quinta-feira, 31 de maio de 2012

Crepes com Gelado e Chocolate Quente


 A receita destes crepes é a que se faz cá em casa desde sempre. Fazem uma sobremesa rápida, acompanhados de gelado e chocolate, como temos aqui hoje. Podem ser utilizados para entrada, ou refeição rápida,  por exemplo recheados com creme de camarão ou recheio de bacalhau, acompanhados de uma boa salada.
Rende cerca de 10 crepes.
É esta a receita

Ingredientes:

100g de farinha
3 ovos
1 pitada de sal
2,5dl de leite
oleo q.b.
50g de manteiga
chocolate e gelado q.b.

Preparação:

Peneire a farinha para uma tigela e junte o sal. Faça uma cova e deite aí os ovos e o leite. Bata tudo com o fouet até estar uma mistura bem homogénea. Deixe repousar por 30 minutos. Derreta a manteiga e njunte à massa. Com um pouco de rolo de cozinha embebido em óleo, unte uma frigideira anti aderente, deixe aquecer bem e deite colheradas de massa. Incline, se necessário, para uniformizar a massa. Vire e deixe terminar de cozer. Retire para um prato e polvilhe com canela e açucar e sirva, assim ao "natural," ou com gelado e chocolate quente.


E Bom Apetite!

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Empanada de Atum






Há muito tempo que queria fazer uma Empanada. No passado fim  de semana arranjei motivo. Um lanche ajantarado em casa, para festejar o Crisma da minha filha mais velha, foi a razão. Esta receita está anotada num livrinho há anos. Levava ovos cozidos, que optei por não colocar. Todos adoraram, a massa fica super fofa e o recheio estava delicioso. As quantidades dão para duas empanadas mais pequenas, eu fiz uma grande e sobrou massa. Usei-a para fazer um rolo com cogumelos e bacon.
É esta a receita:


Ingredientes:

Para a massa:

500g de farinha
1,5dl de azeite
1 dl de àgua
1dl de vinho branco
25g de fermento padeiro
1 gema
sal q.b.

Recheio:

2 latas de atum
1 cebola
2 dentes de alho
2 tomates maduros
1/2 pimento verde
1/2 pimento vermelho
azeite, sal, tomilho
1/3 de copo de vinho branco
100g de azeitonas descaroçadas

Preparação:

Comece por preparar a massa. Dissolva o fermento na água. Coloque todos os ingredientes (menos a gema) no robot de cozinha e coloque a trabalhar. Quando a massa estiver bem batida, retire e coloque num recipiente com farinha. Reserve 30 minutos.
Leve ao lume um tacho com o azeite, a cebola e os alhos picados e deixe refogar. Pique os tomates no robot de cozinha, Quando a cebola estiver ligeiramente dourada, junte o tomate, o vinho branco e os pimentos em cubos pequenos. Deixe refogar 5 minutos. Escorra o atum do óleo e junte ao refogado.Tempere de sal e tomilho. Deixe cozinhar até evaporar grande parte dos líquidos. Por fim junte as azeitonas. Unte uma forma, de pizza por exemplo, com manteiga. Separe metade da massa, estenda com o rolo e coloque-a na forma, deixando um bom rebordo. Cubra com o recheio de atum. Estenda a restante massa por cima do recheio. Feche bem dos lados. Pincele com a gema batida e leve ao forno quente cerca de 30 minutos.


E Bom Apetite!

terça-feira, 29 de maio de 2012

Vieiras Grelhadas

Mais uma receita do Jamie Oliver, que superou as minhas expectativas. Andava para experimentar esta receita desde o ultimo Verão. Vi-o fazer esta receita, num dos programas "30 minutos", e adorei. A maneira descontraída com que ele cozinha, é realmente um espanto. Sem manias, sem etiquetas exageradas, é uma delicia vê-lo cozinhar.
Eis a receita:

Ingredientes:

1 embalagem de vieiras (usei congeladas)
sal, pimenta q.b.
raspas  e sumo de 1/2 limão
azeite q.b.
1 malagueta
1 alho picado
1c. sopa de mel

Preparação:

Coloque as vieiras descongeladas em cima de uma folha de papel vegetal e dê-lhes uns golpes, sem chegar ao fundo. Tempere-as de sal e pimenta moída na hora, raspas de limão e um fio de azeite. Massage-as bem para distribuir o tempero. Leve-as ao lume e deixe-as fritar com o molho. Junte a malagueta, e o alho picado. Quando estiverem fritas regue com o sumo de limão e o mel. Polvilhe com coentros picados e sirva acompanhadas de fatias de pão torrado.
E Bom Apetite!

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Pataniscas de Bacalhau




Hoje trago um petisco para participar no Desafio lançado pela Manuela do Blog Cravo e Canela.  Fomos desafiados a elaborar uma receita para levar ao Pic-Nic, que celebra o 1º aniversário do blog. Não se recusa nunca um convite destes, onde festeja um ano de um projecto fantástico. Eu optei por este piteu bem português.
Esta receita, dizem vocês e digo eu, já não é novidade para ninguém! Ainda assim, e porque todos temos a "nossa receita", eu resolvi partilhar a minha. Aqui em casa, toda a gente gosta deste petisco. 
São uma delicia a acompanhar um belo arroz malandrinho, ou então assim, só com uma boa salada. Quando são para entrada ou petisco, costumo fazê-las bem mais pequenas. As quantidades da receita, rendem cerca de 20, assim deste tamanho. E não, não as comemos todas cá em casa, dividi com mais alguém!
Aqui fica receita:

Ingredientes:

2 lombos de bacalhau demolhado
400g de farinha
1 c café de fermento em pó
5 ovos
agua q.b.
1 cebola
3 dentes de alho
1 molhinho de salsa
sal e pimenta de moinho q.b.

Preparação:

Comece por fazer o polme.  Dissolva  a farinha com água até obter uma consistência não muito liquida. Junte a cebola e os alhos bem picados. Adicione os ovos, o fermento, a salsa picada e bata bem. Retire a pele e as espinhas ao bacalhau  e desfie-o. Junte o bacalhau, ao polme e tempere de sal e pimenta moída na hora (cuidado com o sal, pois o bacalhau, mesmo demolhado vai dar sabor à massa). Frite colheradas do polme numa frigideira, com óleo abundante, até ficarem lourinhas. Escorra sobre papel de cozinha e sirva, quentes ou frias (há quem goste!).
E Bom Apetite!

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Linguine Negro com Camarão e Tomate


As massas são refeição cá em casa, duas a três vezes por semana. São rápidas de fazer e optimas para improvisar refeições. Inicialmente tinha pensado este linguini noutra receita, mas quando começo a cozinhar... vou adicionando e substituindo os ingredientes conforme me parece bem, e o  resultado final nem sempre é aquele que tinha pensado. Esta massa é bem esse exemplo, mas ficou deliciosa!
Fiz assim:


Ingredientes:

400g linguini negro
250g camarão descascado
150g de bacon fumado
200g cogumelos frescos
2 dentes de alho
3 tomates bem maduros
100g de azeitonas
oregãos secos
1 malagueta seca
azeite e sal q.b.
salsa picada

Preparação:

Corte os cogumelos em  fatias, lave-os e coloque a escorrer.  Pique o bacon em cubinhos e  leve ao lume com um fio de azeite. Junte os cogumelos e o camarão. Tempere de sal, oregãos, junte a malagueta inteira e deixe saltear.  Coza a massa em água e sal até ficar al dente. Escorra, passe por àgua fria e reserve. Pique os tomates e os alhos na picadora e junte ao salteado. Deixe ferver 10 minutos. Rectifique os temperos. Junte a massa, as azeitonas, a salsa picada e envolva bem no molho.Sirva sem demora.
E Bom Apetite!

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Pudim de Requeijão

A receita de hoje foi feita para participar no Desafio Chef Palhais. O prémio em questão interessa a toda a gente, acho eu! Não vou dizer aqui, ah...e tal, não me interessa ter a Bimby! É mentira... acho que uma Bimby faz jeito a qualquer um. O Pudim é divinal. Tem um paladar e textura únicos, embora seja uma "pequena" bomba... mas um dia não são dias! Esta receita é da minha sobrinha L.
É esta a receita:

Ingredientes:

1 requeijão do campo Saloio
2 iogurtes naturais
1 lata de leite condensado
2 pacotes de natas
6 ovos
caramelo liquido para untar a forma

Preparação:

Barre a  forma de  pudim com o caramelo. Juntar  num recipiente  todos os ingredientes  e bater muito bem com a batedeira. Deite o preparado na forma e leve ao forno a 160º durante aproximadamente 1 hora.
Deixe arrefecer bem e desenforme. Sirva bem fresco.


E Bom Apetite!

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Torta de Maracujá e Laranja

Mais um doce, dos muitos que fiz, para a festa da minha sobrinha S. Mais uma torta apetitosa. A mistura do maracujá e da laranja, tornam-na deliciosa. É  ideal para quem gosta de bolos húmidos, bem molhadinhos.
É esta a receita:

Ingredientes:

7 ovos
5 maracujás (ou 8 c. sopa de polpa de lata)
200g de açúcar
sumo de 1 laranja
3 c. sopa de maisena
75g manteiga derretida
1 c. chá fermento
manteiga para untar
polpa de 2 maracujás  e casca de laranja para decorar

Preparação:
 
Comece por barrar um tabuleiro rectangular com manteiga. Forre com papel vegetal e volte a untar.
Numa tigela junte o açúcar com a maisena, o fermento e a manteiga derretida. Continue a mexer, junte os ovos um a um, e o sumo da laranja. Vá batendo com a batedeira. Retire a polpa aos maracujás e junte ao preparado.
Coloque na forma e leve a forno pré aquecido a 180º, durante 30 minutos.
Polvilhe com açúcar um pano de cozinha grande e quando a torta estiver cozida, vire-a sobre o pano. Enrole-a com a ajuda do pano, deixe-a arrefecer e coloque-a no frigorífico até ficar bem fresca.
Coloque a torta na travessa onde vai servir e regue com a polpa de maracujá. Enfeite com rodelas e tiras de casca da laranja.

domingo, 20 de maio de 2012

Ananás com Gelado de Framboesas


Bom dia e Bom Domingo!
Hoje o que vos trago não é uma receita, mas sim uma sugestão de sobremesa. É rápida, económica e vai fazer um brilharete na hora de apresentar aos vossos convidados. É uma sobremesa ideal para um almoço mais "faustoso". O ananás é um fruto optimo para ajudar na digestão, e podem sempre servi-lo apresentado assim ou sem o gelado.
Fiz assim:

Ingredientes:

1 ananás (ou abacaxi) maduro
gelado a gosto
framboesas
hortelã
açúcar em pó


Preparação:

Lave o ananás bem lavado e seque-o com papel de cozinha.  Corte-lhe os topos e mantenha a casca. Corte o ananás em quatro partes. Retire-lhe a parte fibrosa e toda a polpa, mantendo a casca intacta. Corte as tranches de ananás em fatias, coloque-as em cima da casca e faça deslizar, alternadamente para um lado e outro. Coloque nos pratos de servir, junte uma bola de gelado a gosto, framboesas ou morangos. Decore com uma folha de hortelã e polvilhe, se assim entender, com açúcar em pó.
E Bom Apetite!

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Peito de Pato com Compota de cebola e framboesa


























Adoro peitos de pato assim. São muito fáceis de fazer, e a carne não fica nada seca. O molho que faço para acompanhar, dá à carne um sabor delicioso. Esta receita está marcada para publicar desde o inicio do blog, mas nunca a publiquei. Ou porque as fotos não estavam como eu queria, ou porque me esqueci (como aconteceu na noite de fim de ano). Finalmente voltei a cozinhar peito de pato e aqui estão as fotos!
E a receita aqui fica:

Ingredientes:

4 peitos de pato (usei congelados)
tomilho fresco
sal grosso, pimenta de moinho q.b.
1 couve lombardo, ou repolho
150g de bacon fumado em cubinhos
2 cenouras
1 dente de alho socado

Molho:
3 cebolas roxas
1/2 frasco de doce de framboesa (se for caseiro melhor)
sal e azeite q.b.
1 dente de alho
2 c. sopa de vinagre

Preparação:

Deixe descongelar os peitos de pato de um dia para o outro. Limpe-os de excessos de gordura mantendo a pele. Com uma faca faça 2 cortes em cruz sobre a pele. Ligue o forno a 200º. Leve ao lume uma sertã e quando estiver bem quente, coloque os peitos de pato com a pele para baixo.Não adicione gordura, a pele do pato é mais que suficiente. Tempere de sal e pimenta de moinho e vá virando até estar dourado.Transfira para um recipiente e leve ao forno 10 minutos. No forno a carne vai largar os sucos, aproveite-os e junte ao molho. O tempo de forno depende de como gostarem da carne. Se acharem que está crua aumente o tempo.
Para o salteado, corte a couve em juliana e a cenoura em fios. Escalde a couve e a cenoura durante 3 minutos em àgua fervente com um pouco de sal. Escorra e reserve. Leve ao lume um recipiente com um fio de azeite e o alho. Coloque o bacon a saltear, de modo a ficar crocante e junte os legumes. Rectifique de sal e um pouco de pimenta de moinho.
Para o molho, corte a cebola em gomos finos e leve ao lume com um fio de azeite e um dente de alho inteiro. Quando a cebola estiver dourada ligeiramente, adicione a compota. Mexa bem, junte o vinagre e um pouco de sal. Deixe ferver lentamente, cerca de 15 minutos, para cozer a cebola e com cuidado para não reduzir demais e secar.
Sirva os peitos de pato fatiados, cobertos com o molho e os legumes salteados. Se for de seu gosto acompanhe com arroz branco.     
E Bom Apetite!

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Pudim Molotof

Fazer Molotof tem muito que se lhe diga! E os meus nem sempre ficam como este. Já tive a minha dose de desastres! Já os vi, dentro do forno,  lindos e enormes e depois de desligar o forno... ficarem reduzidos a nada. Apenas uma capa grossa no fundo da forma. 
A verdadeira especialista neste doce é a minha cunhada T. Nunca vi ninguém fazer molotofs melhores que ela. Eu depois, de várias tentativas acho que lhe apanhei o jeito (mas ainda estou longe da perfeição!). É uma óptima maneira de gastar as claras que tenho congeladas.
Aqui fica a minha receita:

Ingredientes:

Pudim:
12 claras à temperatura ambiente
12 colheres de açúcar rasas
1 c. café de sal fino
manteiga p/ untar a forma

Doce de ovos:
6 gemas
4 c. sopa de açúcar
1 chávena de leite - 4dl
100g de amêndoa laminada torrada
1 c. café manteiga

Preparação:

Ligue o forno a 200º. Bata as claras em castelo bem firme, com o sal. Sem parar de bater, junte o açucar, 1 colher de cada vez, até obter um merengue bem forte.
Unte a forma bem untada com manteiga, e coloque o merengue. Bata a forma em cima de uma mesa para alisar. Leve ao forno cerca de 12/15 minutos. Durante a cozedura, não abra o forno para o merengue não baixar. Desligue, e deixe arrefecer dentro do forno. Quando estiver frio leve ao frigorífico.
Para o creme, junte o açúcar às gemas e bata até incorporar bem. Junte o leite e mexa. Leve a cozer em banho maria, e vá mexendo sempre até começar a espessar. Não deixe engrossar demais para não coalhar, porque depois de frio engrossa mais. Retire do lume e deixe arrefecer. Leve um tacho ao lume com 1 c. chá de manteiga, e doure as amêndoas.
Desenforme o pudim, cubra com o doce de ovos e polvilhe com a amêndoa torrada.
E Bom Apetite!

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Fantástico Frango assado do Jamie Oliver

Falar do Jamie Oliver, é falar simplesmente de um dos melhores Chefs do mundo, pelo menos para mim. As receitas dele são do melhor. Despretensiosas e do mais simples que há. A maneira que ele tem de cozinhar, é simplesmente fantástica, e a simplicidade das suas receitas conquistam qualquer um. Eu já estou conquistada há muito! Esta receita de frango é simplesmente maravilhosa.
Vamos à receita do Jamie:

Ingredientes:

1 frango do campo
1 limão grande
2 dentes de alho bem picadinhos
6 fatias de presunto
um bom punhado de folhas de tomilho fresco
100g de manteiga
sal e pimenta de moínho q.b.
azeite q.b.

Preparação:

Lave bem o frango por dentro e por fora e segue-o com papel de cozinha. Com cuidado, para não romper, vá empurrando a pele do peito, de modo a criar uma bolsa entre a carne e a pele. Com um garfo, ou palito, pique, com cuidado, o peito do frango (assim o tempero penetra melhor na carne). Faça o mesmo nas coxas. Ligue o forno a 200º. Numa tigela coloque, os alhos e as folhas do tomilho picados, a manteiga amolecida e o presunto picado. Raspe a casca do limão, e junte, fazendo uma pasta. Tempere de sal e pimenta. Coloque uma camada desta pasta na bolsa do peito e nas coxas. Barre o frango por dentro e por fora com a restante. Corte o limão ao meio e coloque-o dentro do frango. Transfira para a assadeira. À volta do frango coloque batatas cortadas em gomos (com casca), polvilhadas com bastante tomilho e temperadas de sal.
As batatas ficam deliciosas. Regue com um bom fio de azeite.
Acompanhe o frango com as batatas e uma salada.
E Bom Apetite!

terça-feira, 15 de maio de 2012

Lulas de Fricassé



Aqui em casa gostamos muito de lulas, principalmente as minhas filhas. Arranjadas assim, de fricassé, já não fazia há imenso tempo. Ficam deliciosas e acompanhadas de batata cozida, são uma maravilha.
Faço assim:

Ingredientes:

2 kg de lulas
2 cebolas grandes
2 dentes de alho
3 tomates maduros
1 folha de louro
azeite, sal e pimenta q.b.
vinho branco q.b.
salsa picada
2 gemas
sumo de 1 limão grande


Preparação:

Limpe, corte as lulas em pedaços e lave-as muito bem. Leve-as a cozer em àgua com um pouco de  sal até que fiquem tenras.
Entretanto corte as cebolas e os alhos em rodelas e leve a refogar no azeite. Junte a folha do louro. Deixe dourar um pouco. Pique o tomate e junte ao refogado. Tempere de sal e pimenta,  e junte o vinho branco. Deixe ferver 10 minutos em lume brando. Passe o molho com a varinha mágica. Entretanto escorra as lulas e coloque-as no molho de tomate. Deixe refogar para que ganhem gosto e um pouco de cor.
Bata as gemas com o sumo de limão e junte a salsa picada. Envolva no molho, e deixe cozer as gemas e engrossar. Acompanhe com batata cozida.
E Bom Apetite!

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Bolo de Maçã e Canela

Para começar a semana, trago esta sugestão deliciosa. Um bolo saboroso, perfumado pela canela e com pedaços de maçã. Um conjunto de ingredientes que fazem deste bolo uma verdadeira tentação. É uma receita da minha sobrinha A.
É esta a receita:


Ingredientes:

10 ovos inteiros
2 chávenas de açúcar amarelo
2 chávenas de farinha
1 chávena de maizena
sumo de 3 laranjas
1 c. sopa de fermento
canela em pó
2 maçãs


Preparação:
 
Misture os ovos com o açúcar e bata bem. Junte  a farinha com o fermento, e aos poucos envolva nos ovos. Bata bem e misture o sumo de laranja. Continue a bater até a mistura estar bem homogénea. Unte a forma com manteiga e polvilhe com farinha. Descasque a maça e corte-a em fatias. Coloque alternadamente, camadas de massa e camadas de maçã. Polvilhe a maçã com canela em pó. Termine com a massa. Leve ao forno pré aquecido 200º, cerca de 40 minutos. Já sabe, faça o teste do palito.
E Bom Apetite!

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Pudim Francês

O sol voltou a brilhar por aqui. Embora por pouco tempo. Parece que hoje o dia já não vai ser luminoso, quente, lindo! Parece que depois do fim de semana, voltamos ao mesmo, à chuva. É o que dizem os senhores do tempo, mas vamos ver. 
Este pudim, lindo e luminoso como o dia de ontem, foi feito num dia de chuva. De muita chuva. Mas também dia de festa, da minha sobrinha S. 
É uma receita da minha irmã mais velha, e é "O Pudim", que sempre se fez por aqui.
É esta a receita:

Ingredientes:

10 gemas(!) + 2 ovos inteiros
250g de açucar
1/2 litro de leite
1 c. sopa farinha maizena
1 cálice pequeno de vinho do porto


Preparação:

Num recipiente coloque os ovos, as gemas e bata bem com o fouet. Junte o açúcar e continue a bater. Dissolva a farinha no leite e junte aos ovos. Por fim adicione o vinho do porto. Coloque a mistura numa forma previamente forrada com caramelo liquido e leve a cozer em banho maria cerca de 35 minutos. Faça o teste do palito. Se durante a cozedura a àgua baixar muito adicione mais.




E Bom Apetite!

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Lasanha de Carne






















As minhas filhas adoram lasanha, principalmente a mais velha. A C. já andava a pedir-me para fazer há imenso tempo, finalmente fiz-lhe a vontade. Modéstia à parte, fica deliciosa! Estava de comer e chorar por mais... mesmo.
É esta a receita:

Ingredientes:

400g de carne picada
1/2 chouriço caseiro
250g de folhas de lasanha fresca
1 cebola
2 dentes de alho
3 tomates maduros
vinho branco q.b.
azeite, oregãos secos, sal  q.b.
molho bechamel (receita aqui)
queijo ralado q.b.

 Preparação:

Comece por preparar o molho de tomate. No robot de cozinha pique bem a cebola, os alhos e o tomate. Leve o azeite ao lume e quando estiver bem quente junte a mistura picada. Junte o vinho e deixe refogar cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando. Pique a carne e o chouriço. Junte ao refogado e tempere com os oregãos e o sal. Deixe ferver, em lume brando, até a carne estar cozida. Rectifique os temperos.
Unte um pirex com manteiga e coloque, uma camada de folhas de lasanha, uma camada de carne e de molho bechamel. Repita este procedimento até esgotar os ingredientes. A ultima camada deverá de ser de folhas de lasanha e bechamel. Cubra todo o molho com o queijo ralado. Leve ao forno pré aquecido cerca de 30 minutos, ou até estar bem douradinha e gratinada. Acompanhe com uma boa salada.
E Bom Apetite!

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Delícia de Chocolate




Esta tarte, ou folhado, foi uma das sobremesas que fiz para a festa de Finalista da minha sobrinha S. Foi bem apreciada por todos. O travo do licor e da amêndoa ligam na perfeição. É muito fácil de fazer e é deliciosa. A receita foi retirada, e alterada ligeiramente, do livro "Cozinha Essencial" - Delícias de Chocolate. Este não era o nome do folhado, mas achei que "Delícia de Chocolate" lhe assentava na perfeição.
É esta a receita:

Ingredientes:

2 embalagens de massa folhada rectangular (usei do lidl)
150g de chocolate preto
2 ovos + 2 gemas
100g de manteiga
80g de açúcar em pó
100g de amêndoa moída
15g de maizena
4 c. sopa de licor de amêndoa
1 gema para pincelar

Preparação:


Forre uma tabuleiro do forno com o papel vegetal e coloque a massa folhada.
Pique-a com um garfo e reserve. Numa tigela coloque a manteiga amolecida  e incorpore lentamente açúcar. Mexa bem. Junte os ovos e as gemas e continue a bater. Adicione a maizena e a amêndoa. Derreta o chocolate em banho maria e junte-lhe o licor.
Envolva no preparado de ovos. Coloque a mistura sobre a massa folhada, e cubra com a outra massa. Com a ponta dos dedos pressione os bordos, de modo a unir as bases.
Pincele com a gema desfeita num bocadinho de água. Leve ao forno pré aquecido a 200º, cerca de 20 minutos, ou até ficar cozida e  douradinha. Deixe arrefecer  e polvilhe com açucar em pó.























E Bom Apetite!

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Simplesmente... Areias















A história destas bolachinhas é muito fácil de contar. Fazem-se e... desaparecem!
São fofas, deliciosas e verdadeiramente viciantes! É impossível comer só uma. As minhas filhas adoram estas bolachas, e a M.J. está sempre pronta a meter as mãos na massa comigo! No dia seguinte vão na mochila, para o lanche dela e... das colegas de escola.
São super simples de fazer e cozem num instante. Dá cerca de 40 bolachas.
É esta a receita:


Ingredientes:

350g de farinha
200g de manteiga
150g de açúcar
raspa de 1 limão
1 ovo
 açúcar q.b.


Preparação:

Comece por misturar o açúcar com a farinha. Adicione a margarina amolecida em pedacinhos e a raspa do limão. Misture muito bem. Junte o ovo para ligar bem a massa. Amasse bem, forme pequenas bolinhas e role-as num prato com açúcar.
Forre um tabuleiro de forno, com papel vegetal e unte-o com manteiga.  Polvilhe-o de farinha, coloque  aí as bolachas e com uma colher de chá, pressione-as de modo a achatar um pouco. Aqueça o forno cerca de 10 minutos a 220º. Deixe cozer cerca de 15 minutos, no máximo. Ao retirar as bolachas do forno, estas podem parecer-lhe um pouco "moles", mas depois de arrefecer, endurecem.
E Bom Apetite!

domingo, 6 de maio de 2012

FELIZ DIA DA MÃE!


Apesar de tarde, não podia deixar de passar por aqui.
Para mim o Dia da Mãe, é todos os dias, mas hoje é um bocadinho mais!
Desejo a todas as Mães, um resto de dia muito Feliz!
Estas flores são para vocês.

sábado, 5 de maio de 2012

Filetes de Panga no forno com molho de cebola


No "corre-corre" do dia a dia, o tempo é cada vez mais precioso. Nem sempre temos tempo para decidir e preparar antecipadamente a próxima refeição. É necessário fazer receitas rápidas, das quais saem refeições deliciosas, económicas e do agrado de todos. Este peixe é uma delas. Básico mais básico não há! 
Utilizei filetes de Panga, mas podem fazer com outro peixe a vosso gosto.
Faço assim:

Ingredientes:

1 embalagem de filetes de panga (400g)
vaqueiro liquida q.b
1 embalagem sopa de cebola
1 pacote de natas (usei magras)

Preparação:

Deixe descongelar bem os filetes e enxugue-os com papel de cozinha.
Pincele um tabuleiro de forno com a vaqueiro. Disponha os filetes lado a lado. Dissolva o pacote da sopa de cebola nas natas. misture bem, e deite sobre os filetes. Leve ao forno cerca de 25 minutos. (Não necessita de sal). E voilá... está pronto!
Acompanhe com arroz branco.
 E Bom Apetite!

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Sopa de Grão e Espinafres






















Mais um dia de frio, de chuva! Estamos em Maio, mas os dias parecem  de Janeiro. Dá vontade de comer sopa quentinha, de estar em casa, de aproveitar o calor da lareira. Não gosto do Inverno, do frio, da chuva.... Eu sou mais Verão, sol, calor e praia. Enquanto o calor não chega... venha a sopa! 
Esta sopa é deliciosa. Nem todos apreciam o sabor do grão, mas aqui em casa todos gostamos.
A receita:

Ingredientes:


1 frasco de grão cozido
2 cenouras
2 cebolas
3 dentes de alho
2 batatas
200g de espinafres em folhas
azeite e sal q.b.

Preparação:

Descasque e corte as cebolas em gomos e pique os alhos. Leve-os a refogar no azeite, durante 5 minutos. Vá mexendo sempre. Junte as cenouras em lascas e as batatas em pedaços. Passe o grão por água fresca e junte. Cubra com água a ferver, tempere de sal e cubra o tacho. Deixe cozer 20 minutos, em fogo lento. Passe muito bem, com varinha, até ficar bem cremosa. Arranje e lave as folhas de espinafres e junte ao creme passado. Rectifique de sal e junte um fio de azeite. Deixe ferver 5 minutos e delicie-se!
E Bom Apetite!

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Tagliatelle com Salmão Fumado

Mais uma massa deliciosa! Foi feita num instante, para saciar a fome do pessoal aqui de casa. As minhas filhas, aliás todos nós, somos doidos por massas. Esta inicialmente não tinha a aprovação da minha filha mais nova, por levar as nozes e o salmão. Depois de provar... ficou mais que aprovada1
Eis a receita:

Ingredientes:

400g tagliatelle
250g de salmão fumado
200g de cogumelos frescos
8 delicias do mar
1/2 pacote de natas
oregãos secos a gosto
100g de nozes
Vaqueiro liquida q.b.
sal  q.b.


Preparação:

Coza a massa  até ficar al dente. Leve ao lume um tacho com a vaqueiro até derreter. Junte os cogumelos laminados e deixe saltear. Tempere de sal e junte as natas. Mexa e deixe ferver. Junte depois as delicias em fios e o salmão em pedaços. Parta as nozes em pedacinhos e junte. Por fim adicione a massa, os oregãos  e envolva.
E Bom Apetite!

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Profiteroles


Às vezes o tempo troca-nos as voltas. O relógio anda depressa demais, e as horas nunca chegam para fazer tudo aquilo que queremos.
Tinha esta receita marcada para fazer há imenso tempo, pois as minhas filhas adoram estas bolinhas. Optei por fazer a versão mais rápida, sem o creme de pasteleiro. Recheei-as com natas batidas e estavam deliciosas.
Eis a receita:


Ingredientes:

2,5dl de leite
2,5dl de àgua
80g manteiga
1 pitada de sal
300g de farinha
7 ovos
manteiga para untar
1 pacote de natas
50g açúcar em pó
150g chocolate preto
1dl leite
1 c. chá manteiga


Preparação:

Num tacho leve ao lume o leite com a água, o sal e a manteiga. Quando ferver, retire do lume e junte a farinha de uma só vez. Mexa bem e leve de novo ao lume, mexendo sempre até a massa se descolar do fundo do tacho. Retire-a e deixe arrefecer. Junte-lhe depois os ovos, um a um, amassando muito bem entre cada adição. Unte o tabuleiro do forno com manteiga e polvilhe-o com farinha. Transfira a massa para o saco de pasteleiro e faça montinhos. Leve a cozer, em forno bem quente (reduza depois um pouco o calor) cerca de 25/30 minutos. Retire-os do forno e deixe arrefecer sobre uma rede. Bata as natas com o açúcar em chantilly, e recheie  os profiteroles, Disponha-os numa taça, em monte. Derreta o chocolate com o leite em banho maria. Mexa bem, junte a manteiga e deite sobre os profiteroles.


















E Bom Apetite!

terça-feira, 1 de maio de 2012

Batatas Salteadas com Tomilho


Aqui está receita das batatas que acompanharam o Bife com molho de café e cogumelos. 
Um acompanhamento super simples, saudável e delicioso! Quantas vezes o menos não é mais? Não são precisos muitos ingredientes para se fazer algo delicioso!
Estas batatas ficam um pequeno pitéu, são super rápidas de fazer e ficam de comer e chorar por mais. O tomilho dá-lhes um sabor muito especial.
Faço assim:

Ingredientes:

4 batatas brancas novas
Sal e azeite q.b.
2 dentes de alho socados
tomilho seco e fresco q.b


Preparação:

Lave  muito bem as batatas. Leve uma panela ao lume com àgua e sal,  quando ferver, introduza as batatas com a pele. Deixe-as cozer cerca de 10 minutos, retire-as e deixe-as arrefecer um pouco. Corte as batatas em rodelas grossas. Leve ao lume um tacho largo (com tampa), com o azeite e os dentes de alho socados com a casca. Deixe fritar dois minutos e introduza as batatas. Polvilhe-as com o tomilho seco. Vá virando, com cuidado para não as partir, de modo a que vão cozendo e salteando. Tape o tacho e deixe ficar em lume moderado durante uns minutos. Polvilhe-as com tomilho fresco para servir.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imprimir