sábado, 29 de junho de 2013

Parfaits de Iogurte e Framboesas

Verão rima com calor, praia, piqueniques, refeições frescas e sobremesas deliciosas.
O Verão pede sol e boa disposição, e traz um sem fim de frutas coloridas e doces que nos dão 1001 ideias para receitas. Esta, feita em 3 tempos, é ideal para aqueles dias em que nos apetece uma sobremesa e não temos nada pronto. Em menos de nada, sobremesa para 4!

Aqui fica a receita:
Inspirada e alterada de  "Cozinha para quem quer poupar" de Mafalda Pinto Leite

Ingredientes:

4 iogurtes naturais
3 c. sopa de queijo creme
1 laranja
3 c. sopa de açúcar em pó
250g de framboesas (usei congeladas)
folhas de hortelã


Preparação:


Numa tigela coloque os 4 iogurtes, 2 colheres de sopa de açúcar, misture o queijo creme e bata até estar bem homogéneo. Junte a raspa e o sumo de meia laranja e reserve no frigorífico.
Retire as framboesas do congelador para uma taça. Junte o sumo da restante laranja e 1 c. sopa de açúcar em pó. Mexa e deixe repousar 5 minutos.



Em 4 copos, coloque uma camada de creme de iogurte, por cima uma colherada de framboesas e depois mais iogurte. Termine com a fruta e decore com um raminho de hortelã.




E Bom Apetite!

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Frittata de Requeijão e Legumes com Salpicão de Perú



Mais uma receita daquelas... rápida, fácil e que sai sempre bem!
As frittatas são uma especialidade da culinária italiana, tipo omelete feita no forno. Permitem-nos imensas variações e são deliciosas mornas, ao terminar de cozinhar ou frias, podendo ser uma óptima opção para levar na marmita para o trabalho ou para um piquenique na praia, que foi o caso desta!














Aqui está a receita:

Ingredientes:

4 ovos
1 requeijão
1 cebola
150g de  Salpicão de Perú - Casa da Prisca

1 courgete
5 cogumelos brancos frescos
1 dl de leite
tomilho fresco picado
sal e pimenta
azeite q.b.
sementes de linhaça para polvilhar



Preparação:

Pique a cebola bem fininha e leve-a a refogar com um fio de azeite. Corte a courgete em rodelas finas, e os cogumelos em laminas, adicione-os à cebola e deixe cozinhar 5 minutos. Bata os ovos com o leite e de seguida junte-lhe o requeijão desfeito. Bata bem e reserve. Corte o salpicão em rodelas e depois em tiras finas. Adicione ao salteado de legumes e deixe fritar um pouco. 




Misture com o preparado de ovos e envolva. Tempere com sal e pimenta e junte o tomilho picadinho. Transfira para uma tarteira untada, polvilhe generosamente com as sementes e leve a forno quente cerca de 25 minutos. Acompanhei com uma salada verde.


E Bom Apetite!

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Lulas Salteadas

As refeições aqui em casa tem sido assim... rápidas, simples mas ainda  assim deliciosas!
Os dias de trabalho cansativos e o horário tardio a que chego a casa, reduzem em muito a ementa e as receitas para o blog. Ultimamente tenho cozinhado pouco e fotografado ainda menos...
Prometo que vou inverter o sentido das coisas e voltara publicar mais assiduamente!
Aqui está a receita, rápida destas lulas.


Ingredientes:

1,500g de lulas (usei congeladas)
2 dentes de alho
2 malaguetas
sal q.b.
azeite q.b.
sumo de 1 limão
coentros frescos picados q.b.





Preparação:

Descongele as lulas de um dia para o outro. Limpe-as e retire-lhes o interior mantendo-as inteiras. separe os tentáculos. Lave-as bem e coloque-as em àgua fria com um bom punhado de sal, durante 20 minutos. Coloque-as a escorrer. 



Esborrache dois dentes de alho e coloque-os num wok. Junte um fio de azeite e leve ao lume. Deixe aquecer bem e junte as lulas e as malaguetas partidas. Deixe saltear em lume forte 5 minutos e depois reduza um pouco. Rectifique de sal e deixe cozinhar mais 10 minutos. Por fim junte o sumo de limão e os coentros. Sirva com uma salada verde e fatias de pão torrado.



E Bom Apetite!

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Pudim de Gelatina e Cerejas







Depois do post de anterior... mais cerejas!
Temos de aproveitar enquanto ainda há, e fazer estas receitas deliciosas.
Esta gelatina foi feita a 4 mãos. O M. deu a sua preciosa ajuda e preparou a calda de cerejas, que serviu também para rechear a torta floresta negra.
Uma sobremesa vistosa, fácil de fazer e que fez as delicias de todos...




Aqui está a receita:


Ingredientes:
p/ 4ramequins

1 saqueta de gelatina de morango ou frutos vermelhos
4 c. sopa bem cheias de Calda de cerejas  (receita aqui)
gelado de compra a seu gosto
cerejas
hortelã
raspas de chocolate




Preparação:

Prepare a gelatina conforme as instruções da embalagem. Passe os ramequins por àgua fria. No fundo de cada um coloque uma colher de sopa bem cheia de calda de cerejas. Complete com a gelatina morna e leve ao frigorífico de preferência de um dia para o outro.


Para servir, coloque o pudim de gelatina no prato, algumas cerejas e uma bola de gelado. Complete com raspas de chocolate e folhas de hortelã.



E Bom Apetite!

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Rolo Floresta Negra


No passado fim de semana, quando voltava para casa depois de uma manhã no meio das flores, deparei-me com um vendedor de cerejas na berma da estrada. Doces, rijas, brilhantes, mesmo muito boas, uma maravilha. Cheguei a casa com uma caixa de 2kg de cerejas.
Tem sido quase sempre a nossa sobremesa e enquanto não acabam, reservei algumas para fazer algo doce aqui para o blog.
O post de hoje é o resultado. Amanhã há mais...


Aqui fica a receita:

Ingredientes:

Rolo:

6 ovos
100g de açúcar branco fino Rar
2 c. sopa de açúcar baunilhado
100g de farinha
6 c. sopa de chocolate em pó
margarina para untar
papel vegetal

Calda de cerejas:

200g de cerejas mais algumas para decorar
4 c. sopa de açúcar mascavado escuro Rar
1 c. café de canela em pó
1/2 dl de aguardente velha
1 c. sopa de mel


Recheio e cobertura:

2 dl de natas
150g de queijo creme
3 c. sopa de açúcar branco em pó Rar
sumo de 1/2 limão


Preparação:

Bata os ovos com o açúcar e o açúcar baunilhado durante 15 minutos. De seguida peneire a farinha e o chocolate e envolva delicadamente na massa de ovos. Unte e forre com papel vegetal um tabuleiro de forno. Volte a untar e polvilhe com farinha. Coloque dentro a massa e leve a forno pré aquecido a 190º durante 15 minutos. Retire desenforme sobre um pano polvilhado com açúcar. Deixe arrefecer.



Para a calda de cerejas, descaroce-as e corte-as em pedaços. Envolva todos os ingredientes da calda, junte as cerejas e leve ao lume até obter uma consistência de xarope. Deixe arrefecer.
Para a cobertura, bata as natas com o açúcar, junte o queijo creme e o sumo de limão e bata mais um pouco. Reserve no frigorífico.
Espalhe metade da cobertura sobre o bolo, e por cima uma boa camada de calda de cerejas. Enrole com a ajuda do pano e cubra com o restante creme de queijo.
Polvilhe com raspas de chocolate e decore com algumas cerejas.
Leve ao frigorífico até servir.








E Bom Apetite!

terça-feira, 18 de junho de 2013

Codornizes Aromáticas



Alguém sabe em que mês estamos?
No momento em que escrevo, (já bem tarde e cheia de sono...) chove, eu diria que quase com se não houvesse amanhã! Parece que estamos numa daquelas noites frias de Inverno. Eu preciso de sol, de calor e de ... férias!
Codornizes...
Um petisco, feito almoço de fim de semana. Aqui em casa são muito apreciadas, bem temperadas e grelhadas ficam deliciosas. 



Aqui fica a receita:


Ingredientes:

6 codornizes inteiras
200g de cogumelos frescos
1 cenoura
1 cebola pequena
3 dentes de alho
vinho do porto q.b.
azeite, sal, pimenta de moinho q.b.
tomilho fresco
vinho do porto q.b.



Preparação:

Prepare uma marinada com 2 dentes de alho, vinho do porto, pimenta, tomilho e sal. Lave muito bem as codornizes, e abra-as com ajuda de uma tesoura de cozinha. Regue-as com a marinada e deixe ficar pelo menos duas horas. Leve-as a corar em azeite, virando-as regularmente. Retire-as do tacho e reserve no forno quente. Entretanto pique a cebola e o dente de alho, e leve a refogar. Junte as cenouras em palitos e os cogumelos em laminas ao refogado. Deixe cozinhar lentamente cerca de 10 minutos. Tempere de sal, pimenta e tomilho fresco e regue com um pouco de vinho do porto.
Acompanhei com espargos grelhados e batatas assadas.




E Bom Apetite!

domingo, 16 de junho de 2013

Torcidos de Salmão Fumado com Molho de Iogurte e Aneto









Quando temos visitas, ou não..., esta é uma bela maneira de confraternizar à volta da mesa.
Estes pequenos palitos folhados são optamos para começar uma refeição, para picar e petiscar...
São muito fáceis e rápidos de fazer e desaparecem num instante. Podem ser servidos ainda mornos, ou podemos fazê-los para comer mais tarde.
 
Aqui fica a receita:


Ingredientes:

2 placas de massa folhada rectangular (usei do lidl)
200g de salmão fumado
1 gema de ovo
farinha para polvilhar

Molho:

1 iogurte natural
1c. chá de creme de vinagre balsámico
q.b. de folhas de aneto da Espiga





Preparação:


Coloque sobre a bancada enfarinhada, uma placa de massa folhada. Cubra com o salmão em fatias. Por cima coloque a segunda massa folhada e com o rolo de cozinha, estique um pouco e pressione bem, para a massa aderir uma à outra. Pincele com a gema de ovo desfeita num pouco de àgua e com uma faca corte tiras de massa com 2,5cm de largura.
Torça cada pedaço para ficar bem enrolado e coloque num tabuleiro forrado com tapete de silicone. Leve a forno bem quente, 200ºc, cerca de 10 minutos.


Molho:

Bata muito bem o iogurte com o creme de balsámico e junte o aneto. Leve ao frigorífico e sirva com os torcidos.




E Bom Apetite!

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Costeletas de Borrego com Pasta de Azeitonas Verdes






A carne de borrego, já sabemos que não é  do agrado de todos. É uma carne suculenta e de sabor característico. Fonte de nutrientes, e rica em proteínas e vitaminas do complexo B.
Costumo cozinhar muitas vezes a perna e as suas costelas, mas sem dúvida aquela que mais gostamos são as costeletinhas. Estas foram enriquecidas com a pasta de azeitona verde da Casa da Prisca. O contraste é perfeito, divinal...























Aqui está a receita:


Ingredientes:

6 costeletas de borrego
sal e pimenta q.b.
1 laranja
alecrim e tomilho fresco
2 dentes de alho
pasta de azeitona verde da Casa da Prisca. q.b.
queijo ralado
vinho do porto q.b.


 
Preparação:

Tempere as costeletas com sal, pimenta, o sumo da laranja e um pouco de tomilho e alecrim picados. Deixe repousar cerca de 30 minutos.
Aqueça uma sertã em fogo alto, com os dentes de alho esborrachados e um fio de azeite, e sele as costeletas, sempre em fogo alto cerca de dois minutos de cada lado.  Retire-as do lume e cubra cada uma com uma camada de pasta de azeitona verde da Casa da Prisca. Coloque-as num recipiente de forno,  polvilhe-as com o queijo ralado. Regue com a marinada e com um pouco de vinho do porto.
Leve a forno quente cerca de 10 minutos. Acompanhei com arroz de açafrão e courgete grelhada.




























E Bom Apetite!

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Um Bolo de Chocolate com uma Cobertura Diferente...



Um bolo de chocolate feito a pedido...
Num dia de visitas em casa, na hora de lanche o momento foi de pedidos em coro... Bolo de Chocolate!
Uma receita de um bolo de chocolate bem simples, mas onde a cobertura fez a diferença. Chocolate em dose dupla, branco e negro. Como se não bastasse, ainda coloquei uma terceira cobertura com coulis de frutos vermelhos e chá verde.
Uma perdição...





Aqui está a receita:


Ingredientes:

250g de chocolate culinária
6 ovos
175g açúcar
150g de manteiga
150g de farinha
1 c. chá de fermento


Cobertura:

100g de chocolate preto
100g de chocolate branco
2dl de natas
q.b de coulis de frutos vermelhos receita aqui


Preparação:

Leve a manteiga e o chocolate  a derreter em banho maria. Bata as gemas com o açúcar e de seguida junte-lhes o chocolate derretido. Bata as claras em castelo bem firme  e adicione-as à mistura anterior. Por fim junte a farinha e o fermento. Envolva bem e coloque numa forma de mola, bem untada com manteiga e polvilhada de farinha. Leve ao forno pré aquecido a 180º durante 40 minutos. Desenforme e deixe arrefecer.
Parta o chocolate preto em pedaços e junte-o a 1dl de natas leve a banho maria até derreter. Mexa bem e deite sobre o bolo. Deixe arrefecer um pouco, Faça o mesmo procedimento com o chocolate branco, deite-o sobre o bolo e com a ajuda de um garfo faça alguns "desenhos". Por fim, coloque duas, ou mais,  colheres de sopa de coulis de frutos vermelhos no meio do bolo e deixe escorrer sobre o chocolate.










E Bom Apetite!

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Tarteletes de Snack President e Salmão Fumado


Estas tarteletes foram feitas para participar no Desafio da President.
A President vai escolher as 12 receitas mais criativas e os seus autores irão participar num Workshop com o chef Chakall! Os 12 blogs mais referidos pelos participantes também recebem uma surpresa.
Trata-se de um queijo suave, macio e delicioso, que fica óptimo em saladas ou assim, em preparações quentes.
Espero que gostem da sugestão!




 Aqui está a receita:

Ingredientes:

12 rodelas de Queijo Snack President
150g de salmão fumado
2 cogumelos em fatias
2 ovos
1/2 dl de leite
sal e pimenta q.b.
azeitonas em pedaços q.b.
1 massa folhada de compra
sementes de sésamo q.b.







Preparação:

Estenda a massa, unte com manteiga as formas de tarteletes forre-as  com a massa. Corte o queijo em fatias e coloque nas formas. Sobreponha o salmão, os cogumelos e as azeitonas. Bata os ovos com o leite. Tempere de sal e pimenta e deite sobre o recheio. Polvilhe com as sementes e leve ao forno pré aquecido a 200º, cerca de 20 minutos.






E Bom Apetite!

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Tosta de Alheira e Ovo



Estamos no inicio de Junho e sinto que estou a precisar de férias...
Em virtude das minhas ocupações profissionais ando estourada, prestes a cair para o lado, e com muita pena minha, o blog e a página do facebook tem sido postos um pouco de lado. Por isso, quando não há tempo para mais, fazem-se refeições rápidas e simples, mas nem por isso menos deliciosas.
Estas tostas foram um dia destes o nosso jantar, acompanhadas de uma boa salada e sopa.
Aqui fica a receita:


Ingredientes:
para 4


4 fatias de pão de centeio
1 alheira
4 ovos
250g de folhas de espinafres
150g de cogumelos pleurotus (produzidos aqui em casa com a Cogus Box)
azeite, pimenta de moinho e sal q.b.
1 dente de alho
creme de vinagre balsámico


Preparação:


Retire a pele à alheira, divida-a em 4 e com as mãos forme 4 bolinhos com o formato da fatia de pão. Leve-os a tostar numa sertã bem quente. Retire e reserve ao calor. Grelhe os cogumelos com um fio de azeite. Tempere de sal e um pouco de pimenta de moinho. Salteie os espinafres com o dente de alho e um fio de azeite. Frite os ovos, deixando a gema mole. 
Para empratar, coloque a fatia de pão, cubra com os espinafres, os cogumelos, a alheira e por cima coloque o ovo. Regue com um fio de creme balsámico e sirva.





Bom Apetite!

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Gelado de Nata e Redução de Café






Gelados... são ou não uma óptima maneira de terminar uma refeição?
Se mesmo durante o inverno gostamos de comer um bom gelado, então durante o verão é algo a que não é fácil resistir!



Mesmo sem ter máquina de gelados, (mas ando a pensar nisso...) não deixo de fazer gelados do modo tradicional. Este, foi uma experiência nova, com um ingrediente surpreendente... a redução de café Casa da Prisca.

Aqui está a receita:


Ingredientes:

2 iogurtes naturais
2 dl de natas
1/2 lata de leite condensado
4 claras
5 c. sopa de redução de café Casa da Prisca.
sumo de meio limão




Preparação:

Bata as natas na batedeira até estarem bem firmes. Junte os iogurtes e bata mais um pouco. Adicione o leite condensado e envolva. Bata as claras em castelo firme e adicione-as ao preparado anterior, com a ajuda de uma colher metálica. Adicione a redução de café, o sumo de limão e envolva devagar.
Coloque o preparado numa caixa com tampa e leve ao congelador. Cerca de 15 minutos antes de utilizar, retire o gelado do congelador. Sirva o gelado com um fio de redução de café por cima.



E Bom Apetite!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imprimir