
azeite q.b.
pimentos de cores a gosto em cubinhos
1 c. sopa de maisena
sal e pimenta de moinho
salsa picada
massa folhada fresca q.b.
spray para untar a forma
1 gema





Preparação:


Para o recheio, leve a refogar a cebola e os alhos picados com um pouco de azeite. Deixe amolecer, junte os pimentos em cubos e deixe cozinhar mais 5 minutos. Adicione o atum Vasco da Gama escorrido e envolva bem. Dissolva a farinha num pouco de água e junte ao refogado. Mexa bem, tempere de sal e pimenta, e adicione a salsa picada.
Unte com spray uma forma de queques, eu usei uma de A Metalurgica. e forre cada buraco com uma rodela grande de massa folhada, de modo a ficar com uma margem de fora para depois dobrar. Coloque dentro o recheio de atum, cubra com uma rodela de massa da largura do buraco e dobre a massa do fundo sobre a tampa, enrolando. Desfaça a gema com um bocadinho de água e pincele as empadas.
Leve a forno aquecido a 190º durante 15/20. Os tempos podem sempre variar conforme o forno.



E Bom Apetite!

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Bolo de Iogurte e Frutos Vermelhos

O blog tem andado a meio gás. Entre muito trabalho antes e depois de 2 semanas de férias, é altura de voltar em força e vos deixar receitas novas.
Este bolo de iogurte, não é só isso, um bolo de iogurte. É muito mais. É um bolo intenso, húmido, muito saboroso e muito, muito bom! Uma maneira bem doce para gastar as amoras que me ofereceram e que congelei para agora usar.
Um bolinho feito no passado fim de semana, num dia de chuva, quase de Outono, onde já apetecia mesmo ligar o forno. 
A companhia perfeita para a chávena de chá fumegante, que se tomou num fim de tarde no sofá, entre almofadas e manta em cima dos pés.
Parece que o Verão se foi embora de vez!








Aqui está a receita:

Ingredientes:

200g de iogurte natural
150g de frutos vermelhos congelados- usei amoras e framboesas
6 ovos
1 pitada de sal fino
225g de açúcar
225g de farinha
200g de manteiga
75g de amêndoa  moída
1 c. chá de fermento em pó Royal
manteiga para untar
farinha para polvilhar a forma
açúcar em pó para polvilhar








Preparação: 

No robot de cozinha triture as amêndoas e reserve.
Bata as gemas com o açúcar e o sal até obter uma mistura cremosa. Junte a amêndoa triturada, a manteiga derretida, mas já fria e o iogurte. Misture bem. Bata as claras e castelo bem firme, e vá misturando aos poucos e alternando com a farinha peneirada e o fermento. Por fim envolva os frutos vermelhos congelados.
Coloque a massa numa forma de bolo com canudo, bem untada com manteiga e polvilhada de farinha.
Eu usei uma fantástica forma, que adoro, oferta de A Metalurgica. Leve a cozer cerca de 45/50 minutos a 180º.
Retire do forno, desenforme e deixe arrefecer. Por fim polvilhe com açúcar em pó.






E Bom Apetite!

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Frango Gratinado com Ricotta


As receitas de frango já são mais que muitas aqui no blog. Entretanto vamos para a cozinha e aparece sempre mais uma.
As carnes brancas são o que mais se cozinha aqui em casa. Desta vez, saiu uma receita que se calhar é mais adequada aos dias de outono ou inverno- Por terminar de cozinhar no forno e pelo calor dos últimos dias, mas não é por isso que deixo de ir para a cozinha e de fazer um assado ou um bolo. 
Com certeza, já conhecem os produtos Galbani. Este frango gratinado foi a receita escolhida para iniciar a parceria com esta excelente marca italiana.





"A Galbani é a líder italiana das especialidades à base de queijo e um dos principais intervenientes do mercado da charcutaria. A empresa comercializa mais de 300 produtos em 50 países. Com 3100 trabalhadores e quatro unidades de produção em Itália, constitui uma das principais empresas do sector agro-alimentar.

Situadas no norte de Itália (Casale Cremasco, Corteolona, Melzo e Certosa), as quatro unidades de produção utilizam tecnologia de ponta. 
A qualidade sempre foi palavra de ordem na Galbani: os métodos de produção tradicionais e os controlos rigorosos, são uma garantia de confiança para os clientes e consumidores. Uma exigência da maior importância para a Galbani. A qualidade e a satisfação do cliente constituem prioridades absolutas. É por este motivo que os controlos e os testes se aplicam a toda a cadeia de produção. A Galbani garante uma rastreabilidade sem falhas e cumpre normas de qualidade rigorosas, desde o aprovisionamento de matérias-primas até à obtenção do produto final.

In "Galbani.pt"



Aqui está a receita:

Ingredientes:
(serve 4)

2 peitos de frango
250g de ricotta Galbani
1 dl de leite
1 cebola pequena
2 dentes de alho
1 limão
pimento verde e vermelho q.b.
sal e pimenta de moinho
azeite q.b.
cebolinho fresco picado


Preparação:

Corte os peitos de frango em cubos, Tempere-os com sal, pimenta, os alhos picados e o sumo de limão. Deixe ficar pelo menos 2 horas. Aqueça uma sertã, junte um pouco de azeite e doure os cubos de frango. Retire e coloque num recipiente de forno. Na mesma sertã coloque a cebola e deixe cozinhar até estar transparente. Junte os pimentos bem picados e e vá mexendo. Coloque o ricotta e o leite num copo de medida e triture com a varinha mágica. Junte esta mistura ao refogado, tempere de sal e pimenta e junte o cebolinho. Cubra os cubos de frango com o creme de ricotta e leve a forno bem quente até gratinar e ficar douradinho. Acompanhei a carne a com massa farfalle cozida.




E Bom Apetite!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imprimir