domingo, 31 de março de 2013

FELIZ PÁSCOA!



Boa tarde!

Desejo a todos uma Páscoa muito Feliz!

Nos próximos dias teremos novidades no blog e um desfile de receitas novas...

Até já!

sexta-feira, 29 de março de 2013

Delicia de Gelatina com Coulis de Morangos



A dois dias da Pascoa, trago uma sugestão de sobremesa para a vossa mesa.
É muito simples de fazer, leva pouco açúcar e usei natas magras de forma a tornar esta sobremesa um pouco mais leve. Quem não aprecia a simplicidade da gelatina, experimente esta receita
Fofa e leve desfaz-se na boca a cada colherada...



Aqui está a receita:

Ingredientes:

Mousse:

1 pacote de gelatina de morango Royal
1/2 litro de leite
3 folhas de gelatina
1 c. sopa de maisena
1 pacote de natas magras
4 claras de ovo
1 iogurte natural
6 c. sopa de açucar







Coulis de Morangos

200g de morangos maduros
100g de açucar
sumo de meio limão




Preparação:


Ferva o leite. Junte a gelatina em pó à maisena e verta em cima o leite, mexendo sempre. Leve ao lume até levantar fervura, retire e deixe arrefecer. Hidrate as folhas de gelatina em àgua fria, escorra-as e leve-as a dissolver no microondas. Adicione-as à  mistura de leite. Bata as natas eté ficarem espessas e depois envolva-lhes o iogurte. Bata de novo mais um pouco. Bata as claras em castelo e quando estiverem consistentes junte o açucar aos poucos até obter um merengue. Envolva levemente as natas na mistura de  leite e depois as claras, mas sem bater. Envolvendo somente de baixo para cima. Coloque numa forma a seu gosto e leve a solidificar de um dia para o outro.
Para  o coulis, corte os morangos em pedacinhos, junte-lhes o açucar e o sumo de limão. Leve ao lume e deixe ferver lentamente 10 minutos. Passe com a varinha mágica e deixe arrefecer. Leve ao frio.
Para desenformar, coloque a forma em àgua morna dois minutos para ser mais fácil. Cubra com o coulis e decore com morangos.












E Bom Apetite!

quarta-feira, 27 de março de 2013

Um agradecimento... e uma Torta de Cenoura








O post de hoje é em jeito de agradecimento.
Agradecimento a todos aqueles que por aqui passaram e me deixaram palavras de apoio e de incentivo, na questão dos direitos de autor. Foi muito bom sentir que não estava sozinha e que mais alguém achava que tinha que denunciar aquela situação. Afinal, não estava errada, nem estava a pedir algo que não fosse legitimo, o que mesmo assim me foi negado. Depois das tentativas para que o fizessem, denunciei a situação ao Facebook e rapidamente a situação foi resolvida. Todas as minhas fotos foram retiradas da página  em questão. Devo dizer que me senti satisfeita e que foi feita justiça, não que isto vá mudar mentalidades, porque não vai, vão continuar a acontecer situações destas todos os dias. Mas é bom saber que ainda temos direitos, que se nos sentirmos lesados podemos denunciar e conseguimos resolver os problemas. A resposta da equipa do Facebook foi super rápida e eficaz.
Obrigada a todos aqueles que mesmo sem deixarem comentário, se solidarizaram comigo. 
Finalmente, agradeço à  Milenar o apoio que me está a dar na optimização digital do blog e da página, em especial ao Miguel Raposo, que tem sido excepcional.
A todos, mais uma vez muito obrigada!



Torta de Cenoura com Ganache de Chocolate 

 

Agora a receita: 
Fonte:  Alterada de Continente Magazine


Ingredientes:

500g de cenoura
400g de açúcar
4 ovos
4 c. sopa de farinha de trigo
1 c. café de sal
água  e sal q.b.
manteiga para untar q.b.
ganache de chocolate  receita aqui



Preparação:

Coza as cenouras em água e sal. Deixe-as escorrer bem e passe-as pelo passe-vite. Separe as gemas das claras e bata-as em castelo bem firme. Misture as gemas com o açúcar e bata até obter uma mistura esbranquiçada. Por fim adicione a cenoura passada, a farinha e as claras envolvendo devagar.
Forre um tabuleiro de forno com papel vegetal, unte com manteiga e coloque o preparado.
Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 20 minutos. Se fizer o teste do palito este não sairá seco, pois esta torta fica bastante húmida. Retire do forno, desenforme e deixe arrefecer um pouco. Barre com a ganache de chocolate e enrole. Apare as pontas e cubra com restante chocolate.





E Bom Apetite!

terça-feira, 26 de março de 2013

Coelho com Mostarda de Dijon

Paninhos da loja Algolinho 













Tinha vontade de fazer este prato há muito tempo.
Comi um coelho preparado pela minha tia C., que é uma cozinheira de mão cheia, do qual parece que ainda guardo o sabor. Já passaram muitos anos, foi ainda em casa dos meus pais.Não escrevi a receita, mas já naquela altura vi, e com muita atenção quis aprender como fazer. Das minhas lembranças tentei elaborar a receita. Acho que não ficou como o da minha tia, mas não estava nada mau.
Acho até que estava muito bom...


Paninhos da loja Algolinho 



Aqui fica a receita:

1 coelho inteiro
3 c. sopa de mostarda de dijon com sementes
1 cebola
2 dentes de alho
1 haste de alecrim
1 folha de louro
1 punhado de tomilho fresco
300g de cogumelos frescos
2 cenouras
2dl de vinho branco
1 dl de àgua
sal e azeite q.b.
2 c. sopa de maizena
4 c. sopa de natas
pimenta de moinho


Paninhos da loja Algolinho 


Preparação:

Lave e corte o coelho em pedaços. Reserve os miúdos. Leve uma sertã ao lume com azeite e deixe aquecer bem. Seque o coelho com papel de cozinha e coloque-o no tacho.Vá virando até dourar. Quando estiver a seu gosto, junte a cebola e os alhos picados, o louro, e o alecrim. Deixe cozinhar até a cebola ficar cozida. Polvilhe com a farinha e regue com o vinho branco. Junte a mostarda, tempere de sal e pimenta e adicione o tomilho. Vá mexendo, de modo a não deixar pegar ao fundo do tacho. Regue com metade da àgua, adicione as cenouras em pedços, tape e deixe cozinhar lentamente até estar tenro. Junte os cogumelos e deixe cozinhar mais 5 minutos. Por fim, adicione as natas e rectifique os temperos. Sirva com arroz branco.


Paninhos da loja Algolinho 


E Bom Apetite!

segunda-feira, 25 de março de 2013

Panquecas Simples



Panquecas... sabem tão bem ao pequeno almoço, quentinhas e com um fio de mel!
Simples, com mel, canela ou chocolate são uma perdição. A minha filha mais velha adora e andava à dias a pedir para as fazer. Estas foram feitas a 4 mãos. Por mim e por ela, se bem que deixei que as mãos dela fizessem quase todo o trabalho, tal como ela queria.
Estas, feitas num domingo de chuva serviram para o lanche. Acompanhei a minha com uma bela chávena de chá!
Esta, é a receita básica de panquecas do Jamie Oliver, e são uma maravilha.
É o 1+1+1!

Aqui fica a receita:

Ingredientes:

1 chávena de farinha
1 chávena de leite
1 ovo
1 pitada de sal
1c. chá de manteiga
facultativo: mel de laranjeira  It by Jugais,




 
Preparação:

Dissolver a farinha com o leite, juntar os ovos e o sal e bater com as varas até não existirem grumos da farinha. 
Numa frigideira anti aderente coloque a manteiga, deixe derreter e coloque uma concha da sopa da massa. Quando a massa fizer bolhinhas está pronta para virar. Deixe cozinhar do outro lado. Proceda assim até terminar a massa. Não deve necessitar de mais manteiga, basta usar na 1ª vez.
Sirva quentes, com mel, doce ou manteiga.
Para fazer a quantidade da fotografia, cerca de 12 panquecas, dobrei a receita.



E Bom Apetite!

sexta-feira, 22 de março de 2013

Cannelloni de Frango e Espinafres



 

Mais uma massa! Embora, uma versão diferente, ficou deliciosa. Uma refeição que foi feita em cima da hora e que nos fez jantar um pouco mais tarde. Valeu a pena o tempo de espera. Estava fabulosa de gosto, embora a apresentação não tenha ficado exactamente o que eu pretendia. Coloquei um pouco de molho a mais, para que cozesse rápido, o que fez com que se desfizessem um pouco e não tenha conseguido retirar do tabuleiro os cannellonis inteiros. O sabor compensou largamente...
Aqui fica a receita:

Ingredientes;

250g de cannellonis
550g de peito de frango
1 cenoura
200g de espinafres
1dl de vinho branco
1dl de polpa de tomate
1 cebola
2 dentes de alho
sal e azeite q.b.
pimenta de moinho q.b.
2,5 dl de bechamel   receita aqui



Preparação:

Numa frigideira coloque os alhos a cebola picada. Regue com azeite e deixe refogar. Pique a carne na picadora e junte ao refogado. Deixe cozinhar 5 minutos e regue com o vinho branco. Adicione a polpa de tomate, a cenoura em fios e tempere de sal e pimenta. Deixe cozinhar a carne, lentamente 10 minutos e depois junte os espinafres em folhas. Deixe cozinhar mais 5 minutos e recheie os cannellonis com a carne. Coloque no fundo de um tabuleiro uma camada de bechamel e por cima os cannellonis recheados. Cubra com o bechamel e leve a forno pré aquecido a 180º cerca de 35 minutos.


 
E Bom apetite!

quinta-feira, 21 de março de 2013

E a propósito dos Direitos de Autor...

Infelizmente, nos dias que correm é cada vez mais comum sentirmos que vivemos numa ... selva!

É triste sentir que deixou de haver respeito pelo trabalho dos outros, que alguns podem, pura e simplesmente, apoderar-se daquilo que outros fazem e usar conforme dá mais jeito! 
Este meu desabafo em jeito de post, vem a propósito da situação pela qual estou a passar. O meu blog foi, literalmente, "invadido" por usurpadores que estão a usar as minhas fotografias e algumas receitas para fazerem publicidade aos seus negócios. Cortaram a marca d´água existente nas fotos e em algumas fizeram mirror. Exibem as fotos na página incentivando os clientes com comentários acerca das mesmas.
Tudo isto nos faz crer é que tudo o que se faz naquele local é digno de ser fotografado, de contrário não necessitavam de usar fotos de outros...
São pessoas sem carácter, que depois de serem confrontados com a situação, começam por desculpar-se e dizer "que não fomos nós", "eram outros que geriam a página" para depois mostrarem a verdadeira identidade e retirarem a capa de cordeiro que usaram inicialmente. Mostram-se como são de verdade e tem o desplante de me dizer: " o seu blog tem muito boas fotos e recorreremos a elas sempre que se justifique..."
Para estas "pessoas" os direitos de autor simplesmente não existem!
Porque é que serei obrigada a alterar o tipo de marca d´água que tinha no blog e colocar outro maior? Porque é que simplesmente não posso fazer o meu trabalho como sempre fiz?
Deixo hoje aqui este alerta para que denunciem a página  e partilhem esta situação. Aqueles que tem blog, acho que devem estar atentos e tentar perceber se as vossas fotos também estão lá.
Infelizmente, hoje sou eu mas amanhã serão outros...





Partilhem e Denunciem esta página! - https://www.facebook.com/apolorestaurante?ref=ts&fref=ts





quarta-feira, 20 de março de 2013

Arroz de Peru no Forno



Mais uma refeição rápida e económica. 
Não me canso de comentar acerca da variedade de refeições que podemos fazer com poucos gastos. Nos dias que correm temos que aprender a rentabilizar e reutilizar os ingredientes disponíveis para as refeições. A carne de peru é saudável, dá para inúmeras variações e custa tão pouco! Com uma perna de peru preparei este arroz que serviu para duas refeições para 4.

Aqui fica a receita:

Ingredientes:

1 perna de peru (cerca de 800g)
600g de arroz agulha
1 cenoura em fios
1 cebola
2 dentes de alho
10 cogumelos frescos
200g de ervilhas
150g de bacon
1 colher chá de açafrão
sal, pimenta de moinho q.b.
 azeite q.b. 
1 dl de vinho branco
1 pernada de alecrim
1 folha de louro


Preparação:

Lave e corte a perna de peru em pedaços. Leve-a ao lume, num tacho com um pouco de àgua e o vinho branco. Tempere de sal e pimenta, junte o louro e o alecrim desfeito e deixe cozinhar lentamente até estar tenra. Retire, deixe arrefecer e depois desfie a carne. Pique finamente os alhos e a cebola e leve a refogar com um fio de azeite. Corte os cogumelos em fatias. Quando a cebola estiver ligeiramente dourada junte o arroz e deixe fritar um pouco. Regue com um pouco de água de cozer a carne, junte os cogumelos e a cenoura. Dissolva o açafrão em 0,5 dl de àgua e junte ao arroz. Adicione a carne e as ervilhas. Regue com a restante àgua da carne, passada por um passador. Rectifique os temperos e deixe cozer até o arroz estar mais ou menos cozido. Se necessário junte mais àgua. Transfira-o para um recipiente de forno, cubra com pedacinhos de bacon, polvilhe com pão ralado e leve a gratinar em forno quente.








E Bom Apetite!


terça-feira, 19 de março de 2013

Sugestão de Menu para o Dia do Pai!

 
Hoje é um dia Especial!
 

É certo que o dia do Pai é todos os dias e que não devemos "comercializar" estas ocasiões, mas este é o dia em que quer queiramos ou não se festeja o dia do Pai.
Aqui em casa os presentes para oferecer ao Pai são feitos na escola e depois em casa preparam-se mais alguns. Postais, copos para canetas feitos com rolo de cozinha, desenhos e papelinhos, aparecem por todo o lado para se juntar à caixinha com as prendinhas.
Estas são sem dúvida as prendas a que o meu marido dá mais valor.
Para aqueles, que como eu, já não temos o Pai ao nosso lado, ficam as lembranças de outros dias felizes e um beijinho especial!

Hoje deixo aqui uma proposta de menu para um almoço ou jantar um bocadinho mais doce...




Entrada: Gaspacho de Morango com Queijo Fresco
































Prato Principal: Lombinho de Porco com Tomilho












 
  
 
 
Sobremesa: Delicia de Romã e Frutos Secos
 
 




























E Bom Apetite!

segunda-feira, 18 de março de 2013

Broa Recheada

 
Este petisco... é só para dias de festa! Uma entrada bem calórica mas deliciosa. Costumo fazê-la quando tenho visitas, pois assim divide-se o "mal pelas aldeias" e come-se menos...
Esta broa é uma maravilha, faço-a assim desde sempre e quem come, pede para que eu volte a fazer noutras ocasiões. A receita de hoje, ao contrario do habitual teve uma pequena alteração, utilizei queijo da ilha ralado em vez de mozarella. O M. acha que ficou ainda melhor...
Aqui fica a receita:



Ingredientes:

1 broa de pão de centeio
2 linguiças
150g de bacon
1 pacote de queijo da ilha ralado
1 cebola
2 dentes de alho
maionese q.b. (usei caseira)
1 c. chá de oregãos secos




Preparação:

Comece por tirar uma tampa ao pão. Retire depois todo o interior, o miolo, em pedaços e reserve.
Pique os alhos e a cebola muito bem na picadora. Retire a pele à linguiça e a parte do couro ao bacon. Pique também e de seguida envolva com o alho e a cebola. Misture o queijo ralado, os oregãos e junte maionese a gosto, mas com cuidado para não colocar demais. Coloque a mistura dentro da broa e leve ao forno pré aquecido a 180º durante 15 minutos, ou até gratinar bem. A meio do tempo coloque à volta os pedacinhos de pão e a tampa.
Sirva com os pedacinhos de pão torrado e com tostas.





E Bom Apetite!

quinta-feira, 14 de março de 2013

Tagliatelle com Pesto e Camarão











Já todos sabem que aqui em casa adoramos massas. Já disse aqui que as minhas filhas (principalmente a mais velha) comia massas todos os dias... e se possível, ao almoço e ao jantar!
Este tipo de refeições além de práticas e rápidas são também muito económicas. Com pouco se faz muito, e com meia dúzia de ingredientes à solta no frigorífico podemos preparar um manjar. Foi o caso deste tagliatelle.
Aqui fica a receita:


Ingredientes:

400g de massa tagliatelle fresca (usei do continente)
10 cogumelos brancos frescos
200g de miolo de camarão congelado
150g de bacon em cubinhos
10 tomates cereja
4 c. sopa de pesto
sal e zeite q.b.
cebolinho picado
parmesão ralado


Preparação:

Leve ao lume uma panela com àgua e sal e um fio de azeite. Quando ferver coloque a massa a cozer, cerca de 6 minutos. Entretanto, coloque 4 c. sopa de pesto numa sertã, adicione  os cogumelos em quartos, junte o bacon e leve a saltear. Passe o camarão por àgua para retirar o gelo e junte-o ao salteado no tacho. Tempere de sal. Por fim misture os tomatinhos cortados ao meio. Escorra a massa e reserve um pouco de àgua da cozedura. Envolva a massa no salteado do tacho, junte 4 c. sopa de àgua da cozedura, ou um pouco mais se achar necessário, misture e rectifique os temperos. Sirva imediatamente, polvilhada com parmesão ralado e cebolinho picado.

Existe algo mais rápido que isto?





E Bom Apetite!

quarta-feira, 13 de março de 2013

Rojões à Minhota





É muito bom dar e receber! Sabe tão bem oferecer um "miminho". Pequenas coisas, pequenos gestos tem para mim um significado muito especial! É bom saber que as pessoas se lembram de nós, que tem por nós um carinho especial, sem termos feito nada de extraordinário ou nada que não fosse normal fazer.
Há dias atrás recebi, de uma pessoa amiga um presente delicioso. Como se diz aqui no Minho "um sarrabulho completo". Lombo de porco, rojão (pá de porco), costela, tripas enfarinhadas, farinhotes, enfim, tudo o necessário para fazer este prato tão tipico do "Meu Minho". Esta receita costuma também levar o sangue cozido frito, que eu não usei. Muito Obrigada R.


 
Aqui fica a receita:

Ingredientes:
800g de  rojão de porco
250g de tripa enfarinhada
2 farinhotes
200g de fígado de porco
azeite e sal q.b.
pimenta de moinho
1/2 colher de chá de cominhos
4 dentes de alho 
2 folhas de louro
vinho branco q.b.
1 limão
grelos salteados q.b.
600g de batatas em cubos




Preparação:
De véspera corte a carne em cubos e tempere com os alhos picados, sal e pimenta, o louro desfeito e regue com vinho branco. Reserve no frigorífico. No dia, leve um tacho ao lume com azeite, deixe aquecer e coloque dentro a carne. Vá mexendo e deixe a carne fritar um pouco em lume forte até ganhar cor. Regue com a marinada e os cominhos,  tape e deixe cozinhar lentamente. Numa sertã frite em azeite, a tripa cortada em pedaços. No mesmo tacho frite o farinhote cortado em fatias grossas e de seguida o figado  em bocados. Quando os rojões estiverem bem macios, junte os restantes ingredientes fritos. Envolva bem e tape o tacho mantendo lume lento. Entretanto descasque as batatas, frite-as em óleo bem quente e escorra-as sobre papel absorvente. Coza e depois de bem escorridos, saltei-e os grelos em azeite e alho. Envolva as batatas nos rojões e acompanhe com os grelos. Decore com gomos de limão.
Estes rojões são um óptimo acompanhamento para as famosas e típicas Papas de Sarrabulho.






























E Bom Apetite!

segunda-feira, 11 de março de 2013

Mini Babás


Estes bolinhos são uma pequena maravilha. A massa, depois de cozida é mergulhada numa calda doce, o que os torna um pequena "bomba". Estes pequenos miminhos, são o bolo preferido de uma amiga querida e foram feitos de propósito para lhe oferecer no seu aniversário. Já sei que foram aprovados!


Aqui fica receita:

Ingredientes:

Massa:

300g de farinha
1,5 dl de leite
50g de açucar
25g de fermento padeiro
150g de manteiga
3 ovos
1 gema



 Calda:

300g de açúcar branco RAR
3,5 dl de àgua
3 cascas de limão
1 vagem de baunilha
1 dl de rum

Cobertura:

2 dl de natas magras
80g de açúcar branco em pó RAR
sumo de 1 limão



 Preparação:

Coloque o fermento no leite morno para dissolver. Junte a farinha e o açúcar e vá amassando. Adicione a manteiga e os ovos, um a um. Continue a bater a massa até esta se apresentar macia e brilhante. Polvilhe com farinha e deixe levedar até dobrar de volume. 
Polvilhe as formas com manteiga e polvilhe com farinha. Coloque em cada forma duas colheres de sopa de massa. Coloque num tabuleiro do forno e deixe levedar mais 15 minutos. Ligue o forno a 180º. Desfaça a gema e junte-lhe um pouco de leite, bata bem e pincele a massa. Leve ao forno cerca de 25 minutos. 
Para a calda, misture a àgua com o açúcar, as cascas do limão e a vagem de baunilha aberta ao meio. Deixe ferver até obter uma calda espessa. Retire do lume, junte o rum e deixe arrefecer um pouco.
Depois dos bolinhos cozidos, deixe-os arrefecer e retire-lhes uma tampa. Mergulhe-os na calda, um a um e a tampinha também. Coloque os babás em formas de papel frisado.
Para a cobertura, bata as natas até começarem a espessar. Junte o açúcar, o sumo de limão e continue a bater até obter a consistência do chantilly. Coloque a mistura num saco de pasteleiro com bico frisado, recheie os babás e por cima coloque a tampa.


























E Bom Apetite!

sábado, 9 de março de 2013

Pernas de Pato com Tomilho e Mostarda






Pernas de pato para participar num passatempo!
A Laranjinha do blog  Cinco Quartos de Laranja  lançou o desafio "Sete anos à mesa com a Laranjinha" para o 7º aniversário do blog, que consistia em elaborarmos uma receita sua para participarmos no passatempo.
Como aqui em casa todos adoramos pato e depois de pesquisar no seu blog, decidi-me por esta receita.
Adoro mostarda e achei que esta receita tinha tudo para ser deliciosa.
Não me enganei, a carne de pato ficou super saborosa com a mistura da mostarda e o tomilho do meu jardim. 
Laranjinha espero que gostes!

Aqui fica a minha participação.






Ingredientes:
para 4

4 pernas de pato
1 colher de sopa de folhas de tomilho frescas
sal e pimenta q.b.
1 colher de sopa de mostarda (usei com sementes)
batatinhas para assar
2 cenouras
1,5dl de caldo de carne
azeite q.b.


Preparação:

Tempere as pernas de pato com sal, pimenta de moinho e as folhas de tomilho desfeitas. De seguida barre-as com a mostarda.Ligue o forno a 180º. Coloque as pernas de pato num recipiente de forno. Leve ao lume 1,5 dl de àgua, junte-lhe o caldo de carne e deixe ferver. Descasque as batatas e as cenouras e coloque-as à volta do pato. Eu cortei as batatas em gomos. Tempere os legumes com sal, regue tudo com o caldo de carne e com azeite. Leve ao forno a assar cerca de 1hora, ou até que esteja bem assado. Acompanhei com salada de alface, azeitonas e tomate cereja e com arroz branco.



E Bom Apetite!

sexta-feira, 8 de março de 2013

Peitos de Frango Grelhados com Molho de Sementes de Mostarda



Mais uma receita de frango. 
Depois da receita de ontem, tradicional e um pouco mais de inverno, hoje trago uma receita mais ligeira. Este frango, com o molho de sementes de mostarda é delicioso. Experimente usá-lo para rechear os seus wraps, junto com tomatinhos e alface... divino! As sementes de mostarda combinam na perfeição com esta carne, é uma maravilha. Acompanhei com puré de alho francês e salada de alface.

Aqui fica a receita:

Ingredientes:

4 peitos de frango
1 limão
sal e pimenta moinho q.b.
mistura de alho e limão


Para o molho de mostarda:

2 colheres de sopa de vaqueiro liquida
4 colheres de sopa de mostarda com sementes ou à antiga
1 cebola pequena
1 dl de vinho branco
1 dl de natas
sal e pimenta de moinho




Preparação:

Abra os peitos de frango de modo a obter dois bifes grossos de cada um. Tempere de sal e pimenta. Polvilhe com a mistura de alho e limão. Esprema o limão sobre a carne e deixe repousar 30 minutos. Grelhe a carne até que fique a seu gosto. Reserve-a ao calor.
Entretanto prepare o molho de mostarda. Pique a cebola miudinha e leve a refogar com a vaqueiro. Quando a cebola estiver cozida mas sem deixar ganhar cor, regue com o vinho branco. Deixe ferver, junte a mostarda, as natas e tempere de sal e pimenta. Deixe engrossar e sirva o molho sobre a carne. Acompanhe com arroz branco ou puré.


 E Bom Apetite!


quinta-feira, 7 de março de 2013

Frango do Campo com Cogumelos e Ervilhas


Refeições tradicionais, simples e caseiras, com ingredientes do agrado de todos são a base da minha cozinha.
Este frango, assim, é bem do agrado das minhas filhas. Com os dias de frio que se tem feito sentir, sabem muito bem este tipo de receitas. O frango, é das carnes que mais se consome aqui em casa. Por ser mais saudável e por se prestar a mil e uma receitas.

Aqui fica a receita:


Ingredientes:

1 frango do campo (cerca de 1,800g)
2 cebolas
2 dentes de alho
500g de ervilhas (usei congeladas)
2 latas de cogumelos inteiros
2 folhas de louro
1 ramo de salsa
sal e pimenta de moinho q.b.
azeite q.b.
2 c. sopa de maisena




Preparação:

Pique as cebolas e os alhos, regue com azeite e leve a refogar. Corte o frango em pedaços. Quando a cebola estiver douradinha adicione um pouco de àgua e deixe refogar um pouco. Junte o frango, o louro, a salsa, tempere de sal e pimenta e deixe cozinhar cerca de 50 minutos. Vá adicionando àgua em pequenas quantidades, de modo a manter a calda. Quando o frango estiver tenro junte os cogumelos e as ervilhas. Deixe cozinhar 10 minutos. Dissolva a maisena num pouquinho de àgua fria e junte ao frango. Deixe engrossar e cozinhar lentamente mais 10 minutos. Acompanhei com arroz branco.






 E Bom Apetite!

quarta-feira, 6 de março de 2013

Bolo de Maçã e Côco

Paninhos da loja Algolinho 




Maçãs e côco, uma combinação muito feliz.
Este bolo é uma delicia. Fofo, húmido e pouco doce, fazem dele um bolo ideal para ter em casa para acompanhar uma bela chávena de chá, ou para as crianças levarem para o lanche da escola. 
A receita foi-me passada pela D. L., que já mo tinha dado a provar. Apesar de só levar 4 ovos, esta receita transforma-se num grande bolo de aspecto rústico e tentador.


Paninhos da loja Algolinho


Aqui fica a receita:


Ingredientes:

2 maças grandes em cubinhos
4 ovos
2 chávenas de açúcar (capacidade de 2,5dl)
3 chávenas de farinha
1 chávena de leite
1 chávena de côco + um pouco para polvilhar
3/4 de chávena de óleo


Paninhos da loja Algolinho



Preparação:


 Descasque e corte as maças em cubinhos. Misture o açucar com os ovos, bata e junte a maça, o coco envolvendo bem, Junte a farinha e o leite e por fim o óleo. Misture muito bem até a massa se apresentar bem homogéna. Unte muito bem uma forma de canudo e polvilhe com farinha. Deite dentro a mistura e por cima cubra com o côco reservado para polvilhar.
Leve ao forno pré aquecido a 180º durante cerca de 45 minutos. Faça o teste do palito porque o tempo de cozedura depende sempre do forno que se tem. 

Paninhos da loja Algolinho






E Bom Apetite!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imprimir