domingo, 30 de setembro de 2012

Peru à Brás

As minhas visitas ao blog tem sido em modo... rápido. Os posts andam longe daquilo que eu quereria... . Ando mesmo com "falta de tempo"!  Estou confiante que a entrada no mês de Outubro me vai dar mais um pouco de sossego. Não tenho tido tempo para nada. Entretanto, as receitas são assim, bem simples mas sempre deliciosas. 
Aqui fica a receita:


Ingredientes:

400g de peito de peru
6 batatas grandes
1 folha de louro
2 cravinhos
2 pernadas de salsa + salsa picada q.b.
1 cebola
2 dentes de alho
5 ovos
sal, pimenta de moinho e azeite q.b.
azeitonas


Preparação:

Leve o peru a cozer em àgua temperada de sal, junte os cravinhos, o louro e as pernadas de salsa. Depois retire-o e depois de morno desfie-o. Descasque as batatas e no robot de cozinha, corte-as em palha. Frite as batatas e coloque-a a escorrer sobre papel absorvente. Pique a cebola e os alhos e leve-os a refogar até que fique douradinho. Junte o peru desfiado, as batatas e envolva. Bata os ovos, tempere de sal um pouco de pimenta de moinho e junte a salsa. Envolva os ovos na mistura de peru e deixe cozer os ovos, mexendo de vez em quando. Retire do lume e sirva decorado com azeitonas.
E Bom Apetite!

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Creme de iogurte e natas com doce de framboesa


Para dizer adeus ao Verão  e bem-vindo ao Outono... deixo esta sobremesa! Um doce que foi feito de improviso, com mais ou menos aquilo que havia no frigorífico. Tenho sempre em casa iogurtes naturais, seja para este tipo de sobremesas ou para fazer os meus iogurtes caseiros. Para dar o toque final usei compota de framboesas feita por mim, e decorei com physalis do meu quintal.
Aqui está a receita:


Ingredientes:

2 iogurtes naturais
3 c. sopa de açucar
2 pacotes de natas magras
2 folhas de gelatina
1 pacote de bolacha maria ralada
Doce de Framboesa q.b. receita aqui


Preparação:

Bata as natas com o açúcar até estarem bem consistentes. Coloque as folhas de gelatina de molho em àgua fria. Leve-as ao microondas 1 minuto até dissolver. De seguida adicione os iogurtes e a gelatina e envolva bem. Coloque uma camada de creme de iogurte e natas nas taças e por cima uma camada de bolacha. Termine com mais creme e por cima uma colher de sopa de doce de framboesas. Decore com physalis.
E Bom Apetite!

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Palmiers Mini

Estas bolachinhas são um verdadeira tentação. Comem-se uma atrás da outra... é dificil resistir :)
Num fim de tarde de domingo e com a hora do lanche a aproximar-se, esta foi a receita que surgiu. Fazem-se rapidamente, são a coisa mais fácil do mundo, e com o forno quente, ficam prontas em 15 minutos. As minhas filhas são doidas por elas. São um verdadeiro pecado...
Fazem.se assim:

Ingredientes:

2 rolos de massa folhada (usei do Lidl)
açucar q.b.


Preparação:

Ligue o forno a 180º, para que esteja bem quente. Desenrole a massa folhada e estenda a folha de papel vegetal. Sobre a folha coloque uma camada de açúcar. Por cima coloque a massa folhada e polvilhe com mais um pouco de açúcar. Enrole a massa até ao meio e enrole depois do outro lado, de modo a formar dois tubos. Corte em fatias da espessura de um dedo, Pressione ligeiramente para espalmar e coloque  no tabuleiro do forno, forrado com papel vegetal. Proceda assim até terminar com a massa. Leve ao  forno bem quente cerca de 10 minutos.





E Bom Apetite!

domingo, 23 de setembro de 2012

Rolo de Peru Recheado

Uma verdadeira surpresa, esta carne. Ao contrário do que é comum pensar-se, a carne de peru não é seca!
É preciso é dar-lhe uns "toques". Neste rolo, o papelote é o verdadeiro segredo. A carne coze nos seus sucos e, com os temperos e o tempo de forno certos, fica deliciosa. O toque final, que é dado ao grelhar a carne sobre  as brasas, vai torná-la douradinha e deixar o bacon crocante. Receita a repetir em breve...
É esta a receita:

Ingredientes:

1,200g de peito de perú
15 fatias de bacon fumado
100g bacon picado
1 cebola pequena
5 pedaços de tomate seco
1 haste de alecrim
sal e pimenta de moinho
azeite q.b.

Preparação:

Abra o peito de perú (ou peça no talho que o façam), de modo a criar um "bife grande". Tempere com sal e pimenta dos dois lados. Na picadora coloque a cebola, o bacon, o tomate e o alecrim e pique até formar uma pasta. Coloque o bacon em fatias sobrepostas sobre a bancada. Recheie o peito de perú com o picado e enrole. Coloque sobre as fatias de bacon, e envolva-as na carne. Ate bem com fio de cozinha. Coloque o rolo sobre um pedaço de papel de alumínio, regue com o azeite. Feche o papelote e leve ao forno pré aquecido cerca de 40 minutos. A meio do tempo rode a carne no papelote. Entretanto  prepare as brasas. Retire a carne do forno e do papelote e leve-a a assar sobre as brasas. Vá virando, de forma a ficar douradinha e a não queimar. Acompanhe com batatinhas assadas e salada.





E Bom Apetite!

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Doce de Framboesa e Lima








A receita deste doce já deveria ter sido publicada, mas o tempo não chega para fazer tudo aquilo que quero (e preciso) :( . Este mês de setembro tem sido infernal, alterações e novidades no emprego, o inicio das aulas das minhas filhas, festas, aniversários, bodas e mais festas...(no proximo domingo mais uma)! 
Este doce é fabuloso, o travo a lima junto ao sabor das framboesas tornam-no irresistível. Ficou muito bom, como base dos meus iogurtes, e é óptimo no pão ou como recheio de bolos.
Aqui fica a receita:

Ingredientes:

500g de framboesas (usei congeladas)
300g de açucar amarelo
1 pouco de àgua
sumo de 1 lima

Preparação:

Num tachinho coloque o açúcar e àgua suficiente para o cobrir. Leve ao lume até obter um ponto forte (quando o açúcar se apresenta em forma de calda grossa). Retire do lume e deixe arrefecer um pouco. Junte as framboesas e deixe ferver até o doce obter uma boa consistência. Por fim adicione o sumo da lima. Coloque o doce em frascos acabados de esterilizar, vire-os com a tampa para baixo até arrefecer.








E Bom Apetite!

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Hamburgueres Recheados









Comer um hambúrguer não tem necessariamente, de ser...comer "Fast Food". Pode ser uma refeição saudável, nutritiva e ao mesmo tempo fazer as delicias das crianças (ou dos adultos!). Estes foram feitos de forma diferente, e são para repetir mais vezes. Recheados com um mistura de tomate, cebola, ervas frescas e queijo... ficaram fabulosos, uma maravilha. Suculentos, saborosos..., tem que fazer e provar!
Aqui fica a receita:


Ingredientes:

500g de carne de vaca picada
1 ovo
1 dente de alho
1 cebola pequena
1 tomate
100g de queijo mozarella
oregãos e tomilho frescos
sal e pimenta de moinho
pão ralado q.b.


Preparação:

Misture a carne picada com  o ovo, tempere com o alho picado, o sal e pimenta de moinho a gosto. Junte um pouco de pão ralado para dar consistência. Pique a cebola, o tomate as ervas aromáticas e o queijo de modo a formar uma pasta. Forme pequenas bolas de carne, com tamanho suficiente para poder recheá-las com a mistura. Feche bem, achatando-as, e leve a grelhar numa chapa ou num grelhador. Com uma colher de sopa vá carregando ligeiramente nos hambúrgueres para ajudar a baixar, assim é mais fácil passá-los bem no interior. Acompanhe a seu gosto, no pão ou simplesmente no prato!







E Bom Apetite!

domingo, 16 de setembro de 2012

Bolo de Cenoura e Leite de Coco com calda de Chocolate





Este bolo é... fabuloso. Húmido, macio, pouco doce, delicioso! A mistura de ingredientes resulta muito bem. É a primeira vez que utilizo o leite de côco em bolos, e devo dizer que adorei a experiencia, pois a massa fica húmida mas sem ser um bolo "pesado". Esta receita "nasceu" no seguimento de uma que vi numa "Continente Magazine", e a original levava "maionaise" (é verdade... que susto!). Com umas alterações aqui e outras ali....
Aqui fica a receita:


Ingredientes:

3 cenouras
1 lata de leite de coco
7ovos
2 copos  (de 2 dl) de açúcar amarelo
3 copos (mesma medida) de farinha
1 c. sobremesa de fermento em pó

Cobertura:

200g chocolate preto
1 dl de leite
1 c. sopa de manteiga


Preparação:

Descasque e raspe as cenouras. Misture os ovos, a cenoura ralada, o açúcar, o leite de coco e envolva bem, por fim junte a farinha e o fermento. Misture bem e leve ao forno, em forma bem untada e polvilhada de farinha, cerca de 45 minutos (já sabe, faça o teste do palito).
Para a cobertura, parta a chocolate em pedaços e junte com o leite. Leve a derreter em banho maria. Quando estiver derretido junte a manteiga, para dar brilho, e bata bem até ligar. Desenforme o bolo e cubra-o com a calda de chocolate.
E Bom Apetite!

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Arroz de Lulas e ...7 coisas sobre mim


A receita de hoje, é bem simples. Não tem nada de complicado, e é uma variação do arroz de polvo que costumo fazer. As minhas filhas adoram, seja polvo, lulas, potas, assim em arroz ou de qualquer outra forma, e pedem-me para fazer muitas vezes. Fica um arroz muito saboroso, e aqui em casa gostamos assim, bem soltinho...
Faço assim:

Ingredientes:
1kg de lulas frescas
1 cebola grande
2 dentes de alho
500g de arroz carolino
1/2 pimento verde
1/2 pimento vermelho
1 malagueta seca
sal, azeite q.b.
salsa picada


Preparação:

Comece por preparar as lulas, ou peça na peixaria que o façam, e leve-as a cozer até ficarem tenras.
Faça um refogado com o azeite, a cebola e os alhos. Quando a cebola estiver douradinha, junte um pouquinho de água de cozer as lulas. Deixe ferver cinco minutos e junte as lulas, a malagueta e tempere de sal. Deixe estufar 10 minutos. Retire a malagueta e  junte a àgua de cozer as lulas. Adicione os pimentos em tiras pequenas e o arroz. Deixe cozer cerca de 15 minutos. Se necessário, e se gostar do arroz bem soltinho, junte mais àgua. Rectifique os temperos e sirva polvilhado de salsa picada.
E Bom Apetite!
 
A Lenita do Blog Tentações sobre a Mesa, passou-me este selo, desde já muito obrigada! O desafio é eu falar um pouco sobre mim, ou melhor dizer 7 coisas sobre mim, ( o nº 7 persegue-me :) ) para que me fiquem a conhecer melhor.
Aqui vai então:


1º- Para os que ainda não sabem, chamo-me Maria José. 

2º- Amo a minha família, as minhas filhas e o meu marido são a "minha base".

3º- Adoro cozinhar, por isso nasceu este blog.

4º- Sou bastante teimosa (admito...) mas quando sei que tenho razão, não consigo "deixar passar". É um dos defeitos do meu signo. Caranguejo. Tenho muitas vezes o coração perto da boca...mas tento dizer as verdades sem magoar os outros, ou pelo menos tento!

5º-Além da cozinha tenho outra grande paixão, as flores, e faço disso uma ocupação eventual.

6º-Adoro café e chocolate... são mesmo os meus grandes vícios, principalmente o café. A família e os amigos já  fazem brincadeiras sobre o assunto. Não posso deixar de falar também sobre os livros e revistas de culinária, já perdi a conta aos que tenho...

7º-E por ultimo o motivo do nome do blog. O 7gramas de Ternura surgiu da minha vontade de partilhar o meu gosto pela cozinha, com um numero que para mim é "o meu numero da sorte". É o dia e o mês do meu aniversário, nasci a 07/07/70. E assim nasceu o blog.

Como já muitos blogs participaram nesta iniciativa, não deixo nomes, mas passo o selinho a quem o quiser levar...

Obrigada pela visita!

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Iogurtes com doce de framboesa e lima

Estes são os primeiros iogurtes caseiros que publico aqui. Como as minhas filhas são "gulosinhas" e não apreciam muito os iogurtes ao "natural", (eu gosto muito), a estes juntei uma colherada de doce de framboesa e lima feito por mim. A receita do doce será publicada nos próximos dias.
Entretanto deixo aqui a receita básica dos iogurtes, podem adicionar um doce qualquer a vosso gosto, no fundo do copinho, e continuar com o procedimento normal.
Faço assim:

Ingredientes:
(para 7 copinhos)

1 litro leite meio gordo
1 iogurte natural
4 c. sopa de leite em pó

Preparação:
Ferva  os frascos, para esterilizá-los, e mantenha-os quentes.
Bata bem o iogurte com o leite em pó. Junte o leite e misture bem. Coloque no fundo de cada copo uma colher bem cheia de doce de framboesa, termine enchendo-os com a mistura de leite e iogurte. Coloque na iogurteira durante 12h. Eu não acho necessário usar leite gordo, uso o meio gordo e os iogurtes ficam bem cremosos, conforme podem ver na foto em baixo. Retire-os da iogurteira e leve-os ao frigorifico cerca de 4h (o ideal é de um dia para o outro). Para servir coloquei uma framboesa fresca em cada um. Uma delicia mesmo...saborosos, naturais e sem açúcares em excesso!
E Bom Apetite!

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Gaspacho de morango com queijo fresco

 
Esta entrada, receita do chef Henrique Sá Pessoa, é divinal! Gosto muito das suas receitas e raramente perco o seu programa de final de tarde, "Ingrediente Secreto" ao domingo. Eu e o M. achamos uma entrada diferente, fresca e deliciosa, ideal para estes dias de calor, as meninas... não apreciaram! A mistura de ingredientes resulta muito bem...
Aqui fica a receita.


Ingredientes:

400g de morangos
1 cebola roxa
1 pimento vermelho
1 pepino
2 queijinhos frescos
tomates cereja q.b.
sal, pimenta moinho e azeite a gosto
folhas de mangerona e oregãos frescos
2 c. sopa de vinagre balsámico

Preparação:

Lave e corte os morangos em pedaços (reserve 2 para empratar), e misture com a cebola e o pimento picados. Descasque o pepino, retire-lhe as sementes e junte à mistura anterior. Tempere com vinagre e um pouco de sal e deixe a marinar de um dia para o outro ( eu deixei cerca de 2 horas...).
Junte tudo no copo misturador e bata bem. Adicione algumas pedras de gelo e reserve no frigorifico. Corte os queijos em 3 fatias cada um e tempere de sal e pimenta. Lamine os morangos e os tomatinhos, junte-os numa taça e regue-os com um fio de azeite e vinagre, as folhas dos oregãos picadas e a mangerona. Antes de empratar tempere com sal e pimenta. Coloque num prato uma fatia de queijo, por cima morango e tomate, e assim sucessivamente. Termine com morango e tomate e as ervas frescas. À volta coloque o gaspacho bem fresquinho e sirva. Pode regar com um fio de azeite...
E Bom Apetite!

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Costeletas de Porco com Alecrim




Setembro chegou, Agosto já lá vai..
Começou a rotina diária, o stress do dia a dia, e ainda não começou a escola para as míudas...
Voltaram as refeições rápidas... com o tempo contado. Estas costeletas ficam uma verdadeira delicia. O toque do alecrim, que eu gosto muito, dá-lhes um sabor especial.
Não há nada como chegar ao jardim, ou mini horta, e colher ervas frescas, os tomatinhos "mini-mini", as physalis que estão a ficar no ponto, as courgetes, os tomates coração de boi...as receitas ficam mesmo com um sabor diferente!
Aqui fica a receita:
Fonte: Alterado de cozinha prática

Ingredientes:

900g de costeletas de porco do lombo
2 astes de alecrim
1 pernada de tomilho fresco
1 folha de louro
3 dentes de alho
pimenta de moinho
1c. sopa de massa de pimentão
1/2 copo (peq.) de vinho branco
sal e azeite q.b.
1 kg de batatas vermelhas
tomatinhos mini

Preparação:
Esmague 2 alhos, retire-lhes a casca e desfaça-os em pedaços. Tempere as costeletas com os alhos, a massa de pimentão, a pimenta de moinho, o louro em pedaços, o elecrim desfeito e o sal. Regue com o vinho e deixe repousar meia hora. Lave bem as batatas e coza-as em àgua e sal durante 10 minutos. Retire-as e deixe arrefecer um pouco. Corte-as em rodelas, sem lhes retirar a pele. Leve ao lume uma sertã com azeite e um dente de alho socado. Deixe aquecer e junte as batatas. Desfaça o tomilho, junte e deixe fritar até ficarem douradinhas. Retire as batatas e doure aí as costeletas. Regue-as com a marinada, tape e deixe ficar em lume médio cerca de 10 minutos. Junte as batatas e se necessário rectifique os temperos. Acompanhe com alface e tomatinhos.
E Bom Apetite!

domingo, 2 de setembro de 2012

Ensopado de Borrego


Após uns dias (poucos) de férias, estou de regresso! Para começar o mês de Setembro, trago uma receita que tem a mão do meu marido. Este ensopado estava de comer e chorar por mais... e mesmo eu, não sendo fã, adorei. O M. andava a dizer-me hà algum tempo para fazer mas, como eu não me decidia... decidiu-se ele. Num dia em que a cozinha estava por sua conta, cheguei e dei de caras com este belo ensopado. A minha ajuda foi mesmo só na parte final da receita, com o toque da hortelã e no empratamento. O tempero não foi meu, mas foi aprovadissímo!


Ingredientes:

1,600gr de borrego
1 cebola grande
2 dentes de alho
1 folha de louro
3 cravinhos
3 grãos de pimenta
2 dl de vinho branco
5 batatas em cubos
sal e azeite a gosto
3 astes de hortelã fresca
1 broa pequena de mistura

Preparação:

Num tacho largo, coloque  o azeite até ficar bem quente e junte o borrego em pedaços. Deixe alourar um pouco e junte de seguida, a cebola e os  alhos picados, o louro, os cravinhos e os grãos de pimenta. Deixe cozinhar cerca de 10 minutos, mexendo sempre, junte o vinho branco e um pouco de àgua, se necessário. Deixe cozer, em fogo lento, até o borrego estar tenro e acrescente àgua em quantidade suficiente para cozer as batatas. Logo que ferva, adicione as batatas em cubos e a salsa. Rectifique os temperos e se necessário junte mais àgua. Corte o pão em fatias e leve-as ao forno a torrar um pouco. Coloque o pão num recipiente fundo, junte os ramos de hortelã e cubra com o borrego e as batatas, de modo a molhar bem o pão. O aroma da hortelã é delicioso! Sirva sem demora...
E Bom Apetite!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imprimir