sexta-feira, 30 de março de 2012

Risotto de Pescada e Espinafres

Mais um risotto. Desta vez de Pescada, e ficou delicioso. Foi a primeira vez que usei pescada em risotto e todos gostamos.
Vamos à receita:


Ingredientes:

400g de arroz para risotto
3 postas de pescada
1 cebola
2 dentes de alho
2 tomates bem maduros
pimento verde e amarelo q.b.
150g de folhas de espinafres
Caldo de legumes q.b.
azeite, sal e pimenta q.b.
1 c. sopa de manteiga
queijo parmesão ralado na hora

Preparação:

Começe por fazer o caldo para cozer o peixe. Leve uma panela ao lume com àgua, os talos dos legumes (usei penca, salsa e alho francês) o sal, a pimenta, e as postas de pescada. Deixe cozer o peixe, retire-o e deixe arrefecer. Mantenha o caldo quente.
Entretanto pique a cebola e os alhos, e leve-os a refogar no azeite, até começarem a ficar moles. Adicionam-se o tomate, triturado na picadora, o pimento em tiras o arroz e deixe fritar um pouco, até o arroz ficar translucido. Refresque com o vinho branco e deixe evaporar. Vá juntando conchas de caldo, aos poucos e mexendo sempre o arroz. Quando se tiver evaporado o caldo, junte mais e assim sucessivamente. Junte as folhas dos espinafres. Tire a pele e as espinhas ao peixe, e junte ao arroz  Retifique os temperos. Quando o arroz estiver cozido, mas ainda "al dente", junte a manteiga. Deixe descansar por 2 minutos. Adicione o queijo ralado a gosto e está pronto a servir.
E Bom Apetite!

quinta-feira, 29 de março de 2012

Pudim de Laranja

As laranjas de Amares abundam aqui por casa. Duas delas, acabaram na forma de pudim. É uma receita da minha Sogra, e é um pudim que sempre se fez cá em casa. Fica mesmo bom, e bem fresquinho acompanhado por rodelas de laranja é uma maravilha.
É assim a receita:

Ingredientes:

Raspa e sumo de duas laranjas
1 chávena de medida de ovos - são 8 ovos
1 chávena de leite
3/4 de chávena de açúcar
caramelo liquido q.b.

Preparação:

Barre a forma com o caramelo e reserve. Num recipiente coloque os ovos inteiros e junte-lhes o açúcar. Bata muito bem, com o fouet até ter duplicado de volume. Raspe as laranjas, retire-lhes o sumo e junte aos ovos. Por fim junte o leite e continue a bater, até estar bem envolvido. Transfira para a forma e leve a cozer em banho maria cerca de 50m. Se durante a cozedura o pudim estiver a crescer muito, junte água fria no tacho, para baixar. Deixe arrefecer na forma e leve ao frigorífico, até estar bem fresquinho. Desenforme e sirva, o pudim, acompanhado de rodelas de laranja.
E Bom Apetite!

terça-feira, 27 de março de 2012

Galette de Chocolate e Amêndoa

Esta Galette foi feita para comemorar o Dia Mundial do Chocolate! Como "chocoólatra" assumida que sou, não podia deixar passar este dia em branco. Nas minhas invenções, com a ajuda das minhas sobrinhas D. e J. saíu esta delícia. Sem dúvida a repetir muitas vezes!
Fiz assim:


Ingredientes:

2 embalagens de massa folhada
150g de chocolate negro
2 ovos + 2 gemas
80g de manteiga
80g de açúcar
80g de amêndoa moída
15g de maisena
4 c. sopa de licor Beirão
1 gema para pincelar



Preparação:

Forre uma tarteira com o papel vegetal e coloque a massa folhada. Pique-a com um garfo e reserve. Numa tigela junte a manteiga amolecida com o açúcar e mexa bem. Junte os ovos e as gemas e continue a bater. Adicione a maisena e a amêndoa. Derreta o chocolate no microondas, e junte-lhe o licor. Envolva no preparado de ovos. Coloque a mistura sobre a massa folhada, e cubra com a outra massa, dobrando os bordos. Pincele com a gema desfeita num bocadinho de água. Faça umas quadriculas na massa com um garfo e leve ao forno pré aquecido a 200º, cerca de 20 minutos, ou até ficar douradinha. Deixe arrefecer um pouco e polvilhe com açúcar em pó.
 Bom Apetite!

segunda-feira, 26 de março de 2012

Cogumelos Recheados com Alheira de Caça

Esta receita é mais um 3 em 1! É deliciosa, económica e super rápida de fazer. É ideal para servir como entrada, mas serve perfeitamente de refeição rápida, quando acompanhada de um arroz branco, ou batata frita (de vez em quando não faz mal).
Fiz assim:


Ingredientes:

Cogumelos frescos q.b.
Alheira de caça
Azeite e sal  q.b.
Pimenta de moinho
Oregãos secos
Vinho do porto
Espinafres salteados
Queijo mozarella ralado

Preparação:

Retire os pés aos cogumelos e lave-os bem em àgua corrente. Deixe escorrer um pouco e seque-os com papel de cozinha. Pré aqueça o forno a 200º. Numa sertã bem quente, frite a alheira (sem gordura). Reserve e deixe arrefecer um pouco. Unte um pirex com um fio de azeite e coloque os cogumelos. Rode-os no azeite, tempere de sal e pimenta moida na hora, e deixe-os com a cavidade virada para cima.  Parta a alheira em pedaços e coloque-a nos cogumelos. Polvilhe com oregãos secos e o queijo ralado.
Regue com um fio de azeite e com o vinho do porto. Leve ao forno quente cerca de 15 minutos. Acompanhe com espinafres salteados em azeite e alho.

domingo, 25 de março de 2012

Delicia de Tapioca

Esta tapioca foi feita para sobremesa do passado fim de semana. É um doce, é muito bom. A minha filha mais velha adora, e pede-me muitas vezes que o faça. A minha Mãe além de se deliciar, aproveitou para recordar a sua infância. Este era um doce que se fazia muitas vezes em casa dos meus avós maternos.
Faço assim:

Ingredientes:

1 pacote de tapioca de 250g
1 l de leite
150g de açucar
2 cascas de limão
2 paus de canela
1 c. café sal fino
4 gemas
canela em pó

Preparação:

Coloque a tapioca numa caçarola e cubra-a com bastante água fria. Deixe ficar de molho cerca de 1h30m. Deite-a num passador de rede e deixe escorrer bem a água.
Leve ao lume o leite (reserve 1dl para desfazer as gemas) com as cascas do limão, os paus de canela e o sal até ferver. Retre do lume e deixe arrefecer um pouco. Junte o açucar, a tapioca e leve de novo ao lume até começar a engrossar. Desfaça as gemas no leite que reservou e junte à tapioca. Deixe terminar de cozer e engrossar mais um pouco. Coloque em tacinhas, ao seu gosto, e polvilhe abundantemente com canela. Sirva bem fresquinha. 

sábado, 24 de março de 2012

Arroz de Especiarias e Frutos Secos

Este arroz não reune a opinião favorável de todos aqui em casa. As filhas queixam-se sempre dos frutos secos! Eu e o M. gostamos, mas faço poucas vezes por isso mesmo. Fi-lo para acompanhar o Lombo de Porco Recheado com Morcela e Maçã, que fiz no Dia do Pai.
É inspirado numa receita do Chefe Henrique Sá Pessoa. Acrescentei alguns ingredientes, e retirei outros.
Aqui fica a receita:


Ingredientes:

Arroz agulha q.b.
1 cebola pequena
1 dente de alho
2 paus de canela
2 cascas de limão
açafrão q.b.
100g bacon aos bocadinhos
1/2 cenoura raspada em fios
50g amêndoa palitada
50g passas de uva
1 caldo de carne
sal e azeite q.b.


Preparação:

Pique a cebola e o alho bem miúdinhos e leve ao lume com o azeite, os paus de canela e as cascas do limão. Deixe refogar um pouco. Junte o bacon, o açafrão, o arroz  e deixe fritar, mexendo bem o arroz.  Ferva àgua (o dobro do volume do arroz) com o caldo de carne e sal a gosto. Adicione metade do caldo  ao arroz, e junte a cenoura em fios. Envolva bem,  e deixe cozinhar 5 minutos. Junte os frutos secos, o caldo restante e rectifique os temperos. Deixe cozinhar tapado mais 3/4 minutos. Termine a cozedura e mantenha o arroz ao calor para ficar bem sequinho e solto.
E Bom Apetite!

sexta-feira, 23 de março de 2012

Batatinhas Coradas

Estas batatas são um acompanhamento perfeito para peixes e carnes assadas, ou até de um simples bife. Já as apresentei aqui, como acompanhamento de uma perna de perú, mas não tinha deixado o modo de preparação. Aromatizadas pelo tomilho ficam deliciosas.
Faço assim:


Ingredientes:

1kg de batatas
2 dentes de alho socados
sal e azeite q.b.
tomilho fresco


Preparação:

Descasque e corte as batatas em cubos. Leve ao lume uma panela com água e sal e quando ferver, introduza as batatas. Deixe cozer cerca de 10 minutos, no máximo. Escorra-as e deixe arrefecer um pouco para endurecerem. Leve uma sertã ao lume com o azeite e os alhos (com casca). Introduza as batatas e vá virando, de  modo a ganharem cor. Pique o tomilho e junte às batatas, envolvendo bem. Tape e deixe repousar cinco minutos, para acentuar os sabores.
E Bom Apetite!

quinta-feira, 22 de março de 2012

Ananás Grelhado com Gelado de Nata e Molho Delicioso

Esta sobremesa veio chamar a Primavera, mas foi feita num dia de Inverno! É uma sugestão deliciosa, esta que trago hoje. O ananás grelhado contrasta muito bem com o gelado e o molho. Não sabia que nome lhe dar, e  ficou assim, molho delicioso. Receita inspirada no "Livro Receitas Saudáveis da Cozinha Portuguesa".
Fiz assim:

Ingredientes:

1 ananás (pode ser abacaxi)
açucar amarelo q.b.
gelado de nata
chocolate derretido q.b.

Molho:

200g ananás
2dl de leite de côco (podem usar leite normal)
2 c. chá maisena
açucar em pó q.b.

Preparação:

Corte a base e a rama do ananás e descasque-o. Retire-lhe os olhos escuros, mas mantenha-o redondo. Corte-o em fatias, não muito grossas. Reserve os topos para o molho. Aqueça o forno. Forre o tabuleiro do forno com aluminío e coloque as fatias de ananás. Polvilhe-as com o açucar amarelo de ambos os lados e leve a grelhar. Quando começarem a ficar douradas, vire-as e deixe assar mais cinco minutos.
Para o molho, triture os topos do ananás, até obter um puré. Desfaça a maisena no leite de coco. Num tacho pequeno, misture o puré com a maisena desfeita  e leve ao lume até engrossar. Bata com a vara de arames para não formar grumos. Adoce a gosto com o açucar em pó. Passe o creme num passador de rede fina e deixe arrefecer. Para servir, coloque uma rodela de abacaxi, em cima uma bola de gelado e cubra com o molho. Finalize com um pouco de chocolate derretido.
E Bom Apetite!

quarta-feira, 21 de março de 2012

Lombo de Porco Recheado com Morcela e Maçã

Este Lombo foi servido ao jantar no dia do Pai. Um lombo super saboroso, tenrinho e que foi do agrado de todos. As minhas filhas adoraram. Tinha em casa uma morcela à espera de ser usada, resolvi juntar maçã e amêndoas, e a combinação de sabores ficou excelente.
Fiz assim:

Ingredientes:

1kg de lombo de porco
1 morcela
1 maçã reineta
50g amêndoa palitada
1 cebola pequena
1 dente alho
azeite, sal q.b.
vinho do porto q.b.
tomilho fresco
1 laranja

Preparação:

Peça no talho para lhe abrirem o lombo de porco, de forma a ficar com uma quadrado de carne. Leve a morcela a cozer cerca de 10 minutos. Entretanto unte com azeite um tacho e doure aí as amêndoas. Pique a cebola e o alho e junte, para refogar. Descasque a maçã e corte-a em bocadinhos. Retire a pele à morcela e desfaça-a em pedaços, e junte tudo ao refogado. Tempere com pouco sal (a morcela é bem temperada) e oregãos secos. Regue com uns pingos de vinho do porto. Deixe arrefecer um pouco. Abra a carne, e recheie-a com o preparado de morcela. Ate com fio de cozinha, para formar um rolinho. Num pirex, coloque azeite e tomilho fresco picado. Role aí a carne e tempere com sal fino. Leve uma sertã ao lume, e quando estiver bem quente coloque a carne. Vá virando, de forma a dourar e selar a carne. Desta forma os sucos da carne mantem-se, evitando que seque. Coloque o rolo no pirex e regue com os sucos do tacho, um fio de azeite e de vinho do porto. Tape com alumínio e leve ao forno pré aquecido cerca de 1h. Deixe assar lentamente. Retire o alumínio, regue com o sumo da laranja e deixe assar mais 20 minutos.
Acompanhei com espinafres salteados e arroz de especiarias.
E Bom Apetite!

terça-feira, 20 de março de 2012

Bolo de Cenoura, Nozes e Côco para o Pai


Esta receita estava marcada, e ontem  foi o dia em que foi feita. Para celebrar o Dia do Pai. Que é todos os dias! Um beijo para o meu Marido, e Pai das minhas filhas e um especial para o meu Pai, que já não está aqui, mas está sempre comigo.
O Bolo. É um bolo delicioso, húmido e nada doce, como convém. Acompanha na perfeição um creme de alecrim, que foi acabado de apanhar no canteiro do meu jardim.
Esta receita foi retirada e alterada a partir do "Livro Receitas Saudáveis da Cozinha Portuguesa - Sobremesas e Diversos".`
Fiz assim:


Ingredientes:

Bolo:

4 ovos
1,5dl óleo
200g açucar amarelo
175g de farinha
250g cenoura ralada
125g nozes picadas
125g côco ralado
1 c. chá fermento em pó
1 c. chá canela em pó

Creme:

raspa e sumo de 1 laranja
3 c. sopa açucar
1 pé de alecrim
1 pacote de natas

Aqueça o forno a 180º. Bata os ovos com o óleo e o açucar até obter um mistura homogénea. Junte a farinha, o fermento e a canela e mexa para envolver.
Junte a cenoura, as nozes picadas e o côco e envolva sem bater. Unte uma forma de mola e forre-a com papel vegetal. Volte a untar e coloque a massa do bolo. Leve ao forno cerca de 50 minutos. Faça o teste do palito, é infalível. Deixe arrefecer e retire o papel. Coloque no prato de servir e polvilhe com açucar em pó.
Entretanto faça o creme de alecrim para acompanhar o bolo. Num tacho leve ao lume, o sumo e a raspa de laranja, o açucar e o alecrim, até reduzir para metade. Deixe arrefecer, retire o alecrim e junte as natas bem batidas. Envolva bem e leve ao frigorifico até à hora de servir. Sirva o bolo às fatias com uma colher de creme de alecrim.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Pãezinhos de Queijo

Nunca tinha feito pão de queijo. Andava mesmo com vontade de exprimentar. Numa das minhas idas ao supermercado, encontrei  embalagens de polvilho doce e azedo. Decidi-me pelo doce. Que não é doce. O polvilho é a fécula da farinha de mandioca. Resolvi arriscar, e acho que para primeira vez não me saí nada mal. Foram feitos para o lanche/jantar de Domingo.
A receita é a que vem na embalagem, e como a massa estava bastante "mole", tive que a alterar e adicionar farinha normal.
Fiz assim:


Ingredientes:

500g de polvilho doce
2 chávenas (médias) de leite
1 chávena de óleo (usei 3/4)
4 ovos (usei 3)
2 chávenas de queijo ralado (usei 1+1/2)
sal a gosto


Preparação:

Leve ao lume, o leite com o óleo e sal a gosto. Deixe ferver, reduza o calor e junte a farinha aos poucos e mexendo sempre. Deixe arrefecer. Amasse bem a massa, se estiver mole junte farinha. Acrescente os ovos 1 a 1, e o queijo. Molde bolinhas e coloque-as no tabuleiro do forno forrado com papel vegetal. Leve ao forno pré aquecido cerca de 20 minutos (depende do tamanho dos pães). 
E Bom Apetite!

sexta-feira, 16 de março de 2012

Bolo de Cacau e Chocolate

Aqui está um bolo que todos adoram. É mesmo para quem aprecia cacau e chocolate, como eu, pois é um bolo bem "potente". O cacau dá-lhe um sabor e uma textura maravilhosa, o chocolate da cobertura encarrega-se do resto. Foi feito para o aniversário do meu cunhado, que é bem apreciador de bolo de chocolate. Não há quem lhe resista!
É esta a receita:


Ingredientes:

100g de cacau em pó
250g de açucar
250g de farinha
4 ovos
1 c. chá de sal
180g de manteiga
3 dl leite
1 c. chá de fermento

Cobertura:

200g chocolate preto
1 dl leite
1 c. chá de manteiga


Preparação:

Numa tigela coloque o açucar e junte-lhe os ovos, um a um, batendo entre cada adição. Junte a manteiga derretida, o sal e o cacau. Bata mais um pouco, (uso sempre a batedeira) junte a farinha e o fermento aos poucos. Aqueça o leite e junte á mistura anterior. Bata bem durante 5 minutos. Barre uma forma de mola com manteiga e polvilhe-a com cacau. Leve ao forno pré aquecido a 180º durante 30 minutos. Faça o teste do palito.
Retire do forno e deixe arrefecer.
Para a cobertura leve o chocolate com o leite ao lume até derreter. Bata bem e junte a manteiga. Barre o bolo enquanto o chocolate está quente.
Decore a gosto e delicie-se.










E Bom Apetite!

quinta-feira, 15 de março de 2012

Folhado de Espinafres com Queijo Chévre e Cogumelos


Já publiquei aqui, outra variação deste folhado. Faço-os várias vezes e sempre com recheios diferentes. São muito práticos e fáceis de fazer, e saem sempre bem. Este foi feito para entrada do jantar de aniversário do meu cunhado F, e estava delicioso.
É esta a receita:

Ingredientes:

1 massa folhada de compra rectangular (Lidl)
100g de espinafres
100g de cogumelos frescos em fatias
100g de queijo Chévre
100g de bacon fumado
mistura de alho e salsa da Espiga
1 gema

Preparação:

Escalde os espinafres dois minutos em água a ferver. Escorra-os  e reserve.  Abra a massa e estenda-a em cima do papel onde vinha enrolada. Por cima da massa,  coloque o queijo e o bacon cortados em pedacinhos. Lave os cogumelos e seque-os com papel de cozinha. Corte-os em fatias finas e sobreponha-os ao queijo. Finalize com as folhas de espinafres escaldadas, e polvilhe com mistura de alho e salsa a gosto.
Enrole como se fosse uma torta, e faça-lhe uma quadricula por cima para decorar. Pincele-a com a gema bem desfeita num bocadinho de àgua, e leve  a forno quente, 200º cerca de 15/20 minutos.
Acompanha-se com uma salada ou legumes cozidos.
E Bom Apetite!

quarta-feira, 14 de março de 2012

Codornizes Recheadas com Patê e Cogumelos

O M. gosta muito de codornizes. E já não comiamos há imenso tempo. Estas foram recheadas, a pedido dele, e foram aprovadas por todos. Até a minha pequenina se deliciou com as "coxinhas da galinha pequena". Vou repetir mais vezes, com certeza.

Ingredientes:

6 codornizes inteiras
100g de cogumelos
50g de patê de figado
50g de bacon
1 cebola pequena
3 dentes de alho
vinho do porto q.b.
azeite, sal, pimenta de moinho q.b.
tomilho limão fresco
oregãos secos
vinho branco q.b.
vinho do porto q.b.
compota de frutos vermelhos


Preparação:

Prepare uma marinada com 2 dentes de alho, vinho branco, pimenta, tomilho e sal. Lave muito bem as codornizes, deixe-as ficar inteiras, e regue-as com a marinada. Deixe ficar pelo menos duas horas. Seque-as com papel de cozinha, e leve-as a corar em azeite, virando-as regularmente. Retire-as do tacho e reserve. Entretanto faça o recheio, pique a cebola e o dente de alho, e leve a refogar. Junte o bacon e os cogumelos em bocadinhos  ao refogado. Deixe ficar cinco minutos e adicione o patê em pedaços. Tempere de sal, oregãos e regue com um pouco de vinho do porto. Deixe arrefecer um pouco, recheie as codornizes e leve-as a forno pré-aquecido a 180º durante 1 hora. Durante a assadura borrife-as com um pouco de vinho do porto, e se estiverem a secar reduza o calor. Para servir, ate as perninhas das codornizes com fitas de alho francês escaldadas.
Acompanhei com espinafres salteados, puré torneado e compota de frutos vermelhos.

E Bom Apetite!

terça-feira, 13 de março de 2012

Frango com Lima

Mais uma receita de frango. Mais uma maneira de fazer uma refeição económica, simples e rápida. O sabor da lima, um pouco ácido, não foi muito de agrado das minhas filhas, mas lá foram comendo.
Encontrei esta receita no livro "Refeições Rápidas - Cozinha Essencial", que me foi oferecido pelo meu Marido. Alterei a receita, um pouco a meu gosto, e introduzi cogumelos frescos e pimentos, que não tinha na receita original.
Fiz assim:


Ingredientes:

2 peitos de frango
150g de cogumelos
2 limas
pimento verde e vermelho q.b.
1 cebola
2 dentes de alho
1 ramo de salsa
azeite, sal e pimenta de moinho q.b.
1 c. chá de massa de pimentão


Preparação:

Corte os peitos de frango em tiras e deixe a marinar no sumo das limas. Vire ocasionalmente. Coloque a carne num wok,  e deixe saltear no azeite. Quando estiver dourada retire e reserve. Pique a cebola e os alhos finamente e leve a saltear no wok onde fritou a carne, até ficarem translucidos. Junte os cogumelos em fatias e os pimentos em tiras. Tempere de sal e pimenta, deixe cozinhar 5 minutos, e adicione a massa de pimentão. Por fim acrescente o frango salteado, a salsa picada e regue com o sumo da marinada.
Acompanhe com arroz branco.
E Bom Apetite!

segunda-feira, 12 de março de 2012

Sericaia com Ameixas de Elvas


Este é, sem dúvida, o doce que o meu  Marido mais gosta. E foi feita por ele, esta sobremesa de Domingo. 
A Sericaia é um doce tipico Alentejano, com origens, pelo menos assim se pensa, na India. Este doce começou a ser confeccionado por dois conventos Alentejanos, e ambos reclamam a autoria de receita original, O Convento das Clarissas de Elvas e o Convento das Chagas de Vila Viçosa.
O toque da canela, e a sua textura fofa,  fazem deste doce uma verdadeira delicia. É acompanhado pelas famosa ameixas de Elvas, o que vem enriquecer ainda mais esta especialidade alentejana.
Faz-se assim:


Ingredientes:

1l leite
400g de açucar
12 ovos
125g de farinha
2 paus de canela
1 limão
sal fino q.b.
canela em pó q.b.
ameixas de Elvas q.b.

Preparação:

Pré-aquecer o forno a 225º. Leve ao lume o leite com duas cascas de limão, os dois paus de canela e uma pitada de sal. Deixe ferver, retire e deixe arrefecer um pouco. Entretanto bata as gemas com o açucar até obter um creme fofo. De seguida dissolva a farinha num pouco de leite fervido. Junte de novo ao leite. Adicione também a mistura das gemas com o açucar, e leve a lume brando, até engrossar, mexendo sempre. Retire do lume, tire a casca de limão e o pau de canela e deixe arrefecer. Bata as claras em castelo bem firme, e incorpore, com cuidado, no preparado anterior, que deverá estar morno. Deite o creme num prato largo e fundo de barro, e polvilhe abundantemente com canela em pó. Leve ao forno durante cerca de 1 hora. Faça o teste do palito.
Acompanhe com ameixas de Elvas.
Para deixar as ameixas, um pouco mais moles e desfeitas, como eu gosto,  levo ao lume as ameixas com um pouco de àgua e deixo ferver 10 minutos, mexendo ocasionalmente.

E Bom Apetite!

sábado, 10 de março de 2012

Compota de Laranja e Cenoura com Gengibre

Esta compota é uma delicia, e é super rápida de fazer. As laranjas que usei, são as famosas laranjas de Amares, localidade aqui bem perto da minha cidade. São de casca fina, muito sumarentas, doces e que dão um sumo delicioso.
Nesta compota predomina o toque final do gengibre ralado, o que a torna especial...
Faço assim:

Ingredientes:

1,500g de laranjas
750g de cenouras
1,500g de açucar
1 limão
3 maçãs grandes
gengibre fresco ralado

Preparação:

Descasque as laranjas e o limão. Retire-lhes bem a parte branca, as pevides e corte em rodelas. Descasque as cenouras e as maçãs e corte em lâminas finas.
Coloque tudo no robot de cozinha e triture bem, se necessário junte um pouquinho de àgua.
Leve ao lume com o açucar durante 45 minutos, até ganhar ponto. Antes de terminar de cozer, descasque e rale um pouco de gengibre e junte à compota (o gengibre fresco tem um sabor mais intenso que o gengibre em pó. Rale pouquinho e se achar por bem adicione mais).  Para saber se o doce está no ponto, coloque um pratinho no congelador 10 minutos. Retire um pouco de compota e coloque no prato. Passe o dedo no doce para o separar, e se o doce enrrugar está pronto, se não deixe cozer mais um pouco. Ferva os frascos e mantenha-os quentes. Retire a compota para os frascos mal termine a cozedura. Feche-os bem, e vire-os com o bocal para baixo. Deixe-os ficar assim até arrefecer, para criar um vácuo natural, ou então depois de bem fechados leve-os ao lume, num tacho com àgua fervente, cerca de 15 minutos. Deixe-os arrefecer dentro do tacho.
E Bom Apetite!

sexta-feira, 9 de março de 2012

Coelho assado com Batatinhas e Cogumelos

Ainda não tinha publicado aqui receitas com carne de coelho. Além de ser uma das chamadas carnes brancas, que são as que  devemos consumir mais, é bem do agrado da minha familia.
No fim de semana passado, fiz este coelho assado, que tem sempre muito que se lhe diga. Não pode assar demais porque fica seco e tem que ser bem temperado (de véspera de preferência para ficar bem saboroso). Prefiro os coelhos pequenos, pois a carne, quando assada não é tão seca. Valeu a pena fazê-lo, acho que ficou muito bom.
Fiz assim:


Ingredientes:

2 coelhos pequenos
2kg de batatinhas para assar
vinho branco a gosto
sal, pimenta de moinho, salsa e tomilho seco q.b.
3 dentes de alho picados
2 cebolas em gomos
2 astes de tomilho fresco
1 lata grande de cogumelos
azeite q.b.


Preparação:

Arranje o coelho e tempere-o com os alhos picados, pimenta, o tomilho desfeito, o sal e regue com o vinho branco. Deixe ficar algumas horas.
Corte a cebola em laminas grossas e disponha num tabuleiro. Coloque o coelho e as batatas descascadas, tempere com um pouco de massa de pimentão e  com metade da marinada. Regue abundantemente com azeite e leve a assar em forno quente a 180º durante cerca de duas horas. A meio da assadura junte os cogumelos, duas astes de tomilho fresco e envolva bem no molho. Se estiver a secar, regue com mais azeite e com um pouquinho de àgua.
Acompanhe com arroz branco e salada.
E Bom Apetite!

quinta-feira, 8 de março de 2012

Torta de amêndoa com doce de gila e canela

Mais uma torta! Desta vez com amêndoa, recheada com o meu doce de gila, que já postei aqui, e canela.
A combinação de ingredientes deu um resultado especial. Pouco doce, como convém, e perfumada pela canela em pó ficou mesmo deliciosa.
É assim a receita:


Ingredientes:

150g de miolo de amêndoa
80g de farinha
6 ovos
1 c. café de bicarbonato de sódio
150g de açucar amarelo
vaqueiro liquida q.b.
doce de gila q.b.
canela em pó q.b.

Preparação:

Ligue o forno a 180º. Unte um tabuleiro rectangular com a vaqueiro liquida, forre com papel vegetal e volte a untar. Pique finamente a amêndoa e junte-a à farinha e ao bicarbonato. Bata as claras em castelo bem firme e adicione-lhes metade do açucar e continue a bater. Bata as gemas com o restante açucar e de seguida, adicione à gemada 3 colheres de sopa de vaqueiro liquida. Junte às gemas a mistura de amêndoa e farinha, envolvendo sem bater. Misture depois as claras em castelo delicadamente, e espalhe no tabuleiro. Leve ao forno cerca de 15/20 minutos (no máximo).
Desenforme a torta em cima de um pano polvilhado de açucar. Cubra a torta com doce de gila e polvilhe abundantemente com canela em pó. Enrole com a ajuda do pano e deixe ficar assim até arrefecer.
Coloque na torteira, apare as pontas (aproveite para provar!) e polvilhe com mais canela.
E Bom Apetite!

quarta-feira, 7 de março de 2012

Bróculos e Courgete Gratinados com Bechamel

Estes legumes gratinados, ficam muito bons! Já tenho feito outras variações, mas com os bróculos resulta muito bem. Serviram de acompanhamento de peixe, mas podem acompanhar qualquer prato de carne.
A minha gente não aprecia muito o peixe, cozido simplesmente,  em àgua e sal. Então costumo cozê-lo num caldo devidamente temperado e perfumado com várias ervas e especiarias. Fica muito saboroso e com estes legumes, sabe muito bem.


Ingredientes:

2 courgetes
400g de bróculos
queijo mozarella ralado
sal q.b.


Bechamel:

50g de manteiga
50g de farinha
sal e pimenta de moinho q.b.
noz moscada ralada q.b.
leite q.b.

Preparação:

Separe os bróculos em raminhos e corte a courgete em rodelas grossas. Leve a cozer em àgua temperada com sal. Escorra e reserve.
Ligue o forno a 200º. Leve um tachinho ao lume com a manteiga até derreter. Junte-lhe a farinha e mexa com uma vara de arames até formar uma bola. Vá juntando o leite até ter a espessura desejada,  mexa muito bem para não formar grumos. Tempere de sal e pimenta e  um pouco de noz moscada ralada na hora.
Coloque os legumes num pirex e regue com o bechamel. Polvilhe com queijo ralado e leve ao forno bem quente até gratinar.
Acompnhei com postas de pescada e batatas cozidas.
E Bom Apetite!

terça-feira, 6 de março de 2012

Tarte de Limão Merengada

Os limões abundam aqui em casa. Sumarentos, perfumados e brilhantes. Aromatizaram na perfeição esta tarte, que devo dizer,  ficou deliciosa.
Aqui fica uma sugestão para uma sobremesa ou lanche.
É esta a receita:

Ingredientes:

1 massa folhada de compra
raspa e sumo de 2 limões
1 lata de leite condensado
5 ovos
100g de açucar


Preparação:

Unte uma forma de tartes com manteiga e forre-a com o papel vegetal da massa. Volte a untar e coloque a massa pressionando para aderir. Raspe os limões, retire-lhes o sumo e junte ao leite condensado. Junte as cinco gemas e misture bem. Leve a banho maria até engrossar.  Retire do lume, deite por cima da massa, e leve ao forno 20 minutos. Entretanto bata as claras em castelo bem firme, junte-lhes o açucar e continue a bater até obter um merengue bem forte.
Retire a tarte do forno e coloque por cima colheradas do merengue até cobrir. Leve ao forno até o merengue ficar douradinho. Retire do forno deixe arrefecer e leve ao frigorifico para ficar bem fresquinha.
E Bom Apetite!

segunda-feira, 5 de março de 2012

Peito de Perú com Pêssegos Salteados

Esta receita é uma variação de uma receita de pato, que retirei do Livro "Refeições Rápidas - Cozinha Essencial". Troquei o pato por perú e fiz mais algumas alterações a nivel de tempero.  Ficou muito bom! Uma refeição pronta a comer em menos de 15 minutos.
Fiz assim:

Ingredientes:

4 bifes de perú
6 metades de pêssego (usei em calda)
1 cebola
azeite, sal e pimenta a gosto
4 c. sopa vinagre balsâmico
salsa picada q.b

Preparação:

Corte os bifes de perú em tiras. Leve  ao lume uma figideira com um pouco de azeite e frite aí a carne. Tempere de sal e pimenta. Retire do lume e reserve a carne em local aquecido. Pique a cebola e leve ao lume com um pouco de azeite a refogar, de seguida adicione os pêssegos em fatias e deixe caramelizar. Junte a carne e o vinagre balsâmico e envolva bem. Rectifique os temperos e junte a salsa picada. Acompanhe com arroz branco e salada.

sexta-feira, 2 de março de 2012

Torta de Laranja

Esta torta é verdadeiramente deliciosa! É mesmo muito boa... O cheirinho a laranja que deixa em casa enquanto está no forno é maravilhoso. Faz-se "enquanto o diabo esfrega um olho" e desaparece da mesma forma...
É esta a receita:


Ingredientes:

Torta:
9 ovos (caseiros!)
2 laranjas grandes
75g de manteiga
3 c. sopa de Maisena
200g de açucar
1 c. chá de fermento

Calda:
50g de açucar
tiras de casca de laranja


Preparação:

Comece por barrar um tabuleiro rectangular com manteiga. Forre com papel vegetal e volte a untar. Reserve.
Numa tigela junte o açúcar com a maisena e o fermento. Envolva bem, e junte a manteiga derretida. Junte os ovos um a um e vá batendo com a batedeira.
Raspe as duas laranjas, e retire-lhes o sumo. Junte a raspa e o sumo à mistura de ovos e continue a bater mais um pouco. Coloque na forma e leve a forno pré aquecido a 180º cerca de 25 minutos.
Polvilhe com açúcar um pano de cozinha grande e quando a torta estiver cozida, vire-a sobre o pano. Enrole-a com a ajuda do pano, e deixe ficar assim , enrolada até ficar morna.
Leve ao lume o açúcar com um pouquinho de água e as tiras de casca da laranja até o açúcar fazer um ponto fraco. Retire do lume e deixe arrefecer.
Coloque a torta na travessa onde vai servir e regue com a calda. Enfeite com rodelas e tiras de casca da laranja e um raminho de hortelã. Depois é só deliciar-se!
E Bom Apetite!

quinta-feira, 1 de março de 2012

Bacalhau com Natas

É este o meu bacalhau com natas! Já vi mil e uma maneiras de o fazer. Eu faço-o assim desde sempre, com as batatas cozidas, e não fritas. Ficas bem mais leve e menos enjoativo. É uma refeição óptima para fazer em quantidade e congelar, depois num dia de "aperto" é só retirar do congelador e levar ao forno. Fica como se fosse acabado de fazer.
Faço assim:



Ingredientes:

4 postas de bacalhau
1,500kg de batatas
1 cebola
2 dentes de alho
noz moscada ralada a gosto
azeite e sal q.b.
2 folhas de louro
pimenta preta de moinho
2 p. natas magras
queijo mozarella ralado


Preparação:

Leve o bacalhau a cozer por cinco minutos. Apague o lume e deixe repousar na água de cozer mais cinco minutos. Descasque e corte as batatas em cubos pequenos. Coza-as na água do bacalhau durante 10 minutos. Escorra e reserve.
Prepare um refogado com a cebola picada, os alhos, o louro e regue com azeite a gosto.
Desfaça o bacalhau em lascas e junte à cebola. Envolva bem e polvilhe com a noz moscada. Junte as batatas, envolva e por fim adicione as natas. Junte um pouco de pimenta de moinho, rectifique os temperos e transfira para um pirex, untado com manteiga. Polvilhe com o queijo ralado. Leve ao forno pré-aquecido até gratinar (cerca de 15 minutos). Acompanhe com uma salada.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imprimir