segunda-feira, 30 de abril de 2012

Bife com Molho de Café e Cogumelos


Este bife é delicioso. Foi para celebrar o dia Mundial do Café, que se celebra a 14 de Abril. Só agora publico a receita, mas  mais vale tarde que nunca. 
Eu e o café temos uma "relação" muito próxima (tal como com o chocolate!), adoro! E esta foi mais uma forma de tomar mais um cafézinho...
Fiz assim:

Ingredientes:

4 bifes de vaca (bem tenros)
1 dente de alho
sal e pimenta q.b.
1/2 cálice de vinho do porto
1 café bem forte
1 dl de natas
1 c. café de açúcar
200g de cogumelos frescos
Vaqueiro liquida q.b.


Preparação:

Leve ao lume o tacho com a vaqueiro liquida e o dente de alho socado. Quando estiver bem quente frite os bifes, até estarem dourados. Tempere-os de sal e retire-os para um recipiente. Mantenha-os quentes. No tacho coloque mais um pouco de vaqueiro, junte os cogumelos e deixe-os fritar um pouco. Regue com o vinho do porto. Mexa bem. De seguida junte o café, o açúcar e as natas. Tempere de sal e pimenta e volte a colocar os bifes no molho.
Acompanhe com espinafres cozidos e batatas salteadas com tomilho. 
E Bom Apetite!

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Rolo de Carne






Este rolo quer trazer de volta a Primavera.  Pedem sol e calor,  as fatias de carne enfeitadas com as rodelas de ovo bem amarelinho. Apesar de estarmos praticamente em Maio, os dias continuam frios, a pedir comidas de forno, quentes e reconfortantes.
Os assados são práticos, porque depois de estarem no forno podemos dedicar-nos a outros afazeres. Mesmo no verão, não me incomoda o calor do forno, se for para preparar um assado delicioso, como este rolo. Que saudades do calor... 
Volta Primavera... estás perdoada!
A receita:
 
Ingredientes:

650g de carne de  picada
1 choriço de carne caseiro
1 ovo
1 cebola pequena
2 dentes de alho
oregãos, sal e pimenta a gosto
pão ralado q.b.
vinho do porto e azeite q.b.
4 ovos cozidos


Preparação:

Pique a carne, o chouriço, os alhos e a cebola no robot de cozinha. Envolva bem. Junte o ovo cru e tempere com o sal  (pouco pois o chouriço é bem temperado) oregãos e pimenta a gosto. Borrife com um pouquinho de vinho do porto. Junte pão ralado de modo a dar consistência á carne. Unte uma folha de papel de alumínio com manteiga e polvilhe com bastante pão ralado. Espalhe a carne sobre o papel até formar um rectângulo. Sobreponha os ovos cozidos e enrole, com a ajuda do papel. Coloque o rolo num tabuleiro, retire o papel, regue com o azeite e mais um pouco de vinho do porto. Tape com papel de alumínio e leve a assar cerca de 45 minutos. A meio da assadura retire o papel para a carne alourar, e vá regando com o próprio molho. Corte a carne em fatias e acompanhe com arroz e salada a gosto.

 

E Bom Apetite!

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Queijada de Limão


Já não fazia esta queijada...há imenso tempo. Costumo fazer a versão de laranja, mas esta é mais do meu agrado. É menos doce, tem o travo do limão...é deliciosa. Quando temos pouco tempo, poucos ingredientes, e apetece um docinho, esta queijada é o ideal.
É esta a receita:

Ingredientes:

3 ovos
300g de açúcar (uso só 250)
150g de farinha
1/2 l de leite
raspa e sumo de 1 limão (ou laranja)

Preparação:

Unte uma forma de tartes (sem fundo removível) com manteiga e polvilhe de farinha. Bata os ovos com o açúcar, junte a raspa e o sumo do limão. Dissolva a farinha no leite e junte ao preparado de ovos. Mexa bem e deite na forma. Leve ao forno quente cerca de 30 minutos (faça o teste do palito). Decore a gosto e delicie-se!
E Bom Apetite!

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Pães de Deus



Estes Pãezinhos doces são deliciosos. Podem fazer-se em tamanho pequeno, como estes, ou na versão grande, tipo Broa, para cortar em fatias. As minhas filhas gostam muito.  Levaram para o lanche da Escola, e os restantes desapareceram num instante. Com o tempo frio que se tem feito sentir, nada melhor do que ir para a cozinha e meter a mão na massa! 
É esta a receita:

Ingredientes:

Massa:
650g de farinha
12g de sal fino
raspa de meio limão
80g de açucar
80g de manteiga
2 ovos
1,2 dl de leite
1 dl de água
20g de fermento padeiro
3 c sopa de aguardente velha
1 gema para pincelar
manteiga para untar
açucar em pó

Cobertura:
150g côco ralado
150g açucar
1 gema
sumo de 1 laranja

Preparação:

Envolva a farinha com o sal e a raspa de limão. À parte misture o açucar com a manteiga amolecida, adicione os ovos e o leite. Dissolva o fermento na água morna e junte-o à farinha. Incorpore a mistura de ovos, amasse bem, e por fim junte a àguardente. Tape com um pano e deixe levedar 1h. Molde pequenas bolas de massa, com as mãos enfarinhadas, e coloque-as, com algum espaço entre elas,  num tabuleiro forrado com papel vegetal. Pincele-as com a gema desfeita num bocadinho de àgua, e deixe levedar mais 40min. Junte os ingredientes para a cobertura, e coloque um pouco sobre cada pão. Disponha os pães num tabuleiro do forno, forrado com papel vegetal e untado com manteiga, separe-os um pouco, porque ainda vão crescer. Leve-os a cozer cerca de 25 minutos.  Retire-os do forno e polvilhe-os com açucar em pó. Esta receita dá cerca de 20 unidades.






E Bom Apetite! 

terça-feira, 24 de abril de 2012

Creme de Cenoura e Alho Francês

Com os dias de chuva e frio, sabe tão bem uma sopa quentinha! Muitas vezes é mesmo só o que me apetece, uma sopa fumegante e um pedaço de pão! Este creme de cenoura foi feito em 30 minutos.
É muito rápido de fazer, uma sopa leve e suave, que tem o toque final com ovo cozido picadinho.
Faço assim:

Ingredientes:

4 cenouras
2 talos de alho francês
2 cebolas
1 courgete
2 batatas
azeite e sal q.b.
1 ovo cozido

Preparação:

Descasque e corte as cebolas em gomos e leve-as a refogar no azeite, durante 5 minutos. Vá mexendo sempre. Junte as cenouras em lascas, o alho francês em rodelas, as batatas e a courgete em pedaços. Cubra com água a ferver, tempere de sal e cubra o tacho. Deixe cozer 20 minutos, em fogo lento. Passa-se muito bem, com varinha, até ficar bem cremosa. Rectifica-se de sal e junta-se um fio de azeite. Deixe levantar fervura e desligue. Sirva o creme bem quentinho com ovo cozido picado.












E Bom Apetite!

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Batatas Soufflés

























Estas batatas, uma variação das batatas "soufflés"são o acompanhamento ideal de carnes assadas ou até simplesmente de um bife. As verdadeiras batatas soufflés, são picadas com um garfo, assadas inteiras  e levam natas e claras em castelo. A minha versão é mais leve e mais simples, mais à minha maneira. As minhas filhas adoram.
Já as tinha experimentado num restaurante aqui da zona, hà bastante tempo. Entretanto resolvi fazê-las sem receita e saíram muito bem.
Agora faço-as assim:

Ingredientes:

5 batatas brancas grandes
leite q.b.
sal, pimenta e noz moscada
1 c. sopa de manteiga
2 gemas

Preparação:

Lave e esfregue muito bem as batatas. Corte-as ao meio e leve-as a cozer em àgua e sal, cerca de 20 minutos (espete-lhes um garfo e teste, de maneira a não as partir). Retire-as e deixe arrefecer um pouco para endurecerem. Com cuidado retire-lhes a polpa, conservando a caixa da casca. Passe a batata num passe vite, ou amasse como para puré. Junte leite a gosto, pimenta e noz moscada, e envolva. Leve ao lume para secar um pouco. Junte a manteiga e duas gemas e mexa mais um pouco, até as cozer.
Encha as cascas com o preparado de puré e leve ao forno bem quente até gratinar. (Se gostar pode cobrir o puré com queijo ralado, antes de ir ao forno).

























E Bom Apetite!

sábado, 21 de abril de 2012

Gelado de Café

Adoro este gelado! Fica delicioso. Não é preciso máquina de gelados para fazer um gelado simples e saboroso. O sabor bem acentuado a café fica mesmo a meu gosto. Já não o fazia há imenso tempo, e o pedido da minha sobrinha S. foi uma ordem. Aqui está ele.
É esta a receita:


Ingredientes:

4 pacotes de natas
1 lata de leite condensado (usei magro)
3 c. sopa de pó de café
grãos de café q.b.

Preparação:

Bata as natas até que fiquem bem consistentes. Bata o leite condensado e envolva nas natas. Junte o café em pó e bata com o fouet para que fique bem misturado. Transfira para uma taça de vidro. Decore com os grãos de café e leve ao congelador, de um dia para o outro ou pelo menos durante 4/5 horas. Se gostar, para servir, faça bolas de gelado e cubra com um café quente.
E Bom Apetite!

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Pernil Fumado no forno com Mel e Alecrim










Andava com vontade de experimentar este pernil hà imenso tempo. Fica muito bom assim, assado no forno. Para acompanhamento, uma variação das batatas soufflés. Um destes dias coloco aqui a receita. Por agora aqui fica a do pernil fumado.
Aqui vai:

Ingredientes:

1 pernil fumado
1 cebola
salsa e oregãos secos a gosto
vinho branco q.b.
1 aste de alecrim fresco
azeite a gosto
1 cálice de vinho do porto 
2 c. sopa de mel

Preparação:

Leve ao lume uma panela com o pernil. Cubra com água, vinho branco, uma cebola em gomos, os oregãos, salsa e vinho branco (não adicionei sal, pois o pernil já tem). Deixe cozer cerca de 45 minutos na panela de pressão. Quando cozido, retire e coloque num tabuleiro de forno. Regue com um pouco do caldo da cozedura, junte o alecrim e um fio de azeite. Deixe assar cerca de 30 minutos. Regue com o vinho do porto e o mel. Deixe terminar de assar. Acompanhe com rodelas de laranja e batatas soufflés.
























E Bom Apetite!

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Gratinado de Bacalhau e Legumes




Num Domingo em que o almoço haveria de ser o que apetecesse, fiz este Bacalhau. Estava muito bom. Para a receita sair na perfeição o bacalhau deve estar demolhado na medida certa, pois um prato de bacalhau salgado é coisa que não sabe bem a ninguém!
Fiz assim:

Ingredientes:

3 postas de bacalhau demolhado
1 cebola
2 dentes de alho
1 folha de louro
1/2 pimento verde
1 courgete
2 cenouras em fios
1 talo de alho francês
150g de espinafres
Molho bechamel q.b.
Sal, e noz moscada q.b.
Azeite q.b.
Queijo mozarella ralado

Preparação:

Leve o bacalhau ao lume. Deixe ferver dois minutos e deixe ficar as postas na àgua para lascar bem. Faça um refogado com o azeite, os alhos, a folha de louro e a cebola picada. Desfaça o bacalhau em lascas e junte ao refogado. 
Deixe refogar o bacalhau 5 minutos. Corte o alho francês e a courgete em rodelas, o pimento em tiras e envolva no bacalhau. Junte a cenoura em fios e os espinafres. Tempere de sal e noz moscada. Adicione o molho bechamel, envolva e transfira para o pirex. Cubra com o queijo ralado e leve a forno bem quente até gratinar. Sirva acompanhado de bróculos cozidos e batatas a murro.

 







quarta-feira, 18 de abril de 2012

Tarte de Nata










Mais um doce da mesa de Páscoa! Esta tarte de nata já estava à espera para ser publicada há muito tempo. Entretanto na Páscoa, repeti a receita, fiz novas fotografias e aqui está ela!
Faço assim:


Ingredientes:

1 massa folhada de compra
6 gemas
2 ovos inteiros
400g de açúcar (usei 300g)
1 dl água 
1/2 l leite
3 c. sopa de farinha sem fermento
2 paus de canela
canela em pó a gosto


Preparação:

Leve ao lume o açúcar, os paus de canela e a água. Deixe ferver até obter uma calda forte (quase ponto de fio), e retire do lume. Deixe arrefecer um pouco.
Dissolva a farinha no leite frio. Bata os ovos bem batidos e junte-lhes as gemas. Bata mais um pouco e envolva no leite. Por fim acrescente a calda em fio. Leve ao lume em banho maria, sem parar de mexer, até engrossar. Unte uma tarteira com manteiga e forre-a com papel vegetal. Volte a untar e coloque a massa folhada. Verta o creme sobre a massa e leve a forno pré aquecido, a 200º cerca de 25 minutos. Retire, deixe arrefecer e desenforme. Gostando polvilhe com canela em pó.




E Bom Apetite!

terça-feira, 17 de abril de 2012

Farfalle com Molho de Tomate - Uma massa deliciosa!


Às vezes chego à cozinha, e depois de olhar para o frigorífico, as ideias vão surgindo. Uma massa, é muitas vezes o resultado! Esta, foi surgindo, adicionei um ingrediente, depois outro e o resultado final agradou a todos. Uma refeição rápida e económica. "Está deliciosa Mãe!", com um comentário destes das filhas não preciso de mais nada!
Fiz assim:

Ingredientes:

400g de massa Farfalle
2 peitos de frango
150g de cogumelos frescos
3 tomates maduros
1 dente de alho
100g de bacon fatiado
pimento verde e vermelho q.b.
sal,  e pimenta de moinho
azeite e oregãos q.b.
 1 c. café açúcar
queijo mozarella ralado

Preparação:

Corte os peitos de frango em tiras. Leve uma frigideira ao lume com o azeite e o dente de alho socado. Junte o frango e vá salteando. Adicione os cogumelos, os pimentos em tiras e o bacon em pedaços. Tempere de sal e polvilhe com os oregãos. Triture o tomate no processador e junte à carne. Rectifique os temperos e junte o açucar. Coza a massa em água e sal até ficar "al dente". Escorra e envolva no molho.
Transfira para um pirex e polvilhe com o queijo.
Leve a forno quente até gratinar.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Charniqueiros




Uns bolinhos deliciosos para a mesa da Páscoa, receita da minha cunhada T. Confesso que já não os fazia há anos. A receita, que estava anotada num papelito pequeno "desapareceu". Quando resolvi fazê-los, tive de me socorrer da minha cunhada e voltar a pedi-la. Desta vez foi passada para o meu livro de receitas pela minha filha. Assim não a perco mais. Como são muito apreciados por toda a família, dobrei a receite base.
Estes foram feitos a 4 mãos, com a ajuda da minha filha C.
Aqui fica a receita:


Ingredientes;

400g de açúcar (usei 300g)
100g de farinha
50g manteiga
2 ovos inteiros
1/2 litro de leite

Preparação:

Misture muito bem os ovos com o açúcar. Dissolva a farinha no leite, e bata com o fouet. Leve a manteiga a derreter no microondas, e junte à mistura dos ovos. Adicione o leite e misture . Envolva tudo muito bem. Unte forminhas metálicas com manteiga e polvilhe-as com farinha. Encha com a mistura até 3/4.
Ligue o forno a 200º. Leve os bolinhos a cozer em banho maria, no tabuleiro do forno, cerca de 50 minutos Se a água evaporar, coloque mais. Retire do forno, deixe arrefecer um pouco e coloque em forminhas de papel frizado. Polvilhe com açucar em pó.
























E Bom Apetite!

domingo, 15 de abril de 2012

Salmão no Forno com Molho Pesto e Queijo da Serra

Nestes dias em que ainda estou a recuperar o M. tem sido o dono da cozinha. Este peixe foi preparado por ele, e estava delicioso! Eu gosto de salmão mas nunca consigo comer uma posta. Fico sempre pela metade. Nesta receita o molho pesto faz toda a diferença. Acompanhamos com legumes cozidos. Muito bom.
O M. fez assim:

Ingredientes:

4 postas de salmão  
sal e pimenta q.b.
limão
coentros picados 
azeite q.b.

Molho Pesto:

100 g de manjericão em folhas 
2 dentes de alho
4 c. sopa de azeite
3 c. sopa de queijo da serra 
100g de nozes

Preparação:

Tempere o salmão com o sal, a pimenta, o sumo de  limão e os coentros. Deixe tomar gosto cerca de 1 hora. Coloque as postas num pirex, regue com a marinada, 1 fio de azeite e leve ao forno cerca de 15 minutos. Vire as postas e deixe terminar de assar, mas sem deixar secar. Sirva o peixe acabado de grelhar, com o molho. Acompanhe de batata e cenoura cozidos.  Se gostar coloque mais queijo sobre o peixe

Molho:

Coloque no processador as folhas do manjericão, os alhos, as nozes e o azeite. Triture. Junte o queijo amolecido e bata mais um pouco.








E Bom Apetite!

sábado, 14 de abril de 2012

Torta de Claras com Doce de Ovos e Amêndoas

Esta torta fez parte da minha mesa de doces da Páscoa. Tenho sempre claras congeladas, e achei que esta  era uma óptima maneira de as usar. Recheei-a e cobri-a com doce de ovos e posso dizer que ficou mesmo uma maravilha.
Aqui está a receita:

Ingredientes:

10 claras
10 c. sopa de açúcar
açúcar e canela em pó q.b.

Doce de Ovos:

6 gemas
100g de açúcar
àgua q.b
100g de amêndoa palitada torrada
1 c. café manteiga

Preparação:

Doce de Ovos:
Num tachinho coloque o açúcar, o pau de canela e a água, ( a água deve cobrir bem o açúcar) e leve a lume brando até ferver e começar a fazer bolhinhas. Deixe ferver mais dois minutos e retire do lume. Deixe arrefecer um pouco. Bata as gemas bem batidas, passe-as num passador de rede e junte-as à calda de açúcar.  Leve a lume brando até engrossar, sem deixar ferver, para não talhar.

Torta:
Bata as claras em castelo. Depois, junte o açúcar aos poucos e bata bem até obter um merengue firme. Forre um tabuleiro com papel vegetal, unte com manteiga e coloque aí o merengue. Leve a cozer em forno aquecido a 200º C, durante cerca de 10 minutos. Deixe arrefecer no interior do forno. Desenforme depois de morna (quase fria), sobre um pano polvilhado com açúcar e canela em pó.
Coloque o doce sobre a torta, e com a ajuda do pano enrole. Deixe ficar enrolada.
Leve ao lume uma frigideira com 1 colher de café de manteiga e saltei-e aí as amêndoas. Coloque a torta numa travessa, cubra com o restante doce de ovos, e polvilhe com a amêndoa torrada. Sirva bem fresquinha.
E Bom Apetite!

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Caril de Frango e um Desafio


Bom dia! 
Finalmente estou de volta! Depois de uns dias de "repouso forçados" em virtude de uma pequena cirurgia que fiz, aqui estou, pronta para recomeçar. A recuperação está a correr bem, temos que ir com calma!
E venho mesmo em cima da hora, para participar no desafio que me foi lançado pela Bárbara, do Blog  Arco-Irís na Cozinha - Uma receita para ti....
O desafio consistia em executar uma receita surpresa, que a Bárbara enviaria para o nosso email, para depois ser publicada no Blog.  Desafio aceite e receita confeccionada! Aqui está, o Caril de Frango. Espero que gostem, pois aqui em casa soube muito bem!


Ingredientes:

4 peitos de frango (cerca de 450g)
2 cebolas
2,5 cm de gengibre fresco
3 c. de sopa óleo de cozinha (usei azeite)
2 dentes de alho
1 c. de sopa de caril em pó
400g de tomate pelado
Sal e pimenta q.b.
4 c. de sopa de natas (usei 1 iogurte natural)
1 molho de coentros frescos



Preparação:

Corte o frango em cubos. Descasque e pique as cebolas. Descasque o gengibre e corte-o em tiras. Aqueça o óleo em um wok, e adicione o frango. Refogue 5 minutos em fogo alto, e em seguida, retire-os. Em seu lugar, frite a cebola 5 min., até que comece a dourar. Retire e reserve. Reduza o fogo, adicione o gengibre e os dentes de alho, descascados e picados.
Cozinhe por cerca de 1min, em seguida, adicione o caril, o tomate e os cubos de frango. Tempere de sal e pimenta. Polvilhe com 15 ml de água. Leve à fervura em fogo alto, e adicione as natas. Misture delicadamente e deixe cozinhar a descoberto cerca de 20 minutos para os sucos reduzirem um pouco. Para servir, transfira para um prato, polvilhe com a cebola e resevada e os  coentros picados. Pode substituir as natas por iogurte natural, e a água e por uma mesma quantidade de caldo de galinha.


Benefícios do Caril

O Caril é uma mistura de ervas e especiarias (cominhos, açafrão, coentros, cravinho, gengibre, cardamomo, pimenta, e ervas secas). Além de suas qualidades culinárias, é reconhecido como o digestivo, estimulando as propriedades curativas.
E Bom Apetite!

domingo, 8 de abril de 2012

Feliz Páscoa e uma Pausa

Desejo a todos os que por aqui passam uma Páscoa Feliz.
Nos próximos dias, vou estar ausente aqui do blog, mas prometo voltar brevemente.

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Bolo Fofo com Cobertura de Ovos Moles

Este foi o Bolo que fiz para a festa de aniversário do meu cunhado F. A receita já é de familia. Quando temos um aniversário  e queremos um bolo caseiro e fofinho é esta a receita que se faz. O nome dele diz tudo. É mesmo fofo e saboroso, e com a cobertura de ovos moles fica uma maravilha. Também fica bom coberto com leite creme e amêndoas laminadas torradas.
É esta a receita:


Ingredientes:

Bolo:
(receita normal-eu dobrei para fazer 2 bases)

7 ovos
250g de açucar
150g de farinha
1 c. chá fermento em pó


Cobertura:

8 gemas
150g açucar
água q.b.

Decoração:

frutos vermelhos  e morangosq.b.
chocolate granulado

Preparação:

Separe as gemas das claras. Junte o açucar às gemas e envolva. Bata com a batedeira até duplicar de volume. Bata as claras em castelo bem firme. Junte, alternadamente, as claras e a farinha, à mistura das gemas e envolva sem bater. Junte o fermento. Unte um tabuleiro rectangular com manteiga, e polvilhe com farinha. Coloque metade da massa no tabuleiro, e leve a forno pré-aquecido a 200º até estar cozido (cerca de 15 minutos), faça o teste do palito. Desenforme em cima de um pano polvilhado de açucar. Repita a operação para cozer a 2ª base do bolo.
Para os ovos moles, leve ao lume o açucar com àgua suficiente para o cobrir . Deixe ferver até estar em ponto de pérola fraco. Retire do lume e deixe arrefecer um pouco, para não talhar as gemas. Bata as gemas com o fouet e passe-as num passador de rede fina. Junte-as à calda de açucar e leve ao lume, mexendo sempre até engrossar. Barre uma das bases do bolo com doce de framboesas ( ou outro a seu gosto), ou com ovos moles e sobreponha a outra base. Cubra todo o bolo com os ovos moles e decore a seu gosto. Eu usei morangos e mistura de frutos vermelhos, cobertos com açucar pilé e chocolate granulado. 

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Fettuccini com Frango, Cogumelos e Manjericão

Mais uma refeição super rápida e deliciosa! Quando o tempo é precioso, as refeições rápidas são do melhor. Aqui em casa, somos grandes apreciadores de massas. Esta foi feita para o jantar, e 20 minutos depois estavamos à mesa. As folhas de manjericão deram-lhe o toque final, para um jantar verdadeiramente irresistivel ao paladar!
Fiz assim:


Ingredientes:

400g de fettuccini
2 peitos de frango
2 dentes de alho
1 caldo de carne
1 cebola
2 tomates maduros
200g cogumelos frescos laminados
azeite, sal e pimenta q.b.
folhas de manjericão
queijo parmesão ralado na hora


Preparação:

Coza a massa em àgua a ferver, com 1 dente de alho socado, o caldo de carne, sal e um fio de azeite.  Pique o alho e a cebola e leve a refogar com o azeite. Adicione o frango em cubos e deixe alourar. Introduza os cogumelos e tempere de sal e pimenta. Pique os tomates na picadora e junte à carne, adicione as folhas de manjericão.  Depois da massa cozida, escorra e junte ao refogado. Envolva a massa no molho e sirva-a polvilhada de queijo parmesão ralado.
E Bom Apetite!

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Bolo de Noz

A receita deste bolo já foi publicada aqui, mas em forma de queques. Desta vez fiz na forma de bolo inglês. Eu gosto de tudo o que sejam frutos secos. Adoro nozes, amêndoas, avelãs, pinhões. Estas nozes estavam quase a passar do "ponto", e antes que ficassem secas e velhas, este bolo foi uma maneira bem agradável de lhes dar uso.
É esta a receita:


Ingredientes:

150g de farinha
100g de açucar
100g de manteiga
2 ovos
raspa de 1 limão
50ml de leite
1 c. sobremesa de fermento
100g miolo de noz + alguns bocados para decorar


Preparação:

Ligue o forno a 180º. Bata a manteiga com o açucar até ficar com uma consistência cremosa. Junte a raspa do limão. Adicione os ovos, um de cada vez, batendo entre cada adição. Junte o leite e mexa bem.
Triture as nozes e envolva. Misture o fermento na farinha, e junte à massa.
Unte uma forma de bolo inglês, (eu usei forma de silicone) com manteiga e polvilhe de farinha. encha  com a massa. Coloque por cima bocadinhos de nozes. Leve a forno cerca de 20 minutos. Desenforme depois de morno e polvilhe de açucar em pó.
E Bom Apetite!

terça-feira, 3 de abril de 2012

Maçãs Folhadas

Estas maçãs folhadas, não são receita minha, mas da minha sobrinha L. Ficam deliciosas, uma verdadeira delicia. A estas, adicionei sultanas, mas podem substituir por nozes ou amêndoas.
Faço assim:

Ingredientes:

6 maçãs
massa folhada de compra q.b.
6 paus de canela
sultanas q.b.
leite condensado q.b.
1 gema
gelado de nata q.b.


Preparação:

Descasque as maças e com o utensílio próprio retire-lhes o caroço. Corte a massa folhada em pedaços e coloque em cima 1 maçã. No orificio do caroço coloque o pau de canela, algumas sultanas e 1 colher de sopa de leite condensado. Feche e tape a maçã com a massa formando um embrulho. Repita até esgotar as maçãs. Desfaça uma gema num pouquinho de àgua e pincele os embrulhos. Leve a forno pré aquecido a 200º cerca de 15/20 minutos. Estes tempos dependem sempre do tipo de forno, quando a massa estiver bem douradinha as maças estão assadas. Acompanhe com uma bola de gelado a seu gosto, eu usei de nata. 
 E Bom Apetite!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imprimir