terça-feira, 30 de outubro de 2012

Biscoitos de Claras com Compota de Pêssego

Mais uma receita do Livro da Clara de Sousa "A Minha Cozinha" que vale bem a pena ser feita.. Ontem depois de um dia de stress,  e depois da cozinha arrumada, veio a vontade de meter a mão na massa. Cozinhar, para mim, tem este efeito, ajuda-me a relaxar, a esquecer as neuras do dia de trabalho.
Tinha claras no frigorífico, e ou iam para o congelador ou acabavam assim... em formato destes biscoitos, deliciosos e económicos.
Aqui fica a receita:


Ingredientes:
cerca de 40 biscoitos

400g de farinha
1 c. chá de fermento em pó
3 claras
150g de açúcar
150g de manteiga  
1 c. chá essência de baunilha 
geleia ou compota q.b. gosto q.b.

 Preparação:

Num robot de cozinha, coloque o açúcar e a manteiga e deixe envolver bem. Junte as claras e a essência de baunilha. Quando estiver bem misturado, adicione a farinha e o fermento. Num tabuleiro, forrado com papel vegetal, ou com tapete de silicone, coloque colheradas de massa. Achate-as com as mãos ou com uma colher. Com uma rolha, passada por farinha, calque bem no meio, de forma a fazer uma cavidade. Leve ao forno cerca de 15 minutos. A meio do tempo volte a pressionar com a rolha, uma vez que ao crescer a massa tem têndencia a fechar. Retire do forno, e ainda quentes, encha os buraquinhos com compota a seu gosto.
E Bom Apetite!

domingo, 28 de outubro de 2012

Tiramisu Rápido

Adoro esta sobremesa. É rápida a fazer e deliciosa...a comer! A receita não é minha, é do Jamie Oliver. Num daqueles programas "30 minutes", vi o Jamie fazer esta receita. Adorei, simplesmente fabuloso. Já falei aqui sobre a maneira deliciosa dele cozinhar. Simples e sem grandes complicações, dá vontade de cozinhar, mesmo a quem não gosta.
Este Tiramisu vale bem a pena. É super rápido a fazer e não leva ovos.
Aqui fica a receita:


Ingredientes:

250g de mascarpone
12 biscoitos de champanhe
Licor de limão - Limoncello q.b.
sumo de 3 laranjas
100ml de leite
2 c. de sopa de açucar em pó
2 c. sopa de baunilha liquida
raspa de 1 limão
framboesas a gosto
raspas de chocolate q.b.
café q.b


Preparação:

Coloque metade dos biscoitos no fundo de um pirex. Regue-os com o licor  e sumo de laranja. (eu juntei um pouco de café e menos licor). Bata o mascarpone com o leite até se formar um creme, Junte o açúcar, a raspa do limão e a baunilha e continue a bater. Coloque uma camada de creme sobre os biscoitos, depois nova camada de biscoitos molhados e termine com o restante creme. Enfeite com framboesas e raspas de chocolate. Leve ao congelador cerca de 1 hora e sirva. Eu usei um aro de cortar para lhe dar este efeito.(Dobrei a receita!)


E Bom Apetite!

sábado, 27 de outubro de 2012

Estaladiço de Bacalhau com Bacon

Um prato de bacalhau diferente! Combinar a tradição com um toque de modernidade, e obter um resultado fantástico. Vi uma receita parecida numa "Sabe Bem" do Pingo Doce, mas o resultado final foi à minha maneira, diferente. Acho que já falei aqui sobre a "dificuldade" que tenho em seguir uma receita à risca... não dá mesmo, tenho sempre que mudar alguma coisa. Neste caso, entre outras coisa, alterei o presunto por bacon. Achei que gordura própria do bacon, seria mais apropriada para cobrir o bacalhau, e realmente ficou muito bom.
Fiz assim:


Ingredientes:
para 4

2 lombos de bacalhau 
4 folhas de massa filo
2 folhas de louro
tomilho q.b.
2 cebolas 
5 dentes de alho
manteiga derretida q.b.
azeite q.b.
2 c. sopa de compota a seu gosto
1 c. sopa de vinagre
2. c. sopa de vinho do porto
sal e pimenta de moinho a gosto
grelos q.b.
8 fatias de bacon

Preparação:   

Ligue o forno a 200º. Coloque o bacalhau num recipiente de forno e regue-o com azeite, junte o tomilho,o louro e 2 alhos esmagados. Leve ao forno cerca de 15 minutos. Retire do forno, deixe arrefecer e retire a espinha central. Divida cada lombo em dois com cuidado para não desfazer completamente as postas. Entretanto corte as cebolas em meias luas e os alhos em laminas. Regue com o azeite do bacalhau e deixe refogar. Junte 2 colheres de sopa de compota a seu gosto (usei dessego e ficou uma delicia), o vinagre, o vinho do porto e tempere de sal e pimenta de moinho. Reserve. Sobreponha as folhas de filo duas a duas e corte-as ao meio, pincele as extremidades com manteiga derretida, para colar bem. No meio, coloque os nacos de bacalhau enrolados com o bacon. Faça rolinhos com as folhas e se necessário unte mais um pouco, para fechar. Dê-lhe o formato  de rebuçados. Pincele com manteiga derretida e  leve ao forno 10 minutos, ou até ficar douradinho. Saltei-e os grelos com 1 alho picado, no restante azeite. Cubra os estaladiços de bacalhau com a compota quente e acompanhe com os grelos.
E Bom Apetite!

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Tarte de Café e Chocolate

Café e chocolate...que mais posso dizer sobre eles? São os meus pequenos vícios, principalmente o café! Não consigo resistir a uma "bica". O seu aroma é música para os meus ouvidos..., é mesmo uma perdição.
Se ao café juntar chocolate então temos uma mistura verdadeiramente deliciosa.
Esta tarte é muito fácil de fazer, e é maravilhosa. Conseguem resistir? Eu não...
Aqui fica a receita:

Ingredientes:

1 tablete de chocolate negro de boa qualidade (usei pantagruel)
2 dl de natas
1 café expresso
3 ovos
massa quebrada (usei de compra)
cacau em pó para polvilhar


Preparação:

Unte uma tarteira, forre-a com o papel vegetal e por cima coloque a massa. Leve o chocolate a derreter, com metade das natas, no microondas. Retire-o e junte as restantes natas. Envolva bem e junte os ovos 1 a 1, mexendo entre cada adição. Por fim junte o café e coloque a mistura sobre a massa. Leve a forno pré aquecido cerca de 20 minutos. Depois de cozida, deixe arrefecer e polvilhe com cacau em pó. Decore a seu gosto.

 E Bom Apetite!

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Bolas de Berlim

Já não é a 1ª experiência com Bolas de Berlim. Já as fiz, mas acho que estas ficaram mais bonitas. Mais fofinhas, mesmo muito boas! Depois de as ter provado feitas na Bimby pela minha sobrinha L., achei que tinha que experimentar de novo, mas do modo artesanal, ou seja, meter mesmo as mãos na massa! 
Vale mesmo a pena o tempo que demoram a fazer...
Aqui está o resultado... e a receita:

Ingredientes:

Massa:
500g de farinha
75g de manteiga
25g de fermento de padeiro
2dl de leite morno
100g de açúcar
3 ovos
10g de sal fino
raspa de 1/2 limão
0,5dl de rum ou aguardente velha

Creme Pasteleiro:
5dl de leite
1 vagem de bainilha
150g de açucar
1 c. sopa de maisena
1 c. sopa de manteiga
4 ovos




Preparação:

 Coloque 200g de farinha numa tigela. Abra um buraco e coloque no meio o fermento. Deite um pouco de leite morno e vá amassando com as pontas dos dedos até desfazer o fermento.Junte o resto do leite até obter uma massa homogénea. Tape com um pano e deixe levedar até dobrar de volume (cerca de 1hora). Depois desse tempo, coloque numa tigela grande a restante farinha, o açucar, a manteiga em pedaçinhos e vá adicionando os ovos 1 a 1. Junte o sal a raspa do limãoe o rum. Acrescente a massa levedada e envolva até formar uma bola e esta se descolar do recipiente. Tape e deixe levedar de novo. 
Entretanto prepare o creme. Leve o leite ao lume com a vagem de baunilha. Quando ferver, retire do lume e deixe arrefecer um pouco.Misture o açucar com a manteiga, a maisena e os ovos. Bata bem. Retire a vagem do leite e coe o leite sobre a mistura de açucar, misture bem. Leve ao lume mexendo sempre, até engrossar. Retire e deixe arrefecer, mexendo de vez em quando.
Depois da massa levedada, coloque-a sobre uma superficie onde a possa trabalhar. Amasse durante uns minutos, juntando um pouco de farinha se necessário, e forme as bolas, do tamanho que desejar. Deixe-as levedar  por mais algum tempo, e depois frite-as em óleo bem quente. Quando estiverem douradinhas, retire-as e coloque-as sobre papel absorvente. Passe-as em açucar, dê-lhes um corte ao meio e recheie-as com o creme.









E Bom Apetite!

domingo, 21 de outubro de 2012

Bola de Carne Minhota

As bolas de carne são um óptimo petisco para um lanche. Esta foi feita no passado fim de semana, para o Aniversário da minha filha mais velha, e desapareceu num abrir e fechar de olhos. Tenho várias receitas de bola, e esta, receita da minha cunhada C., fica uma maravilha... fofinha, deliciosa. Podemos fazer variações ao recheio e optar por colocar, por exemplo, enchidos de perú ou de frango.
Aqui fica a receita:

Ingredientes:

Massa:
500g de farinha
30g de fermento padeiro
50g de manteiga amolecida
2,5 dl de leite morno
2 ovos
1 pitada de sal
manteiga para untar e farinha para polvilhar
1 gema

Recheio:
200g de bacon
200g de paio ou salpicão
150g de fiambre de perú

Preparação:

Numa tigela funda coloque a farinha, o fermento desfeito, o sal e a manteiga amolecida. Aos poucos, adicione o leite morno. Junte os ovos, um de cada vez, e vá misturando até a massa se despegar das mãos. Tape a tigela com um pano e deixe levedar cerca de 50 minutos. Unte com manteiga  um tabuleiro quadrado, e polvilhe-o com farinha. Quando a massa se apresentar com o dobro do volume, divida-a e vá colocando camadas de massa e camadas de enchidos. Termine com a massa. Desfaça a gema num pouco de àgua e pincele a superfície.  Leve ao forno pré aquecido a 180º cerca de 30 minutos, ou até a bola se apresentar douradinha.
E Bom Apetite!

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Peixe Espada Preto em Papelote

As refeições de peixe são bem apreciadas aqui em casa. Posso dizer com certeza, que as minhas filhas ficam bem contentes quando lhes ponho peixe no prato.Aqui em casa comemos muitas vezes peixe espada preto, é branquinho e muito saboroso. Podemos fazer refeições económicas, saudáveis e ao mesmo tempo deliciosas... este peixe, assim, fica divinal! Experimentem, vão adorar... e faz-se num instante!
Adiantei um pouco o peixe na sertã antes de o levar ao forno, pois o tempo era pouco.
Eis a receita:

Ingredientes:

4 lombos de peixe espada (postas maiores)
azeite e sal q.b.
1 haste de alecrim
pimenta de moinho
tomatinhos pequenos ou rodelas de tomate
papel alumínio


Preparação:

Leve  uma sertã ao lume e deixe aquecer bem. Regue com um fio de azeite e coloque aí as postas do peixe. Tempere de sal e pimenta de moinho e deixe ficar 2 a 3 minutos de cada lado. Prepare os papelotes e coloque dentro o peixe e cubra com o alecrim desfeito. Por cima, coloque tomatinhos ou as rodelas de tomate e regue com um fio de azeite. Feche os papelotes e leve ao forno pré aquecido a 200º, cerca de 20/25 minutos. Acompanhei com bróculos cozidos e batatas a murro salteadas em azeite e tomilho. Delicioso...
E Bom Apetite!

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Pão Brioche

Eu adoro pão. Pão de sementes, saloio, integral, doce,...seja de que tipo for. Agora, que estamos no Outono e caminhamos a passos largos para o tempo frio, de chuva, chegou o tempo de usar o forno para fazer pão. Este foi feito especialmente para celebrar o dia Mundial do Pão (que foi ontem...) mas que derivado a vários factores só hoje foi publicado. É delicioso para o pequeno almoço ou para o lanche da escola.
Fiz com formatos diferentes, em trança e em bolinhas pequenas.
Aqui fica a receita:

Ingredientes:
(1 trança e sete bolinhas)

500g de farinha para brioche
2 c. sopa de óleo
275 ml de água fria
açúcar para polvilhar q.b.
leite para pincelar q.b.

Preparação:

Numa tigela funda coloque a farinha e o óleo. Vá adicionando a àgua lentamente e vá amassando, até obter uma massa com uma boa consistência e que não se pegue às mãos. Se necessário junte um pouco de farinha. Cubra a massa com um pano e deixe a levedar cerca de 2h em local aquecido. Passado esse tempo divida a massa a seu gosto e molde bolinhas. Com a restante massa, divida e forme uma trança, ou se preferir coloque-a numa forma rectangular. Cubra o tabuleiro do forno com papel vegetal e coloque aí o pão preparado. Ligue o forno durante cinco minutos, a 200º.  Desligue o forno e coloque dentro o tabuleiro, durante cerca de uma hora. O calor do forno vai ajudar a levedar mais depressa. Ligue o forno a 200º e deixe cozinhar o pão durante cerca de 20 minutos. Pincele com o leite e polvilhe com um pouco de açúcar. Leve de novo ao forno até terminar de cozer.


E Bom Apetite!

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Panacotta de Baunilha com Calda de Maracujá

Depois de um fim de semana super cansativo, em que apanhei uma valente constipação, começo a semana, aqui no blog com uma sobremesa maravilhosa. Esta panacota foi uma, das sobremesas do aniversário da minha filha mais velha.
É fresquinha, saborosa, estupenda... conforme disse a minha Mãe, que se deliciou a comê-la!


Ingredientes:

400ml natas magras
4 iogurtes naturais
100g açucar
2 c. sopa de essência de baunilha
10 folhas de gelatina
polpa de maracujá q.b.


Preparação:
Colque as folhas de gelatina em água fria cerca de 5 minutos. Entretanto leve as natas ao lume, juntamente com o açucar e a baunilha. Deixe ferver e retire do lume. Escorra as folhas de gelatina e junte-as às natas. Deixe arrefecer um pouco, e junte depois os iogurtes ligeiramente batidos. Envolva bem. Coloque a mistura nas forminhas e leve ao frigorifico, de preferência de um dia para o outro, de modo a ficar bem fresquinha. Para servir, passe as forminhas por àgua quente, desenforme e regue com a calda de maracujá. Decorei com folhinhas de hortelã da minha horta.
E Bom Apetite!

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Um bolo de Aniversário e um convite para jantar

O convite chegou-me pelas mãos da Vera do blog Hoje para jantar temos...e o tema é Idolos Musicais
 Esta é a 7ª Edição deste projecto, criado pela Ana do blog Anasbagueri. Consiste em convidar para jantar um idolo musical, alguém que gostássemos de vêr em nossa casa, à nossa mesa. É a minha primeira participação, e logo com um tema muito importante para mim. A música. 
Confesso que estava a ser um pouco difícil escolher uma banda ou músico, tenho tantos de que gosto! Como o aniversário da minha filha estava "à porta" achei que como Mãe, poderia dar-lhe uma prenda que de certeza ela iria adorar... convidar a sua banda de eleição, os One Direction. 
Claro que a minha filha, aliás as filhas, adoraram, e eu, que também já me habituei a ouvi-los cá por casa, já dei por mim a trautear as suas canções.  Servimos o bolo, que eles adoraram, e confirmei que tal como me diz a minha filha, eles são "tão fofinhos" e super simpáticos. Depois de em dia de aniversário, a C. ter delirado quando recebeu a prenda do Padrinho, o "Up All Night - Yearbook Edition" com toda a história, fotos e ainda o cd,, dos 1D, mais feliz ficou quando eles lhe autografaram o livro. O concerto, que provavelmente, em Portugal será no próximo ano, terá na assistência, se tudo correr bem, duas fãs entusiastas e a Mãe por "arrasto" irá fazer-lhes companhia...
Para elas aqui fica...

 
Eis a receita do Bolo Deitado:
Ingredientes:
(fiz a receita dobrada)

5 ovos 
200g de açúcar
150 de farinha
1 c. chá de fermento
 leite q.b.
doce de ovos q.b. receita aqui
profiteroles (usei de compra)
crocante de chocolate branco e preto q.b.

Preparação:

Bata as gemas com 150g de açúcar, com a batedeira, até obter um creme fofo e volumoso. De seguida bata as claras em castelo bem firme e no final junte-lhes as 50g restantes de acuçar. Envolva alternadamente as claras e a farinha misturada com o fermento. Misture bem, sem bater. Untea forma e polvilhe-a com farinha, Coloque a massa na forma e leve a forno pré-aquecido a 180º, durante cerca de 35 minutos (já sabe, teste do palito ). Desenforme sobre uma rede, e decore a seu gosto. Eu decorei com doce de ovos, crocante e profiteroles, que a C. adora...         
E Bom Apetite!

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Bolo de claras com calda de laranja e amêndoa

Os bolos de improviso dão estas coisas... resultados surpreendentes e deliciosos.
Este, foi o resultado de uma limpeza ao meu congelador. Com um frasco de claras descongelado, veio a indecisão, farófias ou bolo de claras? Ficou o bolo... e ainda bem. Como este é um bolo relativamente "pobre" resolvi cobri-lo e dar-lhe um aspecto um pouco mais "rico". Fiz uma calda de laranja e juntei amêndoas douradas. Só tenho a dizer... uma maravilha. Ideal para acompanhar uma chávena de chá quentinho nestas noites mais frescas, enrolada no sofá e em boa companhia. Seja pelas filhas ou pelo marido.
Aqui fica a receita:
Ingredientes:
Bolo:
8 claras
200g de açucar amarelo
300g de farinha
1 c. café de sal fino
1 dl de leite
5 c. sopa de manteiga
1 c. cha de fermento
raspa e sumo de 1 laranja
Calda:

raspa e sumo de 2 laranjas
50g de açucar amarelo
100g de amendoas laminadas
1 c. café de manteiga

Preparação:

Bata as claras em castelo, com o sal, até ficarem bem firmes. Derreta a manteiga ligeiramente, no microondas, e junte-a ao açucar. Mexa bem, junte a raspa e o sumo da laranja e o leite. De seguida envolva as claras e a farinha alternadamente. Por fim adicione o fermento. Leve ao forno, em forma bem untada de manteiga e polvilhada de farinha, cerca de 35 minutos (já sabe... o truque do palito nunca falha!). Desenforme e deixe arrefecer um pouco.
Entretanto prepare a calda. Raspe a casca e esprema as laranjas, junte o açucar e leve ao lume até derreter. Doure as amêndoas na manteiga. Cubra o bolo com a calda e polvilhe com as amêndoas.
E Bom Apetite!

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Costeletas de Borrego no forno com alecrim

O Borrego nem sempre foi uma carne que eu pudesse dizer que gostava... Até ao dia em que, também eu aprendi a apreciar! Por vezes temos que aprender a educar o nosso palato, habituar as papilas gustativas aos sabores mais fortes, menos comuns. O borrego é uma carne macia, e que fica lindamente em assados, ensopados, grelhada na brasa ou no forno, como estas costeletas. Uma delicia que não pode deixar de provar...
Aqui fica a receita:

Ingredientes:

1 kg de costeletas de borrego
2 dentes de alho
2 hastes de alecrim
1 dl de cerveja
sal e pimenta de moinho
azeite a gosto


Preparação:

Num recipiente de forno coloque as costeletas. Pique os alhos grosseiramente e polvilhe sobre a carne. Tempere de sal e pimenta de moinho e regue com a cerveja. Desfaça ligeiramente o alecrim e envolva bem a carne nos temperos. Deixe repousar cerca de 2h. Aqueça o forno a 180º, regue a carne com um fio de azeite (sobre a marinada) e leve ao forno cerca de 30 minutos. Acompanhei com puré de grão e grelos salteados. Uma maravilha!
E Bom Apetite!

sábado, 6 de outubro de 2012

Quiche de alheira e legumes

Este ano eu e o M. resolvemos "dar uma volta" ao nosso jardim. No sitio onde existia uma sebe ( que só dava trabalho) plantamos tomateiros, de onde temos colhido muitos quilos de tomate "coração de boi". Plantamos também physalis, pimentos, alho francês, e courgetes que não param de crescer De casa dos meus tios vieram uns pés de tomatinhos minis, que como foram plantados juntos, simplesmente tomaram conta do canteiro e não páram de dar fruto. Com uma quantidade generosa de tomatinhos no frigorífico surgiu a ideia desta quiche.
Vale bem a pena ter uma horta em casa.
Aqui fica a receita:



Ingredientes:

Massa para empadas receita aqui
1 alheira 
200g de tomatinhos mini
150g de cogumelos frescos
1 talo de alho francês (só parte branca)
4 ovos
1 pacote de natas
100g de mozarella ralado
mistura de oregãos e cebola da Espiga
sal q.b.
1 gema para pincelar


Preparação:

Prepare a massa conforme a receita (é muito fácil), e forre a forma. Corte os cogumelos em laminas, o alho francês em rodelas fininhas e coloque-os na tarteira, Retire a pela à alheira e desfaça-a em pedaços, coloque sobre os legumes e tempere com a mistura de cebola e oregãos. Distribua os tomatinhos por cima. Bata os ovos e junte-os às natas. Envolva bem e tempere com um pouco de sal. Deite sobre os legumes, polvilhe com o queijo e mais um pouco da mistura Espiga. Pincele os bordos da quiche e leve ao forno pré-aquecido a 180º cerca de 40 minutos. Acompanhe a seu gosto.

E Bom Apetite!

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Caldeirada de Potas

Os dias mais frios, deste começo de Outono já pedem isto... comida mais quente, reconfortante. 
Já falei aqui da adoração das minhas filhas, por lulas, potas e polvo. Mais uma vez, foi vê-las, deliciadas a jantar.  As potas são bastante mais económicas e podemos fazer refeições igualmente deliciosas.
Aqui fica a receita:


Ingredientes:

1,600g de potas cortadas em pedaços

2 cebolas
3 dentes de alho
2 tomates maduros
1/2 pimento verde
1/2 pimento vermelho
2 folhas de louro
1 malagueta
sal e azeite q.b.
1 raminho de salsa
1 c. sopa de maisena


Preparação:

Peça na peixaria para lhe prepararem as potas. Leve-as a cozer em àgua e sal cerca de 1 hora. Entretanto pique as cebolas e os alhos, regue com azeite e leve a refogar. Quando estiver ligeiramente dourado, junte um pouquinho de àgua de cozer as potas e deixe ferver. De seguida adicione o tomate picado, as folhas do louro, a malagueta e tempere de sal. Quando ferver, junte as potas, os pimentos em tiras, a salsa e mais um pouco de água. Deixe cozinhar cerca de 15 minutos. Dissolva a maisena num pouco de àgua e junte às potas. Deixe engrossar rectifique os temperos e sirva com arroz branco.







terça-feira, 2 de outubro de 2012

Carbonara de salsichas frescas


Uma massa simples... e deliciosa! Há muito tempo que não deixava aqui receitas de massa. Esta  foi inspirada no Livro "Jamie oliver - Cozinha na Itália". Simplesmente maravilhosa, como as receitas do Jamie são. Fiz algumas (pequenas) alterações mediante os ingredientes que tinha em casa.
Aqui fica a receita, conforme a fiz:

Ingredientes:

4 salsichas frescas de perú
150g de bacon fumado picado
500g de massa - usei ninhos de ovo
azeite, sal e pimenta de moinho q.b.
salsa picada q.b.
1 dl de natas
3 gemas
raspa de 1 limão
parmesão ralado q.b.


Preparação:

Retire a pele às salsichas, e faça bolinhas pequenas. Leve ao lume uma sertã com um bom fio de azeite e doure aí a carne. Junte o bacon picado e deixe fritar até estar douradinho. Entretanto coza a massa em àgua fervente temperada de sal até estar al dente. Escorra a massa e reserve uma chávena de àgua da cozedura. Numa tigela bata bem as gemas com as natas, Junte o queijo, a salsa picada, as raspas de limão, o sal e pimenta de moinho. Envolva bem este molho na massa, junte um pouco de àgua da cozedura e leve de novo ao lume para cozer as gemas lentamente. Envolva as almôndegas de salsicha e mexa bem. Retire do calor, polvilhe com mais queijo e se gostar regue com um fio de azeite. Sirva imediatamente!


E Bom Apetite!

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Tarte de Maçã

Uma tarte de maça, que não era para ser...um almoço partilhado, um encontro de Escuteiros,  um Domingo de sol! O combinado era levar o almoço para partilhar entre todos. Na hora de preparar a sobremesa, a indecisão apoderou-se de mim. Tarte de chocolate ou de maçã? Uma maçãs caseiras na fruteira e esta receita à minha frente, decidiram por mim. Esta receita é do livro "A minha cozinha" da Clara de Sousa. É a segunda receita que faço do livro, e de ambas as vezes fiquei surpreendida com o resultado final. 
Esta tarte é realmente deliciosa, as maçãs caseiras, verdes e até um pouco ácidas, deram-lhe um sabor especial
Aqui fica a receita:

Ingredientes:

Massa quebrada (usei folhada)
4 maçãs reinetas (usei verdes caseiras)
1 c, sopa de àgua
1 c. sopa de margarina
250g de açucar
3 gemas (usei 5 pequenas)

Preparação:

Unte uma tarteira e forre-a com papel vegetal. coloque por cima a massa folhada e aconchegue bem ao papel. Descasque as maças e corte-as em fatias finas. Coloque-as, sobrepostas na tarteira, sobre a massa folhadas. Leve um tachinho ao lume com o açúcar, a manteiga e a àgua. Deixe derreter, sem ferver. Retire do lume e deixe arrefecer. Junte as gemas, mexendo sempre para não cozerem. Cubra as maças com o creme e leve ao forno, pré aquecido, até ficar douradinha.
E Bom Apetite!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imprimir