sábado, 30 de junho de 2012

Pizza de requeijão e cogumelos portobello

Esta pizza foi uma experiência nova.... Nunca tinha feito pizza com requeijão, mas todos gostaram. Fica deliciosa, leve, e super saborosa. É otima para  vegetarianos ou para quem pretende uma refeição light.
Uma receita para fazer mais vezes, sem dúvida.
É esta a receita:

Massa de Pizza: receita aqui

Recheio:
molho de tomate caseiro q.b.
200g cogumelos portobelo
1 requeijão 
pimento verde e vermelho em tiras
queijo mozarella ralado
azeitonas q.b
oregãos secos a gosto
azeite q.b.
1 dente de alho
folhas de manjericão

Preparação:

Prepare a massa conforme a receita e estique-a com o rolo, sob uma superfície enfarinhada. Coloque-a na forma e cubra com molho de tomate caseiro. Por cima coloque os cogumelos laminados, e o pimento em tiras. Polvilhe abundantemente com os oregãos secos. Desfaça o requeijão com as mãos e espalhe por cima, coloque as azeitonas e cubra com mozarella ralado.  Leve ao forno pré aquecido cerca de 20/25 minutos. Entretanto coloque num recipiente,  um pouco de azeite com um dente de alho socado e leve ao microondas 30 segundos. Retire a pizza do forno e pincele-a com o azeite aromatizado com o alho e cubra com folhas de manjericão.
E Bom Apetite!

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Charlotte de Manga com creme de alecrim e frutos vermelhos

Mais uma sobremesa que fui buscar ao fundo do baú. Esta charlotte foi feita para servir como sobremesa no lanche ajantarado do Crisma da minha filha C. Uma receita que nasceu de outras duas. Achei que a mistura combinava e acertei. Ficou deliciosa e  foi aprovada. Bem fresquinha é uma maravilha.
Aqui está a receita:

Ingredientes:

1 lata de polpa de manga
2 pacotes de natas magras
5 folhas de gelatina
4 c. sopa de àgua
1 lata leite condensado
25 palitos de champanhe
creme de alecrim receita aqui
4 c. sopa de doce de frutos vermelhos q.b.
àgua q.b.

Preparação:

Demolhe as folhas de gelatina em àgua fria. Bata as natas até estarem bem firmes e junte-as à polpa de manga. Envolva bem e junte-lhes o leite condensado. Derreta a gelatina em 4 colheres de sopa de àgua, no microondas. Envolva na mistura de manga. Leve ao frigorífico.
Prepare o creme de alecrim, conforme a receita, e leve ao frio. Leve um tachinho ao lume com o doce de frutos vermelhos com um pouquinho de àgua. Deixe ferver. O doce deve ficar mais liquido, para poder espalhar sobre o creme. Corte os palitos de champanhe, de modo a que fiquem do tamanho da forma e seja mais fácil segurá-los. Coloque-os na vertical à volta da forma. Deite dentro o creme de manga, e por cima o creme de alecrim. Leve ao frigorifico até solidificar, pelo menos 3/4 horas. Ou em alternativa,  leve ao congelador 1 hora. No momento de servir cubra com o doce de frutos vermelhos. Decore a gosto.
E Bom Apetite!

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Mousse de Café

Esta mousse foi uma das sobremesas do jantar da noite de S. João. Não foi feita por mim..., quem  a escolheu e se deliciou a fazê-la, foi a minha filha mais velha, a C. Puxou à Mãe? Não sei... mas sei que fiquei, ou melhor ficamos todos, super orgulhosos com o resultado final. Ficou linda não?
Aqui fica a receita: 

Ingredientes: 

5 dl de leite
6 c. sopa de café solúvel
12 folhas de gelatina
6 ovos
2 pacotes de natas
350g de açúcar
grãos de café q.b.


Preparação:

Deite o leite num recipiente que possa ir ao microondas e junte-lhe o café. Leve ao microondas 1 minuto. Coloque a gelatina a demolhar em àgua fria. Bata as gemas com 200g de açúcar, junte a mistura do leite quente e leve ao microondas durante 5 minutos, mexendo de vez em quando. Retire, junte a gelatina demolhada e mexa até dissolver. Deixe arrefecer. Bata as natas em chantilly bem espesso. À parte bata as claras em castelo bem firme e junte-lhes o restante açúcar aos poucos. Junte o chantilly à mistura de café, envolvendo bem. Por fim junte as claras. Misture delicadamente até envolver tudo. Passe por àgua fria uma forma e coloque aí a mousse. Leve ao frio até estar bem solidificada. Antes de servir mergulhe o fundo da forma em àgua quente. Desenforme e decore com grãos de café.    
 E Bom Apetite!

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Farfalle de Peru, Tomate seco e Manjericão





Mais uma massa que saíu da minha cozinha, mais um almoço bem agradável e apetitoso.
Uma receita bem simples e rápida de fazer. Quem quiser pode trocar o tomate seco por tomate fresco, embora eu ache que o tomate seco, juntamente com o mangericão, dá a esta massa um sabor especial.
Faço assim:


Ingredientes:
500g de farfalle
3 bifes de perú
3 dentes de alho
1 cebola
1 folha de louro
1 caldo de carne
1/2 frasco de tomate seco
200g cogumelos frescos laminados
azeite, sal e pimenta q.b.
folhas de manjericão fresco q.b.


Preparação:

Coza a massa em àgua a ferver, com 1 dente de alho socado, a folha de louro, o caldo de carne, sal e um fio de azeite. Pique os alhos e a cebola e leve a refogar com o azeite. Corte os bifes de perú em tiras, adicione e deixe alourar. Junte os cogumelos laminados e lavados. Tempere de sal e pimenta. Retire os pedaços de tomate do frasco, corte-os em pedaços mais pequenos  e junte à carne. Adicione a massa cozida e escorrida.  Junte ao refogado folhas de manjericão picadas e envolva. Sirva sem demora!

  
E Bom Apetite!

terça-feira, 26 de junho de 2012

Doce de Morango e a Lembrança de uma Festa!



Este doce de morango é delicioso. O sumo de limão ajuda no corte do açucar e dá ao doce um optimo contraste. Foi feito para ser oferecido em frasquinhos pequenos, como lembrança da 1ª Comunhão da minha filha mais nova. O restante foi embalado para ser consumido aqui em casa, em pão para levar para a escola, ou em torradas ao pequeno almoço.
Aqui fica a receita:


Ingredientes:
(para cerca de 4kg de doce)

3kg de morangos maduros, mas bem firmes
sumo de 3 limões
2,400g de açúcar


Preparação:

Lave os morangos, retire-lhes o pé e deixe-os a escorrer num passador de rede até que fiquem quase secos.
Coloque-os num tacho gande e junte-lhes o sumo de limão. Aqueça em lume brando até que os sucos da fruta começem a escorrer. Esmague os morangos com um esmagador de batata, ou com a varinha , ao de leve, e deixe alguns mais inteiros se gostar de encontrar pedaços. Mantenha ao lume, mexendo até ficar uma pasta espessa. Aqueça o açúcar no microondas, e deite-o no tacho, mexendo sempre até dissolver. Deixe ferver, mexendo com frequência. Coloque um pratinho no congelador. Vá verificando o ponto, deitando um pouco de doce no pratinho bem frio. Deixe arrefecer um pouco e empurre o doce com o dedo. Se o doce enrrugar está pronto. Se não deixe ferver e vá testando. Ferva os frascos, e coloque neles o doce ainda quente. Tape e feche os frascos. Vire-os com a tampa para baixo e deixe arrefecer assim para ganhar vácuo.
Depois é só deliciar-se. Este doce é optimo para rechear tortas e bolos.

E Bom Apetite!

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Arroz de sultanas e açafrão





Gosto muito deste tipo de arroz para acompanhar carnes assadas, como foi o caso deste Lombinho de porco com tomilho.
Este arroz não é do agrado das minhas filhas. Não gostam das sultanas... e deixam-nas sempre na beira do prato! Eu e o M. gostamos, mas faço-o poucas vezes por causa das esquisitinhas...
Aqui fica a receita:

Ingredientes:
Arroz agulha q.b.
1 cebola pequena
2 dentes de alho
açafrão q.b.
100g de sultanas ou passas de uva
1 caldo de carne
sumo de 1 limão grande
sal e azeite q.b.

Preparação:

Pique a cebola e os alhos  e leve ao lume com o azeite para refogar um pouco. Junte o açafrão, o arroz e deixe fritar, mexendo bem o arroz, sem deixar queimar. Ferva àgua (o dobro do volume do arroz) com o caldo de carne e sal a gosto. Adicione metade do caldo ao arroz  e deixe cozinhar 7 minutos. Junte as sultanas, o caldo restante e rectifique os temperos. Deixe cozinhar tapado mais 3/4 minutos. Junte o sumo de limão, mexa bem. Termine a cozedura e mantenha o arroz ao calor para ficar bem sequinho e solto.

E Bom Apetite!

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Lombinho de Porco com Tomilho










Um refeição rápida, deliciosa e económica. Este lombinho de porco, foi feito de improviso. Tentei não elaborar muito a receita pois o tempo era curto... Ficou uma delicia!
Eis a receita: 

Ingredientes:

2 lombinhos de porco (cerca de 750g)
1 c. sopa de tomilho fresco picado
1 c. sopa de massa de pimentão
2 dentes de alho picados
vinho branco q.b.
sal e azeite q.b.
Preparação:

Tempere a carne com os dentes de alho, o sal, o pimentão e o tomilho. Esfregue bem carne. Junte um pouco de azeite e o vinho branco. Deixe repousar 20 minutos. Aqueça uma sertã e sele a carne até que fique bem dourada. Transfira a carne para um recipiente de forno e junte os sucos do tacho. Borrife com um pouco de àgua. Leve a forno pré aquecido a 200º cerca de 20 minutos. Fatie a carne e acompanhe com arroz de sultanas e açafrão.
E Bom Apetite!

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Bolo de Iogurte

Um dia de chuva. Dia de fazer um bolinho para o lanche. Tenho várias receitas de bolo de iogurte. Esta é aquela receita, a que ficou marcada para fazer mais vezes. Fica um bolo fofinho e super delicioso.
Faço assim:

Ingredientes:

1 iogurte natural
3 copos de iogurte de farinha
2 copos de iogurte de açúcar
1 copo de iogurte de manteiga derretida
1 c. chá de fermento
4 ovos
1 pitada de sal


Preparação:

Aqueça o forno a 180º. Numa tigela coloque o iogurte. Lave o copo do iogurte para servir de medida, e junte o açúcar ao iogurte. Mexa bem e junte a farinha e o fermento. Incorpore depois a manteiga derretida. Separe as gemas das claras. Bata as claras em castelo, juntamente com o sal. Adicione as gemas ao preparado de iogurte, e depois as claras em castelo, levantando a massa com a espátula. Barre a forma com manteiga e polvilhe-a de farinha. Encha com a massa e leve ao forno cerca de 35 minutos.
E Bom Apetite!

terça-feira, 19 de junho de 2012

Pizza Tropical













Depois de uma semana de verdadeiro caos e correria, estou de volta.
Domingo passado foi dia de festa cá em casa, a  minha princesa mais nova fez a 1ª Comunhão. Como fiz questão de preparar e personalizar, entre outras coisas, as lembranças para oferecer, os acessórios para o cabelo, o Ramo de comunhão, etc. etc., a semana passada foi um "pouco" cansativa... por isso não passei por aqui!
Mas soube bem fazer, eu mesma, estes pequenos miminhos e pormenores da festa. Valeu bem a pena.
Hoje trago uma receita de pizza que já foi feita e fotografada no mês passado. As minhas filhas gostam muito de pizza, mas caseira! Já experimentei várias receitas de massa, mas desde que descobri esta , não faço outra! Faz-se num instante e fica super fofa e deliciosa. A massa dá para fazer duas pizzas médias.
Experimentem, aqui fica a receita:

Ingredientes:

Para a massa:
450g de farinha
200ml de àgua
15g de fermento royal
2 c. sopa de azeite
1 c. chá de sal fino

Recheio:
molho de tomate caseiro q.b.
100g de chouriço
100g de bacon em fatias
150g cogumelos frescos
3 rodelas de ananás
queijo mozarella ralado
azeitonas q.b
oregãos secos a gosto
azeite q.b.
1 dente de alho

Preparação:

Num robot de cozinha, e com o utensilio de massas,  coloque a farinha, o fermento, o sal e o azeite. Junte a àgua e coloque-o a trabalhar cerca de cinco minutos, ou até que a massa esteja bem envolvida e a formar uma bola. Retire e divida a massa em duas. Com o rolo, estique-a, sob uma superficie enfarinhada e coloque-a na forma. Cubra com molho de tomate caseiro. Por cima coloque os cogumelos laminados, o chouriço em fatias, o bacon e o ananás em pedaços. Polvilhe abundantemente com os oregãos secos. Coloque as azeitonas e cubra com bastante queijio ralado.  Leve ao forno pré aquecido cerca de 20/25 minutos. Entretanto coloque num recipiente,  um pouco de azeite com um dente de alho socado e leve ao microondas 30 segundos. Retire a pizza do forno e pincele-a com o azeite aromatizado com o alho. Sirva sem demoras!
E Bom Apetite!

terça-feira, 12 de junho de 2012

Torta de Noz com Doce de Gila

Quando o tempo urge e não há tempo para mais, toca a ir ao "baú" buscar as receitas que estão em fila de espera. Esta torta, coitadinha, deitou-se...e dormiu. Já estava cansada de tanto esperar. Foi feita, decorada, fotografada e trincada, na Festa da minha sobrinha S., e depois ninguém fez caso dela. 
Continuava lá, à espera...
Finalmente, aqui fica a receita:
Ingredientes:
150g de miolo de noz
100g de farinha
7 ovos
1 c. café de bicarbonato de sódio
150g de açucar amarelo
vaqueiro liquida q.b.
doce de gila q.b.receita aqui

Preparação:
Ligue o forno a 180º. Unte um tabuleiro do forno com a vaqueiro, forre com papel vegetal e volte a untar. Pique as nozes e junte-as à farinha e ao bicarbonato. Bata as claras em castelo bem firme e adicione-lhes metade do açúcar e continue a bater. Bata as gemas com o restante açúcar e de seguida, adicione à gemada 3 colheres de sopa de vaqueiro liquida. Junte às gemas a mistura de nozes e farinha e envolva sem bater. Misture depois as claras em castelo e espalhe no tabuleiro. Leve ao forno cerca de 15/20 minutos. (faça o teste do palito).
Desenforme a torta em cima de um pano polvilhado de açúcar. Cubra a torta com doce de gila e enrole-a com a ajuda do pano. Deixe ficar assim até arrefecer.
Coloque no tabuleiro de servir,  e apare as pontas (aproveite para provar!). Polvilhe com açucar pilé.
E Bom Apetite!

domingo, 10 de junho de 2012

Esparguete com Sabor a Mar



Um jantar rápido e delicioso, cá em casa é... massa! Esta teve a mão do M. Quando o tempo é pouco e os afazeres de casa chamam por mim (neste caso, o ferro e o cesto da roupa!) o M. vai para a cozinha e é o dono do avental. 
Já muitos sabem, e agora ficam a saber todos, que ele é um excelente cozinheiro e dono de um tempero fabuloso. Esta massa não foi excepção, estava fantástica!
Aqui fica a receita:

Ingredientes:

500g de esparguete
250g de miolo de camarão
10 delicias do mar
3 delicias de lagosta
3 tomates bem maduros
2 dentes de alho
2 malaguetas
1 dl vinho branco
sal, azeite q.b.
salsa picada


Preparação:

Coza o esparguete em àgua e sal até ficar al dente. Escorra-o e reserve. Num wok coloque um fio de azeite com os dentes de alho socados. Junte o camarão, as malaguetas e deixe saltear. Pique os tomates no robot de cozinha. Quando o camarão estiver dourado, adicione-lhe  o tomate, o vinho branco e deixe ferver. Junte as delicias em fatias, tempere de sal e envolva a massa cozida. Sirva polvilhado de salsa picada.

E Bom Apetite!

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Tarte de Leite Condensado e Amêndoa

Voltei. Depois de dois dias sem passar por aqui, estou de volta. 
O tempo..., é o tempo o culpado pelas minhas ausências. Eu quero, bem tento, mas ele não deixa. Torna-se curto, não pára, corre sempre.  Por vezes, nem que o dia tivesse o dobro das horas, não seria suficiente para tudo aquilo que eu quero dele. Nos dias assim, nem se faz nada de interessante na minha cozinha... Aproveito então, para deixar aqui as receitas que estão à espera, receitas de dias de festa. Festa da minha filha C.
Aqui fica:

Ingredientes:

1 placa de massa folhada de compra
5 ovos
1 lata de leite condensado
raspa e sumo de um limão grande
100g de amêndoa lascada

Preparação:

Separe as gemas das claras. Num tacho junte as gemas, o leite condensado a raspa e o sumo de limão. Leve ao lume, mexendo sempre para não queimar, até engrossar. Bata as claras em castelo bem firme. Retire o creme de ovos do lume. Junte-lhe as claras em castelo e a amêndoa. Envolva bem. Unte uma tarteira com manteiga, forre com o papel vegetal e volte a untar. Coloque a massa folhada aconchegando bem. Coloque por cima o preparado de leite condensado. Leve ao forno quente cerca de 30 minutos, ou até estar lourinha. Deixe arrefecer e sirva bem fresca.
E Bom Apetite!

terça-feira, 5 de junho de 2012

Delicia de Chocolate Negro

Mais uma sobremesa bem do meu agrado. Chocolate. E negro, bem forte, de sabor intenso. Uma delicia, este pudim, se assim quiserem chamar-lhe. A receita foi-me passada pela minha cunhada C.. É pouco doce, para ser comido sem remorsos.
É esta a receita:

Ingredientes:

300g de chocolate negro
8 folhas de gelatina incolor
1 c. sopa de farinha
150g de açucar
2 ovos+2 gemas
5 dl de leite
2 dl de natas
morangos q.b.

Preparação:

Parta o chocolate e leve-o a derreter em banho maria. Demolhe as folhas de gelatina em àgua fria. Num tacho, junte a farinha, o açúcar, os ovos e as gemas,e por ultimo o leite. Mexa bem até dissolver. Leve ao lume e mexa sempre até engrossar. Retire e incorpore a gelatina escorrida. Adicione o chocolate derretido e mexa bem. Deixe arrefecer. Bata as natas e junte ao creme de chocolate. Pincele uma forma com óleo e deite dentro o preparado. Leve ao frigorífico para solidificar e sirva bem fresco decorado com morangos.
E Bom Apetite!

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Lasanha de Bacalhau

Esta receita não queria ser publicada! É a 2º vez que a faço para colocar aqui, e estava a ver que não era desta.
A primeira vez, fez-se, comeu-se e só no final é que me lembrei das fotos. Agora, quase virou "churrasco" esta lasanha. Quando estava no forno e praticamente pronta, achei que precisava de mais um pouquinho de cor. Liguei o grill e ...ups! esqueci-me da lasanha no forno! Por pouco a salvei.... Retirei um pouco do queimado e coloquei mais queijo, mas o resultado final está um pouco diferente daquele que eu quereria apresentar aqui. Uma receita excelente para as sobras de bacalhau cozido.
Enfim, o sabor esse estava lá, comeu-se e pouco sobrou...
Eis a receita!

Ingredientes:

1+1/2 embalagens de lasanha fresca
3 lombos de bacalhau (podem ser sobras de bacalhau cozido)
1 cebola
2 dentes de alho
2 cenouras em fios
2 talos de alho francês
azeite, e sal q.b.
2 folhas de louro
noz moscada ralada na hora
bechamel q.b.
queijo mozarella ralado

Preparação:


Comece por preparar o bacalhau, pele-o e retire-lhe as espinhas. Desfaça-o em lascas. Leve ao lume, o azeite com a cebola e os alhos picados, o louro e deixe refogar. Corte o alho francês em rodelas. Rale a cenoura. Junte o bacalhau e os legumes à cebola. Deixe refogar e tempere com a noz moscada, e o sal (com cuidado). Junte bechamel  q.b. e envolva bem. Coloque um pouco de bechamenl no fundo de um pirex, e depois vá fazendo camadas de massa e de recheio de bacalhau. Termine com bechamel e cubra com queijo ralado. Leve ao forno quente até gratinar. Sirva acompanhado de uma salada a gosto.






E Bom Apetite!

domingo, 3 de junho de 2012

Torta de Cenoura e Côco

Mais uma torta! Mais um doce que fiz para o lanche, no dia do Crisma da minha filha C. Esta receita  foi-me passada pela minha cunhada T., que é uma excelente doceira. Fica uma torta deliciosa, húmida, e o contraste do côco e da cenoura resultam na perfeição.
É esta a receita:

Ingredientes:

500g de cenoura cozida
6 ovos
5 c. sopa de farinha
3 c. sopa de côco
350g de açucar
1 c. café de fermento


Preparação:

Coza a cenoura, e passe-a pelo passe vite. Coloque-a a escorrer num passador de rede. Unte um tabuleiro de forno com manteiga e forre com papel vegetal. Volte untar e polvilhe-o com farinha. Separe as gemas das claras. Bata em gemas com o açúcar até duplicar de volume. Junte a cenoura e mexa bem. Bata as claras em castelo bem firme. Adicione as claras aos poucos, alternando com a farinha. Por fim junte o côco e o fermento e envolva bem. Coloque a massa no tabuleiro e leve ao forno quente cerca de 30 minutos.
Verifique se está cozida (teste do palito) e desenforme sobre um pano polvilhado com açúcar. Enrole com ajuda do pano, para que não quebre e deixe arrefecer assim. Transfira para o tabuleiro de servir e decore a gosto.
E Bom Apetite!

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Arroz de Polvo Malandrinho







A receita de hoje, não tem nada de extraordinário! É, digamos aqui para nós, (que ninguém nos ouve, nem lê) um arroz bem normal e que toda a gente faz. O toque malandrinho, ou digamos antes picante, que as malaguetas lhe dão, e os pimentos de cor, é que o tornam diferente. Nesta receita, que foi para 4, coloquei duas malaguetas bem pequenas, mas sem as desfazer. Se o fizer, o melhor é colocar só uma, e depois ir testando. Fica delicioso este arroz, e ao contário do que muitos pensam, o picante natural das malaguetas não faz mal a ninguém. Esta receita veio parar cá a casa através da minha irmã mais velha.
Eis a receita:


Ingredientes:

1 polvo médio (cerca de 1,500g)
1 cebola grande
2 dentes de alho
500g de arroz carolino
1/2 pimento verde
1/2 pimento vermelho
2 malaguetas secas
sal, azeite q.b.
salsa picada


Preparação:

Comece por preparar o polvo como habitualmente, e leve-o a cozer. Deixe-o cozer até ficar tenro, mas sem se desfazer. Retire-o da àgua e corte em pedacinhos. Reserve a àgua.
Faça um refogado com o azeite, a cebola e os alhos. Quando a cebola estiver ligeiramente dourada, junte um pouquinho de água de cozer o polvo. Deixe ferver e junte as malaguetas, os pimentos em tiras pequenas e o polvo. Tempere de sal e deixe ferver cinco minutos. Adicione meio litro da àgua do polvo e junte o arroz. Deixe cozer cerca de 15 minutos. Se necessário, e se gostar do arroz bem soltinho, junte mais àgua do polvo. Rectifique os temperos e sirva polvilhado de salsa picada.

 E Bom Apetite!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imprimir