Coxas de Frango Recheadas com Morcela e Maçã

Pano da Loja Algolinho

Frango combina muito bem com maçã e morcela, concordam?
Para mim a carne de frango combina com quase tudo. Por ser o tipo de carne que mais comemos aqui em casa, é preciso variar mais e inventar um pouco para que o almoço ou jantar não seja só bifes de frango grelhados!
Estas coxas de frango caseiras ficaram divinais. Um jantar feito praticamente pelo meu marido, (uma vez que eu chego sempre tarde) que além de as desossar na perfeição, preparou e recheou as coxas do frango. 
Uma refeição maravilhosa, onde a presença das tarteletes de filo para servir a salada, tornou esta receita um pouco mais requintada. Uma ideia gira para quando tiverem visitas.



 Pano da Loja Algolinho




Aqui está a receita:

Ingredientes:

Frango:

4 coxas de frango 
1 morcela
2 maçãs caseiras 
1 cebola pequena
2 dentes de alho
azeite, sal q.b.
vinho do porto q.b.
oregãos frescos


Puré de maçã:

6 maçãs descascadas
1 c. sopa de manteiga
pimenta de moinho


Tarteletes de Filo:

4 folhas de massa filo
manteiga para pincelar


Pano da Loja Algolinho


Preparação:

Se não se sentir muito á vontade a fazê-lo em casa, peça no talho para lhe desossarem as coxas do frango.
Pique a cebola e o alho e leve a refogar com um fio de azeite. Descasque a maçã e corte-a em cubinhos. Retire a pele à morcela e desfaça-a em pedaços, e junte tudo ao refogado. Tempere com pouco sal (a morcela é bem temperada), os oregãos frescos picados e regue com uns pingos de vinho do porto. Deixe arrefecer um pouco.
Recheie as coxas de frango com o preparado de morcela. Ate com fio de cozinha, para formar rolinhos.
Leve uma sertã ao lume, e quando estiver bem quente coloque a carne. Vá virando, de forma a dourar e selar a carne. Desta forma os sucos da carne mantem-se, evitando que seque. Coloque os rolos de frango no pirex e regue com os sucos do tacho, um fio de azeite e de vinho do porto. Tape com alumínio e leve ao forno pré aquecido cerca de 25/30. Deixe assar lentamente. Retire o alumínio,


Puré de maçã:

Descasque as maças e corte-as em laminas finas. Num tacho coloque a manteiga e deixe derreter. Junte a maçã e vá virando para dourar e saltear. Junte uns pingos de água, tape o tacho e deixe cozer lentamente. Depois de cozida passe com a varinha mágica e tempere com um pouco de pimenta de moinho. Reserve até servir. 


Tarteletes de Filo:

Dobre as folhas de filo em quatro, de modo a ficar com um quadrado. Unte as formas de tartelete e forre-as com os quadrados da massa. Dobre um pouco os bicos de modo a arredondar a massa.
Leve ao forno aquecido a 180º durante 8/10 minutos.
Retire e deixe arrefecer sobre uma grelha.

Empratamento:

Espalhe no prato uma porção de puré de maça e sobre ele disponha os rolinhos de frango laminados.
Acompanhe com as tarteletes de filo com uma salada verde.




E Bom Apetite!

Pudim Custard de Baunilha


Há muito tempo que não deixava aqui uma receita de pudim.
Este, um pudim extremamente simples, (feito em pouco mais de 5 minutos) foi enriquecido com a farinha custard de baunilha e com deliciosos ovos de galinhas caseiras. Ovos amarelinhos que deixaram este pudim ainda mais bonito.
A farinha custar, é para mim uma descoberta recente e que me deixou muito surpreendida com o resultado. Um pudim leve, muito aromático e super simples de fazer.
Uma sobremesa deliciosa para um almoço de Domingo na companhia da família.



Aqui está a receita:

Ingredientes:

6 ovos
125 de açúcar
1/2 litro de leite
1 c. de chá de farinha custard de baunilha
caramelo liquido para barrar a forma





Preparação:

Num tacho coloque o leite e leve-o ao lume até ferver. Retire e deixe arrfecer um pouco. Entretanto, faça um caramelo e barre a formo do pudim.
Num copo fundo coloque os ovos, o açúcar e a farinha custard. Bata coma batedeira até obter uma mistura fofa e sem grumos. Adicvione, aos poucos o elite morno e bata mais um pouco.
Coloque na forma caramelizada e leve ao forno (180º), em banho maria durante meia hora.
Deixe arrefecer, leve ao frio e desenforme na hora de servir.



E Bom Apetite!

Bolo de Cenoura com Cobertura de Brigadeiro e Outras Coisas Doces

Cakestand da loja Ideias & Mimos 
Este bolo está associado a um grande sorriso. O sorriso de felicidade da minha filha mais nova!
Na hora de escolher o bolo do 11º aniversário, hesitou entre um neste género e outro de pasta de açúcar. Venceu este. E o seu sorriso de alegria ao ver o bolo pronto, disse tudo.
Chocolate e cenoura, que já são um clássico, associados a gomas e outras guloseimas fizeram deste bolo o rei da festa.  Foi um prazer ver as caras de alegria da criançada!


Cakestand da loja Ideias & Mimos 

Aqui está a receita:

Ingredientes Bolo:
(Para este bolo dobrei a receita)

400g de cenoura
6 ovos
2 chávenas de açúcar
2 chávenas de farinha
2/3 de chávena de óleo
1 c. sopa de fermento


Cakestand da loja Ideias & Mimos

Cakestand da loja Ideias & Mimos 

Recheio e cobertura de brigadeiro:

1 lata de leite condensado
1 pacote de natas
4 c, sopa de chocolate em pó
1 c. sopa de manteiga


Decoração:

chocolates kitkat
gomas variadas
maltesers
smarties pequenos e grandes
fingers de chocolate




Preparação:

Descasque as cenouras e corte-as em pedaços. No copo do liquidificador coloque os ovos, as cenouras e o óleo. Bata até obter uma mistura bem fluída e que a cenoura esteja bem triturada. Coloque numa tigela grande e aos pouco vá envolvendo a farinha peneirada com o fermento.
Para este bolo, fiz a massa duas vezes, juntei tudo, envolvendo bem e distribuí por duas formas de tamanhos diferentes, bem untadas de manteiga e polvilhadas de farinha. 
Leve ao forno aquecido cerca de 35/40 minutos, faça o teste do palito. Retire os bolos do forno,  desenforme e deixe-os arrefecer sobre uma rede.
Numa caçarola coloque o chocolate, o leite condensado, e as natas. Leve ao lume, mexendo sempre até engrossar. Por fim adicione a manteiga e envolva.
Corte ao meio cada um dos bolos. Coloque a base do maior no prato onde vai servir e cubra com uma camada generosa de creme brigadeiro. Por cima coloque a outra parte do bolo e cubra-o completamente com o creme. No centro do bolo maior coloque uma das partes do bolo mais pequeno e siga os passos anteriores. 
Depois dos bolos bem cobertos aplique os chocolates a toda a volta. Poderá ter que cortar um pouco à altura dos kitkat para não ficarem grandes demais.
Na parte livre do bolo maior, coloque os smarties de modo a cobrir tudo. Por cima do bolo mais pequeno, coloque os fingers de chocolate, de modo a dividir o bolo em 4. Em cada uma das partes coloques as guloseimas que escolheu. 
Á volta de cada um dos bolos coloque uma fita de cetim e dê um laço. Termine colocando as velas coloridas no centro.

Cakestand da loja Ideias & Mimos 

E Bom Apetite!

Caril de Camarão

Pratos simples e aromáticos, que se transformam em refeições maravilhosas.
Com pouco se faz muito. Com pequenos truques podemos transformar um prato simples em algo fantástico.
Invistam um pouco na compra de um bom pó de caril pois vão notar bem a diferença daquele mais simples que usam habitualmente.
O caldo obtido com as cabeças dos camarões, (que muitos colocariam directamente no balde do lixo...) fez aqui toda a diferença. Intensificou os sabores e deixou-nos com o palato em festa!














Aqui está a receita:

Ingredientes:

1kg de camarão congelado 20/30
1 cebola grande
3 dentes de alho
1 malagueta
1 limão
azeite q.b.
pimentos de cores picadinhos
sal e pimenta de moinho
2 c. sopa de um bom caril em pó
1 lata de leite de coco
1dl de natas
coentros picados





Preparação:

Descongele o camarão e descasque-os mantendo a cauda. Reserve as cabeças para fazer um "puxado" para a base do caril. Tempere o camarão com um pouco de sal, a malagueta picada e o sumo de limão.
Num tacho coloque um pouco de azeite, deixe aquecer bem e introduza as cabeças dos camarões. Deixe-as saltear e vá esmagando um pouco para soltarem os seus sucos. Retire-as para um recipiente e regue com um pouco de água quente. Deixe ficar assim. Depois de arrefecer a água esmague bem as cabeças de modo a retirar todos os sucos. Coe o caldo e reserve.
No mesmo tacho coloque os camarões e deixe-os saltear até ficarem douradinhos. Retire e reserve. No mesmo tacho coloque a cebola e os alhos picados. Deixe saltear um pouco e junte os pimentos picados. Deixe apurar, junte o pó de caril e deixe tostar um pouco. Regue com o caldo obtido das cabeças do camarão. Deixe ferver e adicione o leite de coco. Adicione camarões e  as natas, tempere com um pouco de sal. Deixe cozinhar 3/4 minutos, rectifique os temperos. Polvilhe com os coentros e sirva com arroz branco.



E Bom Apetite!

Quadrados de Cenoura e Frutos Secos

Estamos a meio do mês de Agosto. 
Os últimos dias, com chuva e um tempo cinzentão não deixam que se pense que é verão, mas o tempo é de férias, calor e muito sol.
As minhas férias, ou melhor, mini férias já terminaram. A meio da semana foi tempo de voltar ao trabalho e os dias cinzentos até ajudaram a que não fosse tão penoso voltar à rotina. 
Daqui a  uma semana, tenho mais uns dias de descanso. Espero que por esses dias, haja muito sol e calor para os poder aproveitar ao máximo.
 
                   
Travessa da loja Ideias & Mimos  e Pano da Loja Algolinho


Quem gosta de um delicioso bolo de cenoura? E se à cenoura juntarmos uns frutos secos e sumo de laranja? Que vos parece?
Estes quadrados de cenoura, de textura húmida e pouco doce, são maravilhosos!
Podem optar por colocar ou não o glacê. Fica mesmo ao vosso critério, pois ficam óptimos das duas maneiras. Provavelmente os gulosos vão gostar mais com aquela cobertura a escorrer...







Aqui está a receita:

Ingredientes:


Bolo:

500g de cenoura ralada
250g de frutos secos (usei nozes e amêndoas)
sumo e raspa de 1 laranja
6 ovos
1 pitada de sal fino
225g de açúcar
225g de farinha
200g de manteiga
1 c. chá de fermento
manteiga para untar
pão ralado para polvilhar


Glacê:

150g de açúcar em pó
2 colheres de sopa de leite morno
sumo de limão q.b.


Preparação: 

Descasque as cenouras e rale-as finamente. Raspe a casca da laranja, esprema o sumo e adicione à cenoura.
No robot de cozinha triture as amêndoas e as nozes  e misture à cenoura.
Bata as gemas com o açúcar e o sal até obter uma mistura fluída e cremosa. Envolva o creme de gemas na mistura de cenoura. Bata as claras e castelo bem firme, e vá misturando aos poucos e alternando com a farinha peneirada e o fermento.
Por fim junte a manteiga derretida e mexa muito bem
Coloque a massa num tabuleiro bem untado com manteiga e polvilhado de pão ralado. Leve a cozer cerca de 35 minutos a 180º.
Retire do forno, desenforme e deixe arrafecer bem.
Para o glacê, junte o açúcar com o leite morno e mexa bem. Vá adicionando aos pouco o sumo de limão, até obter a textura desejada.
Corte o bolo em quadrados e espalhe por cima uma camada de glacê. Deixe secar e sirva.

Travessa da loja Ideias & Mimos  e Pano da Loja Algolinho




E Bom Apetite!

Torta de Atum


De certeza que já perceberam que aqui em casa fazemos muitas refeições com atum. 
É um alimento com muitos benefícios, é relativamente barato e permite-nos preparar refeições variadas. Esta torta é o exemplo perfeito. Muito económica, saborosa e uma refeição diferente que agrada a todos.
É ideal para um lanche ajantarado. Para levar na cesta do piquenique, para o campo ou para a praia e sabe tão bem morna ou fria.


Aqui está a receita:

Ingredientes:

Torta:
6 ovos
1/2 dl de leite
100g de farinha
sal e pimenta de moinho


Recheio:

3 latas de atum em óleo Vasco da Gama
pimentos de cores q.b.
1 cebola pequena
2 dentes de alho
azeitonas descaroçadas picadas q.b.
azeite q.b.
2 dl de leite
2 c. sopa de farinha
sal e pimenta de moinho
salsa picada




Preparação:

Para o recheio, pique os alhos e a cebola e leve a refogar com um pouco de azeite. Deixe amolecer, junte os pimentos picadinhos e deixe cozinhar mais 5 minutos. Adicione o atum Vasco da Gama escorrido e as azeitonas e envolva tudo. Dissolva a farinha no leite e junte ao refogado. Mexa bem, tempere de sal e pimenta, deixe cozinhar mais 5 minutos e  por fim envolva a salsa picada.


Massa da torta:

Na tigela da batedeira, coloque os ovos, o leite e uma pitada de sal fino. Bata bem, até se apresentar uma mistura fofa e volumosa. Peneire a farinha e envolva nos ovos. Tempere de sal e pimenta.
Unte um tabuleiro do forno com manteiga, forre com papel vegetal e volte a untar. Deite aí a mistura de ovos e leve ao forno a 180º durante 10 minutos. Não deixe secar demasiado.
Retire a torta do forno e desenforme-a sobre um pano. Cubra-a com o recheio de atum, e com a ajuda do pano enrole-a.
Coloque no parto de servir e acompanhe com uma boa salada.


E bom Apetite!

Frango Teriyaki com Pimentos




A receita de hoje é extremamente simples!
Frango temperado e cozinhado, apenas com o delicioso molho Teriyaki. Estou viciada neste molho, principalmente nesta variedade, de alho e mel. Apenas juntei tiras de pimentos e sementes de sésamo.
Uma refeição reconfortante. Um frango muito saboroso e aromático, com um molhinho daqueles de lamber os dedos...







Aqui está a receita:

Ingredientes:


4 pernas de frango do campo
molho teriyaki
sementes de sésamo
1/2 pimento verde
1/2 pimento vermelho
1/2 pimento laranja
cebolinho fresco picado


















Preparação:



Limpe de gorduras em excesso as pernas de frango e corte-as, separando-as em coxa e sobrecoxa. Coloque-as numa tigela de cozinha e cubra-as com uma boa camada de molho teriyaki. Vire-as de  modo a ficarem completamente cobertas com o molho. Reserve durante cerca de 30 minutos.
Entretanto limpe e corte os pimentos em tiras. 
Aqueça bem um wook e coloque dentro o frango. Vá virando para dourar de igual modo. Reduza o lume para o mínimo, tape e deixe cozinhar lentamente durante 30 minutos, se necessário junte uns pingos de água. A carne, ao cozinhar vai criar vapor e ganhar molho.
Adicione os pimentos e polvilhe com as sementes de sésamo, rectifique de sal, se necessário. Deixe cozinhar até estar tenrinho.
Sirva acompanhado de arroz basmati, polvilhe com mais sementes e com o cebolinho picado.



E Bom Apetite!c

Queques de Chocolate




Um bolinho ou queque de chococolate nunca se recusa,  não éverdade?
Os miúdos e graúdos adoram!
Estes são uma receita do mais simples que há, e fazem-se enquanto o diabo esfrega um olho. A massa fica muito fofinha e são deliciosa.
Por aqui estamos em modo mini férias, apenas 3 dias mais o fim de semana, para se poder descansar um pouco e sair da rotina.
As férias mais a "sério", essas serão só a partir do dia 20. Mas, estamos quase lá...







Aqui está a receita:

180g de açúcar
150g de farinha
150g de manteiga derretida
50g de chocolate ou cacau em pó
3 ovos
3 gemas
raspa de 1 limão
açúcar em pó para polvilhar




Preparação:

Bate-se os ovos e as gemas com o açúcar. Derrete-se  a manteiga e adiciona-se à gemada. Aos poucos vai-se adicionando a farinha peneirada com o chocolate e por fim a raspa do limão.
Untam-se forminhas de queques com manteiga e polvilham-se de farinha. Enchem-se até 3/4 e levam-se ao forno a 180º durante 15/20 minutos.
Depois de cozidos, colocam-se em forminhas de papel e polvilham-se com açúcar em pó.


E Bom Apetite!

Tarte de Amoras

Cakestand da loja Ideias & Mimos  e Pano da Loja Algolinho

Ter amigos e familiares assim, sempre a lembrar-se de nós é um luxo!
A taça de amoras, doces, lindas e deliciosas que veio parar aqui a casa foi um presente dos Deuses. Mais uma vez obrigada L.
As ideias de receitas começaram a nascer na minha cabeça. Adaptei uma receita que tinha há algum tempo, e que tinha feito com pêssegos, para fazer esta deliciosa tarte. Linda e tão boa!

Imaginam o cheirinho que se espalhou por toda a casa? Nem vos digo, só mesmo sentindo!




Já vos disse onde passo a maior parte do tempo quando estou em casa?  
Adivinham?
Um dia destes mostro-vos aqui, onde se misturam as 7gramas de Ternura com os restantes ingredientes. 
É ali que me sinto bem, embora não me importasse nada de lhe dar um "esticão" e torná-la um pouco mais espaçosa, para guardar e espalhar todos os meus "cacos".
Sim, estou a falar da minha cozinha! E estas são uma fonte inspiração! 
Que bem que eu estava ali, naquela branca e castanha, com a ilha no meio.
Mas é muito fácil apaixonarem-se por qualquer uma! São todas lindas!


Cakestand da loja Ideias & Mimos  e Pano da Loja Algolinho




















Mas, vamos então à receita (para correrem para a cozinha...)


Ingredientes:

250g de amoras
125g de manteiga
125g de açúcar amarelo
3 ovos
225g de farinha
1c. chá de fermento
1 c. sopa de baunilha liquida
açúcar em pó para polvilhar





Preparação:


Numa tigela coloque o açúcar, junte a manteiga e os ovos e bata bem. Depois e aos poucos adicione a farinha com o fermento, até obter uma massa homogénea. por fim adicione a baunilha liquida.
Coloque a mass numa forma de mola, untada e polvilhada com farinha. Por cima da massa espalhe as amoras. Leve a forno aquecido a 180º durante cerca de 25 minutos. Se estiver a queimar reduza a temperatura do forno. retire e deixe arrefecer sobre uma rede. Depois de fria polvilhe com açúcar em pó.

Cakestand da loja Ideias & Mimos  e Pano da Loja Algolinho














E Bom apetite!

Imprimir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...