quarta-feira, 29 de agosto de 2012

A Mesa dos Portugueses


A Mesa dos Portugueses é um concurso nacional de gastronomia que tem como objectivo recolher e escolher as melhores receitas regionais. Com esta iniciativa pretende-se contribuir para a valorização da gastronomia portuguesa.
Este concurso é uma iniciativa do Jornal Correio da Manhã, organizado pela Cofina Eventos e com o Apoio da RTP.
Os patrocinadores oficiais são o Chef Online Continente, a Repsol e a Teka.
Eu já fiz a minha receita... em breve dou noticias!
Participe também!

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Folhados de alheira e espinafres

Mais uma receita rápida que pode servir de refeição ligeira ou de lanche ajantarado. Folhado não pode ser refeição do dia a dia, mas de vez em quando...sabe bem. Este fiz com alheira, e espinafres da minha horta. Ficou delicioso!
Aqui fica a receita:

Ingredientes:

1 rolo de massa folhada de compra
1 alheira
1 punhado de espinafres frescos
6 cogumelos frescos
queijo ralado q.b.
sal e oregãos secos
1 gema

Preparação:

Divida a massa folhada em quatro triângulos. Retire a pele à alheira e corte-a em pedaços. Lamine os cogumelos. Divida a alheira pela massa, por cima coloque os cogumelos e os espinafres em folhas. Cubra com o queijo ralado, tempere de sal e oregãos. Feche os triângulos da massa e pincele com a gema desfeita num pouco de àgua. Leve ao forno bem quente, a 220º, cerca de 25 minutos ou até ficarem douradinhos. Acompanhe com uma salada verde.
E Bom Apetite!

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Bolo de Côco e Limão









Uma maravilha este bolo! Fofo, leve, pouco doce e com o travo do limão. Uma vinda cá a casa dos meus primos para tomar um cafézinho, foi o pretexto para experimentar esta receita. 
Esta receita foi-me passada pelo P., filho da minha amiga H., e é realmente uma delicia.
Aqui fica a receita:

Ingredientes:

6 ovos
250g de côco
300g de açúcar
300g de farinha
0,5dl de óleo
raspa e sumo de 1 limão
1 c. sobremesa de fermento
1 chávena de café de leite quente


Preparação:


Bata os ovos com o açucar, junte o côco (guarde um pouco para a decoração),  o óleo, a raspa e o sumo do limão e envolva muito bem. Por fim junte a farinha e o fermento. Leve ao forno em forma bem untada de manteiga e polvilhada de farinha cerca de 25/30 minutos. Faça o teste do palito. Aqueça o leite bem quente. Desenforme o bolo para o prato de servir. Pincele-o com o leite quente e polvilhe com o resto do côco. Decore a gosto, eu usei physalis.










E Bom Apetite!

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Tortilha de chouriço e cogumelos

As refeições rápidas são habituais aqui em casa,  fruto da "vida corrida" que  levamos. Esta tortilha ontem saíu assim... mas hoje poderia sair de outra maneira. Vou colocando os ingredientes conforme o que tenho no frigorifico, e o que me apetece! Acompanha na perfeição com uma salada verde  e faz-se bem rápido.
Esta fiz assim:

Ingredientes:

1 cebola pequena picada
6 batatas médias
1/2 chouriço fuet
8 cogumelos frescos
tiras de pimento vermelho e verde a gosto
5 ovos
azeite e sal a gosto
oregãos secos
pimenta de moinho
leite q.b.

Preparação:

Pique a cebola e coloque na sertã juntamente com um pouco de azeite. Deixe cozer um pouco e junte as batatas em rodelas fininhas. Vá virando as batatas de modo a que fritem e cozam. Retire a pele ao chouriço e pique-o em pedacinhos. Junte o chouriço, os cogumelos laminados e os pimentos. Envolva bem e regue com o leite. O leite vai deixar a tortilha mais macia e fofa. Tempere de sal, os oregãos e um pouco de pimenta. Deixe cozer em lume médio até as batatas quebrarem. Bata os ovos bem batidos e junte às batatas. Deixe cozer até endurecer um pouco e dourar, e com a ajuda de um prato ou tampa da frigideira, vire a tortilha. Deixe cozer do outro lado até ficar douradinha. Sirva acompanhada de uma boa salada, eu juntei tomatinhos da minha horta! Uma delicia...
E Bom Apetite!

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Bolo de laranja e iogurte com calda de chocolate branco

Depois de uma semana infernal, onde mal houve tempo para dormir..., aqui estou com nova receita! Hoje entro oficialmente em "modo férias". Esta semana, espero ter tempo para, actualizar o blog, a página do facebook, visitar os blogs de que sou seguidora, descansar e dormir! Na próxima semana desligo mesmo...
Este bolo, é uma receita de uma culinária, achei piada ao facto de levar a gelatina em pó..., vale a pena fazê-lo, é delicioso.
Aqui fica a receita:

Ingredientes:

Bolo:

4 ovos
2 c. sopa de gelatina de laranja em pó
1 iogurte natural
1 dl de óleo
1 dl de sumo de laranja
250g de açúcar (usei 200)
250g de farinha
1 c. sobremesa de fermento em pó

Cobertura:

1 tablete de chocolate branco de culinária
3 c.sopa de sumo de laranja
 

Preparação:

Barre uma forma com manteiga e pré aqueça o forno a 180º.
Bata os ovos inteiros com o açúcar, junte a gelatina, o iogurte, o óleo, o sumo de laranja e continue a bater.
Por fim junte a farinha misturada com o fermento e envolva bem. Deite o preparado na forma e leve ao forno cerca de 40 minutos. Verifique a cozedura com um palito. Retire do forno e deixe arrefecer. Parta o chocolate em pedaços, junte-lhe o sumo de laranja e leve a derreter em banho maria. Coloque o bolo no prato de servir, regue-o com a calda e decore com raspas de chocolate branco e frutos a gosto.
E Bom Apetite!

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Francesinhas Especiais

Este "petisco" estava fotografado há algum tempo, e à espera de ser publicado. Um jantar  de "francesinhas" em casa de família, foi o que me fez lembrar destas fotos. Um jantar onde houve "competição" entre Bimby e "Bimba", na elaboração do molho. Sinceramente, não sei quem venceu...mas o meu molho fica muito bom!
Aqui fica a receita:

Para 4

Ingredientes:

Francesinha:
10 Fatias de pão de forma
4 bifes médios
4 linguiças
4 fatias de fiambre
cerca de 16 fatias de queijo
4 ovos

Molho:
1 cebola pequena
1 dente de alho
2 tomates bem maduros
1 folha de louro
2 malaguetas secas
sal e azeite q.b.
1 c. chá de açúcar
1 caldo de carne
1 c. chá de oregãos secos
1/2 cálice de brandy
1 cerveja
1/2 copo de vinho branco
2 c. de sopa de maisena

Preparação:

Comece por preparar o molho. Pique a cebola e o alho, regue com um pouco de azeite e leve a refogar. Junte o louro, e quando a cebola estiver a começar a dourar, junte o tomate triturado e deixe ferver. Regue com a cerveja, o vinho branco e o brandy. Adicione os oregãos, o caldo de carne e as malaguetas em pedaços. Deixe ferver lentamente durante 20 minutos. Passe o molho com a varinha mágica,  Junte a maisena dissolvida num pouquinho de àgua, rectifique os temperos e junte o açucar. Deixe ferver mais cinco minutos, para engrossar o molho e está pronto.
Para as francesinhas, frite os bifes  e reserve-os ao calor. Corte as linguiças ao meio e grelhe-as. Torre as fatias de pão. Para empratar, coloque uma fatia de pão e por cima o bife. Cubra com uma fatia de queijo, depois outra fatia de pão, as linguiças e o fiambre, Termine com o pão e com fatias de queijo. Leve ao forno quente até o queijo derreter. Frite os ovos e coloque um sobre cada francesinha. Regue com o molho bem quente e acompanhe com batatas fritas. Se achar muito grande, reduza a duas fatias de pão (para mim chega...).
E Bom Apetite!

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Pasteis de Nata











Há muito tempo que andava para fazer estas pequenas maravilhas, para as publicar. Um lanche ajantarado em casa de familiares foi o motivo. Já deixei aqui no blog a receita, mas em formato de tarte gigante, que também fica muito bem, mas definitivamente e sem sombra de dúvidas... prefiro estas assim! Esta receita dá cerca de 24 pasteis.
Eis a receita:


Ingredientes:

2  rolos de massa folhada
6 gemas
2 ovos inteiros
300g de açúcar
1 dl água 
1/2 l leite
3 c. sopa de farinha sem fermento
2 paus de canela
canela em pó a gosto

Preparação:

Leve ao lume o açúcar, os paus de canela e a água. Deixe ferver até obter uma calda forte. Deixe arrefecer um pouco.
Dissolva a farinha no leite frio. Bata os ovos bem batidos e junte-lhe as gemas. Bata mais um pouco e envolva no leite. Por fim acrescente a calda em fio. Leve ao lume em banho maria, sem parar de mexer, até engrossar. Unte pequenas formas com manteiga. Enrole a massa folhada e corte pedaços do rolo da largura de dois dedos. Estique com o rolo ou coloquea massa na forma e com os dedos estique-a de modo a forrar a forma. Coloque duas colheres de  creme sobre a massa e leve a forno pré aquecido, a 200º cerca de 25 minutos. Retire, deixe arrefecer e desenforme. Polvilhe com canela em pó.
E Bom Apetite!

sábado, 11 de agosto de 2012

Espetadas de lombinho com bacon e ananás

























Enquanto os dias de descanso e sossego, sem horários nem rotinas diárias não chegam, as refeições aqui em casa são assim...rápidas e sem grandes complicações.
Estas espetadinhas são deliciosas. Fazem-se num instante...e são sempre garantia de prato vazio. As minhas filhas adoram.
Faço assim:

Ingredientes:

1 lombinho de porco com cerca de 500g
1/2 ananás ou abacaxi
12 fatias de bacon
mistura de alho e salsa Espiga
azeite e sal q.b.
salsa picada
espetos de madeira

Preparação:

Arranje o lombinho e corte-o em cubos. Tempere de sal, a mistura de alho e salsa e um fio de azeite. Misture bem e envolva a carne no molho. Deixe repousar 15 minutos. Corte o ananás em cubos, retirando-lhe a parte fibrosa. Enrole o bacon à volta dos pedaços de carne e coloque-os nos espetos, alternando com o ananás.Leve a grelhar as espetadas e vá regando com o azeite do tempero (se necessário junte mais azeite). Coloque no prato de servir e polvilhe com salsa picada. Acompanhe com arroz branco e salada.




E Bom Apetite!

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Limonada de hortelã

Os dias de calor convidam a bebidas frescas. Esta limonada faz as delicias de todos quantos a provam. Sabe bem ao lanche ou a qualquer hora, assim, bem fresquinha. A minha hortelã tem levado um bom "desbaste" com a quantidade de limonadas que tenho feito...          
Faço assim:

Ingredientes:

1,5l de àgua fresca
4 limões
3 hastes de hortelã
açucar amarelo a gosto
gelo picado

Preparação:

Lave muito bem os limões e corte-os ao meio. Reserve meio para decoração.
Com a máquina de sumos, retire o sumo e a polpa aos limões. Coloque no jarro o sumo dos limões, o açúcar, as folhas de hortelã cortadas e o gelo. Mexa bem e junte a agua. Rectifique de açúcar, se necessário, e mais gelo.
Sirva bem fresca , em copos altos.
E Bom Apetite!

domingo, 5 de agosto de 2012

Gelado de pêssego

Com tanta variedade de fruta nesta altura do ano, as opções são variadas no momento de escolher com qual se fazer um gelado!
Estes pêssegos deliciosos, vieram ter cá a casa, directamente de Santa Comba. Fruta pura, sem tratamentos nem pesticidas. Uma verdadeira delicia.
Obrigada D. M e Sr. J.
É esta a receita:

Preparação:

Gelado:
500g de pêssegos
4 dl de natas
2 iogurtes gregos naturais
150g de açucar
sumo de 1 limão

Molho:
50g de açúcar
sumo de 1 limão
àgua q.b.
2 pêssegos

Preparação:

Lave os pêssegos e retire-lhes os caroços. Corte-os em pedaços e coloque-os no liquidificador, juntamente com o sumo do limão. Reduza a fruta a puré. Bata as natas até ficarem bem duras, e junte-lhes o açúcar. Adicione os iogurtes e bata mais um pouco. Junte o puré de pêssego às natas e envolva bem.Leve a mistura ao congelador e duas horas depois, retire e bata o gelado, para evitar a formação de cristais de gelo. Repita mais duas vezes. Para o molho, leve o açúcar ao lume com um pouco de àgua e o sumo de limão. Deixe ferver até começar a ganhar ponto. Junte a polpa de dois pêssegos triturada, e deixe ferver. Acompanhe o gelado com o molho, quente ou frio. Decore com folhas de hortelã.








E Bom Apetite!

sábado, 4 de agosto de 2012

Ovos recheados com patê de delicias

Tenho vindo pouco por aqui. O tempo tem sido pouco... e o trabalho muito. Estou em falta perante os meus seguidores. Estou mesmo a precisar de férias!
Enquanto as férias não chegam, aqui fica uma entrada bem simples e saborosa.
É esta a receita:


Ingredientes:

1 embalagem de delicias do mar
pickles a gosto
salsa q.b.
maionese q.b.
2 ovos
pimenta de moinho


Preparação:

Passe as delicias por àgua fria. Coza os ovos. Coloque na picadora as delicias, os pickles e a salsa. Triture bem. Junte a maionese e a e gema dos ovos desfeita. Envolva e tempere com um pouquinho de pimenta moída na hora. Recheie os ovos com o patê e sirva o restante com tostinhas e gressinos.
E Bom Apetite!

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Wraps de Frango e Queijo Brie

Mais uma refeição ao gosto das minhas filhas... Estas folhas de wraps de compra são optimas para improvisar estes snacks. Servem de refeição ligeira ou de lanche ajantarado, e podem ser recheados com os mais variados ingredientes. Fazem-se enquanto "o diabo esfrega um olho"
Estes preparei assim:

Ingredientes:

4 folhas de wraps
1 peito de frango
4 fatias de queijo brie
alface e tomate q.b.
tomatinhos cereja e azeitonas para decorar
sal q.b.
mistura de alho e salsa da espiga

Preparação:

Corte o peito de frango em bifes e tempere-os com  a mistura de alho e salsa e o sal. Grelhe-os até ficarem dourados. Prepare a alface e o tomate e tempere a seu gosto. Aqueça ligeiramente os wraps (pode ser no microondas) ou use-os assim, sem aquecer. Corte os bifes em tiras. Coloque sobre os wraps um pouco de alface e tomate, por cima, o queijo e os bifes cortados. Enrole e feche com um tomatinho e um palito. E... está pronto!
 E Bom Apetite!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imprimir